Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistrarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Pros & Cons of Can's...

Ir para baixo 
+8
António José da Silva
zaratustra
Milton
mannitheear
tfonseca
luis lopes
José Miguel
TD124
12 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 59
Localização : França

Pros & Cons of Can's... Empty
MensagemAssunto: Pros & Cons of Can's...   Pros & Cons of Can's... EmptyQua Mar 02 2016, 10:28

José Miguel escreveu:
... porque eu ainda não sou fã de auscultadores, mas reconheço quase todos os méritos que afirmam deles...
Quase todos menos um - para mim ainda não são a melhor forma de ouvir música Wink

zaratustra escreveu:

De algum modo estou com o José Miguel.(...) Apesar disso, a sensação que sempre experimentei foi... não conseguir estar com auscultadores durante muito tempo sem sentir algum tipo de "opressão crânio-auditiva"... saturação (mesmo com os Sennheiser HD555... o meu minúsculo top). Até ver, prefiro a audição numa sala com um sistema "convencional", ...

Compreendo que todos não temos a mesma relação à escuta com auscultadores, mas hà algo de evidente, que é a necessidade de se habituar a esse tipo de escuta e fazê-lo com cuidado…

De uma certa maneira eu sou uma geração Can’s, pois a minha vida de amador de audio começou quando o meu tio (que trabalhava no petroleo) me trouxe um Walkman dos EUA, o que foi a minha primeira aparelhagem. Então passei a minha adolescência com os Can’s nas orelhas, tanto na praia que na rua ou nos transportes publicos… um pouco como os putos de hoje com o portamovel !

No fim dos anos oitenta descobri num auditorio de Berlin os Stax e foi um verdadeiro choque audiofilo. Guardei a experiência num canto da cabeça (para quando tivesse meios…) e continuei a minha vida sém escutar Can’s. Quando me instalei em frança e começei a minha vida de audiofilo praticante, comprei um par de Can’s da Sony para testar os meus amplificadores. Sempre pensei que é a fraco volume (potência), que a qualidade de um amplificador se sente, então testei sempre os meus (ainda hoje) com Can’s pois as colunas não são crediveis para este teste…

Com o tempo dei-me conta, que o que era um puro exercicio de evaluação tornava-se consoante o amplificador, num verdadeiro momento de prazer com resultados unicos. Pouco a pouco comprei um segundo e um terceiro auscultador , pois sentia que cada um tinha a sua personalidade e que consoante o estilo de musica, preferia um aos outros. Continuava a escutà-los com o meu amplificador, e nessa época (mais de vinte anos atràs) ninguém falava de HeadAmps especialisados até ao dia fatidico…

No final dos anos 90 ou seja, dez anos apòs a experiência dos Stax o Hiraga faz-me descobrir os Sony MDR R 10 (The King) com o HeadAmp associado da Sony. O choque foi então profundo e sem retorno, tanto mais que se tratava de um Can electrodinâmico que ultrapassava em todos os critérios os electroestàticos da Stax e outros. Dois meses depois fazia o meu primeiro amplificador para Can’s e três anos mais tarde comercialisava o meu primeiro HeadAmp (Solitaire) que teve um grande acolho na presse mas não de vendas, pois três grandes engenheiros de som o compraram, um musico e somente um amador !…  confused

Então a partir desse momento, a minha vida desviou do sistema de salão em direção dos Can’s e é verdade que hoje, tenho dificuldade a escutar musica (com prazer e atenção) num sistema clàssico que me pareçe sempre, desfocado, lento, pobre em detalhe e em coerência e pouco dinamico…

Mas, tudo não é perfeito e hà muito a dizer sobre este mundo, então convido-vos a utilisar este topico para descrever as vossas sensações com os Can’s, as duvidas e certezas e sobretudo aprender-mos juntos a melhor compreender este sector do audio que é ainda um espaço desconhecido…

Vamos là então botar faladura !!!


cheers
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 43
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Pros & Cons of Can's... Empty
MensagemAssunto: Re: Pros & Cons of Can's...   Pros & Cons of Can's... EmptyQua Mar 02 2016, 10:56

Bom dia!!!

A cada novo tópico que o Paulo abre sobre Auscultadores (Can's) fica mais evidente a sua orientação e paixão por estas peças, forma de escutar música, experiência pessoal, ...

Começa o seu texto com uma coisa que creio ser fundamental e é o tal conselho de fundo que tem sempre o cuidado de deixar claro: como em tudo é necessário um caminho de aprendizagem.

Eu nunca ouvi com amplificador dedicado, mas mesmo sem essa peça que pode fazer a diferença reconheço muito do que diz sentir no processo de escuta: a imagem de palco torna-se mais evidente e a separação entre instrumentos mais clara.

Tinha esta pergunta para fazer no outro tópico, mas coloco-a aqui: pela sua natureza, os auscultadores colocam a música junto de nós daquela forma muito naturalmente, os conceitos de "palco" e "tridimensionalidade" aplicados às colunas não nasce da tentativa de recriar o que possibilitam os auscultadores? (refiro-me nos sistemas mais modernos... nas teses mais modernas de "qualidade de escuta"... não sei se me faço entender!?!?!?!)

Vejo com frequência uma obsessão pela "imagem de palco", pelo "palco mais largo", ... mas fico sempre com a ideia que alguns sistemas criam uma "imagem" pouco natural e nem mesmo com auscultadores senti tamanha "largura"!!! Nem comparo com a sensação de "ao vivo"... (mal comparado, é como ver televisão em HD... nunca vi aquelas cores na Natureza, mas talvez existam...)

Para terminar esta primeira intervenção, porque eu disse que reconhecia quase todas as qualidades menos uma, a de ser a minha forma favorita, explico as razões:
1. Ainda sinto desconforto; (tal como disse o João "Zaratustra")
2. Provoca-me uma estranha sensação de deslocamento (já o disse antes, gosto de me sentir no meio em que estou, mesmo a ouvir música);
3. Deixa-me perante mim de uma forma que não me satisfaz (gosto de sentir-me em contacto com os meus pensamentos e muitas vezes uso a música como pano de fundo... se sentir necessidade tenho que me expressar e falar comigo mesmo; soltar uma ideia e voltar a recebe-la faz parte de um processo e com auscultadores não o consigo ainda...).

Arrisco dizer que o Paulo está num estágio diferente e já consegue os pontos 2 e 3 que me faltam (pelo que já li gosta de pensar a ouvir música com "Can's")... mas eu ainda mal comecei a andar e vamos ver se me segurarei de pé Wink

Ir para o topo Ir para baixo
luis lopes
Membro AAP
luis lopes


Mensagens : 4993
Data de inscrição : 25/02/2011
Idade : 57
Localização : Covilhã

Pros & Cons of Can's... Empty
MensagemAssunto: Re: Pros & Cons of Can's...   Pros & Cons of Can's... EmptyQua Mar 02 2016, 21:42

para mim ouvir musica nos headphones é uma constante,
quando estou em casa (acompanhado).
é notório a escuta de todo o ambiente sonoro sem perdas,
estamos dentro da musica.
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 59
Localização : França

Pros & Cons of Can's... Empty
MensagemAssunto: Re: Pros & Cons of Can's...   Pros & Cons of Can's... EmptyQua Mar 02 2016, 21:45

José Miguel escreveu:
...Para terminar esta primeira intervenção, porque eu disse que reconhecia quase todas as qualidades menos uma, a de ser a minha forma favorita, explico as razões:

1. Ainda sinto desconforto; (tal como disse o João "Zaratustra")

2. Provoca-me uma estranha sensação de deslocamento (já o disse antes, gosto de me sentir no meio em que estou, mesmo a ouvir música)

3. Deixa-me perante mim de uma forma que não me satisfaz (gosto de sentir-me em contacto com os meus pensamentos e muitas vezes uso a música como pano de fundo... se sentir necessidade tenho que me expressar e falar comigo mesmo; soltar uma ideia e voltar a recebe-la faz parte de um processo e com auscultadores não o consigo ainda...).   ...

De novo, repito que a escuta com Can's é algo ao qual é necessario se habituar e respeitar certas regras. Eu compreendo o que diz, e tão bem que vou dizer-lhe uma coisa... de todos os meus amigos intimos (audiofilos) que me conheçem hà muito, sò dois se converteram à escuta com Can's e por obrigação. Um porque a nascensa de um casal de gémeos complicou a vida e a escuta na sala e pouco a pouco habituou-se a escutar à noite no seu canto, e o outro porque divorciou e mudou para um pequeno apartamento com vizinhos chatos... mas, todos os dois são hoje mais viciados do que eu !!! Laughing

No entanto TODOS os outros reconheçem que a escuta pode ser musicalmente transcendental e que ultrapassa objectivamente os resultados de um sistema convencional... qualquer que este seja, mas as reticências que opõem são diferentes das suas, a saber:

Preço total que pode ser elevado... / Medo de deixar de apreciar o sistema principal... / Afastar-se em relação à familia numa escuta egoista e narcisica... / Perder-se numa escuta obcessiva e viciadora... / Medo da compra compulsiva, pois os Can's ocupam menos espaço do que os sistemas clàssicos... etc

Como vê, não são os mesmos motivos que são apresentados mas são tão justificados, e sobretudo provam que a passagem da escuta externa à escuta interna, não se produz naturalmente ném com facilidade. ora talvez esteja aqui o problema, pois o Can pode fechar o auditor numa escuta hedonista e umbilical (demasiado intima) obrigando-o a fazer atenção à musica, ora que um sistema classico permite uma relação diletante (não fusionària) com a escuta e às vezes mesmo distanciada...

Mas, para responder à sua primeira razão (abordarei as outras mais tarde...), o desconforto que sente é ligado a um fenomeno conhecido que se chama habituação!... pois alguém que não està habituado a ter um chapéu na cabeça, vai ter que se acostumar e sobretudo deve escolher o chapéu que lhe condiz mais... e um Can é exactamente a mesma coisa. È preciso escolher, aquele que lhe corresponde visualmente, tactilmente e que lhe é agradàvel a vestir e a consumir. O Can universal nestes parâmetros não existe, então é a cada um de ter atenção a estes parametros quando da escolha do primeiro Can... porque uma vez habituado tudo é mais simples, e o segundo jà serà escolhido sobre outras bases !...

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
luis lopes
Membro AAP
luis lopes


Mensagens : 4993
Data de inscrição : 25/02/2011
Idade : 57
Localização : Covilhã

Pros & Cons of Can's... Empty
MensagemAssunto: Re: Pros & Cons of Can's...   Pros & Cons of Can's... EmptyQua Mar 02 2016, 21:51

Perder-se numa escuta obcessiva e viciadora..
o Can pode fechar o auditor numa escuta hedonista e umbilical (demasiado intima) obrigando-o a fazer atenção à musica,
Pros & Cons of Can's... 22692
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 59
Localização : França

Pros & Cons of Can's... Empty
MensagemAssunto: Re: Pros & Cons of Can's...   Pros & Cons of Can's... EmptyQui Mar 03 2016, 11:05

luis lopes escreveu:
... o Can pode fechar o auditor numa escuta hedonista ...

Para os hedonistas, aqui vão três Can's com preços moderados pois de 100 a 200€ (Net), feitos com bons e belos materiais, respeituosos do ambiente e com uma boa sonoridade (musical), aptos pelo som quente a convertir alguns à escuta sensivel com Can's. Estes Can's em Madeira, são agradàveis ao olho e ao tocar mas, possuem uma sonoridade menos definida que outros e eliminam o "stress audiofilo", que é uma das causas de fatiga auditiva. Outra avantagem é de serem compativeis com o material portatil ou os computadores e de permitir de entrar neste mundo sem Amp. dedicado... e para a historia, o ultimo é muito respeitado mesmo ou sobretudo (depende do auditor) com musica pesada !...
Pros & Cons of Can's... Ilxf6v


Última edição por TD124 em Qui Mar 03 2016, 13:12, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
tfonseca
Membro AAP
tfonseca


Mensagens : 840
Data de inscrição : 18/04/2012

Pros & Cons of Can's... Empty
MensagemAssunto: Re: Pros & Cons of Can's...   Pros & Cons of Can's... EmptyQui Mar 03 2016, 11:23

Há muito que ando para entrar no maravilhoso mundo dos Cans, mas confesso que ainda não tive coragem. É dificil experimentar Cans por estas bandas e os erros fazem-se pagar caros. Um pouco como aquele casal que outro tópico retratava.

Depois, os Cans abertos também não vão permitir a convivência na mesma sala, o que realmente me levaria a ficar consignado a uma escuta solitária. Ou então terei que seguir pela via de Cans fechados.


Dizem que uma imagem vale por mais que mil palavras, mas esse três Cans com preços moderados, são quais?
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 59
Localização : França

Pros & Cons of Can's... Empty
MensagemAssunto: Re: Pros & Cons of Can's...   Pros & Cons of Can's... EmptyQui Mar 03 2016, 15:42

tfonseca escreveu:
Há muito que ando para entrar no maravilhoso mundo dos Cans, mas confesso que ainda não tive coragem. É dificil experimentar Cans por estas bandas e os erros fazem-se pagar caros. ...

Tém razão de falar de mundo maravilhoso pois é exactamente uma expressão a condizer... quanto à coragem, que seja um para iniciar um sistema classico, um para Can's ou mesmo outra coisa na vida, é necessario a um momento ou outro se atirar à àgua. Quanto à dificuldade de experimentar, não é mais dificil do que ensaiar células (o que poucos (muito poucos) fazem...), e no entanto a maioria das pessoas aqui tém uma ou mais células que não experimentaram... e que custam em média (mesmo de segunda mão), mais do que um Can, que se encontra hoje por um punhado de euros em segunda mão !  cheers

tfonseca escreveu:
...Depois, os Cans abertos também não vão permitir a convivência na mesma sala, o que realmente me levaria a ficar consignado a uma escuta solitária. Ou então terei que seguir pela via de Cans fechados. ...

Um Can mesmo aberto... e mesmo com a musica a fundo (a evitar para a saude)!... espalha menos som numa sala do que uma televisão com o som baixinho... e a minha mulher nunca se queixou do barulho feito pelos meus, que são em maioria abertos ou semi-abertos..., e um Can fechado não é obrigatoriamente menos eficaz e musical, e certas pessoas adoram esse tipo de Can's !  cheers

tfonseca escreveu:
... Dizem que uma imagem vale por mais que mil palavras, mas esse três Cans com preços moderados, são quais?

O primeiro é um MSUR N350, o segundo um LSTN ebony encore e enfim o ultimo é um Thinksound ON1... mas para um começo, o aclamado AKG Y50 (69€ na thomann) é um achado sereno e pereno que permite de entrar do pé direito no mundo dos Can's... e que é, versatil de utilisação e fechado !!! cheers
Ir para o topo Ir para baixo
luis lopes
Membro AAP
luis lopes


Mensagens : 4993
Data de inscrição : 25/02/2011
Idade : 57
Localização : Covilhã

Pros & Cons of Can's... Empty
MensagemAssunto: Re: Pros & Cons of Can's...   Pros & Cons of Can's... EmptyQui Mar 03 2016, 21:09

tenho aqui por estrear uns parecidos com os Y50,
os k450n. com a particularidade do fio poder ser retirado.
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 59
Localização : França

Pros & Cons of Can's... Empty
MensagemAssunto: Re: Pros & Cons of Can's...   Pros & Cons of Can's... EmptySex Mar 04 2016, 14:58

Estou a ouvir o Tord Gustavsen nos AKG Q701, então malta e isto é a sério:

Antes de mudarem de Can's, para qualquer modelo que seja (no patamar de preço equivalente ou superior é claro)..., déem uma orelhada a estes Can's pois o equilibrio tonal frisa a perfeição absoluta... não é o melhor Can da terra (talvez) é certo, mas é um milagre absoluto e um LifeCan para melomanos rigorosos !!!

Add on 1: Uma hora passou e agora escuto Black Lake (Bjork Vulnicura) ... Oh Man !... this is trully A Mother Fucker Can * !!!

Add on 2 : Duas horas depois... escuto a faixa The Paris Hilton Sex Tape (Japanese Spy Transcript Version) dos Maybeshewill... e é demoniaco de potência, raiva e precisão... mas estou a abusar do volume e não é bom para as orelhas, mas a alma jubila !...
Pros & Cons of Can's... Npmka1

* escrito em inglês para evitar a censura ... Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
tfonseca
Membro AAP
tfonseca


Mensagens : 840
Data de inscrição : 18/04/2012

Pros & Cons of Can's... Empty
MensagemAssunto: Re: Pros & Cons of Can's...   Pros & Cons of Can's... EmptySex Mar 04 2016, 18:23

Essa versão q701 é que é mais difícil de encontrar do que a k701. Desta última leio sempre que tem poucos baixos... Será da amplificação ou a resposta é linear de mais?

O meu gosto seria os 800S que reproduzem bastante bem as baixas frequências, bem melhor que os 800. Os 700 nesse campo também estão bem. Creio que o meu gosto não será a linearidade, mas sim uma pequena bossa nas baixas frequências.
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 59
Localização : França

Pros & Cons of Can's... Empty
MensagemAssunto: Re: Pros & Cons of Can's...   Pros & Cons of Can's... EmptySex Mar 04 2016, 18:38

tfonseca escreveu:
... Creio que o meu gosto não será a linearidade, mas sim uma pequena bossa nas baixas frequências.

Então é Can fechado !... os Ultrasone fechados tém graves profundos e duros como o aço !!!... Pros & Cons of Can's... 843159
Ir para o topo Ir para baixo
tfonseca
Membro AAP
tfonseca


Mensagens : 840
Data de inscrição : 18/04/2012

Pros & Cons of Can's... Empty
MensagemAssunto: Re: Pros & Cons of Can's...   Pros & Cons of Can's... EmptySex Mar 04 2016, 20:06

TD124 escreveu:
tfonseca escreveu:
... Creio que o meu gosto não será a linearidade, mas sim uma pequena bossa nas baixas frequências.

Então é Can fechado !... os Ultrasone fechados tém graves profundos e duros como o aço !!!... Pros & Cons of Can's... 843159

Também já pensei nisso, mas nos HD800S não senti falta de graves (nem nos HD700). É pequena que não sejam para a minha carteira. Nos fechados, não perderei o palco?
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 43
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Pros & Cons of Can's... Empty
MensagemAssunto: Re: Pros & Cons of Can's...   Pros & Cons of Can's... EmptySex Mar 04 2016, 20:10

TD124 escreveu:
José Miguel escreveu:
...Para terminar esta primeira intervenção, porque eu disse que reconhecia quase todas as qualidades menos uma, a de ser a minha forma favorita, explico as razões:

1. Ainda sinto desconforto; (tal como disse o João "Zaratustra")

2. Provoca-me uma estranha sensação de deslocamento (já o disse antes, gosto de me sentir no meio em que estou, mesmo a ouvir música)

3. Deixa-me perante mim de uma forma que não me satisfaz (gosto de sentir-me em contacto com os meus pensamentos e muitas vezes uso a música como pano de fundo... se sentir necessidade tenho que me expressar e falar comigo mesmo; soltar uma ideia e voltar a recebe-la faz parte de um processo e com auscultadores não o consigo ainda...).   ...

De novo, repito que a escuta com Can's é algo ao qual é necessario se habituar e respeitar certas regras. Eu compreendo o que diz, e tão bem que vou dizer-lhe uma coisa... de todos os meus amigos intimos (audiofilos) que me conheçem hà muito, sò dois se converteram à escuta com Can's e por obrigação. Um porque a nascensa de um casal de gémeos complicou a vida e a escuta na sala e pouco a pouco habituou-se a escutar à noite no seu canto, e o outro porque divorciou e mudou para um pequeno apartamento com vizinhos chatos... mas, todos os dois são hoje mais viciados do que eu !!! Laughing

No entanto TODOS os outros reconheçem que a escuta pode ser musicalmente transcendental e que ultrapassa objectivamente os resultados de um sistema convencional... qualquer que este seja, mas as reticências que opõem são diferentes das suas, a saber:

Preço total que pode ser elevado... / Medo de deixar de apreciar o sistema principal... / Afastar-se em relação à familia numa escuta egoista e narcisica... / Perder-se numa escuta obcessiva e viciadora... / Medo da compra compulsiva, pois os Can's ocupam menos espaço do que os sistemas clàssicos... etc

Como vê, não são os mesmos motivos que são apresentados mas são tão justificados, e sobretudo provam que a passagem da escuta externa à escuta interna, não se produz naturalmente ném com facilidade. ora talvez esteja aqui o problema, pois o Can pode fechar o auditor numa escuta hedonista e umbilical (demasiado intima) obrigando-o a fazer atenção à musica, ora que um sistema classico permite uma relação diletante (não fusionària) com a escuta e às vezes mesmo distanciada...

Mas, para responder à sua primeira razão (abordarei as outras mais tarde...), o desconforto que sente é ligado a um fenomeno conhecido que se chama habituação!... pois alguém que não està habituado a ter um chapéu na cabeça, vai ter que se acostumar e sobretudo deve escolher o chapéu que lhe condiz mais... e um Can é exactamente a mesma coisa. È preciso escolher, aquele que lhe corresponde visualmente, tactilmente e que lhe é agradàvel a vestir e a consumir. O Can universal nestes parâmetros não existe, então é a cada um de ter atenção a estes parametros quando da escolha do primeiro Can... porque uma vez habituado tudo é mais simples, e o segundo jà serà escolhido sobre outras bases !...

cheers
Vou começar por me desculpar pela longa citação, mas tem que ser... não recebi mensagem sobre esta resposta e não visitei o Fórum de forma a verificar todos os tópicos activos.

O Paulo mais uma vez começa com o seu conselho, aquele que identifiquei na minha primeira resposta e que considero fundamental, a saber: APRENDIZAGEM!

Eu estou disposto a aprender, de resto é o meu caminho de vida e o que gosto de espalhar. Aprender é para toda a vida e em tudo na vida, com estas questão de ouvir música - seja lá da forma que for - não seria diferente.
As três razões que enunciei são pessoais e compreendo bem as que expôs e que tocaram os seus amigos, porque se passasse por algo semelhante talvez seguisse o mesmo caminho. No passado, quando ainda tinha vida de estudante, ouvia música por meio de Auscultadores a partir do computador - o meu primeiro computador comprei-o tinha 27 anos!!! Foi uma transformação na minha vida, por obrigação passei a escrever em computador e tinha que ser mesmo assim... para me concentrar precisava de um ruído de fundo e não queria incomodar ninguém, então ouvia música com os tais auscultadores.
Sempre que conhecia bem o álbum (já partilhei essa informação) aumentava o volume, passava uns minutos só a ouvir música e depois disparava os meus dedos sobre as telas... comigo resultava nessa fase e conseguia chegar a mim e onde queria.
Hoje já não sou o mesmo, preciso respirar e as ideias têm que viajar antes de voltarem a mim... mas sobre estes temas falaremos depois!!!

A questão do conforto eu sei que é ultrapassável pelo uso, acredite Paulo que eu sei... diariamente sei!!!
Depois há a questão da possibilidade de compra, porque mesmo os mais baratos estão longe e eu não me dou com compras fora. Uma limitação pessoal, mas que um dia será ultrapassada.

Um amigo já me permitiu experimentar e repare que eu afirmei que reconheço as qualidades de ouvir música pelos auscultadores, infelizmente ainda não cheguei ao ponto de "rebuçado"!!


Ah! Sobre o que diz dos seus amigos e escuta mais privada (mesmo em geral...)... eu e a Luciana passamos esta tarde a ouvir música. Escolhas dela ou minhas, mas ouvimos juntos. No tópico "A Rodar..." pode ver quão funda é a nossa relação... entre nós e entre nós e a música. Não é muito funda com a música, mas a música permite-nos grandes conversas e alegres debates que por brincadeira vamos transparecendo... é brincadeira, mas é uma brincadeira que nos faz bem!!!

Nem sempre ouvimos juntos e por isso os auscultadores não perdem sentido, terão o seu tempo e com a aprendizagem certa poderão ganhar um belo espaço aqui em casa. Chego a casa do trabalho (2h da manhã) e ela está a dormir, nesse momento e quando me apetece faz sentido, porque por vezes preciso...


Espero pelas restantes reflexões, tem neste um leitor atento. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 59
Localização : França

Pros & Cons of Can's... Empty
MensagemAssunto: Re: Pros & Cons of Can's...   Pros & Cons of Can's... EmptySáb Mar 05 2016, 11:34

José Miguel escreveu:
(...) ... eu e a Luciana passamos esta tarde a ouvir música. Escolhas dela ou minhas, mas ouvimos juntos. No tópico "A Rodar..." pode ver quão funda é a nossa relação... entre nós e entre nós e a música. Não é muito funda com a música, mas a música permite-nos grandes conversas e alegres debates que por brincadeira vamos transparecendo...

Venho de ler essa vossa fatia de vida, e foi com grande empatia que espreitei a evidente cumplicidade e fusionalidade que vos reune... que evocou em mim a ternura que subsiste apòs a travessia das brumas do tempo e do souvenir, pois assim vivia com a minha primeira esposa... mas tal veleidade, não era a minha naturalidade. Hoje, vivo numa casa aonde fora os quartos e casa de banho todos as outras salas não téem portas e estão abertas umas sobre as outras (como um grande loft), então estamos sempre juntos e visiveis, mas cada um no seu momento. O sistema està numa sala aberta mezzanine, que serve de bureau, auditorio, espaço de leitura e convivio e à qual chamamos sala de estar. Regularmente apòs o trabalho, subo com a minha mulher e uma garrafa de branco e discutimos sobre o decorrer do dia ou outra coisa com um pouco de musica. Mas, não escutamos musica... ouvimos o que não é a mesma coisa, pois para escutar preciso de estar sò. A minha mulher gosta de ler e eu de escutar musica... os Can's permitem-nos de estar ao lado um do outro a viver profundamente, um momento de vida exegeta e solitàrio, mas em companhia do outro... sò por isto, os Can's jà valem a pena no meu ponto de vista !!!

José Miguel escreveu:
(...) No passado, quando ainda tinha vida de estudante, ouvia música por meio de Auscultadores a partir do computador ... aumentava o volume, passava uns minutos só a ouvir música e depois disparava os meus dedos sobre as telas... comigo resultava nessa fase e conseguia chegar a mim e onde queria. ...Hoje já não sou o mesmo, preciso respirar e as ideias têm que viajar antes de voltarem a mim...

Eu como jà disse, passei a minha adolescência com os Cans do Walkman nas orelhas... mas não é essa a razão que me levou a me tornar aficionado da escuta interna. A evolução dos meus gostos musicais, dos estilos e a compreensão da minha relação à musica... conduziram-me naturalmente nessa direção. Tenho uma relação à escuta, como jà disse, que é exegeta e solitària então a partir desta base, sò os Can's me permitem de atingir o nivel de exegese que procuro... e ao mesmo tempo o isolamento necessario. Quando ponho musica no sistema, é quase sempre musica de fundo para ouvir, e não musica para escutar... segundo os meus critérios como é claro!

José Miguel escreveu:
(...) Nem sempre ouvimos juntos e por isso os auscultadores não perdem sentido, terão o seu tempo e com a aprendizagem certa poderão ganhar um belo espaço aqui em casa. Chego a casa do trabalho (2h da manhã) e ela está a dormir, nesse momento e quando me apetece faz sentido, porque por vezes preciso...

Vém de dar uma boa razão para se interessar aos Can's... mas como se diz aqui fiquei com fome. O seu argumento como uma série de outros, é o que justifica que a maioria dos audiofilos tenham um Can qualquer numa gaveta ou na sala. Um Can é um acessorio (mais ou menos necessario), como uma escova para vinilos que serve quando temos necessidade. Eu quando lhe falo de escuta com Can's, estou a falar de um sistema aonde a fonte é separada, o amp é especifico e que ném sequer estão no mesmo movel... ou seja, falo de um Cansistema... exactamente criado e escolhido consoante os mesmos critérios do que o sistema principal. Sem esta visão das coisas, não existe escuta com Can's... mas Can's para ouvir musica como a maioria das pessoas fazem... pois todos os meus amigos, tém ao menos um Can là para casa... que serve quando estão no computador, para não incomodar ou à noite tarde..., e evidentemente o resultado é tão bom que preferem o sistema principal...

Tenho um amigo que me disse quase irritado à pouco: ... Escuta Paulo, se eu devesse ser pragmatico e autêntico... venderia as minhas colunas, gira e amplificador, e compraria um Cansistema de alta-qualidade !... mas depois faria o quê fora escutar com ele ?, pois o meu sistema sistema não serve sò a ouvir, também serve a mostrar aos outros !!!...          boa frase a reflectir, penso!

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 43
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Pros & Cons of Can's... Empty
MensagemAssunto: Re: Pros & Cons of Can's...   Pros & Cons of Can's... EmptySáb Mar 05 2016, 13:04

Bom dia!!!

Mais uma vez ler as suas palavras resultou num exercício refrescante e impactante, bem bom!

O que diz para começar é algo que deixei para o fim e nem ia colocar nesta intervenção, mas lembrei-me que ilustrava bem o conflito entre um acto de escuta privada e uma brincadeira conjunta... Eu coloquei nas minhas palavras "ouvir música", como mais adiante (na segunda parte que seleccionou) disse que "ouvia" pelo computador.
Não são exercícios de escuta, isso fizemos e fazemos quando queremos conhecer algo - um disco, uma canção, uma composição... Quando queremos simplesmente sentir o que a música tem para nos dar.

Nós não queremos um sistema para mostrar, queremos para usufruir dele quer seja para ouvir quer seja para escutar!!! Wink por outro lado compreendo qe esse possa ser um caminho sem retorno!!!

No fundo é a sua última observação ao que eu disse que me deixa sempre intrigado, deixa porque eu entendo essa necessidade de criar um sistema em volta dos Auscultadores, mas nunca experimentei tal coisa/necessidade...
Talvez seja a oportunidade de dizer que tal como os padres... Eu que até andei numa escola de padres...

Mal de quem experimenta, ao que parece é um tal caminho!!! Smile

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 59
Localização : França

Pros & Cons of Can's... Empty
MensagemAssunto: Re: Pros & Cons of Can's...   Pros & Cons of Can's... EmptySáb Mar 05 2016, 13:25

tfonseca escreveu:
... Também já pensei nisso, mas nos HD800S não senti falta de graves (nem nos HD700). É pena que não sejam para a minha carteira. Nos fechados, não perderei o palco?

Uma adequação Fonte/Can's/HeadAmp e Carteira é necessaria para construir um sistema... então no momento da escolha a carteira passa em primeiro... e depois ajusta-se o material às possibilidades !...

Um HD800 com um HeadAmp da Bravo e uma Fonte da FiiO... é como umas colunas da Magico com um integrado da Nad !!!...

A escolha justa, vai dar os resultados justos... e é melhor um Cansistema equilibrado e menos caro do que um caro e desiquilibrado... como sempre no audio !!!

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 59
Localização : França

Pros & Cons of Can's... Empty
MensagemAssunto: Re: Pros & Cons of Can's...   Pros & Cons of Can's... EmptySáb Mar 05 2016, 14:34

José Miguel escreveu:
... Não são exercícios de escuta, isso fizemos e fazemos quando queremos conhecer algo - um disco, uma canção, uma composição... Quando queremos simplesmente sentir o que a música tem para nos dar...

Foi assim que compreendi amigo José Miguel, e não quiz com a minha intervenção alterar em nada, a verdadeira empatia que senti ao ler as vossas intervenções cumplices, à volta da vida... então da musica também. E se fiz um cross-over pela escrita no paralélo que vi com uma antiga vida... foi com grande ternura e uma certa nostalgia do passado... aonde era mais jovem, e diferente ! Então téem toda a razão de viver a musica ludicamente também... e que o partilhem, é uma mais valia para todos nòs...

Nós não queremos um sistema para mostrar, queremos para usufruir dele quer seja para ouvir quer seja para escutar!!! Wink por outro lado compreendo qe esse possa ser um caminho sem retorno!!!

Compreendo perfeitamente... mas a compreensão de um sistema (de tudo) leva tempo. Pessoalmente tenho vàrios Can's, mas nenhum high-end e não é por necessidade, mas por escolha. Um Can com sonoridades analiticas e frias que me desvia da musica para o som não quero, ora que outros sonham com ele, simplesmente porque é caro e vai permitir a auto-valorisação intimamente e publicamente. Hà algo que sempre gostei nos Can's, é que quando se escuta com eles (e fora o acto narcisico de o fazer em frente de um espelho) não os vemos... então que sejam feios ou bonitos, com bons materiais ou rafeiros sò o resultado conta, e isso permite de minimisar o placebo da escuta... porque hà pessoas que reagem sobretudo ao preço/estética, e é um direito deles. Então as palavras do meu amigo, possuem um eco forte que ressoa em cada um de nòs..., pois as razões que nos levam a fazer certas coisas, ném sempre são as que pensamos ser !...

No fundo é a sua última observação ao que eu disse que me deixa sempre intrigado, deixa porque eu entendo essa necessidade de criar um sistema em volta dos Auscultadores, mas nunca experimentei tal coisa/necessidade...

E na realidade poucos pensam, pois hoje ainda o Can é visto como um acessorio... e mesmo aqueles que fazem um esforço para possuir um Can/HeadAmp utilisam a fonte do sistema principal. Ora um sistema, constroi-se com paciência, sensibilidade e pragmatismo à volta de uma sala, elementos audio e possibilidades finançeiras... e um Cansistema é exactamente a mesma coisa. Eu tenho um DAC reputado no sistema, mas que funciona muito mal com os Can's e é normal. Ele foi concebido para dar um toque de suavidade, elegância e seda ao som... o que o torna muito musical num sistema de sala, mas com os Can's estes artificios são altamente audiveis e perversos... então é verdadeiramente necessario criar o equilibrio entre os elementos de um Cansistema, como se faz com o sistema de sala. Mas, quando estas condições são reunidas e bem... efectivamente os resultados musicais são évidentes e podem convertir alguns...
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 43
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Pros & Cons of Can's... Empty
MensagemAssunto: Re: Pros & Cons of Can's...   Pros & Cons of Can's... EmptySáb Mar 05 2016, 15:14

A conversa por escrito por vezes leva a mal-entendidos...
Não levei para outro caminho a sua intervenção e até gostei de ler o seu exemplo. Relacionei-o com aquela outra reflexão sobre as colunas e o que disse então. Eu e a Luciana achamos imensa graça ao que disse e como o colocou: somos mesmo adolescentes neste mundo, já fomos crianças que depressa se fartavam, um dia seremos adultos!?!?!? Sim, acredito que sim!

A forma como coloca as coisas é simples (não simplista) e lembra-me muitas vezes uma professora que tive... Dizia ela na altura: com a idade vais perceber que não vale a pena querer pensar em tudo, combater tudo, mudar tudo, vais focar e passar a dar mais atenção a menos coisas.
É verdade!!! Hoje acredito que sendo e agindo naturalmente cada um tocará alguém e assim a mudança será gerada. O "efeito borboleta" que a teoria do caos explica funciona e estas concersas são disso exemplo.

Que assim siga o Paulo, sendo o que é, da minha parte terá a mesma resposta Wink

Quando experimentar um sistema desses dedicados ou que me toque particularmente eu direi, mas temo que começarei a errar e a usar uns auscultadores ligados à fonte que já existe... Ao amplificador que temos... E depois que as oportunidades ditem o nosso futuro! (tal e qual como tem sido até aqui!)
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 59
Localização : França

Pros & Cons of Can's... Empty
MensagemAssunto: Re: Pros & Cons of Can's...   Pros & Cons of Can's... EmptySáb Mar 05 2016, 15:45

José Miguel escreveu:
... mas temo que começarei a errar e a usar uns auscultadores ligados à fonte que já existe... Ao amplificador que temos...

Tudo tém que começar um dia... e de qualquer forma que seja, o resto sò o tempo dirà !!! Pros & Cons of Can's... 843159
Ir para o topo Ir para baixo
tfonseca
Membro AAP
tfonseca


Mensagens : 840
Data de inscrição : 18/04/2012

Pros & Cons of Can's... Empty
MensagemAssunto: Re: Pros & Cons of Can's...   Pros & Cons of Can's... EmptySáb Mar 05 2016, 23:19

TD124 escreveu:
tfonseca escreveu:
... Também já pensei nisso, mas nos HD800S não senti falta de graves (nem nos HD700). É pena que não sejam para a minha carteira. Nos fechados, não perderei o palco?

Uma adequação Fonte/Can's/HeadAmp e Carteira é necessaria para construir um sistema... então no momento da escolha a carteira passa em primeiro... e depois ajusta-se o material às possibilidades !...

Um HD800 com um HeadAmp da Bravo e uma Fonte da FiiO... é como umas colunas da Magico com um integrado da Nad !!!...

A escolha justa, vai dar os resultados justos... e é melhor um Cansistema equilibrado e menos caro do que um caro e desiquilibrado... como sempre no audio !!!

cheers

Pelo que vou lendo, inclusive os textos muito educativos do Paulo, percebo que esse binómio Can-Canamp é mais importante que o Can em si. Acho que essa é uma das minhas desculpas para ainda não ter avançado.

Nessa altura se tivesse que ir às cegas avançava pelos HD600 com um Schiit Valhalla 2. Mas será que uns AKG K702 (que são bem mais baratos) com o amp certo, não proporcionavam o mesmo (ou mais) por um preço menor? O meu medo nos AKG são mesmo os baixos. Os HD600 ao que parece são mais consensuais.
Ir para o topo Ir para baixo
tfonseca
Membro AAP
tfonseca


Mensagens : 840
Data de inscrição : 18/04/2012

Pros & Cons of Can's... Empty
MensagemAssunto: Re: Pros & Cons of Can's...   Pros & Cons of Can's... EmptySeg Mar 07 2016, 11:29

TD124 escreveu:
Estou a ouvir o Tord Gustavsen nos AKG Q701, então malta e isto é a sério:

Antes de mudarem de Can's, para qualquer modelo que seja (no patamar de preço equivalente ou superior é claro)..., déem uma orelhada a estes Can's pois o equilibrio tonal frisa a perfeição absoluta... não é o melhor Can da terra (talvez) é certo, mas é um milagre absoluto e um LifeCan para melomanos rigorosos !!!

Add on 1: Uma hora passou e agora escuto Black Lake (Bjork Vulnicura) ... Oh Man !... this is trully A Mother Fucker Can * !!!

Add on 2 : Duas horas depois... escuto a faixa The Paris Hilton Sex Tape (Japanese Spy Transcript Version) dos Maybeshewill... e é demoniaco de potência, raiva e precisão... mas estou a abusar do volume e não é bom para as orelhas, mas a alma jubila !...
Pros & Cons of Can's... Npmka1

* escrito em inglês para evitar a censura ... Laughing

Tenho andado a matutar sobre os AKG. Já me tinha indicado noutro tópico um amp para eles. Vejo que anda deliciado com os AKG, presumo que com o seu amplificador, portanto inalcançável para mim. O que me aconselharia para emparelhar os AKG para além destes?
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 59
Localização : França

Pros & Cons of Can's... Empty
MensagemAssunto: Re: Pros & Cons of Can's...   Pros & Cons of Can's... EmptyTer Mar 08 2016, 08:15

tfonseca escreveu:
..., percebo que esse binómio Can-Canamp é mais importante que o Can em si. ... Nessa altura se tivesse que ir às cegas avançava pelos HD600 com um Schiit Valhalla 2. Mas será que uns AKG K702 (que são bem mais baratos) com o amp certo, não proporcionavam o mesmo (ou mais) por um preço menor? ...

Os milagres na vida são raros e no mundo do audio ainda mais !... pois, um HD600 com um Schiit valhalla 2 jà é um belo conjunto, que para destronar serà necessario gastar o mesmo... ou mais. Efectivamente um K702 com um Graham Slee Solo ou com um Woo audio WA3/WA7 pode dar um resultado equivalente... mas o preço serà mais ou menos o mesmo...

tfonseca escreveu:
...Tenho andado a matutar sobre os AKG. Já me tinha indicado noutro tópico um amp para eles. ... O que me aconselharia para emparelhar os AKG para além destes?

Os Graham Slee casam muito bem com eles, pois compensam o lado analitico dos AKG... cheers
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 59
Localização : França

Pros & Cons of Can's... Empty
MensagemAssunto: Re: Pros & Cons of Can's...   Pros & Cons of Can's... EmptyTer Mar 08 2016, 09:24

Jà faz alguns dias que discuto com amigos (e amigas) sobre as vantagens e desavantagens da escuta com Can's e do que pensam, afim de alimentar este topico. Assim, penso ter chegado a um ponto aonde os principais pontos do Sim e do Não são globalmente claros. Vamos là ver então os principais incovenientes:

Palco menos aberto e profundo que com um sistema convencional. Em alguns casos (material antigo), sensação que a musica se desenvolve no alto do crâneo e que està fechada na cabeça...

Sensação de claustrofobia, ligada ao porte dos Can's e ao sentimento de escuta solitària e fechada...

Desconforto devido ao porte dos Can's, que pode ser agravado pelo peso, mà ergonomia e pressão elevada nas orelhas... aquecimento das orelhas apòs escuta prolongada o que é desagradàvel também...

Isolação em relação ao mundo externo, criando uma sensação de escuta egoista e exclusiva...

Habituação a este tipo de escuta, podendo levar a deixar de apreciar a escuta do sistema principal...

Escuta artificial e fria, podendo privilegiar os aspectos técnicos mais do que os musicais da gravação...

Tendência a escutar alto, o que pode ser grave e criar danos irreparàveis da audição...

Eis os principais inconvenientes que detectei, digam outros que sintam pois cada um é como cada qual e é a discutir que a gente se entende. Alguns amigos, evocaram como inconveniente o facto de o mundo dos Can's criar menos elitismo (e menos discussão) nos forums, mas achei o argumento como não sendo objectivo... mas ligado a um fenomeno de snobismo, então não o meti com os outros !...

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 43
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Pros & Cons of Can's... Empty
MensagemAssunto: Re: Pros & Cons of Can's...   Pros & Cons of Can's... EmptyTer Mar 08 2016, 10:32

Bom dia!

Cá estou eu novamente, continuo atento a esta faceta da escuta de música para tentar perceber se é mesmo um caminho que deva seguir de forma séria ou experimentar simplesmente (o que poderá significar "mal" e largar...).

As desvantagens enumeradas vão ao encontro das que enunciei em cima, ainda que com nuances a distinguir... depois ainda há desvantagens como as de "escuta artificial" e "habituação" que ainda não percebi pela falta de uso, claro!!!

Confesso que andei a ver auscultadores de baixo custo e ambos da AKG... Os Y50 não se adequam ao uso doméstico, ou pelo menos não me parece que respondam ao que espero para uso doméstico. Tentei ainda uns AKG K141 Studio... pensei eu sobre estes: se estão preparados para estúdio, talvez me possibilitem uma boa experiência... ainda não sei o que dizer. (refiro estes dois porque os poderia trazer para casa por poucos euros, três dezenas de euros).

Posto isto, vou continuar a ler e espero pelas vantagens, porque é interessante ler tendo em conta esse exercício que fez com os seus amigos! Wink


Para terminar volto ao que disse em primeiro lugar: a qualidade da experiência...
Comprar uns auscultadores para ouvir música quando chego a casa tarde sem pensar em mais nada é possível de forma muito barata, mas não responde ao que se vai dizendo e por isso sigo a pensar no que fazer porque não quero perder o Norte!!!
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 59
Localização : França

Pros & Cons of Can's... Empty
MensagemAssunto: Re: Pros & Cons of Can's...   Pros & Cons of Can's... EmptyTer Mar 08 2016, 10:39

As avantagens dos Can's pareçem superiores aos inconvenientes e mais objectivas... o que torna paradoxal o pouco desenvolvimento desta escuta:

Neutralidade da restituição, ligada à ausencia de assinatura acustica da sala...

Qualidade da restituição globalmente superior à de um sistema convencional, mesmo de topo...

Ocupa pouco espaço...

Globalmente é mais barato...

Simplicidade de utilisação e de instalação...

O sistema pode ser utilisado a qualquer hora e pràticamente em todo o lado...

Facilidade de alternar os Can's e assim as estéticas sonoras...

Outras avantagens foram apresentadas, mas sem objectividade então guardei estas...

Toca a falar disto tudo ! cheers

Ir para o topo Ir para baixo
mannitheear
Membro AAP
mannitheear


Mensagens : 1392
Data de inscrição : 01/08/2013

Pros & Cons of Can's... Empty
MensagemAssunto: Re: Pros & Cons of Can's...   Pros & Cons of Can's... EmptyTer Mar 08 2016, 10:42

TD124 escreveu:

Palco menos aberto e profundo que com um sistema convencional. Em alguns casos (material antigo), sensação que a musica se desenvolve no alto do crâneo e que està fechada na cabeça...


  1. Some dedicated headphone listeners say that the in-head-localisation can be overcome (partly) by time and experience.

  2. It's a pity that binaural recordings for dedicated headphone listening (made with microphones in a dummy head) are so rare. I remember well a brief listening on a hifi show with a Stax Omega and a Stax binaural CD, and the sound was extraordinarily natural and involving with a phenomenal sonic stage and feel of being there, better than 99,9 % of all speaker setups I heard. In fact, I aborted the listening session very soon because I didn't want to get used to this kind of sound.


There are  technical efforts to recreate a natural stage impression with headphones by signal processing (some analogue and many digital) but I didn't meet one with good results.

Cheers
Manfred
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 59
Localização : França

Pros & Cons of Can's... Empty
MensagemAssunto: Re: Pros & Cons of Can's...   Pros & Cons of Can's... EmptyTer Mar 08 2016, 10:48

mannitheear escreveu:
... Some dedicated headphone listeners say that the in-head-localisation can be overcome (partly) by time and experience. ...

Almost all the modern Can's, have the drivers tilted of some degrees on the ear-cups, to avoid the (in-head sound) and create a wider stage... so nowadays the problem is almost solved with a decent Can !...

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 63
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Pros & Cons of Can's... Empty
MensagemAssunto: Re: Pros & Cons of Can's...   Pros & Cons of Can's... EmptyTer Mar 08 2016, 10:56

Eu tenho auscultadores mas confesso que lhes dou pouco uso.
E não é por os achar desconfortáveis ou por qualquer razão ligada á qualidade do som.
Tem a ver mais com a sensação de isolamento do mundo que provocam.
Gosto de estar alerta e ouvir os sons da casa e da rua. Sobretudo quando tenho gente em casa.
À uns anos atrás estava eu a ouvir musica com auscultadores e não ouvi a minha filha a chamar, aflita , porque o secador de cabelo estava em fogo, e ela teve que gritar bem alto....
Desde aí que apenas ouço musica quando estou sozinho em casa , e nesse caso não faz sentido ouvir com auscultadores...não tenho problemas de vizinhança...
Mas reconheço que são uma bela forma de ouvir musica !
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 59
Localização : França

Pros & Cons of Can's... Empty
MensagemAssunto: Re: Pros & Cons of Can's...   Pros & Cons of Can's... EmptyTer Mar 08 2016, 11:11

José Miguel escreveu:
... continuo atento a esta faceta da escuta de música para tentar perceber se é mesmo um caminho que deva seguir de forma séria ou experimentar simplesmente ...

È apòs ter experimentado... que poderà decidir se vale a pena seguir a sério ou esqueçer !!!... e como eu disse no começo, passei anos a escutar com o meu amplificador da sala antes de evoluir para um amp. especialisado... e se agarrar num Y50 com um amp destes a 30€ e tal... jà começa a andar bem !...
Pros & Cons of Can's... 2w585zn

Serà um som mais para o quentinho...   mas é melhor do que um som frio a escolher !!!

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 43
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Pros & Cons of Can's... Empty
MensagemAssunto: Re: Pros & Cons of Can's...   Pros & Cons of Can's... EmptyTer Mar 08 2016, 11:45

TD124 escreveu:
José Miguel escreveu:
... continuo atento a esta faceta da escuta de música para tentar perceber se é mesmo um caminho que deva seguir de forma séria ou experimentar simplesmente ...

È apòs ter experimentado... que poderà decidir se vale a pena seguir a sério ou esqueçer !!!... e como eu disse no começo, passei anos a escutar com o meu amplificador da sala antes de evoluir para um amp. especialisado... e se agarrar num Y50 com um amp destes a 30€ e tal... jà começa a andar bem !...
Pros & Cons of Can's... 2w585zn

Serà um som mais para o quentinho...   mas é melhor do que um som frio a escolher !!!

cheers

Experimentar um desses amplificadores seria interessante, ainda por cima os AKG estão aqui ao lado... mas eu não me dou mesmo com compras "fora" e se um destes dias surgir a oportunidade eu depois relatarei.

Ouvir bem música, ouvir bem a música de que gostamos é o caminho, mas tudo mediante o respeito de circunstâncias... uma brincadeira:

Fechado Senhor.

O Senhor estava sentado no banco de jardim, aproveitava os últimos raios de sol daquele dia que lhe tinha sido tão proveitoso. No trabalho recebeu congratulações, tinha despachado mais papéis do que todos os outros; na hora de almoço foi tão rápido a digerir os alimentos que depressa cedeu o lugar a outra pessoa e o funcionário ao receber pela Diária ofereceu-lhe um pequeno doce pela possibilidade de poder ganhar de mais um freguês; agora, no banco do jardim, podia estar sossegado, mas sentia-se irrequieto... pensou com os seus botões que podia arranjar mais uma ocupação, afinal a sua rapidez e agilidade para o trabalho com certeza lhe possibilitariam mais e mais. Com o dinheiro extra, pensou, poderia adquirir o que tanto queria e que sempre namorava na vitrina da loja na rua que descia para chegar a sua casa. Se bem pensou, melhor o fez, no dia seguinte já tinha novo trabalho, umas horas extras no balcão de despacho de uma empresa de camionagem que ficava duas ruas ao lado do escritório onde trabalhava. Ao final do primeiro mês recebeu os dois ordenados e ao olhar para o conjunto das notas e moedas pensou que agora sim, poderia comprar o que tanto queria e lá seguiu contente rua a baixo... ao chegar à loja onde podia ver o objecto do seu desejo viu a placa na porta "Fechado".


Pois bem, eu ainda só tenho um "trabalho" e já tive dois até há muito pouco tempo... comprar coisas é giro, sabe bem, mas ter paz de espírito é muito melhor e o dinheiro pode comprar muita coisa, mas não compra tudo...

Desculpem o Pros & Cons of Can's... 369139  surgiu a necessidade de falar.




ps.: isto para dizer que a questão da vantagem do valor/custo me parece uma falsa questão... por exemplo, eu gosto de ouvir música em vinil, gosto do ritual do vinil e digo OUVIR, porque gosto muito de ouvir acompanhado horas a fio e falar, debater, levantar-me e pegar num livro porque uma frase surgiu-me na cabeça... Antes que me perca, o valor é uma falsa questão porque o Paulo já disse e bem que os Auscultadores funcionam bem mediante a Fonte certa e o Vinil não me parece ser a Fonte certa... pelo menos pela minha pobre experiência.
Todos temos que fazer escolhas...
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 59
Localização : França

Pros & Cons of Can's... Empty
MensagemAssunto: Re: Pros & Cons of Can's...   Pros & Cons of Can's... EmptyTer Mar 08 2016, 11:54

José Miguel escreveu:
... comprar coisas é giro, sabe bem, mas ter paz de espírito é muito melhor e o dinheiro pode comprar muita coisa, mas não compra tudo...

Uma bela e simples verdade... e por curiosidade, qual é o seu trabalho ???...

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 43
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Pros & Cons of Can's... Empty
MensagemAssunto: Re: Pros & Cons of Can's...   Pros & Cons of Can's... EmptyTer Mar 08 2016, 12:19

TD124 escreveu:
José Miguel escreveu:
... comprar coisas é giro, sabe bem, mas ter paz de espírito é muito melhor e o dinheiro pode comprar muita coisa, mas não compra tudo...

Uma bela e simples verdade... e por curiosidade, qual é o seu trabalho ???...

cheers

Neste momento o meu trabalho é: operador de call-center, ouço reclamações, encaminho-as e quando consigo ainda me rio com clientes - se apanhar alguém de bom humor...
Ontem aconteceu uma dessas situações que fica na memória, um senhor com oitenta e tal anos falou comigo trinta minutos sobre música... a reclamação lá foi encaminhada, mas a conversa seguiu e ainda aprendi umas coisas sobre o espectro do som...

Ah! o outro trabalho que tinha era num bar, um trabalho que resolve problemas a espaços...

Há ainda pequenos trabalhos que faço, como escrever para outros... dá mais despesa do que lucro, mas é algo que gosto de fazer!



Já brinquei muitas vezes com a minha necessidade de mudar de vida, mas a verdade é que já passei por uma fábrica da indústria automóvel, já passei por várias cidades deste país, já... talvez tenha é que assentar em vez de mudar... ou deixar estes pensamentos estranhos e seguir em frente apenas!



Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 59
Localização : França

Pros & Cons of Can's... Empty
MensagemAssunto: Re: Pros & Cons of Can's...   Pros & Cons of Can's... EmptyTer Mar 08 2016, 13:06

José Miguel escreveu:
... talvez tenha é que assentar em vez de mudar... ou deixar estes pensamentos estranhos e seguir em frente apenas! ...

Visto todas as viravoltas que dei na minha vida, não sou de bom conselho talvez... mas, a ideia de ir para a frente apenas, pareçe-me que é sempre um bom caminho a seguir !!!...

Força !!! cheers
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 43
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Pros & Cons of Can's... Empty
MensagemAssunto: Re: Pros & Cons of Can's...   Pros & Cons of Can's... EmptyTer Mar 08 2016, 13:42

TD124 escreveu:
José Miguel escreveu:
... talvez tenha é que assentar em vez de mudar... ou deixar estes pensamentos estranhos e seguir em frente apenas! ...

Visto todas as viravoltas que dei na minha vida, não sou de bom conselho talvez... mas, a ideia de ir para a frente apenas, pareçe-me que é sempre um bom caminho a seguir !!!...

Força !!! cheers
Pelo contrário caro Paulo, pelo contrário!!!

Há um chavão muitas vezes colado à gigante obra de Robert Musil que diz assim: Já não há homens, há profissões...

Pois bem, na sua obra Um Homem sem Qualidades ele tem lá este belo pensamento:
“No fundo, poucos sabem, no meio da sua vida, como se tornaram aquilo que são, com seus prazeres; sua visão do mundo, sua esposa, seu carácter, profissão e realizações, mas têm a sensação de que já não se poderá mudar lá muita coisa. Até se poderia afirmar que foram traídas, pois não se encontra em lugar algum uma razão suficientemente forte para tudo ter sido como é; poderia ter sido diferente; os acontecimentos raramente dependeram delas, em geral dependeram de uma série de circunstâncias, do capricho, vida, morte de outras pessoas, e apenas se lançaram sobre elas num momento determinado. Assim, na juventude ainda jazia à frente delas algo que pode pretender ser a vida delas; isso é tão surpreendente como certo dia, de súbito, vermos uma pessoa com quem nos correspondemos durante vinte anos sem a conhecer, e a tínhamos imaginado tão diferente.”

Todos os exemplos são bons exemplos, desde logo se forem colocados em perspectiva e nos possibilitem a reflexão sobre nós, sobre o Outro, sobre o Meio/Sociedade, sobre o Homem ou sobre o Mundo... O Paulo tem o seu trajecto e eu respeito-o como único e irrepetível!!!

O meu é este, poderia tentar dizer que faço outra coisa, algo mais bonito... podia dizer que durante anos fiz outra coisa que é muito bem aceite e respeitado pela Sociedade, mas preferi colocar reticências...

Eu não me confundo com o que faço, eu sou o José e trabalho num call-center.

Quando me perguntam porque raio andei a estudar eu respondo de forma simples: para poder dizer isso sem hesitação.

O que estudei e estudo não caiu em saco roto e quando estudei não o fiz a pensar num futuro trabalho...
Entrei para a faculdade com 25 anos e sabia o que estava a escolher. Quando deixei um trabalho que me pagava três vezes o que ganho hoje (sem contar a inflação) os meus amigos chamaram-me de louco e diziam que aquele curso era garantia de desemprego...
Hoje olho para o Mundo e afirmo o mesmo que antes: sou feliz e sei-o!!!
Há que continue a dizer: fui feliz e não sabia...

Exemplo!?!?!
Quem ler isto pode julgar-me apenas maluquinho ou filho de pais ricos, mas cresci numa casa onde o dinheiro era contado e descuti muito com um professor de Economia quando ele dizia que Poupar era uma Obrigação...
Pobre mente, sabia lá o que era poupar!!!


Termino com um enorme Smile porque tal como o Paulo também não quero ser um exemplo para ninguém, mas desejo que todos possam SER o que SÃO e FAZER o que quiserem.

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 59
Localização : França

Pros & Cons of Can's... Empty
MensagemAssunto: Re: Pros & Cons of Can's...   Pros & Cons of Can's... EmptyTer Mar 08 2016, 14:49

José Miguel escreveu:
(...)
Eu não me confundo com o que faço, eu sou o José e trabalho num call-center.

Quando me perguntam porque raio andei a estudar eu respondo de forma simples: para poder dizer isso sem hesitação. (...)

2cclzes
Ir para o topo Ir para baixo
zaratustra
Membro AAP
zaratustra


Mensagens : 4762
Data de inscrição : 09/07/2010
Localização : Frossos, Albergaria-a-Velha

Pros & Cons of Can's... Empty
MensagemAssunto: Re: Pros & Cons of Can's...   Pros & Cons of Can's... EmptyTer Mar 08 2016, 19:10

José Miguel escreveu:
TD124 escreveu:
José Miguel escreveu:
... talvez tenha é que assentar em vez de mudar... ou deixar estes pensamentos estranhos e seguir em frente apenas! ...

Visto todas as viravoltas que dei na minha vida, não sou de bom conselho talvez... mas, a ideia de ir para a frente apenas, pareçe-me que é sempre um bom caminho a seguir !!!...

Força !!! cheers
Pelo contrário caro Paulo, pelo contrário!!!

Há um chavão muitas vezes colado à gigante obra de Robert Musil que diz assim: Já não há homens, há profissões...

Pois bem, na sua obra Um Homem sem Qualidades ele tem lá este belo pensamento:
“No fundo, poucos sabem, no meio da sua vida, como se tornaram aquilo que são, com seus prazeres; sua visão do mundo, sua esposa, seu carácter, profissão e realizações, mas têm a sensação de que já não se poderá mudar lá muita coisa. Até se poderia afirmar que foram traídas, pois não se encontra em lugar algum uma razão suficientemente forte para tudo ter sido como é; poderia ter sido diferente; os acontecimentos raramente dependeram delas, em geral dependeram de uma série de circunstâncias, do capricho, vida, morte de outras pessoas, e apenas se lançaram sobre elas num momento determinado. Assim, na juventude ainda jazia à frente delas algo que pode pretender ser a vida delas; isso é tão surpreendente como certo dia, de súbito, vermos uma pessoa com quem nos correspondemos durante vinte anos sem a conhecer, e a tínhamos imaginado tão diferente.”

Todos os exemplos são bons exemplos, desde logo se forem colocados em perspectiva e nos possibilitem a reflexão sobre nós, sobre o Outro, sobre o Meio/Sociedade, sobre o Homem ou sobre o Mundo... O Paulo tem o seu trajecto e eu respeito-o como único e irrepetível!!!

O meu é este, poderia tentar dizer que faço outra coisa, algo mais bonito... podia dizer que durante anos fiz outra coisa que é muito bem aceite e respeitado pela Sociedade, mas preferi colocar reticências...

Eu não me confundo com o que faço, eu sou o José e trabalho num call-center.

Quando me perguntam porque raio andei a estudar eu respondo de forma simples: para poder dizer isso sem hesitação.

O que estudei e estudo não caiu em saco roto e quando estudei não o fiz a pensar num futuro trabalho...
Entrei para a faculdade com 25 anos e sabia o que estava a escolher. Quando deixei um trabalho que me pagava três vezes o que ganho hoje (sem contar a inflação) os meus amigos chamaram-me de louco e diziam que aquele curso era garantia de desemprego...
Hoje olho para o Mundo e afirmo o mesmo que antes: sou feliz e sei-o!!!
Há que continue a dizer: fui feliz e não sabia...

Exemplo!?!?!
Quem ler isto pode julgar-me apenas maluquinho ou filho de pais ricos, mas cresci numa casa onde o dinheiro era contado e descuti muito com um professor de Economia quando ele dizia que Poupar era uma Obrigação...
Pobre mente, sabia lá o que era poupar!!!


Termino com um enorme  Smile porque tal como o Paulo também não quero ser um exemplo para ninguém, mas desejo que todos possam SER o que SÃO e FAZER o que quiserem.



Excelente, a citação.
Fantástica, a força que as TUAS palavras deixam transparecer.
Segue o teu caminho (quaisquer que sejam as tuas opções).
Obrigado por este bocadinho.
Wink
Ir para o topo Ir para baixo
http://zaratustrices.blogspot.com/
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 43
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Pros & Cons of Can's... Empty
MensagemAssunto: Re: Pros & Cons of Can's...   Pros & Cons of Can's... EmptyTer Mar 08 2016, 20:26

Embarassed
Agradeço as palavras João, seguirei o meu caminho e de quando em quando lá descarregarei palavras aqui... Por vezes alongo-me, hoje alonguei-me muito desde o final da manhã, mas há dias assim e a explicação escapa-nos como bem disse Musil.

Mas que se volte a falar de Auscultadores e até das Fontes, porque ouvir vinil nos auscultadores é só para quem os tem mesmo silenciosos!!!
Ir para o topo Ir para baixo
tfonseca
Membro AAP
tfonseca


Mensagens : 840
Data de inscrição : 18/04/2012

Pros & Cons of Can's... Empty
MensagemAssunto: Re: Pros & Cons of Can's...   Pros & Cons of Can's... EmptyTer Mar 08 2016, 20:50

TD124 escreveu:
José Miguel escreveu:
... continuo atento a esta faceta da escuta de música para tentar perceber se é mesmo um caminho que deva seguir de forma séria ou experimentar simplesmente ...

È apòs ter experimentado... que poderà decidir se vale a pena seguir a sério ou esqueçer !!!... e como eu disse no começo, passei anos a escutar com o meu amplificador da sala antes de evoluir para um amp. especialisado... e se agarrar num Y50 com um amp destes a 30€ e tal... jà começa a andar bem !...
Pros & Cons of Can's... 2w585zn

Serà um som mais para o quentinho...   mas é melhor do que um som frio a escolher !!!

cheers

Por curiosidade, qual é o primeiro amp?
Ir para o topo Ir para baixo
luis lopes
Membro AAP
luis lopes


Mensagens : 4993
Data de inscrição : 25/02/2011
Idade : 57
Localização : Covilhã

Pros & Cons of Can's... Empty
MensagemAssunto: Re: Pros & Cons of Can's...   Pros & Cons of Can's... EmptyTer Mar 08 2016, 21:38

Desconforto devido ao porte dos Can's, que pode ser agravado pelo peso, mà ergonomia e pressão elevada nas orelhas... aquecimento das orelhas apòs escuta prolongada o que é desagradàvel também...

-sim é um facto, no qual eu substitui as almofadas de veludo pelas de pele,
no desconforto após escuta prolongada por vezes coloco os cans por cima do capuz do casaco.


Isolação em relação ao mundo externo, criando uma sensação de escuta egoista e exclusiva...

-mas, com um enorme prazer de fazer um "reset" ao dia de trabalho.

Tendência a escutar alto, o que pode ser grave e criar danos irreparàveis da audição...

- um facto que se vai corrigindo com a idade (talvez já não corrija nada...)


Globalmente é mais barato...

- sem duvida

Facilidade de alternar os Can's e assim as estéticas sonoras...

- lá se vai parte da diferença do mais barato,...
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 59
Localização : França

Pros & Cons of Can's... Empty
MensagemAssunto: Re: Pros & Cons of Can's...   Pros & Cons of Can's... EmptyQua Mar 09 2016, 06:59

tfonseca escreveu:
... Por curiosidade, qual é o primeiro amp?

É este:

Ebay

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
seven
Membro AAP



Mensagens : 812
Data de inscrição : 08/08/2011

Pros & Cons of Can's... Empty
MensagemAssunto: Re: Pros & Cons of Can's...   Pros & Cons of Can's... EmptyDom Mar 13 2016, 10:17

É uma interessante e agradável coincidência este tópico começar precisamente quando volta a estar interessado no mundo dos auscultadores. Este post vai ser um pouco longo mas julgo conter alguma informação útil pois fui por variadas vezes fazendo algumas aproximações a este universo.

Este interesse decorre da minha situação actual que leva a que, com três filhas, só consiga ouvir música no sistema ao fim-de-semana.
Nessa altura o sistema convencional funciona como elemento de diversão da família pois vamos os quatro para o espaço onde está o sistema deixando a mãe a descansar na sala de estar.
As miúdas dançam, pedem músicas ou fazem outras coisas enquanto o pai ouve.
Apesar do encanto destes momentos, que nem sempre permitem uma escuta totalmente concentrada como gostaria (aspecto que compensam pela diversão) durante a semana sinto falta da música.

Aqui o meu sistema tem alguma culpa. Eu adoro ouvir música a pressões sonoras realistas e o sistema (Cornetas Avantgarde com amplificação a válvulas Audiopax) está pensado para isso e estou muito satisfeito com ele desse ponto de vista. No entanto a tocar muito baixo, existe sempre algum ruído de fundo que me têm levado a equacionar a compra de um amplificador a transistores de baixa potência (tinha pensado por exemplo num Pass Aleph 30) para essas ocasiões ou de um segundo par de colunas, tinha pensado numas Quad 63 (de que gosto muito, que sempre quis ter mas que como colunas principais são incompatíveis com as pressões a que gosto de ouvir) ou numas Ensemble Pa1 (talvez as colunas de caixa de que gostei mais até hoje).

Também penso muitas vezes em comprar um amplificador que permitisse juntar a isto uma boa alimentação para auscultadores, eventualmente a válvulas e me permitisse ouvir baixinho com as Avantgarde (penso muitas vezes no Cary SEI 300).

Antes de mais gostava de vos pedir sugestões relativamente a estas opções.

Os meios são hoje muito mais limitados – ambos damos aulas e fomos vítimas da austeridade e o trabalho extra de arquitectura que faço para equilibrar o orçamento também diminuiu muito em face da mesma. As três filhas são a melhor coisa que existe mas, como é óbvio pesam muito no orçamento.

Mas voltando aos auscultadores.
Já a muito tempo que ciclicamente o meu interesse se encaminha nesse sentido. Tudo começou ainda adolescente quando comecei a gostar de hifi e a aparelhagem dos meus pais estava na sala de estar o que limitava o seu uso à noite. Os meus pais tinham uns auscultadores da Technics que ficaram para mim mas que (de memória) não eram grande coisa. Ainda os tenho e isso fez-me pensar em ligá-los. A minha irmã para compensar teve direito a uns Kenwood que eram um pouquinho melhores e que ainda devem existir também. Vou fazê-lo e se alguém tiver interesse posso postar as impressões.

Nessa altura comprei uns Sennheiser HD 430 com as mesadas para aí de dois anos! Curiosamente funcionaram bem até ontem quando um canal deixou de dar e eu os abri para tentar reparar o que depois pecebi ser o finíssimo fio que liga os terminais do cabo aos respectivos altifalantes, mas que (pelo menos para mim) se revelou impossível de soldar e não se consegue ter acesso às costas do altifalante que parece estar colado na casca única plástica que constitui os auscultadores. Fiquei com pena porque tenho muito carinho por eles. Também aqui se alguém puder dar alguma ajuda agradecia. Ou explkicando onde se compram as unidades ou tendo para vender baratinho uns Sennheiser HD430 avariados, basta que funcione um canal a estetica não conta porque queria mesmo OS MEUS...

Entretanto esqueci um pouco os auscultadores porque conseguia ir ouvindo música durante a semana.

Quando comecei a trabalhar mais horas o conflito com a sala de estar e a televisão voltou agora no pequeno apartamento em que vivia depois de casado...
O sistema que tinha na altura dava-me bastante prazer (Colunas electro estáticas Acoustat – umas ESL relativamente baratas e que aguentam maiores pressões sonoras do que as Quad- com amplificação Golden Tube) e era muito coeso e as várias experiências que fiz fizeram-me perceber que para grandes melhorias teria de investir quantidade de que não dispunha.

Ao mesmo tempo percebi que por um valor apesar de tudo muito mais reduzido ( e isto é importante ) poderia montar um sistema de auscultadores já com uma qualidade muito boa.
Depois de algumas experiências acabei por optar por um amplificador de aucultadores a válvulas da Musical Fidelity, o X-Can V3. Comparei-o com o X-Can anterior e percebi que o V3 tinha muito maior resolução. No entanto o anterior ( com o chassis redondinho) tem uma sonoridade mais quente e confortável. O facto de querer associar este sistema ao outro e querer que ficasse tb na sala de estar ( aqui aproximo-me do td 124 gosto de estar ao lado da minha mulher ainda que a fazer coisas diferentes ) levou a que escolhesse um tipo de auscultador hoje vulgar mas na altura muito pouco frequente – o in-ear – recaindo a escolha sobre um dos que era considerado dos melhores o Etymotic Research ER4 que tive de importar dos EUA...

Na altura ouvi ainda os Sennheiser HD600 que eram um pouco mais delicados e tinham um palco maior mas que não permitiam o uso que pretendia – ao serem abertos eu ouvia o som da televisão e a minha mulher ouvia a música, o que era perturbante para ambos. Ainda experimentei alguns auscultadores fechados - lembro-me dos Sennheiser HD 280 pro e dos Sennheiser HD25 (gostei particularmente destes) e também sem fios os AKG hero 777 que achei muito caros para a sonoridade e o sistema wireless nem sequer permitia abranger todo o pequeno apartamento...

Isto definiu então o meu sistema actual: Musical fidelity X-Can V3 com os Etymotic Research ER4. Estes últimos existem em duas versões julgo que com impedâncias diferentes ER4P e ER4S de modo a poderem ser ligados quer a leitores portáteis quer a amplificadores dedicados. Acabei por optar pela versão mais fácil de alimentar pois o fabricante propunha na altura como opção um acessório que transformava uma versão na outra, segundo ele sem perdas sonoras. Também comprei este acessório porque me pareceu que se porventura viesse a viajar muito ou a utilizar os auscultadores fora de casa os mais fáceis de alimentar fizessem mais sentido, usando o adaptador quando ligado ao Musical-Fidelity.
Este sistema tem uma resolução incrível – muito maior que o descrito sistema Acoustat/Golden Tube e quase comparável ao actual Audiopax/Avantgarde.
No entanto por duas razões acabo por não usar tanto o sistema como gostaria. Torna-se um pouco cansativo quer em termos físicos, quer em termos auditivos.
Em termos físicos porque os Etymotic apesar de garantirem uma experiência incrível porque selam completamente o ruído exterior ( e também não deixam que a música seja audível de todo no seu exterior) não são muito confortáveis.

Entretanto comprei uns Koss The Plug baratinhos e que têm boa qualidade sonora e razoável isolamento e que recomendo a quem quiser algo do género barato. Estão no entanto longe dos ET4 e não são muito mais confortáveis.
Hoje existem muitas alternativas do género ( o que não acontecia), mas confesso que nunca experimentei mais nenhuma. Também reconheço que a demonstração destes aparelhos é quase impossível e até eventualmente indesejável...

O outro aspecto em que este sistema se torna cansativo é a própria sonoridade. A resolução é incrível mas o som tem uma certa secura (mesmo apesar das válvulas).
Tentei ligar este sitema a um equalizador da Behringer – o tube ultraQ – mas que, se permite tornar a reposta mais confortável , retira muita da (viciante) resolução ao sistema...

Um outro aspecto que sempre me fez impressão nos sistemas de auscultadores é a questão do palco.
A este nível comprei ainda nessa altura um processador de crossfeed da Headroom – o Static com a respectiva fonte de alimentação melhorada – mas os resultados são limitados. Era usado e foi baratinho. Não retira grande resolução ao sistema e como tem uma posição de By-pass tenho-o sempre no sistema. Em termos de resultados no palco sonoro são diminutos.
Estive quase a comprar uns AKG K1000 que dizem apresentar o palco de forma bastante diferente. Já alguém ouviu? É de facto verdade?
Também gostava de ouvir uns Stax Sigma que ao que parece foram feitos com a mesma intenção. Já alguém ouviu também?
Estava muito interessado em ouvir opiniões sobre estes dois aucultadores.

Este é ponto de situação há muito tempo mas entretanto tenho feito algumas experiência que julgo poderão ser de utilidade para os foristas.

Neste momento estou a pensar em separar em dois sistemas.

Arranjar um amplificador mais barato e com uma sonoridade mais quente para ouvir na sala de estar com os Etymotic. Gostava de ouvir sugestões de aparelhos que tenham experimentado.

Comprar uns auscultadores de boa qualidade para substituir os Sennheiser HD430 e ouvir na sala de música à noite quando tudo estiver a dormir...

Ouvi várias coisas em ambientes controlados – amplificador igual ao meu apenas com válvulas diferentes das de origem e fonte de alimentação melhorada. Este sistema é normalmente usado com uns AKG K701 e já esteve todo cá em casa.
Gostei mesmo muito dos K701 mas achei que não correspondiam à sonoridade mais quente que o X-Can V3 parece pedir, mesmo com as válvulas da Philips. São muito confortáveis, têm um bom palco (para auscultadores) e uma excelente resolução com bastante neutralidade. Note-se que não me pareceram agressivos de todo, eu é que talvez pretenda algo de realmente “eufónico”. Os Q701 são paecidos?

Em ambientes “não controlados” tenho vindo a procurar ouvir outras coisas. Aproveitei o Audioshow para re-ouvir os Stax que considero incríveis mas cujo custo os põe fora do meu alcance. Se não tivesse comprado o Musical Fidelity poria a hipótese de comprar o sistema básico que custa cerca de 900 Euros, mas agora não me “apetece” perder dinheiro com o meu X-can que foi comprado novo e tem pouco uso... Mais tarde pediria ao Guilhermino Pereira para me fazer um amplificador para eles como já foi aqui descrito num outro post. Os sistemas mais caros da Stax são fantásticos mas estão fora do meu alcançe...

Ouvi os Senheiser HD700, HD 800 e HD800s ligados aos amplificadores da Sennheiser gostei principalmente dos primeiros e dos últimos, mas fique com a impressão de que o som da Sennheiser também tende um pouco para o analítico... Alguém quer comentar?
Ouvi ainda o conjunto de 55000 Euros. Gostei da fluidez e naturalidade mas achei ESTUPIDAMENTE caro. O meu amigo (que não usa auscultadores em casa) preferiu os 800s e disse-o ao demonstrador que pensou que ele estava a brincar...

Ouvi também comparativamente - ligados ao mesmo amp – dois auscultadores em que tenho pensado para substituir os HD430 - os Oppo Pm3 e os Audioquest Nighthawk – os primeiros desiludiram-me depois dos relatos entusiasmados das revistas e gostei muito mais destes últimos e fiquei um pouco embeiçado por eles.

Entretanto quando e se chegar a altura de comprar vou tentar ouvir novamente os Sennnheiser HD600 ou 650 (ao que parece o Musical fidelity X-can V3) e os Hifiman HE400s. Comentários a estes ou altenativas até 600 Euros?

Entretanto tenho cá por casa para ouvir os Beyerdynamic DT990 pro (250 ohms) os DT 770 (32 ohms) mas nenhum me parece casr especialmente bem com o X-can v3. Os primeiros têm um grave claramente excessivo e os segundos quase não têm. Alguém já experimentou? Coincide com as vossas experiências?

Resumindo: Gostava de ouvir as vossas experiências e sugestões de um amp para os Etymotic e de uns aucultadores até 600 Euros (se fosse menos era melhor!) para o X-can, ambos com um som a tender para o quente e confortáveis fisicamente.

Ficava eternamente grato a quem me arranjasse uns HD430 danificados para ressuscitar os meus.

Gostava muito se o TD124 pusesse uma foto do seu amp para auscultadores e agradeço-lhe a forma estruturada e interessante (já seu costume) como iniciou este post.

Peço desculpa pela extensão da minha intervenção!

Um abraço a todos
Seven
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 59
Localização : França

Pros & Cons of Can's... Empty
MensagemAssunto: Re: Pros & Cons of Can's...   Pros & Cons of Can's... EmptyDom Mar 13 2016, 16:17

seven escreveu:
(...) Gostava muito se o TD124 pusesse uma foto do seu amp para auscultadores ...

O meu CanAmp é um prototipo e pode ver a foto mais acima neste topico, acoplado a um DAC da Henry audio (prototipo também) e um Can Q701...

Quanto às suas questões que são multiplas e que mostram a complexidade de constituição de um sistema com Can's (ou qualquer outro sistema)... penso que deverà desde o inicio, separar a escuta com o sistema principal e com Can's ao nivel do resultado, pois este é sempre diferente e ambos formam mundos de aparência proximos ora que na realidade, são deveras distantes...

Se procura uma escuta eufonica, e gostou dos Audioquest Nighthawk (drivers biocelulose)... oriente-se em direção dos Sony MDR-1A ou dos mais caros MDR-Z7. Efectivamente, de tudo o que conheço actualmente, sò a Sony me pareçe defender as cores de uma escuta fisiologica e orgânica (quente e eufonica)...

O Beyerdynamic DT880 600 ohms, poderia se aproximar do pretendido pois os médios são suaves, mas o nivel de detalhe, assim que o contrôlo complexo destina-o a CanAmps de alto nivel de neutralidade,... ou seja mais caros do que o pretendido...

Se gostou dos Stax e procura um sistema de qualidade, o conjunto Stax SRS-2170 pode-se encontrar na net por valores à volta dos 680€... ora um sistema equivalente em electrodinamico não serà verdadeiramente mais barato... ou então em segunda mão !...

http://www.amazon.fr/stax-SRS-2170/dp/B0043HPD0I/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1457885084&sr=8-1&keywords=casque+stax

Mas, sinta-se à vontade para exprimir mais exactamente o seu desejo...

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 58
Localização : Quinta do Anjo

Pros & Cons of Can's... Empty
MensagemAssunto: Re: Pros & Cons of Can's...   Pros & Cons of Can's... EmptyDom Mar 13 2016, 17:08

Boas António.


Lembro-me que ficastes muito bem impressionado quando ouvistes em minha casa os HD-650 com o amp de impedância ajustável desenhado pelo TD124. Sabendo que o modelo que constrói agora ainda é superior, porque não equacionas a sua aquisição (assim que disponível)?

Quanto aos Cans "abertos", o som que sai para fora não é nada de especial. Quando oiço musica (mesmo com som generoso) e a minha esposa vê (e ouve) algo na televisão, uma coisa não incomoda a outra. É uma questão de experimentares.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Pros & Cons of Can's... 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 58
Localização : Quinta do Anjo

Pros & Cons of Can's... Empty
MensagemAssunto: Re: Pros & Cons of Can's...   Pros & Cons of Can's... EmptyDom Mar 13 2016, 17:43

zaratustra escreveu:


Excelente, a citação.
Fantástica, a força que as TUAS palavras deixam transparecer.
Segue o teu caminho (quaisquer que sejam as tuas opções).
Obrigado por este bocadinho.
Wink



Faço minhas as palavras do "Zara". Pros & Cons of Can's... 754215

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Pros & Cons of Can's... 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 43
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Pros & Cons of Can's... Empty
MensagemAssunto: Re: Pros & Cons of Can's...   Pros & Cons of Can's... EmptyDom Mar 13 2016, 17:47

António José da Silva escreveu:
zaratustra escreveu:


Excelente, a citação.
Fantástica, a força que as TUAS palavras deixam transparecer.
Segue o teu caminho (quaisquer que sejam as tuas opções).
Obrigado por este bocadinho.
Wink



Faço minhas as palavras do "Zara". Pros & Cons of Can's... 754215
Pros & Cons of Can's... 675116 Embarassed

Possa, isso já estava esquecido...
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 58
Localização : Quinta do Anjo

Pros & Cons of Can's... Empty
MensagemAssunto: Re: Pros & Cons of Can's...   Pros & Cons of Can's... EmptyDom Mar 13 2016, 17:48

José Miguel escreveu:
António José da Silva escreveu:
zaratustra escreveu:


Excelente, a citação.
Fantástica, a força que as TUAS palavras deixam transparecer.
Segue o teu caminho (quaisquer que sejam as tuas opções).
Obrigado por este bocadinho.
Wink



Faço minhas as palavras do "Zara". Pros & Cons of Can's... 754215
Pros & Cons of Can's... 675116 Embarassed

Possa, isso já estava esquecido...


Só hoje me dei conta deste tópico. Pros & Cons of Can's... 524928826

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Pros & Cons of Can's... 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
seven
Membro AAP



Mensagens : 812
Data de inscrição : 08/08/2011

Pros & Cons of Can's... Empty
MensagemAssunto: Re: Pros & Cons of Can's...   Pros & Cons of Can's... EmptyDom Mar 13 2016, 19:25

Boa tarde a todos.

Obrigado pelas respostas!

Caro td124: Se calhar não me exprimi bem. Eu já tenho um Musical fidelity X-Can V3. Não lhe parece ter qualidade suficiente para os Beyerdynamic?

Acha os Sony superiores aos Audioquest? Já ouviu estes últimos? Que tal lhe pareceram?

Caro António: quando estive em tu casa julgo que ouvimos apenas vinil e o teu sintonizador da Onkyo que me impressionou bastante.

Um abraço a todos e dêm sugestões e/ou partilhem as experiências!

Abraço,

Seven
Ir para o topo Ir para baixo
seven
Membro AAP



Mensagens : 812
Data de inscrição : 08/08/2011

Pros & Cons of Can's... Empty
MensagemAssunto: Re: Pros & Cons of Can's...   Pros & Cons of Can's... EmptyDom Mar 13 2016, 19:40

Caro Td124:

Mais uma perguntas:

Relativamente aos vários AKG - os q701 são semelhantes sonicamente aos K701? caso contrário, como descreverias as diferenças?

Aos Stax: Já alguma vez ouviste os Sigma? são semelhantes aos outos Stax ou aquela configuração cosegue aproximar a sensação a umas colunas?

E os Akg K1000 já ouviste? a mesma pergunta, aproximam-se mais da escuta de umas colunas?

Um abraço,

Seven
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 58
Localização : Quinta do Anjo

Pros & Cons of Can's... Empty
MensagemAssunto: Re: Pros & Cons of Can's...   Pros & Cons of Can's... EmptyDom Mar 13 2016, 19:44

seven escreveu:


Caro António: quando estive em tu casa julgo que ouvimos apenas vinil e o teu sintonizador da Onkyo que me impressionou bastante.



Olha que não, na volta já não te lembras, mas olha que ficastes bastante impressionado com o som dos Cans.
Claro que posso estar a fazer confusão...mas penso que não. Pros & Cons of Can's... 447836

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Pros & Cons of Can's... 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Pros & Cons of Can's... Empty
MensagemAssunto: Re: Pros & Cons of Can's...   Pros & Cons of Can's... Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Pros & Cons of Can's...
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» All about Cans !!!
» Which cans for on the go?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Colunas, Altifalantes e Crossovers :: Auscultadores-
Ir para: