Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
|
| Roger Waters - Is This The Life We Really Want? | |
|
+7António José da Silva Pierre José Miguel TD124 mango Luis Filipe Goios Goansipife 11 participantes | |
Autor | Mensagem |
---|
José Miguel Membro AAP
| Assunto: Re: Roger Waters - Is This The Life We Really Want? Qua Jun 07 2017, 21:41 | |
| - TD124 escreveu:
- José Miguel escreveu:
- (...) Quanto aos textos...
Ouvi dois álbuns do senhor, por hoje chega... Eu estava a brincar quando disse que ia ouvir o The Wall/The Final Cut ... pois estou a ouvir està pérola gravada em Aljezur !!!...
Eu percebi Paulo!!! (nós saímos para ver o sol deitar-se para lá da Ponte da Arrábida...)Talvez um destes dias tenha eu que re-visitar o The Wall ou o Final Cut... conheço, mas não não os temos... temos outros da banda. Contudo... A conversa está boa, mesmo boa! | |
| | | António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Roger Waters - Is This The Life We Really Want? Qua Jun 07 2017, 21:44 | |
| Essa maneira de falar "Dele" como se fosse algo real, mata-me...por amor de Deus. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | fifas Membro AAP
| Assunto: Re: Roger Waters - Is This The Life We Really Want? Qua Jun 07 2017, 21:55 | |
| Sobre a música:
Penso que este album é uma "homage" ao Pink Floyd. (Viram o último filme do James Bond?)
Penso que o ROGER assumidamente não pretende ser inovador. A ideia é simplesmente encerrar um ciclo, aquele que tinha tentado fechar no Final CUT, mas em meu entender não foi possivel, pois o PINK FLOYD já não existia quando gravaram o disco.
Acredito que este será o seu último album. E atrevo-me a dizer aínda mais... Se todos fossem vivos este album teria provavelmente sido gravado por todos os membros da banda...
Sem entrar em pormenores técnicos que tornem a discussão "pesada", então aqui vai:
Tomem por exemplo a faixa smell the roses. O que têm a dizer sobre a melodia? É só uma? tem só um tema? Está repartida em sub-temas? tem contra-cantos? tocados por instrumentos, ou executados por samplers? e os back vocals ou as "restantes vozes" (a rapariga no rádio, o cão a ladrar, o homem a falar). E os solos dos instrumentos (teclas, guitarra e baixo) são feitos ao estilo de quem? Creio que o Roger quer e consegue através da música mostrar profundo respeito pelo David, pelo Richie e pelo Nick. Quase parece que através da música está a pedir desculpa e a reconhecer que a força do Floyd estava na união e no contributo de todos para a "explosão" de talento e inovação que era aquela Banda. Ele está dizer. Desculpem, vocês estavam certos!... mas eu também! ("não se pode chegar mais alto"... e acrescento eu, do que nós tivemos com o medle, dark side, wish you were here e por fim em the wall...)
Talvez de outra forma consiga explicar melhor:
O baixo na maioria do tempo lembra o quê? -é um "leit motif" para o another brick on the wall (album -the wall) -e a progressão da harmonia da canção não vos cheira a (have a cigar?) (album-wish you where here). -e quando tudo pára no meio da canção temos o quê? reminiscências de "speak to me", "money" e "time" (album - dark side), com um toque de Roger pós floyd , three wishes (album amused to death). - e o cão a ladrar de forma agressiva, não será a outra face da moeda do cão que cantava no animals?
Sinceramente, sem ser inovador, acho genial. Mais aínda, o que está feito neste disco seria o som do Pink floyd do séc XXI.
Última edição por fifas em Qua Jun 07 2017, 22:01, editado 1 vez(es) | |
| | | José Miguel Membro AAP
Mensagens : 9401 Data de inscrição : 16/08/2015 Idade : 43 Localização : A Norte, ainda a Norte...
| Assunto: Re: Roger Waters - Is This The Life We Really Want? Qua Jun 07 2017, 21:58 | |
| - António José da Silva escreveu:
- Essa maneira de falar "Dele" como se fosse algo real, mata-me...por amor de Deus.
O que é real? O que é a Realidade? Deus é tão real como qualquer outra coisa que possa ser nomeada! (para mim, pela forma como entendo ser a Realidade!)Eu não sei se Deus tem existência para lá disto que partilho com o António, mas uma coisa eu sei - Ele não tem responsabilidade pela #&%=$ que fazemos. Eu creio que já partilhei um texto de Raúl Brandão aqui em que fica bem claro o que penso sobre Deus... Ele é uma "ponte", como tantas outras (Física, Biologia, Matemática, ...), entre o Homem e o Mundo/Realidade. Serviu-nos muito e bem, não me interessa o que se coloca no lugar de Deus, porque uma "ponte" terá sempre que existir e terá tanta força quanta a dependência dela... O tal texto: Foi por ter estas ideias na cabeça que estranhei que o Roger Waters colocasse a questão de substituir Deus... mas o resto da letra revela bem que ele sabe que é o Homem e não Deus o responsável! | |
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Roger Waters - Is This The Life We Really Want? Qua Jun 07 2017, 22:00 | |
| - fifas escreveu:
- Sobre a música:
Penso que este album é uma "homage" ao Pink Floyd. (Viram o último filme do James Bond?)
Penso que o ROGER assumidamente não pretende ser inovador. A ideia é simplesmente encerrar um ciclo, aquele que tinha tentado fechar no Final CUT, mas em meu entender não foi possivel, pois o PINK FLOYD já não existia quando gravaram o disco.
Acredito que este será o seu último album. E atrevo-me a dizer aínda mais... Se todos fossem vivos este album teria provavelmente sido gravado por todos os membros da banda...
Sem entrar em pormenores técnicos que tornem a discussão "pesada", então aqui vai:
Tomem por exemplo a faixa smell the roses. O que têm a dizer sobre a melodia? É só uma? tem só um tema? Está repartida em sub-temas? tem contra-cantos? tocados por instrumentos, ou executados por samplers? e os back vocals ou as "restantes vozes" (a rapariga no rádio, o cão a ladrar, o homem a falar). E os solos dos instrumentos (teclas, guitarra e baixo) são feitos ao estilo de quem? Creio que o Roger quer e consegue através da música mostrar profundo respeito pelo David, pelo Richie e pelo Nick. Quase parece que através da música está a pedir desculpa e a reconhecer que a força do Floyd estava na união e no contributo de todos para a "explosão" de talento e inovação que era aquela Banda. Ele está dizer. Desculpem, vocês estavam certos!... mas eu também! ("não se pode chegar mais alto"... e acrescento eu, do que nós tivemos com o medle, dark side, wish you were here e por fim em the wall...)
O baixo na maioria do tempo lembra o quê? -é um "leit motif" para o another brick on the wall (album -the wall) -e a progressão da harmonia da canção não vos cheira a (have a cigar?) (album-wish you where here). -e quando tudo pára no meio da canção temos o quê? reminiscências de "speak to me", "money" e "time" (album - dark side), com um toque de Roger pós floyd , three wishes (album amused to death).
Sinceramente, sem ser inovador, acho genial. Mais aínda, o que está feito neste disco seria o som do Pink floyd do séc XXI.
_________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
Mensagens : 9401 Data de inscrição : 16/08/2015 Idade : 43 Localização : A Norte, ainda a Norte...
| Assunto: Re: Roger Waters - Is This The Life We Really Want? Qua Jun 07 2017, 22:22 | |
| Essa observação revela um grande conhecimento do trabalho da banda, já não consigo acompanhar...
Eu fiz uma breve referência a essa canção porque gostei dela, mas o poema é intrincado e toca vários pontos que acabam por se cruzar.
Eu vi/ouvi uma grande coerência no álbum, quer ao nível das letras quer ao nível do instrumental, por isso tocou todo de uma penada!
| |
| Assunto: Re: Roger Waters - Is This The Life We Really Want? Qui Jun 08 2017, 07:01 | |
| - José Miguel escreveu:
O tal texto:
Texto brutal e fantástico. Bela maneira de descrever a devoção e crença por um "ser" inventado. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | TD124 Membro AAP
Mensagens : 8270 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 59 Localização : França
| Assunto: Re: Roger Waters - Is This The Life We Really Want? Qui Jun 08 2017, 09:56 | |
| - fifas escreveu:
- (...) Penso que este album é uma "homage" ao Pink Floyd. ...
O baixo na maioria do tempo lembra o quê? -é um "leit motif" para o another brick on the wall (album -the wall) -e a progressão da harmonia da canção não vos cheira a (have a cigar?) (album-wish you where here). -e quando tudo pára no meio da canção temos o quê? reminiscências de "speak to me", "money" e "time" (album - dark side), com um toque de Roger pós floyd , three wishes (album amused to death). - e o cão a ladrar de forma agressiva, não será a outra face da moeda do cão que cantava no animals?
Sinceramente, sem ser inovador, acho genial. Mais aínda, o que está feito neste disco seria o som do Pink floyd do séc XXI. Amigo fifas, aprecio a maneira como analisa o album e estou mesmo de acordo complétamente com a dissecação que faz ... menos na conclusão. Venho de dar outra viradela ao disco (como o amigo Pierre me tinha proposto ...) e o resultado pouco mudou, e o pouco que mudou foi para pior e explico-me: O Ego surdimensionado do Waters é conhecido e mesmo ele gabou-se indirectamente e vàrias vezes, de ter sido o "cérebro" dos Floyd ... entéao de um "cérebro" espero inteligência e pareçe-me ser o minimo a exigir. A ideia de utilisar elementos do patrimonio artistico afim de criar um "temporal crossover" (cruzamento temporal) como dizem os anglo-saxões não é nova na produção artistica e os exemplos abundam... A ultima faixa do ultimo album dos REM que assina o fim do grupo é um belo exemplo. A faixa Blue cria um crescendo que subentende passagens do "Monster", depois as guitarras em distorção tocam a melodia de "Country Feedback" com a energia do desespero ... apareçe afim de apaziguar a colera, ou de confortar, a Patti Smith cantando no registro melodico de "E-Bow the letter" e finalmente a faixa e o album fecham sobre uma energia cacofonica e desesperada como um requiem maldito... Isto é o que eu chamo fechar a porta com classe, inteligência e sentido artistico, pois o simbolo é utilisado afim de magnificar o sentido e não de manipular o auditor! O Bowie no seu ultimo album, poderia ter ido buscar na sua coleção enorme de personagens e de faixas cultissimas elementos para fazer um "crossover" luxuoso. Mas o homém (Bowie) é demasiado inteligente para andar de gatas quando pode saltar para as nuvens ... então foi buscar a electronice e jovens artistas de talento para criar um ultimo personagem, e fazer musicalmente um album do XXI século ... com classe e dignidade! Estes simples dois exemplos mostram, até que ponto o Waters (se este deveria ser o ultimo album) fecha muito mal a porta da sua carreira ... pois fora a ausência de surpresa, ele assena e manipula, ora que a arte da "Arte" é de subentender, insinuar. Mesmo a escrita mereçe umas palmadinhas, pois a critica social é aqui salpicada de pretenciosas alusões metafisicas ... ora que o homém é muito mais conhecido pela sua escrita doentia e depressiva (e por isso gostamos dele), do que por uma intelectualidade à la Peter Hammill. Ele tenta neste album uma escritura "eliptica e opaca" como o Gabriel fez no "The lamb lies down..." ou o Scott Walker no "Tilt" ... mas este exercicio não é dado a todos os artistas... Por estas e outras, o termo genial é nmho excessivo, quanto a considerar como uma obra moderna o que é um reciclagem de quase 50 anos de carreira ... pareçe-me exagerado e demasiado elogioso visto o resultado ... Não leve a mal, é simplesmente o que penso ... e o resultado da decepção de ver um grande gatinhar em vez de correr !!! - José Miguel escreveu:
- António José da Silva escreveu:
- Essa maneira de falar "Dele" como se fosse algo real, mata-me...por amor de Deus.
O que é real?
O que é a Realidade? ... Se este ultimo album do Waters pode criar questões tão metafisicas ... imagino o que daria se estivessemos a falar do Spirit of Eden dos Talk-Talk !!!... | |
| | | Goansipife Membro AAP
Mensagens : 3791 Data de inscrição : 04/12/2011 Idade : 65 Localização : Freiria - Torres Vedras
| Assunto: Re: Roger Waters - Is This The Life We Really Want? Qui Jun 08 2017, 10:11 | |
| Já agora e dando uma pequena continuação à estória do tal Deus, temos da história da Literatura Nacional e de Frei António das Chagas (António Fonseca Soares), séc. XVII: CONTA E TEMPO Deus pede estrita conta de meu tempo. E eu vou, do meu tempo, dar-lhe conta. Mas, como dar, sem tempo, tanta conta, Eu, que gastei, sem conta, tanto tempo? Para dar minha conta feita a tempo, O tempo me foi dado, e não fiz conta. Não quis, sobrando tempo, fazer conta. Hoje, quero fazer conta, e não há tempo. Oh, vós, que tendes tempo sem ter conta, Não gasteis vosso tempo em passatempo. Cuidai, enquanto é tempo, em fazer conta! Pois, aqueles que, sem conta, gastam tempo, Quando o tempo chegar, de prestar conta, Chorarão, como eu, o não ter tempo... | |
| Assunto: Re: Roger Waters - Is This The Life We Really Want? Qui Jun 08 2017, 10:50 | |
| Bela partilha Gonçalo, desconhecíamos esse poema, mas tem mesmo pertinência no contexto desta conversa. O Homem é mesmo tramado, a sua natureza é negada por si em função de algo que é da sua própria natureza... preso em contradições por vezes erra mais do que seria desejável - porque não errar é impensável. Como estamos a partilhar, deixo uma página de Goethe: | |
| | | Pierre Membro AAP
Mensagens : 1576 Data de inscrição : 24/11/2010 Idade : 55 Localização : Elvas
| Assunto: Re: Roger Waters - Is This The Life We Really Want? Qui Jun 08 2017, 10:54 | |
| Após tanta ironia, ego e conflito, acham o Waters um homem crente? | |
| Assunto: Re: Roger Waters - Is This The Life We Really Want? Qui Jun 08 2017, 10:58 | |
| | |
| | | Pierre Membro AAP
| Assunto: Re: Roger Waters - Is This The Life We Really Want? Qui Jun 08 2017, 11:16 | |
| | |
| Assunto: Re: Roger Waters - Is This The Life We Really Want? Qui Jun 08 2017, 11:28 | |
| _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | TD124 Membro AAP
Mensagens : 8270 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 59 Localização : França
| Assunto: Re: Roger Waters - Is This The Life We Really Want? Qui Jun 08 2017, 11:32 | |
| - Pierre escreveu:
- Após tanta ironia, ego e conflito, acham o Waters um homem crente?
Claro que é crente e mesmo praticante ... mas não sei actualmente de qual substância !!! | |
| | | Pierre Membro AAP
| Assunto: Re: Roger Waters - Is This The Life We Really Want? Qui Jun 08 2017, 11:51 | |
| É tudo muito dúbio. Interessante o facto do Waters utilizar a religião e propriamente o catolocismo para explanar a sua obra. | |
| Assunto: Re: Roger Waters - Is This The Life We Really Want? Qui Jun 08 2017, 12:02 | |
| - Pierre escreveu:
- É tudo muito dúbio. Interessante o facto do Waters utilizar a religião e propriamente o catolocismo para explanar a sua obra.
Em muito da sua obra relacionado com esta temática (religião), acho que a palavra chave é a ironia que tem o seu auge em Amused to death. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | Pierre Membro AAP
| Assunto: Re: Roger Waters - Is This The Life We Really Want? Qui Jun 08 2017, 12:13 | |
- Pierre escreveu:
- É tudo muito dúbio. Interessante o facto do Waters utilizar a religião e propriamente o catolocismo para explanar a sua obra.
Em muito da sua obra relacionado com esta temática (religião), acho que a palavra chave é a ironia que tem o seu auge em Amused to death. É exactamente nesse álbum que também acho, existir a termenda ironia. Mas mesmo assim, é incrível como se utiliza todo o ambiente e tempo, na revolta que quer mostrar ao mundo. | |
| | | mango Membro AAP
| Assunto: Re: Roger Waters - Is This The Life We Really Want? Sáb Jun 10 2017, 17:16 | |
| Enquanto o vinil não chega o dac da cirrus logic do iphone e ficheiros a 320k vão servindo...
Belo album. | |
| Assunto: Re: Roger Waters - Is This The Life We Really Want? Sáb Jun 10 2017, 20:23 | |
| - mango escreveu:
Belo album. Também acho que sou capaz de cair em tentação. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | mango Membro AAP
| Assunto: Re: Roger Waters - Is This The Life We Really Want? Seg Jun 12 2017, 10:31 | |
- mango escreveu:
Belo album.
Também acho que sou capaz de cair em tentação. Ao contrario de outros colegas foristas, quanto mais oiço mais gosto. | |
| | | fifas Membro AAP
| Assunto: Re: Roger Waters - Is This The Life We Really Want? Seg Jun 12 2017, 14:17 | |
| "Ao contrario de outros colegas foristas, quanto mais oiço mais gosto." Comprei na worten... Vinyl-18.90 euros... | |
| | | mango Membro AAP
| Assunto: Re: Roger Waters - Is This The Life We Really Want? Seg Jun 12 2017, 15:14 | |
| | |
| | | Manel Membro AAP
| Assunto: Re: Roger Waters - Is This The Life We Really Want? Seg Jun 12 2017, 15:42 | |
| Por aqui roda o CD e também estou a gostar. | |
| | | MatiasLT
| Assunto: Re: Roger Waters - Is This The Life We Really Want? Sáb Dez 30 2017, 18:40 | |
| Para mim o mais grave neste LP é a aparente má qualidade da prensagem. Comprei-o novo em loja e tive o devolver 2 (?!) vezes. Em ambas o disco vinha bastante riscado de fábrica. Algo que me surpreendeu pela negativa. À terceira troca exigi abri-lo logo na loja para não andar para trás e para a frente... | |
| | | Pierre Membro AAP
| Assunto: Re: Roger Waters - Is This The Life We Really Want? Dom Dez 31 2017, 11:38 | |
| - MatiasLT escreveu:
- Para mim o mais grave neste LP é a aparente má qualidade da prensagem. Comprei-o novo em loja e tive o devolver 2 (?!) vezes. Em ambas o disco vinha bastante riscado de fábrica. Algo que me surpreendeu pela negativa. À terceira troca exigi abri-lo logo na loja para não andar para trás e para a frente...
Música gravada nesta Era? Formato físico CD ou streaming. | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Roger Waters - Is This The Life We Really Want? | |
| |
| | | | Roger Waters - Is This The Life We Really Want? | |
|