Assunto: Spray limpador de contactos Qua Jun 28 2017, 00:26
Preciso de limpar os contactos do meu amp, sobretudo o do volume que está a fazer aquela "rustilhada" quando aumento ou baixo o volume. Algum spray que possam aconselhar? Obrigado
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
Assunto: Re: Spray limpador de contactos Qua Jun 28 2017, 07:00
Riskas escreveu:
Preciso de limpar os contactos do meu amp, sobretudo o do volume que está a fazer aquela "rustilhada" quando aumento ou baixo o volume. Algum spray que possam aconselhar? Obrigado
Tens vários no mercado. O mais perto é normalmente um AKI para este tipo de cenas DIY. Este já usei e sei que e bom, mas julgo que a maioria fará o trabalho.
Wurth
_________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince
If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...
The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte
Riskas Membro AAP
Assunto: Re: Spray limpador de contactos Qua Jun 28 2017, 14:43
Ok, obrigado. De momento resolvi a situação com a velha técnica de rodar o botão repetidas vezes, para um lado e para o outro, até desaparecer o ruído. Resultou, o ruído desapareceu. Se voltar, vai de spray.
mango Membro AAP
Assunto: Re: Spray limpador de contactos Qua Jun 28 2017, 15:29
O "ruido" deve-se a impurezas que se alojam nas pistas de carvão dos potenciometros ao longo dos anos...rodar com o botão de um lado para o outro não as remove, apenas mudam de sitio e mais cedo ou mais tarde volta a acontecer o mesmo.
Riskas Membro AAP
Assunto: Re: Spray limpador de contactos Qua Jun 28 2017, 16:15
mango escreveu:
O "ruido" deve-se a impurezas que se alojam nas pistas de carvão dos potenciometros ao longo dos anos...rodar com o botão de um lado para o outro não as remove, apenas mudam de sitio e mais cedo ou mais tarde volta a acontecer o mesmo.
Exacto. Quando voltarem levam com o spray
TS1lva Membro AAP
Assunto: Re: Spray limpador de contactos Seg Nov 06 2017, 21:12
Spray limpa contactos e um pouco de ar comprimido lá p'ra dentro, ir rodando e limpando, até desaparecer o ruído.
E pf não usem spray do tipo wd40, senão, digam adeus ao potenciómetro.
agorgal Membro AAP
Mensagens : 1442 Data de inscrição : 19/12/2012 Localização : Porto
Assunto: Re: Spray limpador de contactos Ter Nov 07 2017, 08:00
TS1lva escreveu:
Spray limpa contactos e um pouco de ar comprimido lá p'ra dentro, ir rodando e limpando, até desaparecer o ruído.
E pf não usem spray do tipo wd40, senão, digam adeus ao potenciómetro.
O ideal: Kontakt 60, para limpeza de contactos mas sem lubrificante.
Pedro L200 Membro AAP
Mensagens : 249 Data de inscrição : 09/03/2017 Idade : 45 Localização : Return home
Assunto: Re: Spray limpador de contactos Ter Nov 07 2017, 15:25
agorgal escreveu:
O ideal: Kontakt 60, para limpeza de contactos mas sem lubrificante.
Uso o kontakt 60 e para mim serve perfeitamente mas caro agorgal corrija-me se estiver errado, penso que o dito é um dois em um, limpa e lubrifica!!
agorgal Membro AAP
Assunto: Re: Spray limpador de contactos Ter Nov 07 2017, 16:54
O Kontakt 60 é apenas um "detergente" para contactos. Não possui nenhum agente lubrificante. Dentro da linha Kontakt o 40 e 61 são, esses sim, lubrificantes. Tal como o WD40.
Pedro L200 Membro AAP
Mensagens : 249 Data de inscrição : 09/03/2017 Idade : 45 Localização : Return home
Assunto: Re: Spray limpador de contactos Ter Nov 07 2017, 17:43
agorgal escreveu:
O Kontakt 60 é apenas um "detergente" para contactos. Não possui nenhum agente lubrificante. Dentro da linha Kontakt o 40 e 61 são, esses sim, lubrificantes. Tal como o WD40.
Prezado agorgal agradeço o esclarecimento, como lhe disse poderia perfeitamente estar enganado.
agorgal Membro AAP
Assunto: Re: Spray limpador de contactos Qua Nov 08 2017, 08:07
Pedro L200 escreveu:
agorgal escreveu:
Prezado agorgal agradeço o esclarecimento, como lhe disse poderia perfeitamente estar enganado.
Costumo finalizar o tratamento com recurso a uma lata de ar comprimido de forma a retirar o liquido e os resíduos do interior do elemento tratado. Penso que este último passo é muito importante.
Pedro L200 Membro AAP
Assunto: Re: Spray limpador de contactos Qua Nov 08 2017, 10:14
Sim, esse processo é importantíssimo, tambem o vou fazendo durante a limpeza, tento limpar todos os resíduos. No final realmente não secava totalmente o líquido pensando eu que este continha algum agente lubrificante e que isso seria benéfico Sempre a aprender
Nafty Membro AAP
Mensagens : 607 Data de inscrição : 06/12/2011 Localização : Madrid
Assunto: Re: Spray limpador de contactos Seg Nov 27 2017, 21:42
Senhores, o melhor de todos os sprays para contactos é o DeoxIT D5 da marca CAIG. A opinião profissional é unânime. http://store.caig.com/s.nl/sc.2/category.188/.f
EMCS Membro AAP
Mensagens : 506 Data de inscrição : 25/05/2013 Idade : 54 Localização : Perto do mar... Móóóó!!!
Assunto: Re: Spray limpador de contactos Ter Nov 28 2017, 23:33
Existe também um Spray de contacto eletrónico no Mercado da BERNER, que acho sumamente bom, e o qual utilizei em 6 amplificadores de sala ambiente do trabalho e não só banhei-os com este produto, depois com o ar à pressão esparecí bem o produto até ficar mesmo impecável sem nenhum pó e com os botões todos a fazerem contacto, já que não estavam a trabalher... RESULTADO: Estão em perfeito estado de conservação e a trabalhar IMPECÁVELMENTE...
Até mesmo hoje estive a lubrificar um corta-papéis que estava num estado lastimável... Resultado: 5 Estrelas...
Aqui deixo então a minha dica!!! Grande abraço Eduardo
Hallscool Membro AAP
Mensagens : 746 Data de inscrição : 10/02/2015 Idade : 43 Localização : Porto
Assunto: Re: Spray limpador de contactos Sáb maio 12 2018, 18:10
Fiquei agora a saber que não se deve usar WD40. Por norma é o que uso. Ainda há pouco tempo o meu Pioneer A400 estava a fazer ruído quando se aumentava o volume. WD40 resolveu. Está novo.
taunus Membro AAP
Mensagens : 346 Data de inscrição : 12/11/2016 Idade : 50 Localização : Maia
Assunto: Re: Spray limpador de contactos Sáb maio 12 2018, 18:18
Hallscool escreveu:
Fiquei agora a saber que não se deve usar WD40. Por norma é o que uso. Ainda há pouco tempo o meu Pioneer A400 estava a fazer ruído quando se aumentava o volume. WD40 resolveu. Está novo.
Pois, aparentemente resolve esses problemas, no entanto como contém hidrocarbonetos ao final de algum tempo pode degradar certos componentes electrónicos e materiais plásticos. Não é de todo aconselhável.
luis lopes Membro AAP
Mensagens : 4993 Data de inscrição : 25/02/2011 Idade : 57 Localização : Covilhã
Assunto: Re: Spray limpador de contactos Qui maio 17 2018, 21:50
cá por casa anda um spray limpa contactos da philips
okapi Membro AAP
Mensagens : 122 Data de inscrição : 18/05/2016 Localização : Glasgow
Assunto: Re: Spray limpador de contactos Seg maio 21 2018, 09:30
Nafty escreveu:
Senhores, o melhor de todos os sprays para contactos é o DeoxIT D5 da marca CAIG. A opinião profissional é unânime. http://store.caig.com/s.nl/sc.2/category.188/.f
Sem duvida que é ,tenho vindo a usar faz algum tempo. Para os meus PC´s uso um outro também muito bom da marca ECSP da Eletroclube um pouco mais barato por ser fabricado na UK.
moreira Membro AAP
Mensagens : 71 Data de inscrição : 04/02/2017 Idade : 64 Localização : Maia
Assunto: Limmpeza de potenciometros Sáb Abr 18 2020, 18:31
Ola a Todos!
Tenho um potenciómetro do volume do amplificador Grundig V 7200 que faz ruído quando gira. Andei a ler as opiniões deste tópico e pesquisei também na net. As especificações dos sprays aconselhados são muito idênticas e confusas e polémicas. Basicamente cheguei a seguinte conclusão:
Para os potenciómetros rotativos temos de considerar e avaliar qual o seu estado:
1-Esta sujo?
2-Esta oxidado?
3-Esta gasto?
No caso 1 - lata de ar comprimido caso não resulte usar um spray cleaner suave que não ataque plásticos, nem borrachas. Agora as minhas duvidas para este caso:
1.1- deverá ter as propriedades de limpar a gordura e a poeira? 1.2- deve lubrificar ou deve ser seco (não deixar resíduo)?
Caso 2 - spray solvente desoxidante com lubrificação. Neste caso se é desoxidante e lubrificante será sempre húmido.
2.1- Agora uma duvida a fina camada de lubrificante poderá ser uma barreira a voltagens inferiores e 1 volt?
Caso 3 - Acho que só a sua substituição irá resolver o problema.
Estou procurando um spray limpa potenciómetros, que não ataque plástico, borracha, que não deixe resíduos, se evapore rapidamente e que seja aconselhado para componentes electrónicos, Hi-Fi e se possa comprar em Portugal ou na UE.
Cordiais cumprimentos a todos
Alexandre Vieira Membro AAP
Mensagens : 8560 Data de inscrição : 11/01/2013 Idade : 54 Localização : The Other Band
Assunto: Re: Spray limpador de contactos Sáb Abr 18 2020, 18:54
moreira escreveu:
Ola a Todos!
Tenho um potenciómetro do volume do amplificador Grundig V 7200 que faz ruído quando gira. Andei a ler as opiniões deste tópico e pesquisei também na net. As especificações dos sprays aconselhados são muito idênticas e confusas e polémicas. Basicamente cheguei a seguinte conclusão:
Para os potenciómetros rotativos temos de considerar e avaliar qual o seu estado:
1-Esta sujo?
2-Esta oxidado?
3-Esta gasto?
No caso 1 - lata de ar comprimido caso não resulte usar um spray cleaner suave que não ataque plásticos, nem borrachas. Agora as minhas duvidas para este caso:
1.1- deverá ter as propriedades de limpar a gordura e a poeira? 1.2- deve lubrificar ou deve ser seco (não deixar resíduo)?
Caso 2 - spray solvente desoxidante com lubrificação. Neste caso se é desoxidante e lubrificante será sempre húmido.
2.1- Agora uma duvida a fina camada de lubrificante poderá ser uma barreira a voltagens inferiores e 1 volt?
Caso 3 - Acho que só a sua substituição irá resolver o problema.
Estou procurando um spray limpa potenciómetros, que não ataque plástico, borracha, que não deixe resíduos, se evapore rapidamente e que seja aconselhado para componentes electrónicos, Hi-Fi e se possa comprar em Portugal ou na UE.
Cordiais cumprimentos a todos
Tenho tido mais sucesso com o álcool isopropílico que com o limpa contactos, é o mais apropriado para este fim pois a porcentagem de água é menor do que 1%, e por isso a hipótese de oxidação das peças é quase nula.
timendonca
Mensagens : 13 Data de inscrição : 19/03/2020 Idade : 47 Localização : Lisboa
Assunto: Re: Spray limpador de contactos Seg Abr 20 2020, 11:18
Olá a todos,
exactamente como eu, há anos que só uso álcool isopropílico e resolve muito bem essa questão dos ruídos dos botões.
Compro-o em todo o lado, farmácias, Akis e Staples da vida. Aliado a uma escova anti electricidade estática, tem feito maravilhas por todos os componentes eléctricos de som da família.
WD 40 uso bastante, mas para limpar partes de mecânicas de bicicletas e automóveis, mas não me atrevo a usá-lo em componentes eléctricos, pois penso que a sua gordura deverá atrair bastante o pó (tenho essa ideia, mas sem sem ter confirmação).
Obrigado
reirato Membro AAP
Mensagens : 3642 Data de inscrição : 08/11/2010 Idade : 80 Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa
Assunto: Re: Spray limpador de contactos Seg Abr 20 2020, 13:17
okapi escreveu:
Nafty escreveu:
Sem duvida que é ,tenho vindo a usar faz algum tempo. Para os meus PC´s uso um outro também muito bom da marca ECSP da Eletroclube um pouco mais barato por ser fabricado na UK.
Disto??…
Mas é caro como o ouro…
1 latinha por 27€ + 20€; 2 latinhas são 2x27€ + 20€!?... A vida está cara, ufff….
Evan Oliveira Membro AAP
Mensagens : 184 Data de inscrição : 15/11/2017 Idade : 64 Localização : Capital... da Bairrada!
Assunto: Re: Spray limpador de contactos Ter Abr 21 2020, 00:46
Hallscool escreveu:
Ainda há pouco tempo o meu Pioneer A400 estava a fazer ruído quando se aumentava o volume. WD40 resolveu. Está novo.
Pode ser... mas eu já vi um pré amp ser seriamente danificado graças à utilização de liquido WD40. Foi aplicado em excesso e escorreu para o circuito do pré, curto circuitando o mesmo...!!
agorgal Membro AAP
Assunto: Re: Spray limpador de contactos Dom Abr 26 2020, 10:13
Evan Oliveira escreveu:
Hallscool escreveu:
Ainda há pouco tempo o meu Pioneer A400 estava a fazer ruído quando se aumentava o volume. WD40 resolveu. Está novo.
Pode ser... mas eu já vi um pré amp ser seriamente danificado graças à utilização de liquido WD40. Foi aplicado em excesso e escorreu para o circuito do pré, curto circuitando o mesmo...!!
Penso que o WD40 não é indicado para circuitos electrónicos. Uso Kontakt 60 sem qualquer problema. Se necessária lubrificação, a seguir uso Kontakt 61. Sempre com os equipamentos desligados da corrente e só ligados após a certeza que os circuitos estão absolutamente secos. O lubrificante deve ser utilizado nas peças móveis com o cuidado de não atingir os circuitos.
Mensagens : 8560 Data de inscrição : 11/01/2013 Idade : 54 Localização : The Other Band
Assunto: Re: Spray limpador de contactos Dom Abr 26 2020, 11:21
[quote="agorgal"]
Evan Oliveira escreveu:
Hallscool escreveu:
O lubrificante deve ser utilizado nas peças móveis com o cuidado de não atingir os circuitos.
Mesmo....!!!
Estraguei um amplificador assim...(fiquei com a coleção mais pequena à conta da impaciência)
Evan Oliveira Membro AAP
Mensagens : 184 Data de inscrição : 15/11/2017 Idade : 64 Localização : Capital... da Bairrada!
Assunto: Re: Spray limpador de contactos Seg Abr 27 2020, 11:54
O que acontece, é que o WD40 não seca. Se for colocada quantidade (muito difícil de controlar ao aplicar) que escorra, cai para os componentes e fica aí depositado. Depois quando se liga, pode acontece o inesperado... a não ser que antes de ligar se limpe cuidadosamente o sitio onde foi aplicado...!
Os líquidos adequados e referidos anteriormente, evaporam rapidamente, não colocando em risco a integridade do aparelho.
TS1lva Membro AAP
Assunto: Re: Spray limpador de contactos Seg Abr 27 2020, 18:27
Evan Oliveira escreveu:
O que acontece, é que o WD40 não seca. Se for colocada quantidade (muito difícil de controlar ao aplicar) que escorra, cai para os componentes e fica aí depositado. Depois quando se liga, pode acontece o inesperado... a não ser que antes de ligar se limpe cuidadosamente o sitio onde foi aplicado...!
Os líquidos adequados e referidos anteriormente, evaporam rapidamente, não colocando em risco a integridade do aparelho.
O wd40 não é adequado, trata-se de um lubrificante, deixa película de gordura...pode até piorar a situação.
Nafty Membro AAP
Assunto: Re: Spray limpador de contactos Dom maio 10 2020, 21:39
Outro para a coleção.
Este se vende na RS Components. Abraço.
Nafty Membro AAP
Assunto: Re: Spray limpador de contactos Dom maio 10 2020, 21:57
reirato escreveu:
okapi escreveu:
Nafty escreveu:
Disto??…
Mas é caro como o ouro…
1 latinha por 27€ + 20€; 2 latinhas são 2x27€ + 20€!?... A vida está cara, ufff….
Senhor Reirato estamos a falar de um produto para profissionais e um profissional que se digne não joga com estas coisas. Um potenciómetro é um componentes fundamental com um uso intensivo portanto, grandes males grandes remédios. Á parte disso não é um produto para uso massivo. Não é para limpar o pö nem o chão. Quer dizer, que um spray destes para uso em potenciómetros e contactos, pode durar 1 ou 2 anos. Como aquelas destilações alquimicas para momentos difíceis em que a gente diz....se não é para todos os dias pelo menos que seja bom. Diga-me lá porque é que eu uso isto para limpar o conduto e não uso aquilo para limpar o potenciómetro ? Caros são os Kabbus senhor Reiraro.
Última edição por Nafty em Dom maio 10 2020, 22:39, editado 1 vez(es)
Nafty Membro AAP
Assunto: Re: Spray limpador de contactos Dom maio 10 2020, 22:01
Senhor Alexandre Vieira, diga ao pessoal da escola que o que os miúdos (e os grossos também) escrevem nas mesas secretarias se pode limpar com WD40 misturado com pasta de dentes. Também limpa os quadros de rótulos. Isso está provado por mim.
joydivision
Mensagens : 11 Data de inscrição : 19/06/2020 Localização : Vila Real de Santo António
Assunto: Re: Spray limpador de contactos Qui Jun 25 2020, 23:25
Tenho feito muito boas experiências a limpar potenciómetros e interruptores com um spray não-lubrificante chamado "Dry Clean Contact Spray" da marca Ewent. É dos tais que seca sem deixar resíduos e é bastante eficaz.
TS1lva Membro AAP
Assunto: Re: Spray limpador de contactos Seg Jun 29 2020, 14:49
Nafty escreveu:
reirato escreveu:
okapi escreveu:
Nafty escreveu:
Disto??…
Mas é caro como o ouro…
Senhor Reirato estamos a falar de um produto para profissionais e um profissional que se digne não joga com estas coisas. Um potenciómetro é um componentes fundamental com um uso intensivo portanto, grandes males grandes remédios. Á parte disso não é um produto para uso massivo. Não é para limpar o pö nem o chão. Quer dizer, que um spray destes para uso em potenciómetros e contactos, pode durar 1 ou 2 anos. Como aquelas destilações alquimicas para momentos difíceis em que a gente diz....se não é para todos os dias pelo menos que seja bom. Diga-me lá porque é que eu uso isto para limpar o conduto e não uso aquilo para limpar o potenciómetro ? Caros são os Kabbus senhor Reiraro.
Pois, pois, profissional que se digne, não usa só spray's.
Antes:
Depois:
Há casos que só despejar spray não resulta, ou é apenas uma situação temporária, há que desmontar, abrir, e limpar como deve ser.
masa Membro AAP
Mensagens : 411 Data de inscrição : 29/01/2013 Idade : 79 Localização : Vale de Milhaços
Assunto: Re: Spray limpador de contactos Sex Jan 15 2021, 18:01
Voltando a este tópico . Já alguém experimentou este produto no equipamentos a váivulas ?
Walker Audio Extreme SST Contact Enhancer .
JPEREIRA Membro AAP
Assunto: Re: Spray limpador de contactos Sáb Jan 16 2021, 13:48
Olá
á prova das forças Armadas da Nato, e não conheço melhor que o Q20 e é vendido pela Servelec assistam ao video O resto também pode ser bom, mas este é do melhor que há e custa 12,50€ a unidade
Alexandre Vieira gosta desta mensagem
JPEREIRA Membro AAP
Assunto: Re: Spray limpador de contactos Sáb Jan 16 2021, 13:53
Olá
Tem a vantagem de poder ser usado sem risco de dano nos equipamentos o Q20, podem ter a mania de que são os maiores do mundo os AMARICANOS
Mas na verdade em muitas coisas são mesmo os melhores
masa Membro AAP
Mensagens : 411 Data de inscrição : 29/01/2013 Idade : 79 Localização : Vale de Milhaços
Assunto: Re: Spray limpador de contactos Dom Jan 17 2021, 15:11
Compadre Jorge fui ver ao site da Servelec o preço 17,90 . Aumentou com o confinamento ?
luis lopes Membro AAP
Mensagens : 4993 Data de inscrição : 25/02/2011 Idade : 57 Localização : Covilhã
Assunto: Re: Spray limpador de contactos Dom Jan 17 2021, 17:09
Na Mauser também têm, e na servelec têm varias marcas... Spray Limpa Contacto S/Resíduo G-22 200ml Due-Ci 6€
JPEREIRA Membro AAP
Assunto: Re: Spray limpador de contactos Dom Jan 17 2021, 21:32
Olá
Se o meu amigo e compadre MASSA quiser o Q20 é só dizer que trato de conseguir por 12€, atenção que esta oferta se estende a todos participantes do fórum , só não passo factura, mas também posso passar acresce o valor do iva
O produto é só qualquer coisa de fantástico, se não tivesse visto ao vivo e a cores colocar uma lâmpada acesa dentro de água com as mãos e não apanhar choque, não conheço melhor para contactos electricos, e a minha actividade é químicos automotivos, eu já uso há muito tempo, fichas de ligação nos automóveis, nas baterias, ligações de unidades de comando
Protejam-se e protejam os outros também
Luis Filipe, Alexandre Vieira, masa e Fernando Salvado gostam desta mensagem
masa Membro AAP
Assunto: Re: Spray limpador de contactos Qua Jan 20 2021, 14:38
Compadre Jorge , estamos conversados . Quando puder ....
Assunto: Re: Spray limpador de contactos Qua Jan 20 2021, 14:44
masa escreveu:
Compadre Jorge , estamos conversados . Quando puder ....
Eu não me quero meter nisso, mas não consigo ver alguém da Outra Banda em perigo, mas o Q20 do Jorge "limpa" todas as aparelhagens!
masa gosta desta mensagem
JPEREIRA Membro AAP
Assunto: Re: Spray limpador de contactos Qua Jan 20 2021, 15:08
Olá
Compadre Masa, quando passar mais esta coisa do confinamento trataremos de lhe fazer chegar o spray milagroso, quanto ao nosso amigo Alexandre o spray é bom mas não me parece que no aparelho auditivo humano dê resultado, talvez derreter a cera e ficar a ouvir ainda melhor Mas também não me parece ser preciso uma vez que o Alexandre tem um sistema tão revelador que até o ritmo cardíaco dos músicos ele consegue ouvir Efetivamente com as ligações eléctricas lubrificadas o sistema toca ainda melhor
masa Membro AAP
Assunto: Re: Spray limpador de contactos Qua Jan 20 2021, 15:23
Compadre Jorge ,o Alexandre é um explorador de sons . Esse spray só iria piorar a situação . Sem ajudas ele consegue ouvir o que outros não ouvem ,imagine com um "limpador" .... Mon Dieu .
Assunto: Re: Spray limpador de contactos Qua Jan 20 2021, 15:26
masa escreveu:
Compadre Jorge ,o Alexandre é um explorador de sons . Esse spray só iria piorar a situação . Sem ajudas ele consegue ouvir o que outros não ouvem ,imagine com um "limpador" .... Mon Dieu .
Se quiser colocamos o meu "pequenino" (aquele pré que ele gosta muito) à sua porta que é pior que colocar um sapo para ele!
JPEREIRA Membro AAP
Assunto: Re: Spray limpador de contactos Qua Jan 20 2021, 17:31
Olá
Alexandre, o teu pequenino é tão bom que já o meteste de parte escondido numa gaveta qualquer, mas podes sempre utilizar o Q20 para limpar os dourados dos novos equipamentos e ouvires coisas novas
Até o teu outro valioso Dourado merecia os contactos e fichas lubrificadas por causa da humidade
Alexandre Vieira e masa gostam desta mensagem
Riskas Membro AAP
Assunto: Re: Spray limpador de contactos Seg Fev 15 2021, 01:31
Boas.
Voltando ao tema que aqui iniciei em 2017, o potenciómetro do meu amp agravou a "rustilhada" no canal direito. Abri o módulo e lá dentro está tudo imaculado, parece novo. Julgo que talvez alguma micro poeira tenha entrado na caixa de plástico do potenciómetro, o qual roda como no primeiro dia, bem calibrado. Julgo por isso que talvez baste usar o spray KONTAKT WL em vez do KONTAKT 60.( Ou usar os dois?) Nas especificações diz que é indicado para a limpeza de contactos com as superfícies de plugs, potenciómetros ou relés. Será que estou na direcção certa? Por outro lado também há o Dust Off 67 que me parece apenas ser ar comprimido a um preço alto. Obrigado.