| transporte + dac | |
|
|
Autor | Mensagem |
---|
nbaptista Membro AAP
| Assunto: transporte + dac Dom Ago 06 2017, 16:45 | |
| Qual é a opinião geral? É preferível um transporte + dac ou o integrado leitor de cd´s é preferível?Estou a fazer a experiência de ligar o Rega leitor de cds´ao amplificador diretamente sem o sinal passar pelo Dac isolado e estou a têr resultados muito satisfatórios!Qual é a explicação técnica para além de não necessitar de mais um cabo de sinal(o que liga o leitor de cd´s ao Dac) para os que acreditam que um integrado é melhor? | |
|
| |
lore Membro AAP
Mensagens : 1205 Data de inscrição : 11/07/2010 Localização : lisboa
| Assunto: Re: transporte + dac Dom Ago 06 2017, 17:32 | |
| O sinal esta a passar por um dac , ou do leitor ou do amp . Pode ser que seja melhor / mais a seu gosto que o dac independente | |
|
| |
nbaptista Membro AAP
| Assunto: Re: transporte + dac Dom Ago 06 2017, 19:46 | |
| - lore escreveu:
Pode ser que seja melhor / mais a seu gosto que o dac independente Isso é óbvio. Mas teoricamente a combinação Dac/Transporte não deveria soar melhor por ser superior?Ou tecnicamente tem lacunas, e quais são, é o que quero saber! | |
|
| |
Pedro T. Membro AAP
Mensagens : 201 Data de inscrição : 20/12/2016 Idade : 47 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: transporte + dac Dom Ago 06 2017, 20:35 | |
| Não estou a ver por que razão um DAC + transporte há-de ser necessariamente superior (ou inferior) a um CDP. Depende de que aparelhos estejamos a falar... Suponho que para muitas revistas e vendedores seja melhor ter mais caixas. Vá-se lá saber... | |
|
| |
lore Membro AAP
| Assunto: Re: transporte + dac Dom Ago 06 2017, 20:54 | |
| As supostas vantagens de ter transporte e dac em separado serão melhor alimentação eléctrica , melhor isolamento de vibrações e interferências eléctricas. Como desvantagens mais um cabo , questões de sinergias entre aparelhos , mais espaço . Um leitor combo superior deverá ficar melhor que um conjunto de menor qualidade , agora depende dos aparelhos e da sua conjugação | |
|
| |
Pedro T. Membro AAP
| Assunto: Re: transporte + dac Dom Ago 06 2017, 21:08 | |
| | |
|
| |
lore Membro AAP
| Assunto: Re: transporte + dac Dom Ago 06 2017, 21:14 | |
| | |
|
| |
Pedro T. Membro AAP
| Assunto: Re: transporte + dac Dom Ago 06 2017, 21:31 | |
| Sim, eu conheço o vocábulo. É o que dá ser preguiçoso com o telemóvel.
Pessoalmente não me preocuparia muito com a qualidade do transporte (ou outra fonte digital) se tivesse um DAC.
Editado: se tivesse não. Tenho um Mytek Stereo 96 (mastering DAC) e um Naim 172 XS (streamer/DAC) e se lhes ligar o PC, um ASUS o play ou um leitor a fazer de transporte oiço a mesma coisa. | |
|
| |
lore Membro AAP
| Assunto: Re: transporte + dac Dom Ago 06 2017, 22:09 | |
| Cá nestas bandas o mesmo dac ligado a 2 transportes diferentes não tinha o mesmo som | |
|
| |
nbaptista Membro AAP
| Assunto: Re: transporte + dac Seg Ago 07 2017, 16:00 | |
| Até posso têr preferência pelo Dac interno do apollo R. | |
|
| |
ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
| Assunto: Re: transporte + dac Seg Ago 07 2017, 16:36 | |
| - nbaptista escreveu:
- lore escreveu:
Pode ser que seja melhor / mais a seu gosto que o dac independente Isso é óbvio. Mas teoricamente a combinação Dac/Transporte não deveria soar melhor por ser superior?Ou tecnicamente tem lacunas, e quais são, é o que quero saber! A "lacuna" é a ligação entre os dois aparelhos. | |
|
| |
nbaptista Membro AAP
| Assunto: Re: transporte + dac Seg Ago 07 2017, 23:00 | |
| - ricardo onga-ku escreveu:
A "lacuna" é a ligação entre os dois aparelhos. Sim, mas um bom cabo coaxial de 75 ohms "resolve" o problema, não? | |
|
| |
ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
| Assunto: Re: transporte + dac Ter Ago 08 2017, 15:37 | |
| - nbaptista escreveu:
- ricardo onga-ku escreveu:
A "lacuna" é a ligação entre os dois aparelhos. Sim, mas um bom cabo coaxial de 75 ohms "resolve" o problema, não? O mechanismo de leitura e o D/AC chip utilizam o mesmo interface I2S que tem o word clock separado do sinal e permite que o último "escravize" a leitura. Quando o DAC chip está localizado noutra caixa é preciso efectuar a conversão para um novo interface S/PDIF ou AES/EBU, utilizar um cabo eléctrico ou óptico (com as respectivas deficiências) para transferir o sinal que tem o word clock embebido e reconverter novamente para I2S. Esta topologia produz potencialemnte mais jitter, embora os DACs recentes utilizam buffers e efectuam reclocking dos dados pelo que o desempenho acaba por não andar longe. Outra vantagem dos DACs modernos está no upsampling e filtragem, áreas que graças ao audio desmaterializado têm sofrido algum desenvolvimento. Por esta razão, pessoalmente eu optaria por utilizar antes um computador como transporte, mesmo para a leitura de ficheiros extraídos de CD. Voltando à pergunta inicial: trantando-se de equipamentos vintage eu optaria por um leitor integrado, e mesmo em equipamentos modernos parece-me lógico que se consiga obter uma melhor relação preço/desempenho com uma só caixa e uma só fonte de alimentação. | |
|
| |
nbaptista Membro AAP
| Assunto: Re: transporte + dac Ter Ago 08 2017, 23:12 | |
| Obrigado, Ricardo. Agora compreendo, eram essas as minhas dúvidas. Eu também sou da opinião que o letor de cd´s apresenta um custo/beneficio maior que a solução Dac/transporte. | |
|
| |
Goansipife Membro AAP
Mensagens : 3791 Data de inscrição : 04/12/2011 Idade : 65 Localização : Freiria - Torres Vedras
| |
| |
jorge.henriques Membro AAP
Mensagens : 1255 Data de inscrição : 07/11/2014 Idade : 54 Localização : Águeda
| Assunto: Re: transporte + dac Qui Ago 10 2017, 20:47 | |
| Em questões como esta, o melhor é sempre comparar/testar. E, se possível, realizar o teste "às cegas" para não nos sentirmos influenciados pela beleza de alguns equipamentos... porque "os olhos também comem" | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: transporte + dac | |
| |
|
| |
| transporte + dac | |
|