Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
|
| Placa de Som Pc (PCI) Ajuda | |
| | Autor | Mensagem |
---|
SubZero12 Membro AAP
| Assunto: Placa de Som Pc (PCI) Ajuda Sex Set 08 2017, 22:51 | |
| Boas pessoal
Gostava de comprar (novo ou usada) uma placa de som para o meu PC, pois a que tenho é on-board. Comprei uma usada, de 2001, Creative SB0090 Sound Blaster Audigy, que reproduz ficheiros audio até 24 bit por 96 khz. Mas a qualidade de som, está longe de ser HD, os graves são péssimos.
É possível comprar (novo ou usada ) um boa placa de som PCI por volta dos 50€ ? Se sim, qual? E consigo ter melhor qualidade de som com essa placa, do que o leitor de CDs (Cambridge Audio azur 640C V2 ) ?
Nota: convinha que a placa fosse amplificada internamente.
Desde já, gostaria de agradecer a vossa atenção.
| |
| | | Pedro T. Membro AAP
Mensagens : 201 Data de inscrição : 20/12/2016 Idade : 47 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: Placa de Som Pc (PCI) Ajuda Dom Set 10 2017, 11:52 | |
| Viva,
Há placas actuais que fazem 24/96khz dentro do orçamento (20 e tal, 30 e tal euros), mas sinceramente não faço ideia se serão melhores ou piores do que aquela que tem...
A que é que tem o PC ligado, já agora? | |
| | | SubZero12 Membro AAP
| Assunto: Re: Placa de Som Pc (PCI) Ajuda Dom Set 10 2017, 14:48 | |
| A placa que tenho actualmente é uma Creative SB0090 Sound Blaster Audigy (24 bit/96 khz), do ano de 2001.
Mas os graves são péssimos.
Estive a ver uma Asus Xonar DG 5.1 (24bit/96khz), tem umas boas reviews, principalmente para o custo dela. Mas eu precisava de uma que fosse 24bit/192khz, o objectivo é ligar o PC directamente ao meu amplificador stereo, e assim substituir o leitor de CDs.
O placa de som tem de ser PCI (para ser compatível com a motherboard), e também gostava que fosse internamente amplificada, e se possível com saídas RCA ?
Existe ? | |
| Assunto: Re: Placa de Som Pc (PCI) Ajuda Dom Set 10 2017, 18:26 | |
| Não conheço grande coisa de placas de som, para ser sincero. Por €50, do que pesquisei, deve ser difícil comprar uma nova com essas especificações. Uma opção que pode pesquisar é um interface USB, que normalmente são mais usados para gravação. No fundo é uma placa externa (OK, não cumpre os requisitos!), Mas também servem para o fim que procura. Presonus, M-Audio, Roland e Focusrite, p. ex. Estas duas tem coisas bastante boas, fazem conversão D/A...são mais caros do que 50€, mas talvez em segunda mão... Behringer tem uns mais baratos, mas nunca os ouvi. Lamento não poder ajudar mais. Talvez alguém possa meter a colherada! | |
| Assunto: Re: Placa de Som Pc (PCI) Ajuda Dom Set 10 2017, 18:38 | |
| Uma placa de som externa por usb, também pode ser a solução.
Dentro das marques que mencionou (Presonus, M-Audio, Roland e Focusrite), recomenda algum modelo em especifico ? | |
| Assunto: Re: Placa de Som Pc (PCI) Ajuda Dom Set 10 2017, 19:00 | |
| Há um tempo atrás estive para comprar um Focusrite Scarlett 2i2 (1st gen), mas acabei por comprar um DAC em segunda mão. Era 24/96khz, tal como o DAC que comprei (Mytek). A nova geração já faz 192khz, mas está completamente fora do orçamento. Como dizia estas coisas podem ser interessantes se lhe aparecer algum negócio em segunda mão... | |
| Assunto: Re: Placa de Som Pc (PCI) Ajuda Dom Set 10 2017, 19:10 | |
| Mas o Focusrite Scarlett 2i2, parece ser material de estúdio, ou para pequenas gravações. Eu é apenas para reproduzir audio. | |
| Assunto: Re: Placa de Som Pc (PCI) Ajuda Dom Set 10 2017, 19:18 | |
| Sim, eu na altura também andava à procura apenas de uma coisa para fazer conversão D/A e fazer de pré amp para umas colunas.
Mas realmente para fazer 192khz mesmo usados vai ser complicado (o tal interface) ao preço procurado...
| |
| Assunto: Re: Placa de Som Pc (PCI) Ajuda Sex Out 06 2017, 15:22 | |
| No entretanto comprei um Focusrite Scarlett Solo por 50 euros usado, para ligar a umas colunas activas. Altamente recomendável, mas não faz 192khz.
Ontem encomendei um DAC/headphone amp do AliExpress (FX Audio X3, 24bit/192khz), por 39 dólares. Vamos lá ver a fiabilidade disto, deve demorar um mês a chegar.
Há bastantes opções para o que pretende, é uma questão de pesquisar. Eu não ficaria muito preso aos 24/192, porque não vai conseguir diferenciar isso de um CD (16/44.1). | |
| Assunto: Re: Placa de Som Pc (PCI) Ajuda Dom Out 08 2017, 19:52 | |
| Obrigado pela a ajuda. Mas estou antes a juntar para um novo leitor de Cds. Acho que não iria ficar satisfeito com a placa de som, e depois não me apetece passar os CDs para o PC. Um dac usb, também seria uma opção. | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Placa de Som Pc (PCI) Ajuda | |
| |
| | | | Placa de Som Pc (PCI) Ajuda | |
|