Mensagens : 7002 Data de inscrição : 05/07/2010 Localização : Usuário BANIDO
Assunto: Sim ou Sopas ? Seg Jun 06 2011, 22:29
Ora pegando numa afirmação proferida (escrita) pelo nosso Amigo AJS:
"" O amp agarra as Audio Physic Tempo VI pelos "tintins" com uma garra impressionante. A coluna está finalmente domada.""
E então eu gostaria de saber a vossa opinião acerca do seguinte:
Sistema para as colunas ou colunas para o sistema ??
Stereo Membro AAP
Mensagens : 3493 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 64 Localização : Lisboa
Assunto: Re: Sim ou Sopas ? Seg Jun 06 2011, 22:35
Eu diria que não há sim sem senão... Mas para que se entenda melhor, penso que nem uma coisa nem outra. Quero dizer que, ambas as coisas são importantes e o ideal é procurar pensar num todo, ou seja, o sistema, porque todos os componentes têm as suas particularidades. Por isso, não apenas a questão da potência do amplificador, mas a sensibilidades das colunas, a dimensão da sala, a qualidade sonora que um e outro pode produzir... Enfim, existem muitas variáveis a ponderar.
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
Assunto: Re: Sim ou Sopas ? Seg Jun 06 2011, 22:43
Ora aqui está uma pergunta tipo pescadinha de rabo na boca...
Mas eu acho que se deve começar pelas colunas adequadas á sala e á carteira, e depois no amp adequado ás colunas
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
Assunto: Re: Sim ou Sopas ? Seg Jun 06 2011, 22:52
Tudo tem que estar em sintonia. Não se pode querer um 300B SE de 10W para umas colunas dificeis, assim como não valerá a pena dois mono-blocos valvulados de 200W para umas Horn de 115dB.
Mas como diz o Milton, um encontro de carteira e boa combinação.
_________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince
If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...
The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte
Vodoo Membro AAP
Assunto: Re: Sim ou Sopas ? Ter Jun 07 2011, 00:41
Vago, muito vago. E mais opiniões ??
Luis Filipe Goios Membro AAP
Mensagens : 10506 Data de inscrição : 27/10/2010 Idade : 66 Localização : Lanhelas - Minho
Assunto: Re: Sim ou Sopas ? Ter Jun 07 2011, 00:54
Mais um " vago ", estou como diz o amigo Milton " ... pescadinha com o rabo na boca ", as colunas são " aquilo " que nos faz chegar o produto final aos " sentidos ", mas, se não chegar lá em " condições ", não há colunas que valham, o mesmo se aplica ao resto, daí a " pescadinha ", digo eu, que sou muito mais de " ouvir ", por isso ouçam e ouçam e voltem a ouvir. Amigo Vodoo é só perguntas complicadas, já não chegavam os " discos "?
Ghost4u Membro AAP
Mensagens : 14323 Data de inscrição : 13/07/2010 Localização : Ilhéu Chão
Assunto: Re: Sim ou Sopas ? Ter Jun 07 2011, 09:05
Prezado Luís Filipe Goios,
Sou adepto das perguntas complicadas para exercitar a nossa Caixa Idiota Instruída. Porém, a questão colocada pelo companheiro Vodoo, não é nenhum "bicho de sete cabeças"...
Com melhores cumprimentos, Ghost4u
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
Assunto: Re: Sim ou Sopas ? Ter Jun 07 2011, 11:12
Também podemos colocar a questão noutros moldes. Gostamos muito das características da coluna, procuramos uma amplificação que se enquadre com as suas características. Mas se adoramos e queremos ter o tal amp com as válvulas WE 300B originais, temos que procurar umas colunas para o amp. Eu optei por um amp que possa conduzir bem as minhas e outras "menos fáceis" que possa vir a ter.
Pierre Membro AAP
Mensagens : 1576 Data de inscrição : 24/11/2010 Idade : 55 Localização : Elvas
Assunto: Re: Sim ou Sopas ? Ter Jun 07 2011, 11:27
São sempre ambos importantes, já foi dito. No entanto a "velha" tese para mim faz sentido...
amplificador com uma boa corrente, (40, 50, 60 W) para umas colunas fáceis de conduzir (86,87,88,90,91db) em salas pequenas, é o ideal a baixo custo. Mas mesmo assim é dificil a escolha do material!
Claro está, que é sempre subjectivo em relação à dimensão da sala e à noção de som do individuo.
luis lopes Membro AAP
Mensagens : 4993 Data de inscrição : 25/02/2011 Idade : 57 Localização : Covilhã
Assunto: Re: Sim ou Sopas ? Ter Jun 07 2011, 13:23
eu diria: sopas. 1º - dimensão da sala 2º - colunas 3º - amp. simples, directo e sem espinhas.
Assunto: Re: Sim ou Sopas ? Ter Jun 07 2011, 13:39
luis lopes escreveu:
eu diria: sopas. 1º - dimensão da sala 2º - colunas 3º - amp. simples, directo e sem espinhas.
Simples e direto será dizer que não há uma regra derivado a imensidão de variáveis. Mas a que referes faz alguma lógica nem que seja no papel. Mas como referi, quem tem um amplificador (original) feito pela WE e com as válvulas originais WE 300B é normalmente um apaixonado por aquele tipo de som e nunca iria mudar nem de amp, nem de opinião e vai buscar a coluna que funcione bem com o amp. Isto só para dar um exemplo. Infelizmente nunca tive o privilégio de ouvir o amp em questão e os poucos originais que aparecem à venda têm preços que rondam a estupidez em euros. Uma válvula NOS (quando aparecem) é vendida a 2000 euros (e mais) e quem gosta do original não se contenta com as centenas de imitações, nem de amps, nem das válvulas.
Só por este pequeno mas histórico exemplo é fácil de entender que a complexidade é grande. Ovo ou galinha, ser ou não ser, ou o famoso "só sei que nada sei" veem-me à mente. No fundo o que interessa e o que nos devia de unir, é estar-mos felizes com a alegria uns dos outros, e isto em qualquer fasquia seja de preço seja de que equipamento for.
luis lopes Membro AAP
Mensagens : 4993 Data de inscrição : 25/02/2011 Idade : 57 Localização : Covilhã
Assunto: Re: Sim ou Sopas ? Ter Jun 07 2011, 13:53
também poderemos optar pelo caldo entornado. 1º - amp 2º - colunas 3º - deitar a parede da sala abaixo....
Assunto: Re: Sim ou Sopas ? Ter Jun 07 2011, 13:55
luis lopes escreveu:
3º - deitar a parede da sala abaixo....
Isso parece-me má ideia. Não só passarias a contar como desalojado, como terias que arranjar uns PA's de concretos enormes. )__((:
luis lopes Membro AAP
Assunto: Re: Sim ou Sopas ? Ter Jun 07 2011, 13:59
bem,.... lá tenho que esperar pelo 3º premio do milhões )__((:
Assunto: Re: Sim ou Sopas ? Ter Jun 07 2011, 14:02
luis lopes escreveu:
bem,.... lá tenho que esperar pelo 3º premio do milhões )__((:
A esperança de qualquer desalojado e abandonado por mulheres e filhos, e tudo derivado ao Hi-fi.
Isto é que é uma droga.....
luis lopes Membro AAP
Assunto: Re: Sim ou Sopas ? Ter Jun 07 2011, 14:07
é o resultado de um homem jurar fidelidade ao hi-fi e depois casa.......
Assunto: Re: Sim ou Sopas ? Ter Jun 07 2011, 14:12
Quem se separa de uma coisa destas por causa de umas colunas.
luis lopes Membro AAP
Assunto: Re: Sim ou Sopas ? Ter Jun 07 2011, 14:15
Stereo Membro AAP
Assunto: Re: Sim ou Sopas ? Ter Jun 07 2011, 22:51
Como disse, há condicionalismos. E no meu caso a coisa complica-se, pois não me contento com um sistema...
Eu, por exemplo, estou a construir o Aleph 5, poruqe neste momento é o que mais me dá jeito, por causa da exigência das colunas. No entanto, espero um dia fazer o Aleph 30, que é mais fracote mas mais apetitoso, só que depois haverá o problema das colunas.
Assunto: Re: Sim ou Sopas ? Ter Jun 07 2011, 22:56
Stereo escreveu:
Como disse, há condicionalismos. E no meu caso a coisa complica-se, pois não me contento com um sistema...
Eu, por exemplo, estou a construir o Aleph 5, poruqe neste momento é o que mais me dá jeito, por causa da exigência das colunas. No entanto, espero um dia fazer o Aleph 30, que é mais fracote mas mais apetitoso, só que depois haverá o problema das colunas.
Eu neste momento já é diferente. Vá ou venha coluna, o amp fica.
Stereo Membro AAP
Assunto: Re: Sim ou Sopas ? Qua Jun 08 2011, 22:34
António José da Silva escreveu:
Stereo escreveu:
Há sempre algum senão... Mesmo um amplificador potente, pode ser demais e mesmo perigoso para certas colunas. No meu caso é o contrário: o Aleph 30 deve ser fraco para alimentar as colunas que estou a usar, por isso opto agora pelo Aleph 5. No entanto, é quase certo que o A 30 deve ser suficiente para as colunas, pois o filtro facilita a vida aos amplificadores, mas, pelo sim pelo não...
Assunto: Re: Sim ou Sopas ? Qua Jun 08 2011, 22:40
Stereo escreveu:
António José da Silva escreveu:
Stereo escreveu:
Há sempre algum senão... Mesmo um amplificador potente, pode ser demais e mesmo perigoso para certas colunas. No meu caso é o contrário: o Aleph 30 deve ser fraco para alimentar as colunas que estou a usar, por isso opto agora pelo Aleph 5. No entanto, é quase certo que o A 30 deve ser suficiente para as colunas, pois o filtro facilita a vida aos amplificadores, mas, pelo sim pelo não...
A potencia de um amp, é idêntica ao binário num carro ou à amperagem num circuito elétrico. Podem não fazer falta, mas também não fazem mal (no caso do áudio, parto do principio que o gajo que está a usar um qualquer amp, não seja um maluco com intenções de dar cabo de algo)
Vodoo Membro AAP
Assunto: Re: Sim ou Sopas ? Qua Jun 08 2011, 23:11
Poís a falta dele é que poderá sêr prejudicial e provocar uma série de problemas !!!
Assunto: Re: Sim ou Sopas ? Qua Jun 08 2011, 23:18
Vodoo escreveu:
Poís a falta dele é que poderá sêr prejudicial e provocar uma série de problemas !!!
Exatamente caro Vodoo. Mais colunas são estragadas por amplificadores "fracos" do que por aqueles de mais potencia, mas nem todos sabem isso. É claro que não convêm ir aumentando o volume, e depois de ter os ouvidos a sangrar, continuar a aumentar ficando de seguida espantado que as colunas sofreram dano. Mesmo um Porsche de 400 cavalos consegue passar uma localidade a menos de 50 Km/h.
Vodoo Membro AAP
Assunto: Re: Sim ou Sopas ? Qui Jun 09 2011, 01:10
Imagina que puxo pelo M-85, para alêm de rebentar com o vidros e afins não há coluna que resista por muito tempo !!!