Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

A paixão pelo Áudio
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

A paixão pelo Áudio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistrarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

Teste de um leigo a uns cabos de coluna

Ir para baixo 
+6
ricardo.canelas
Alexandre Vieira
Ferpina
masa
Ghost4u
ruifigueiredo
10 participantes
AutorMensagem
ruifigueiredo
Membro AAP
ruifigueiredo

Teste de um leigo a uns cabos de coluna Empty
MensagemAssunto: Teste de um leigo a uns cabos de coluna   Teste de um leigo a uns cabos de coluna EmptyTer Jan 23 2018, 17:25

Boa tarde

Este tópico vem no seguimento de um outro em que solicitei ajuda aos foristas para tentar encontrar um novo cabo de colunas.

https://www.audioanalogicodeportugal.net/t11861-cabo-vs-cafe

Ora o que se passou foi que o café, o cão dos meus pais que passou um fim de semana cá em casa, roeu e inutilizou os meus cabos de sempre e eu, percebendo muito pouco de cabos e de aparelhos no geral, quis conselhos sobre se deveria comprar outros iguais ou se havia outro produto que por um preço razoável os pudesse substituir melhorando o som.
Sem surpresa mas com uma grande satisfação recebi desde logo vários conselhos, empréstimos de cabos para experimentar e até a oferta de um par de cabos.
Podendo beneficiar de ter 5 pares para testar, julguei que poderia reportar a minha experiência para tentar dar um contributo na eterna discussão sobre cabos, sobretudo do ponto de vista de um quase quase leigo.

Antes de mais, apresentarei o meu sistema, os meus gostos musicais e perfil de ouvinte, os pressupostos da experiência e os cabos em teste.

O meu modesto sistem tem cerca de 7 anos e, como a generalidade, tem sido alterado com a troca de alguns componentes. A mais recente foi a aquisição das von schweikert VR1 que vieram substituir e bem as Monitor Audio BX2. É composto assim por um integrado nad c316 bee com 40w, um thorens td165 special com uma Denon DL110 ligadoa ao Phono Norbert krobish DIY e um tuner Sony 530ES como fontes analógicas e um Denon DCD 1450AR e um mac mini ligados a um dac Parts Connection Assemblage DAC-1 como fontes digitais. Exceptuando o nad, todos componentes foram adquiridos usados e à medida da disponibilidade dos recursos que podia canalizar para esta minha pequena extravagância.
A sala é a de estar e de jantar e tem cerca de 30m2, com cerca de 4,5 por 7. Quanto a acústica, não sinto grandes dificuldades, nem sei se tenho sequer conhecimento suficiente para as sintir.

No que me diz respeito, eu ouço música na maior parte dos casos ao fim da noite, a volumes baixos e não tenho grandes exigências para além do que considero o aceitável, ainda que saiba que quanto melhor a reprodução maior prazer auditivo se obtem. Mas o meu bolso convence-me rapidamente que estou bem assim, por enquanto. Ouço sobretudo jazz, maioritariamente pequenos conjuntos (trios, quintetos, sextetos) e algumas vozes.

Quanto aos cabos, tive em mãos o seguinte material, em teste compartivo com os audioquest X2:
Uns Qed reference evolution (generosamente emprestados pelo Fredy)
Uns Harmonic Technology Harmony-Wave e uns Sommer Cable Elephant 425 (duas propostas do Ghost4U, uma para o mercado Hifi e outra para o profissional)
Uns cabos Klotz de 2,5mm em cobre (gentilmente cedidos pelo Evan Oliveira que teve a amabilidade de mos enviar sem custos pelo correio)
Trouxe ainda de casa dos meus pais um par de cabos iguais aos que tinha para poder repor o termo de comparação.

Ponto prévio: eu conheço as várias discussões à volta da temática dos cabos.
Identifico sempre dois pontos de vista - Os cabos ao alterarem o som coloram-no e distanciam o som reproduzido do som gravado - ou - Os cabos podem melhorar o som para lhe dar mais grave, ou mais brilho ou tornar mais quente ou mais detalhado. (As perspectivas de que os cabos não alteram o som ou que cabos de 1.000€/m valem cada cêntimo não me interessam na minha análise).
A minha postura é completamente neutra, porque como disse, nunca testei cabos e sou muito pouco sensível a isto para poder ser levado em susceptibilidades relativamente ao custo ou aspecto dos cabos.
Segundo ponto prévio: Não me interessa minimamente perceber qual é o melhor cabo para reproduzir o que foi gravado, apenas aquele que faz o meu sistema tocar da forma que mais me agrada. Em primeiro lugar porque (infelizmente) não estava no estúdio para percebr como foi verdadeiramente gravada a música e depois porque me estou a borrifar para a fidelidade se esta não me der prazer auditivo. Lamento se isto choca ou mais informados mas eu sou muito leigo nisto.

Vamos ao que interessa, que é pouco.

Percebo tão pouco disto ao ponto de ter que pedir ajuda de como se faz um teste auditivo de cabos. A única coisa que tinha ouvido por comparação até hoje tinham sido as colunas mas a diferença era tão evidente que não tive sequer dúvidas. Fui então aconselhado a escolher uma música que conhecesse bem e que tivesse uma ou outra referência que podesse ser comparada, como uma passagem mais complexa ou um detalhe menos evidente. De seguida deveria ouvir esta música com os vários cabos. Tive que tirar apontamentos para poder confiar no meu julgamento. Outra coisa - eu tenho muito pouco vocabulário técnico da área portanto é natural que não me expresse convenientemente e que até pareça que estou a ser pouco coerente, por isso peço desculpa.

A música escolhida foi o Corcovado do album Getz+Gilberto, em vinyl, da Speakers Corner.
Escolhi esta música por 2 características fundamentais:
- o meu sistema tem debelidades em reproduzir algumas gravações de piano e queria perceber se a troca de cabos podia melhorar;
- a música tem vozes (masculina e feminina), uma gama média muito pronunciada (sax), o piano do jobim e a guitarra do joão gilberto e algum baixo;

Para a análise foquei-me sempre nas dificuldades do sistema. Aquilo que identificava como positivo foi sempre considerada uma melhoria em relação aos Audioquest.

Audioquest - início:
- Piano do jobim embrulhado e com muita distorção;
- voz da astrud com distorção e demasiado apagada (eu sei que é propósito da gravação mas aqui é demais);
- o sax do getz sobrepõe-se a tudo quando entra;
- o tal palco sonoro de que fala quem percebe disto parece-me largo mas pouco profundo.

Klotz:
- parecem-me tão parecidos que não consigo fazer grande distinção, a não ser na voz da astrud que me parece mais focada.

Seguiu-se o par dos Qed Reference Evolution
- Notoriamente e de imediato, o som é mais refinado, detalhado, mas mais apagado (?) - foi a sensação com que fiquei - talvêz por um controlo da gama média que não é tão exuberante;
- O piano do Jobim já não parece tocado pelo rádio dos senhores que jogam dominó aqui à frente mas ainda não é bom.
- O saxofone não uzurpa o espaço. Aquilo que se nota é que há um equilíbrio muito grande das gamas mas á custa do médio e em benefício das frequências mais agudas, não agradando e cansando ao fim de um bocado.

Sommer Cable Elephant 425 (profissionais)
- Melhoria notória face aos anteriores, relativamente ao equilíbrio (ou à restituição do desequilíbrio e do protagonismo da gama média);
- O grave adquiriu protagonismo, o médio mantém a presença e o agudo também;
- a voz da Astrud é agora mais presente e o piano já se ouve com mais agrado;
- no global o som é muito muito agradável e nada cansativo. Tem muito detalhe mas aparentemente menos que os qed.

Harmonic Technology Harmony-Wave
- Tudo resumido e muitíssimo equilibrado;
- Muito detalhe e a voz da astrud mais melodiosa
- Ouvem-se pormenores na respiração e no dedilhar da guitarra;
- O tal palco de que falam os entendidos faz agora sentido assinalar: adquiriu profundidade e largura;
- muito agradável na audição, sem cansaço.

Muito rapidamente e porque já ninguem deve estar a ler, este teste serviu para me ensinar três coisas interessantes:
- os cabos introduzem, realmente, diferenças na reprodução. Não quer dizer que os mais caros sejam melhores ou que a espessura e os materiais sejam mais ou menos responsáveis (aliás não falo ideia de quanto custam os cabos que testei);
- as diferenças são audíveis e mesuráveis mas dependem do gosto e da exigência que cada um dá a cada uma das características que o seu sistema deve ter. Um compromisso entre todas será o mais desejável;
- não imagino como se possa discutir por trás de um teclado a qualidade de um cabo sem o ouvir nas mesmas circunstâncias que o nosso interlocutor. Isto porque a convicção com que fico é que um cabo brilhante como o qed pode não fazer sentido num sistema como o meu mas ser fundamental para equilibrar outro sistema que necessite desse ajuste. O contrário é igualmente válido.

Última edição por ruifigueiredo em Ter Jan 23 2018, 19:15, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u

MensagemAssunto: Re: Teste de um leigo a uns cabos de coluna   Teste de um leigo a uns cabos de coluna EmptyTer Jan 23 2018, 18:28

Prezado ruifigueiredo,

Agradeço a partilha resultante da análise efectuada aos acasaladores de coluna ao amplificador, cuja leitura não causa enfado. Quanto aos cabos que cedi, permita que faça uma corecção, pois ao invés de Straigh Wire, leia-se Harmonic Technology Harmony-Wave.

Com melhores cumprimentos,
What a Face4u
ruifigueiredo
Membro AAP
ruifigueiredo

MensagemAssunto: Re: Teste de um leigo a uns cabos de coluna   Teste de um leigo a uns cabos de coluna EmptyTer Jan 23 2018, 19:17

Ja editei. Peço desculpa mas escrevi o post no escritório e confundi o nome.
Um abraço

Última edição por ruifigueiredo em Ter Jan 23 2018, 22:29, editado 1 vez(es)
masa
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Teste de um leigo a uns cabos de coluna   Teste de um leigo a uns cabos de coluna EmptyTer Jan 23 2018, 19:57

Muito bem.Li com atenção e parece-me que elegeu como favoritos os Harmonic .Gostaria de substituir os meus cabos por outros mais audiófilos.Os que tenho foram comprados a metro e penso que melhorava o desempenho musical com uns cabos supostamente melhores .
Estou comprador mas tb gostaria de uma demonstração previa.
Obr.
masa
Ferpina
Membro AAP
Ferpina

MensagemAssunto: Re: Teste de um leigo a uns cabos de coluna   Teste de um leigo a uns cabos de coluna EmptyTer Jan 23 2018, 20:17

Li sem qualquer enfado a narrativa do nosso companheiro ruifigueiredo que não conheço pessoalmente. Identifiquei-me sem qualquer dúvida com muitos pontos da mesma. Até há bem pouco tempo sempre fui um descrente, subvalorizando os cabos de coluna, assim como os interconect, até que que contratei um "consultor audiófilo" e esse mesmo fez-me ver(ouvir) as diversas "nuances" entre eles. Recusando-me a pagar valores estratosféricos por qualquer cabo de coluna ou interconect, mesmo que traga a Angelina Jolie de bónus, hoje sinto-me imensamente feliz com o som que aqui anda por casa, e com uns cabos da linha profissional da Van Damme, sem ter que deixar de comer um bom bife por semana. Poderá haver melhor para o meu gosto, acredito que sim, mas a que preço?

Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira

MensagemAssunto: Re: Teste de um leigo a uns cabos de coluna   Teste de um leigo a uns cabos de coluna EmptyTer Jan 23 2018, 21:00

Ferpina escreveu:
Li sem qualquer enfado a narrativa do nosso companheiro ruifigueiredo que não conheço pessoalmente. Identifiquei-me sem qualquer dúvida com muitos pontos da mesma. Até há bem pouco tempo sempre fui um descrente, subvalorizando os cabos de coluna, assim como os interconect, até que que contratei um "consultor audiófilo" e esse mesmo fez-me ver(ouvir) as diversas "nuances" entre eles. Recusando-me a pagar valores estratosféricos por qualquer cabo de coluna ou interconect, mesmo que traga a Angelina Jolie de bónus, hoje sinto-me imensamente feliz com o som que aqui anda por casa, e com uns cabos da linha profissional da Van Damme, sem ter que deixar de comer um bom bife por semana. Poderá haver melhor para o meu gosto, acredito que sim, mas a que preço?

A sala 16 mudou a vida de alguns manhosos... Teste de um leigo a uns cabos de coluna 265963

Eu cá por mim prefiro, nem que seja a gama mais baixa, a The Chord. Por exemplo o Clearway é um excelente cabo. Actualização de um cabo que morou cá em casa algum tempo e que só foi substituído por um de uma gama muito superior.

Adorei o som dos mesmos acho que os vendi ao Milton que poderá falar, também, acerca do mesmos.

Apresenta um som "rápido" e um palco sonoro muito coerente.

A sua aquisição na altura foi uma mais valia para o meu sistema.

https://www.chord.co.uk/product-category/connections/speaker-cables/

ricardo.canelas
Membro AAP
ricardo.canelas

MensagemAssunto: Re: Teste de um leigo a uns cabos de coluna   Teste de um leigo a uns cabos de coluna EmptyQua Jan 24 2018, 00:53

Tenho alguma curiosidade nisto. Qual foi o método para avaliar os cabos? Com isto quero perguntar se foi um teste duplo cego ou com ajuda de alguém, se houve cuidado em acertar o nível de pressão sonora entre trocas etc.

São cuidados, por vezes não simples de tomar, mas que podem dar resultados interessantes.
https://cinnamonaudio.com/
analog_sa
Membro AAP
analog_sa

MensagemAssunto: Re: Teste de um leigo a uns cabos de coluna   Teste de um leigo a uns cabos de coluna EmptyQua Jan 24 2018, 01:10

ricardo.canelas escreveu:
T acertar o nível de pressão sonora entre trocas etc.

Different speaker cables cannot change the sound level, so this is not an issue. Of course, for the true cable-sceptic no test that shows a difference is any good Smile
ricardo.canelas
Membro AAP
ricardo.canelas

MensagemAssunto: Re: Teste de um leigo a uns cabos de coluna   Teste de um leigo a uns cabos de coluna EmptyQua Jan 24 2018, 01:20

I assume to change cables most people at least turn down the volume on their amps. Considering even a 0.5db difference effectively changes our perception of sound quality, my curiosity about the test set-up remains Smile
I'm a curious person, have no experience with cable meddling, just with rigorous testing in order to have defensible positions.
analog_sa
Membro AAP
analog_sa

MensagemAssunto: Re: Teste de um leigo a uns cabos de coluna   Teste de um leigo a uns cabos de coluna EmptyQua Jan 24 2018, 08:42

It is a hobby intended to provide pleasure...the very idea of a "defensible position" goes against the nature of the hobby.

ricardo.canelas
Membro AAP
ricardo.canelas

MensagemAssunto: Re: Teste de um leigo a uns cabos de coluna   Teste de um leigo a uns cabos de coluna EmptyQua Jan 24 2018, 10:16

Hey analog_sa, let me clarify what I said, so we don't pick a fight over semantics Smile

The remark over having a defensible position was related to what I have experience, rigorous testing to clear all doubts about a given subject. I'm a scientist.

I don't have any experience over testing different cables, and can imagine arguments about why it would produce differences and arguments against, hence my curiosity in the conditions of the experiences of the OP.

About the hobby part, well, in my opinion one of the most important aspects of the audio community these days is that for us the consumers this is indeed a hobby, but not for the sellers. But I digress Smile

OP, can you share more insights on your tests?
Pedro T.
Membro AAP
Pedro T.

MensagemAssunto: Re: Teste de um leigo a uns cabos de coluna   Teste de um leigo a uns cabos de coluna EmptyQua Jan 24 2018, 10:29

ricardo.canelas escreveu:
I assume to change cables most people at least turn down the volume on their amps. Considering even a 0.5db difference effectively changes our perception of sound quality, my curiosity about the test set-up remains Smile
I'm a curious person, have no experience with cable meddling, just with rigorous testing in order to have defensible positions.

As suas questões fazem todo o sentido. Uma outra que se pode acrescentar é o tempo que decorreu entre as várias audições, dado que a memória auditiva é ultra-curta.

No mais, não vou discutir cabos. Já sei como são os debates. Smile
ruifigueiredo
Membro AAP
ruifigueiredo

MensagemAssunto: Re: Teste de um leigo a uns cabos de coluna   Teste de um leigo a uns cabos de coluna EmptyQua Jan 24 2018, 11:26

Bom dia. Obrigado a todos pela paciência e pelos comentários.
As questões são pertinentes.

Em primeiro lugar, a troca de cabos foi feita com o amplificador desligado (naquele botão corta-corrente na parte de trás). Tinha receio que houvesse algum problema e pensei que o melhor seria desligar mesmo tudo. Ora curiosamente, mesmo sem mexer no knob do volume, o volume alterava-se de cabo para cabo. Lembro-me sobretudo que os qed baixaram radicalmente relativamente aos klotz.
Quanto ao tempo decorrido entre audições foi apenas o tempo da troca de cabos uma vez que fiz o teste numa tarde. Ouvi duas vezes a mesma música com cada cabo. A primeira de forma descontraída e a segunda de forma mais analítica e tirando apontamentos focando-me nos detalhes/debilidades que enumerei.

Atenção: isto não é uma discussão sobre cabos. Não pretendo isso com este tópico nem gostaria que acontecesse. Como referi, acho completamente absurdo que se discuta a qualidade de um cabo sem que as duas ou mais pessoas estejam a ouvir ao mesmo tempo no mesmo sítio. E ainda assim dependerá do gosto de cada um. Quanto mais sentado à secretária...

Eu só fiz um teste e vim aqui escrever sobre ele. Com os meios que tinha, com os cabos que tinha, sozinho e com o meu gosto musical (e não com gosto pela audiofilia, que é curtinho). Os meus conhecimentos sobre isto do hifi são parcos como se verifica, mas a minha apreciação, por enquanto, é aquela que mais importa para mim (querendo isto dizer que não me guio por reviews; mais consideração tenho pelas opiniões da malta do forum) e eu sou muito muito pouco susceptível a espessuras, acabamentos, terminações, preços, composição, topologias e outras características de cabos. Espero que isto evidencie a irrelevância, no meu caso, de se fazer um teste cego ou não.
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira

MensagemAssunto: Re: Teste de um leigo a uns cabos de coluna   Teste de um leigo a uns cabos de coluna EmptyQua Jan 24 2018, 11:35

E desde quando uma discussão é um problema, desde que seja feita de modo elevado? Teste de um leigo a uns cabos de coluna 4019496139
jorge.henriques
Membro AAP
jorge.henriques

MensagemAssunto: Re: Teste de um leigo a uns cabos de coluna   Teste de um leigo a uns cabos de coluna EmptyQua Jan 24 2018, 11:38

Ferpina escreveu:
Recusando-me a pagar valores estratosféricos por qualquer cabo de coluna ou interconect, mesmo que traga a Angelina Jolie de bónus, hoje sinto-me imensamente feliz com o som que aqui anda por casa, e com uns cabos da linha profissional da Van Damme, sem ter que deixar de comer um bom bife por semana.
Teste de um leigo a uns cabos de coluna 933723

Bom topic!
ruifigueiredo
Membro AAP
ruifigueiredo

MensagemAssunto: Re: Teste de um leigo a uns cabos de coluna   Teste de um leigo a uns cabos de coluna EmptyQua Jan 24 2018, 11:47

Alexandre Vieira escreveu:
E desde quando uma discussão é um problema, desde que seja feita de modo elevado? Teste de um leigo a uns cabos de coluna 4019496139

Completamente de acordo. Nesses termos, estou disposto a fazer concessão. Porque hoje sinto-me magnânimo...

Teste de um leigo a uns cabos de coluna 265963
ricardo.canelas
Membro AAP
ricardo.canelas

MensagemAssunto: Re: Teste de um leigo a uns cabos de coluna   Teste de um leigo a uns cabos de coluna EmptyQua Jan 24 2018, 12:05

Ótimo,

acho que era de valor as pessoas discutirem e encontrarem um método para comparar cabos (ou outros componentes) de forma sistémica e racional, tendo em atenção o que sabemos sobre as nossas limitações e a nossa psicoacustica, que já é muito neste século XXI Smile

Como referiste tiveste mudança de volume aparente entre mudanças nos cabos, algo que indica duas coisas: 1) algo de 'estranho' se passa com essa coleção de cabos; 2) ficaste necessariamente com uma variável solta na tua avaliação, o que é péssimo para ti porque podes estar a enviesar a tua escolha por um efeito que pode ter pouco a ver com as qualidades que pretendes.

Acham que é de abrir um novo tópico sobre como montar uma experiência de comparação?
Pierre
Membro AAP
Pierre

MensagemAssunto: Re: Teste de um leigo a uns cabos de coluna   Teste de um leigo a uns cabos de coluna EmptyQua Jan 24 2018, 12:26

Mais uma vez um tópico sobre cabos que promete alongar-se.
O paradoxo é haver conclusões pouco claras acerca dos ditos cabos, desvalorizando factores como, o espaço e posicionamentos, bem mais evidentes no som final.

Teste de um leigo a uns cabos de coluna 447836

ruifigueiredo
Membro AAP
ruifigueiredo

MensagemAssunto: Re: Teste de um leigo a uns cabos de coluna   Teste de um leigo a uns cabos de coluna EmptyQua Jan 24 2018, 13:04

Bom, levantam-se questões que não domino e às quais não sei responder. Mas para o efeito do tópico, importa pouco a minha participação. Não sei se deixei claro das duas primeiras vezes, mas isto não é uma comparação para chegar a uma conclusão definitiva. Isto foi uma experiência com 3 características:
- foi feita por alguém com poucos conhecimentos (o título é muito auto explicativo) e por isso terá, concerteza, muitos erros e omissões;
- não pretende eleger nenhum cabo, apenas comparar e anotar as diferenças;
- o teste foi feito com os meios disponíveis, sem susceptibilidades e a conclusão é tudo menos objectiva. Tanto que não apelo a nenhuma tomada de posição relativamente à grande questão que divide a humanidade porque apenas alguém que estivesse comigo poderia ter ouvido o mesmo que eu (e mesmo assim...).

O meu objectivo ao relatar aqui é apenas mostrar como fiz. Se alguém estiver nas mesmas condições em que eu estava puder tirar daqui alguma ideia, job done. Se pudermos acrescentar ideias de como fazer melhor, como o ricardo.canelas aparentemente pretende, melhor ainda.
Mais, este tópico serviu sobretudo para mostrar o meu agradecimento a quem me proporcionou as condições para este teste (Ghost4U, Fredy e Evan Oliveira).
ruifigueiredo
Membro AAP
ruifigueiredo

MensagemAssunto: Re: Teste de um leigo a uns cabos de coluna   Teste de um leigo a uns cabos de coluna EmptyQua Jan 24 2018, 13:11

Pierre escreveu:
Mais uma vez um tópico sobre cabos que promete alongar-se.

ruifigueiredo escreveu:
Atenção: isto não é uma discussão sobre cabos. Não pretendo isso com este tópico nem gostaria que acontecesse. Como referi, acho completamente absurdo que se discuta a qualidade de um cabo sem que as duas ou mais pessoas estejam a ouvir ao mesmo tempo no mesmo sítio. E ainda assim dependerá do gosto de cada um. Quanto mais sentado à secretária...

Pierre escreveu:
Mais uma vez um tópico sobre cabos que promete alongar-se. O paradoxo é haver conclusões pouco claras acerca dos ditos cabos, desvalorizando factores como, o espaço e posicionamentos, bem mais evidentes no som final.

ruifigueiredo escreveu:
Antes de mais, apresentarei o meu sistema, os meus gostos musicais e perfil de ouvinte, os pressupostos da experiência e os cabos em teste.

O meu modesto sistema [...].
A sala é a de estar e de jantar e tem cerca de 30m2, com cerca de 4,5 por 7. Quanto a acústica, não sinto grandes dificuldades, nem sei se tenho sequer conhecimento suficiente para as sintir.

No que me diz respeito, eu ouço música na maior parte dos casos ao fim da noite, a volumes baixos e não tenho grandes exigências para além do que considero o aceitável[...]. Ouço sobretudo jazz, maioritariamente pequenos conjuntos (trios, quintetos, sextetos) e algumas vozes.

Caro Pierre, lamento ter escrito um texto demasiado longo. Resumi para que seja mais claro. Sei que não corresponde ao que seria de esperar de uma análise mais séria mas é que posso oferecer.
Pierre
Membro AAP
Pierre

MensagemAssunto: Re: Teste de um leigo a uns cabos de coluna   Teste de um leigo a uns cabos de coluna EmptyQua Jan 24 2018, 14:23

ruifigueiredo escreveu:
Caro Pierre, lamento ter escrito um texto demasiado longo. Resumi para que seja mais claro. Sei que não corresponde ao que seria de esperar de uma análise mais séria mas é que posso oferecer.

Nada que lamentar. O texto está bom e demonstra a experiência pessoal do sistema em causa.
Alerto para que tudo o que venha a seguir (espero que não) não seja satisfatório no som, que te debruçarás sobre outros factores, como referi, posicionamentos, reflexões, compressão (cd,s e alguns lp,s).
A partir desses cabos de teste, esquece os mesmos para o futuro e não penses em mais cabos.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Teste de um leigo a uns cabos de coluna   Teste de um leigo a uns cabos de coluna Empty

Teste de um leigo a uns cabos de coluna
Ir para o topo 
Página 1 de 1