Boas,
Há tempos, encontrei à venda na Net um receiver. O aspecto deixava muito a desejar, tratava-se mais de "um ninho de ratos" do que algo que pudesse um dia soltar alguns decibéis. O certo é que analisando mais de perto as fotos, e o preço muuiito convidativo, concluí que ainda talvez desse para reconstruir e em ultima análise até retirar algumas peças... que fazem sempre jeito.
Recebido o dito, e claro, como as fotos indicavam, o estado era lastimoso... lamento não ter tirado foto para colocar aqui...!!
Entusiasmado, tratei logo de o ligar, a ver o que dava. Conectei um pod de musica, dois altifalantes aos canais, liguei o switch... bingo.
Acendeu algo, um lado tocou, do outro um ruído...!! uns segundos... desliguei... e veio um cheiro familiar... a algo queimado.
Analisando depois melhor o dito, logo vi qual era o problema: 30 volts de continua no canal direito.
Claro, veio-me logo à cabeça aquela velha máxima: " Nunca se liga um altifalante a um amp desconhecido sem medir primeiro as saídas".
Tarde... muito tarde. O altifalante que liguei a esse canal, já era. BURRO...!!! BURRO...!!! disse cá p'rós meus botões.
Bem, o mal está feito, agora abrir a tampa e procurar a avaria. Levantei e vi logo dois STK1039... hummm são integrados...??!!! decerto será um deles...
Bem dito, bem feito. Medi e lá estava o curto que me transportou a continua para a saída...
Umas horas depois, um STK novo, dez lâmpadas de iluminação do display, alguns líquidos e uma boa dose de paciência, aqui está ele:
Um clássico.
Não sei se o pré ou os STK's, mas o certo é que tem uma característica sonora algo diferente do que estou habituado.
É o unico que tenho com este conceito electrónico, presumo que seja mais dos STK´s.
Diria um som bastante recortado, com graves e agudos bem acentuados e limpos. Ruído zero. Distorção quase inexistente, mesmo no máximo...!!!
Ok, nada de outro mundo, mas interessante: no aspecto e no som.
Além disso e o mais importante, é o prazer que dá retirar do lixo e ressuscitar estas velhas glórias do som de outrora.