Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
|
| John Coltrane, novo álbum | |
|
+3Alexandre Vieira TD124 António José da Silva 7 participantes | Autor | Mensagem |
---|
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: John Coltrane, novo álbum Sex Jun 08 2018, 14:45 | |
| Ao que parece, foi descoberta uma master tape com um álbum inédito do grande Mestre. https://www.theguardian.com/music/2018/jun/08/lost-1963-john-coltrane-album-discovered#img-3 _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | TD124 Membro AAP
Mensagens : 8270 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 59 Localização : França
| | | | António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: John Coltrane, novo álbum Sáb Jun 09 2018, 13:12 | |
| _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | Alexandre Vieira Membro AAP
Mensagens : 8560 Data de inscrição : 11/01/2013 Idade : 54 Localização : The Other Band
| Assunto: Re: John Coltrane, novo álbum Sáb Jun 09 2018, 13:20 | |
| | |
| | | António José da Silva Membro AAP
| Assunto: Re: John Coltrane, novo álbum Sáb Jun 09 2018, 15:55 | |
| Segundo dizem, de 1963. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | Ghost4u Membro AAP
Mensagens : 14282 Data de inscrição : 13/07/2010 Localização : Ilhéu Chão
| Assunto: Re: John Coltrane, novo álbum Sáb Jun 09 2018, 15:56 | |
| 1963 é o ano do registo; possuo um exemplar, que continua intacto (por ouvir). | |
| | | João Henrique Membro AAP
Mensagens : 1574 Data de inscrição : 21/07/2010 Idade : 59 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: John Coltrane, novo álbum Dom Jul 22 2018, 14:54 | |
| Alguém pode recomendar que vinyl adquirir?
A versão normal 1 LP ou a versão de luxe 2 LP Parece-me que a versão de luxo de 2 LP é a versão normal mais um LP com versões (segundo a jpc) de luxo. Mas valerá a pena optar pelos dois discos? | |
| | | Ghost4u Membro AAP
Mensagens : 14282 Data de inscrição : 13/07/2010 Localização : Ilhéu Chão
| Assunto: Re: John Coltrane, novo álbum Dom Jul 22 2018, 15:21 | |
| Prezado João Henrique, A meu ver, a mais valia da edição pomposa é o trabalho gráfico. Com cumprimentos deluxe, | |
| | | TD124 Membro AAP
Mensagens : 8270 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 59 Localização : França
| Assunto: Re: John Coltrane, novo álbum Dom Set 09 2018, 16:40 | |
| Recebi o album no regresso das férias ... mas como ando zangado com o gira residente não o escutei. Alguns dias depois tive a oportunidade de ouvi-lo em boas condições na casa de um amigo e não fiquei ném entusiasmado ném desiludido, apenas perplexo. Ontém puz o meu a rodar e ouvi-o duas vezes de seguida: Não é um grande album do Coltrane é certo, ném mesmo um a aconselhar como entrada no periodo "clàssico" ou na discografia deste grande artista. Fiquei com o sentimento que é uma obra para "Coltranistas" que jà possuém os grandes padrões historicos e que o juntam à coleção por principio, pelo respeito ... o que foi o meu caso. Não consigo ser critico em relação à obra do Coltrane pois é-me demasiado intima, mas também não posso aconselhar este disco abertamente ... hà muito, muito melhor tanto antes que depois. Digo-me então que o "Lost album" se tivesse continuado perdido, não faria grande falta PS: Em contrapartida o album também perdido e encontrado do Monk "Les Liaisons dangereuses" é imenso!!!... | |
| | | Mister W Membro AAP
Mensagens : 4333 Data de inscrição : 07/03/2012 Idade : 57 Localização : Margem Sul... Margem Norte...
| Assunto: Re: John Coltrane, novo álbum Qui Set 13 2018, 18:40 | |
| - TD124 escreveu:
- Recebi o album no regresso das férias ... mas como ando zangado com o gira residente não o escutei. Alguns dias depois tive a oportunidade de ouvi-lo em boas condições na casa de um amigo e não fiquei ném entusiasmado ném desiludido, apenas perplexo. Ontém puz o meu a rodar e ouvi-o duas vezes de seguida:
Não é um grande album do Coltrane é certo, ném mesmo um a aconselhar como entrada no periodo "clàssico" ou na discografia deste grande artista. Fiquei com o sentimento que é uma obra para "Coltranistas" que jà possuém os grandes padrões historicos e que o juntam à coleção por principio, pelo respeito ... o que foi o meu caso.
Não consigo ser critico em relação à obra do Coltrane pois é-me demasiado intima, mas também não posso aconselhar este disco abertamente ... hà muito, muito melhor tanto antes que depois. Digo-me então que o "Lost album" se tivesse continuado perdido, não faria grande falta
PS: Em contrapartida o album também perdido e encontrado do Monk "Les Liaisons dangereuses" é imenso!!!...
Caro Paulo, Belo apontamento. Em parte revejo-me nesse sentimento, com excepção na afirmação: "se tivesse continuado perdido, não faria grande falta". Desde o inicio achei tratar-se de uma oportuna jogada da Verve para recuperar a moribunda Impulse. As noticias, em modo de publicidade, sucederam-se em catadupa; a meu ver de forma exagerada. Os media que normalmente não dão qualquer cobertura ao Jazz, abordaram este tema de forma central (... e imagine-se que até no rodapé do Telejornal apareceu a noticia "Descoberta gravação perdida do John Coltrane, 50 anos após a sua morte"!). Enfim... Quanto ao disco na versão dupla (provavelmente desnecessária) torna-se demasiado longo pela quantidade de re-takes. Não que os re-takes constituam um factor de monotonia no repertório do Coltrane; antes pelo contrário. "My Favorite Things", tocada/gravada vezes sem conta, é um bom exemplo disso; mas em discos diferentes. Em suma, gostei da qualidade da gravação, do grafismo (e do título "Both Directions At Once"), dos novos temas e da "nova" versão do "Nature Boy". Por último (que já me estou a esticar), nunca ouví ninguém afirmar tratar-se de uma obra prima/central do John Coltrane. Trata-se tão somente de mais uma das suas incontáveis gravações. É sabido que o virtuoso saxofonista gostava de registar - de forma quase obsessiva - tudo (ou quase) o que acontecia em estudio (e ao vivo). Daí terem sido editados mais discos após a sua morte do que ao longo da sua vida. Este, trata-se apenas de mais um registo. Essencial? Não. Importante? Sim. Como tudo o que este extraordinário quarteto nos deixou. | |
| | | Goansipife Membro AAP
Mensagens : 3791 Data de inscrição : 04/12/2011 Idade : 65 Localização : Freiria - Torres Vedras
| Assunto: Re: John Coltrane, novo álbum Qui Set 13 2018, 21:12 | |
| Caros amigos, Existem, por assim dizer, 2 edições desse álbum, ou 2 álbuns com conteúdos semelhantes, que saíram ao mesmo tempo. Uma, já aqui mostrada a capa e, como diz o João Henrique, com 1 LP, dando a ideia de algo perdido. Outra a tal de luxo com 2 LPs, em que o segundo é um pouco vira o disco e toca o mesmo. Também, como diz o Paulo, não é carne, nem é peixe. Come-se! O certo é que eu, já comi esta versão de luxo uma série de vezes e estou convencido que prima por um melhor cuidado de edição, nomeadamente prensagem. Imagem da dita de luxo | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: John Coltrane, novo álbum | |
| |
| | | | John Coltrane, novo álbum | |
|