Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
Assunto: Morreu o Siegfried Linkwitz Sáb 15 Set - 18:42
Morreu o Siegfried Linkwitz...
Siegfried Linkwitz RIP | Sep 12, 2018
We have received the sad news that loudspeaker maven Siegfried Linkwitz, co-inventor of the innovative Linkwitz-Riley crossover network, has died. He had been suffering from prostate cancer for some years and had been receiving hospice care at his home.
Read more at https://www.stereophile.com/content/siegfried-linkwitz-rip
Quem não conhece o site fica aqui o link para um enorme manancial de informação: http://www.linkwitzlab.com/about_me.htm
galvaorod Membro AAP
Assunto: Re: Morreu o Siegfried Linkwitz Dom 16 Set - 0:03
RIP
Um verdadeiro pioneiro, e eu acho que o open baffle é mais natural do que as caixas fechadas ou com pórticos, não consigo perceber porque é que a industria não investe mais no conceito.
Fernando Mota Membro AAP
Mensagens : 2085 Data de inscrição : 31/12/2012 Idade : 49 Localização : Lisboa
Assunto: Re: Morreu o Siegfried Linkwitz Dom 16 Set - 14:48
galvaorod escreveu:
RIP
Um verdadeiro pioneiro, e eu acho que o open baffle é mais natural do que as caixas fechadas ou com pórticos, não consigo perceber porque é que a industria não investe mais no conceito.
A minha pergunta para si é: Que tipo de colunas tem o seu sistema actual?
ruife Membro AAP
Mensagens : 111 Data de inscrição : 01/03/2016 Idade : 66 Localização : Quiaios
Assunto: Re: Morreu o Siegfried Linkwitz Seg 17 Set - 15:21
Na mostra de audio vintage as colunas que mais me impressionaram foram precisamente umas ob vermelhas. Lembro-me também de umas pequenas TDL que tocavam nas horas. Cumprimentos Rui Ribeiro
galvaorod Membro AAP
Assunto: Re: Morreu o Siegfried Linkwitz Seg 17 Set - 16:25
Fernando Mota escreveu:
galvaorod escreveu:
RIP
Já tive umas ob DIY e adorava o som, mas com um alguidar de 15" elas pareciam dois painéis solares com quase a minha altura e deixei-as ir para uma pessoa que só ouve música coral do renascimento, e para esse fim, elas são perfeitas. Depois disso tive uma péssima experiência com umas quad esl 63 que são o fim da macacada a exigir corrente dos amplificadores, coitado do meu sony. Agora tenho umas SF Minuetto até ver...
Fernando Mota Membro AAP
Assunto: Re: Morreu o Siegfried Linkwitz Seg 17 Set - 20:05
galvaorod escreveu:
Fernando Mota escreveu:
galvaorod escreveu:
RIP
Já tive umas ob DIY e adorava o som, mas com um alguidar de 15" elas pareciam dois painéis solares com quase a minha altura e deixei-as ir para uma pessoa que só ouve música coral do renascimento, e para esse fim, elas são perfeitas. Depois disso tive uma péssima experiência com umas quad esl 63 que são o fim da macacada a exigir corrente dos amplificadores, coitado do meu sony. Agora tenho umas SF Minuetto até ver...
Ok, então diga-me qual para si é a diferença que sente entre as OB que teve e essas Sonus Faber! É que eu já convivi com umas OB também à volta de duas semanas, isto em termos de experiência, pois tinha umas Xavian XN 125 Junior, e não fiquei convencido. Neste momento tenho a tocar umas System Audio 1110, que me enchem de alegria.
galvaorod Membro AAP
Assunto: Re: Morreu o Siegfried Linkwitz Seg 17 Set - 21:51
Fernando Mota escreveu:
galvaorod escreveu:
Fernando Mota escreveu:
galvaorod escreveu:
RIP
Ok, então diga-me qual para si é a diferença que sente entre as OB que teve e essas Sonus Faber! É que eu já convivi com umas OB também à volta de duas semanas, isto em termos de experiência, pois tinha umas Xavian XN 125 Junior, e não fiquei convencido. Neste momento tenho a tocar umas System Audio 1110, que me enchem de alegria.
E é assim mesmo que deve ser. Existe uma coluna ideal para cada pessoa. Isto não é uma ciência exata. As Minuetto são super focadas e detalhadas e conseguem reproduzir mais baixos do que as ob. Por outro lado as ob são atmosféricas e imersivas, por causa do som refletido e fora de fase. Fabulosas para vozes, os graves são tonais e texturados. Mas eram enormes na minha sala. O som ideal é um compromisso, e eu ouço muita música industrial e para isso mais vale fustigar as Minuetto.
Fernando Mota Membro AAP
Assunto: Re: Morreu o Siegfried Linkwitz Seg 17 Set - 22:11
galvaorod escreveu:
Fernando Mota escreveu:
galvaorod escreveu:
Fernando Mota escreveu:
galvaorod escreveu:
RIP
E é assim mesmo que deve ser. Existe uma coluna ideal para cada pessoa. Isto não é uma ciência exata. As Minuetto são super focadas e detalhadas e conseguem reproduzir mais baixos do que as ob. Por outro lado as ob são atmosféricas e imersivas, por causa do som refletido e fora de fase. Fabulosas para vozes, os graves são tonais e texturados. Mas eram enormes na minha sala. O som ideal é um compromisso, e eu ouço muita música industrial e para isso mais vale fustigar as Minuetto.
"...os graves são tonais e texturados..." O problema das OB, os graves não são de caixa foi o que me fez desistir desta tipologia
tfonseca Membro AAP
Assunto: Re: Morreu o Siegfried Linkwitz Ter 18 Set - 20:38
No fim de semana passado ouvi as Steinway Lyngdorf Model B. São OB. Fiquei de boca aberta. E a sala não era grande coisa... mas a construção das colunas é fantástica. Mesmo SPL elevadíssimos, a caixa é bastante inerte e a claridade do som, espetacular.
ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
Assunto: Re: Morreu o Siegfried Linkwitz Ter 18 Set - 20:59
tfonseca escreveu:
No fim de semana passado ouvi as Steinway Lyngdorf Model B. São OB. Fiquei de boca aberta. E a sala não era grande coisa... mas a construção das colunas é fantástica. Mesmo SPL elevadíssimos, a caixa é bastante inerte e a claridade do som, espetacular.
São colunas activas que utilizam o RoomPerfect, sistema de processamento digital de correcção acústica da Lyngdorf.