| AR2-ax | |
|
+5Ghost4u José Miguel Alexandre Vieira Goansipife Mário Franco 9 participantes |
Autor | Mensagem |
---|
Mário Franco Membro AAP
| Assunto: AR2-ax Sáb Out 06 2018, 17:42 | |
| Adquiri há cerca de 3 anos umas destas colunas com as suspensões completamente ressequidas como é habitual nestes modelos. A preguiça (mãe de todos os vícios e portanto digna de muito respeito) refreou a vontade, por outro lado a avareza (que não só é viciosa como também é um pecado) impedia-me de pagar os kits que aparecem à venda na internet. Há pouco tempo lá descobri uma empresa do Porto (o Porto é uma naçõ-ue ) que me vendeu as suspensões com portes incluídos por 18€ Com a rapidez habitual (saboreando) fiz a reparação do primeiro há dois meses e acabei hoje o segundo. No restauro desta colunas o principal problema são as suspensões, os reostatos associados aos crossovers e os condensadores de papel mas neste caso só as suspensões estavam estragadas. Mais um detalhe (antes e depois) " /> Tem continuação (logo que tenha acesso ao PC colocarei mais alguma informação). Também teremos a crônica do desempenho | |
|
| |
Goansipife Membro AAP
Mensagens : 3791 Data de inscrição : 04/12/2011 Idade : 65 Localização : Freiria - Torres Vedras
| |
| |
Alexandre Vieira Membro AAP
Mensagens : 8560 Data de inscrição : 11/01/2013 Idade : 54 Localização : The Other Band
| |
| |
Mário Franco Membro AAP
| Assunto: Re: AR2-ax Dom Out 07 2018, 17:25 | |
| A primeira vez que ouvi umas colunas destas (há uns 4 ou 5 anos) estavam ligadas com um Receiver Pioneer SX 1980 O e um micro seiki dd5 O disco era o Trespass dos Genesis e foi de tal maneira interessante que decidi adquirir umas AR2-ax. Isto foi a origem do problema. Neste momento já tocam. A primeira configuração com um sistema da Advance Acoustic que já estava montado e aproveitei mas mais tarde experimento com outros aparelhos.
Última edição por Mário Franco em Dom Out 07 2018, 18:13, editado 1 vez(es) | |
|
| |
Mário Franco Membro AAP
| Assunto: Re: AR2-ax Dom Out 07 2018, 17:36 | |
| Creio que os pormenores transmitem uma triste impressão. O tweeter Médios Pode parecer que foram barrados com alcatrão e o tweeter tem fita isoladora. É mesmo verdade !!! E são assim de origem. Pertencem àquele tipo de peças que envergonham as pessoas decentes. Mas como não sou decente nem indecente e até aprecio o look industrial está tudo muito bem. Não podia estar melhor | |
|
| |
José Miguel Membro AAP
Mensagens : 9401 Data de inscrição : 16/08/2015 Idade : 43 Localização : A Norte, ainda a Norte...
| Assunto: Re: AR2-ax Dom Out 07 2018, 17:47 | |
| Boa tarde!! Aí estão umas colunas cheias de história, é verdade que estranhas na forma como foram construídas, mas a grelha esconde bem isso. Uma questão: elas não estão de pernas para o ar? Já agora, se me permite, como se portam face às Sanyo que tem? Bela soma à colecção. | |
|
| |
Mário Franco Membro AAP
| Assunto: Re: AR2-ax Dom Out 07 2018, 18:12 | |
| - José Miguel escreveu:
- Boa tarde!!
Aí estão umas colunas cheias de história, é verdade que estranhas na forma como foram construídas, mas a grelha esconde bem isso.
Uma questão: elas não estão de pernas para o ar?
Já agora, se me permite, como se portam face às Sanyo que tem?
Bela soma à colecção. Boa tarde José Miguel. Estão mesmo de pernas para o ar para que o tweeter e médio fiquem ao nível dos ouvidos, os graves deviam estar mais junto ao chão. Creio que de fábrica recomendam 2 pés (60cm) medidos a partir do chão, estas estão muito mais altas porque aproveitei um canto da sala e estão por trás de um sofá. Mesmo assim apesar do improviso tem correspondido às expectativas. Ainda é cedo para comparar com as Sanyo, depois de experimentar com outros aparelhos espero ter uma opinião fundamentada. Cumprimentos Mário | |
|
| |
José Miguel Membro AAP
Mensagens : 9401 Data de inscrição : 16/08/2015 Idade : 43 Localização : A Norte, ainda a Norte...
| Assunto: Re: AR2-ax Dom Out 07 2018, 18:34 | |
| Como o resto do sistema está mais alto, cria a ilusão das colunas estarem baixas.
Li sobre as colunas aqui: http://www.vintage-speaker-review.com/2012/04/acoustic-research-ar-2ax-speaker-review.html?m=1
Refere-se a importância da posição e utilização de apoios com 30cm, o que me parece bem tendo em conta que elas medem 60cm de altura - mais ou menos o que temos em casa.
Faz tempo que tenho curiosidade por colunas dessa marca e época, talvez pela fama das AR3a. | |
|
| |
Ghost4u Membro AAP
Mensagens : 14347 Data de inscrição : 13/07/2010 Localização : Ilhéu Chão
| Assunto: Re: AR2-ax Seg Out 08 2018, 11:27 | |
| Na a Avenida 5 de Outubro, na extinta Estereosom, recordo ter ouvido essas colunas na configuração descrita pelo autor do tópico. Realmente, em nada desapontam o ouvinte. Por sua vez, Acoustic Research concebeu peças que figuram na história da alta-fidelidade. | |
|
| |
Mário Franco Membro AAP
| Assunto: Re: AR2-ax Seg Out 08 2018, 11:43 | |
| - Ghost4u escreveu:
Na a Avenida 5 de Outubro, na extinta Estereosom, recordo ter ouvido essas colunas na configuração descrita pelo autor do tópico. Realmente, em nada desapontam o ouvinte. Por sua vez, Acoustic Research concebeu peças que figuram na história da alta-fidelidade. Bom dia Caríssimo P. Ghost A configuração a que me referi pertencia ao meu amigo Nuno Bernardo. A da Estereosom era idêntica? | |
|
| |
Ghost4u Membro AAP
| Assunto: Re: AR2-ax Seg Out 08 2018, 11:49 | |
| Era idêntica e tinha anexa um gravador de bobines da Tascam.
Última edição por Ghost4u em Seg Out 08 2018, 11:53, editado 1 vez(es) | |
|
| |
Goansipife Membro AAP
Mensagens : 3791 Data de inscrição : 04/12/2011 Idade : 65 Localização : Freiria - Torres Vedras
| Assunto: Re: AR2-ax Seg Out 08 2018, 11:52 | |
| - Ghost4u escreveu:
Na a Avenida 5 de Outubro, na extinta Estereosom, recordo ter ouvido essas colunas na configuração descrita pelo autor do tópico. Realmente, em nada desapontam o ouvinte. Por sua vez, Acoustic Research concebeu peças que figuram na história da alta-fidelidade. Já "semos" dois - Ghost4u escreveu:
- Era idêntica e tinha anexa um gravador de bobines da Akai.
Era da Akai ou da Tascam? Penso que era da Tascam, Um gravador, preto, que muitas vezes estava exposto na montra... | |
|
| |
Ghost4u Membro AAP
| Assunto: Re: AR2-ax Seg Out 08 2018, 11:55 | |
| Prezado Goansipife, Tem razão. Tratava-se de um exemplar Tascam. Entretanto, corrigi a minha intervenção. Com melhores cumprimentos, | |
|
| |
Goansipife Membro AAP
| Assunto: Re: AR2-ax Seg Out 08 2018, 12:17 | |
| Eu sempre gostei de ouvir as AR (2 e 3), mas depois havia também qualquer coisa... já exposta pelo autor do tópico. Isto não quer dizer que, anos mais tarde, eu não fosse buscar o gira discos, em versão moderna, dos Flintstones | |
|
| |
Mário Franco Membro AAP
| Assunto: Re: AR2-ax Seg Out 08 2018, 12:36 | |
| Continuando a continuação do DIY eis mais alguns elementos. Tentei manter tanto quanto possível a originalidade da peça. Em primeiro lugar o endereço da casa onde se pode comprar as suspensões a um preço muito bom 6.5 € cada. https://www.tecnis.pt/compra/suspensao-para-altifalante-10-em-espuma-2354 Mais algumas fotos O "antes" durante a remoção da espuma antiga e da cola a remoção foi feita quase sem solventes. O chassis foi limpo com uma lamina plástica para evitar riscos e o cone foi limpo com uma escova de dentes pequena com cerdas rijas. " /> Remoção das redes que protegem as aberturas traseiras do chassis, para descolar usa-se acetona, aplica-se e deixa-se actuar até amolecer a cola original. Se tentasse arrancar sem amolecer previamente a cola as redes desfaziam-se e lá se ia parte da "originalidade". A remoção destas redes facilitou a limpeza do cone e depois a colagem das suspensões. " /> O tapa pó apresentou-se como um problema e aqui a intervenção teve de ser estratégica. Era preciso remover o tapa pó para introduzir guias entre a bobine e o iman do altifalante, essas guias usam-se para centrar o cone evitando que a sua descentragem provoque ruídos durante o funcionamento. Acontece porém que o tapa pó esta tão embebido no cone que não é possível tirá-lo sem arricar danos na estrutura do referido cone. " /> Como não pude inserir as guias fiz batota, deixei ficar o rebordo da cola antiga para me guiar durante a colagem da suspensão ao cone (foto com o cone ainda por limpar mas com o tal rebordo da cola antiga a que me referi. " /> Tendo avançado para a colagem procedi sa seguinte maneira: Primeiro colei a supensão ao cone (aqui é preciso ter cuidado com a quantidade de cola, nem demasiada porque suja nem pouca porque não fica firme) e centrei com ajuda da marca da cola antiga, deixei secar 24 horas para poder fazer o resto do trabalho. No dia seguinte colei a "periferia da suspensão" ao chassis. A vantagem de fazer a segunda colagem quando a primeira já está firme é ter um maior controle sobre as operações. Quanto à cola utilizada (como quis conter os custos não comprei a cola que é vendida no mercado para este efeito) teria de obedecer aos seguintes requisitos: A secagem não poderia ser instantânea para que pudesse controlar o processo de centragem e fazer algum ajustamento necessário Deveria ser "amigável" para o papel porque não queria danificar o cone nem inviabilizar uma nova intervenção quando houver necessidade disso. Deveria ser suficientemente aderente porque o cone fica sujeito a grandes pressões mecânicas. Conclusão A cola para tecido parecia-me uma solução porque o papel do cone também é da família do tecido e porque é uma cola que não cola instantaneamente. Cumpria os dois primeiros requisitos, faltava testar a aderência. Testei num cone velho e numa superfície de metal (para simular o chassis) e o resultado foi bom em ambos. Portanto lá avançou a dita cola " /> Concluida a colagem da suspensão colei novamente as redes de protecção traseiras do chassis e o altifalante lá voltou à sua posição original a funcionar e com marcas mínimas da intervenção efectuada (tudo em nome da sagrada "originalidade da peça" ) Foi a minha "primeira vez" e correu bem, dá trabalho mas vale a pena
Última edição por Mário Franco em Seg Out 08 2018, 12:48, editado 1 vez(es) | |
|
| |
Mário Franco Membro AAP
| Assunto: Re: AR2-ax Seg Out 08 2018, 12:46 | |
| - Ghost4u escreveu:
- Era idêntica e tinha anexa um gravador de bobines da Tascam.
É interesante porque a configuração a que me referi foi fortuita, totalmente casual. O gira discos foi aquele porque lhe tinhamos instalado uma cabeça que eu lhe emprestei e queriamos experimentá-lo. O receiver foi aquele porque estava à mão. As colunas tinham acabado de chegar do Norte juntamente com umas outras da National Panasonic (o vendedor era do Norte e o meu amigo encontrou-se com ele a meio caminho entre o Porto e Lisboa para ir buscar os dois pares de colunas). | |
|
| |
Mr Bojangles Membro AAP
Mensagens : 762 Data de inscrição : 17/02/2013 Idade : 47 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: AR2-ax Seg Out 08 2018, 13:26 | |
| Essas colunas são bonitas mas tapadinhas, não tens as grelhas do tecido original? E acho que foram pensadas para tocar na configuração horizontal. | |
|
| |
taunus Membro AAP
Mensagens : 346 Data de inscrição : 12/11/2016 Idade : 50 Localização : Maia
| Assunto: Re: AR2-ax Seg Out 08 2018, 15:22 | |
| - Mr Bojangles escreveu:
E acho que foram pensadas para tocar na configuração horizontal. Subscrevo essa opinião | |
|
| |
Mário Franco Membro AAP
| Assunto: Re: AR2-ax Seg Out 08 2018, 15:49 | |
| - Mr Bojangles escreveu:
- Essas colunas são bonitas mas tapadinhas, não tens as grelhas do tecido original?
E acho que foram pensadas para tocar na configuração horizontal. Tenho tudo, o tecido está bom, os logotipos/emblemas também estão bons. A beleza é relativa (já o ditado diz: Quem o feio ama bonito lhe parece ) Quanto à posição horizontal vê-se em alguns anúncios da época, creio que tens razão. Nas traseiras da caixa há instruções relativas à montagem e ligações mas é omisso quanto à posição das colunas. | |
|
| |
fredy Membro AAP
Mensagens : 5130 Data de inscrição : 08/02/2011 Idade : 62 Localização : Casal do Marco - Seixal
| Assunto: Re: AR2-ax Seg Out 08 2018, 17:20 | |
| Olá Excelente trabalho... Já sei a quem me devo dirigir se alguma vez precisar de um arranjo semelhante... Fredie | |
|
| |
Mário Franco Membro AAP
| Assunto: Re: AR2-ax Seg Out 08 2018, 17:38 | |
| | |
|
| |
José Miguel Membro AAP
| Assunto: Re: AR2-ax Seg Out 08 2018, 17:57 | |
| Não faltou trabalho para chegar ao momento de as escutar, mas agora que estão bem em cima dos suportes, as memórias já se entrelaçam com sons... bem bom!! | |
|
| |
Mário Franco Membro AAP
| Assunto: Re: AR2-ax Seg Out 08 2018, 19:51 | |
| - José Miguel escreveu:
- Não faltou trabalho para chegar ao momento de as escutar, mas agora que estão bem em cima dos suportes, as memórias já se entrelaçam com sons... bem bom!!
É verdade admito que há aqui memórias não só mas também e isso é bom alarga o horizonte | |
|
| |
Goansipife Membro AAP
| Assunto: Re: AR2-ax Seg Out 08 2018, 21:37 | |
| Bom... agora com mais "molho", só posso dar-te os Parabéns e ficar feliz, que afinal, como diz o Fredy, já tenho a quem me dirigir quando precisar. É que uns são habilidosos, outros... Coxos das mãos | |
|
| |
Mário Franco Membro AAP
| Assunto: Re: AR2-ax Ter Out 09 2018, 00:12 | |
| | |
|
| |
Goansipife Membro AAP
| |
| |
TD124 Membro AAP
Mensagens : 8270 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 59 Localização : França
| Assunto: Re: AR2-ax Qua Out 10 2018, 13:18 | |
| | |
|
| |
Mário Franco Membro AAP
| Assunto: Re: AR2-ax Qui Out 11 2018, 16:44 | |
| | |
|