Mensagens : 8270 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 59 Localização : França
Assunto: Os melhores discos "Ao Vivo" Qua Dez 26 2018, 10:18
Não sou "globalmente" um grande adepto dos albums live e explico porquê. Geralmente considero o exercicio mais impudico do que o trabalho de estudio aonde o artista està confrontado a si mesmo. Numa representação publica pode haver a pulsão de impressionar, coisa que raramente é compativel com a exigência artistica e que muitas vezes me afasta da criação original. Existe também a sensação de fazer fatias de obra ... ora que um grande album é indivisivel nas faixas que o compõem o que me cria geralmente uma sensação de vitrina artistica, muitas vezes sém coerência...
Paralelamente e paradoxalmente, reconheço muitas avantagens e mesmo virtudes no exercicio Ao Vivo! A presença do publico é galvanizante e favoreçe a energia assim que (por vezes) a espontaneidade. Uma relação cria-se entre artista e publico que quando funciona pode levar este ultimo a se ultrapassar e atingir cimos diferentes dos do estudio. Quando a alquimia publico/artista funciona o momento pode ser magico e unico...
Proponho então de botar aqui os albuns "Ao Vivo" que vos pareçem muito conseguidos, e que sejam uma obra em si ... com as palavritas que ajudarão os outros a compreender a vossa escolha!...
Toca a mandar essas pérolas
vlopes Membro AAP
Mensagens : 3034 Data de inscrição : 03/07/2010 Localização : Para onde nos pode levar uma música? Para qualquer lugar onde seja capaz de voar o pensamento.
Assunto: Re: Os melhores discos "Ao Vivo" Qua Dez 26 2018, 12:58
Bom desafio, para final do Ano, Paulo!
Não é fácil para mim escolher um, e um só, LP para colocar aqui e dizer; é este o que mais me impressionou ao longo destes anos todos de audição e aprendizagem musical.
Mas a escolha recai sobre o primeiro álbum ao vivo dos Lynyrd Skynyrd - One More From the Road. São várias as razões, é o primeiro album ao vivo, e único antes do fatal plane crash que dizimou a banda, matando o lider e vocalista Ronnie Van Zant, o songwriter Steve Gaines, e o baixista Cassie Gaines. Foi gravado em 3 concertos realizados em Julho de 1976, no Fox Theatre in Atlanta, Georgia, e varias vezes premiado como disco de ouro, e tres vezes platina.E foi o meu primeiro LP de Lynyrd Skynyrd, hoje tenho a discografia completa, entre Vinys e CD´s
"Tuesday's Gone", "Sweet Home Alabama", "Free Bird" "Searching", "Travelin' Man" são os hotspots deste LP
TD124 Membro AAP
Assunto: Re: Os melhores discos "Ao Vivo" Qua Dez 26 2018, 16:42
vlopes escreveu:
... Não é fácil para mim escolher um, e um só, LP para colocar aqui e dizer; é este o que mais me impressionou ao longo destes anos todos de audição e aprendizagem musical. ... Mas a escolha recai sobre o primeiro álbum ao vivo dos Lynyrd Skynyrd - One More From the Road. (...)
Com uma foto da capa fica melhor ... e o objectivo não é de meter um mas quantos queiram e nos estilos que quizerem. O objectivo é de fazer uma colectânea dos grandes "Live" em disco que podem ajudar-nos a conheçer novas coisas ...
Vou me interessar a esse Lynyrd Skynyrd que não conheço pois sò tenho os dois primeiros albuns estudio. Boas festas vlopes e obrigado por participar.
vlopes Membro AAP
Mensagens : 3034 Data de inscrição : 03/07/2010 Localização : Para onde nos pode levar uma música? Para qualquer lugar onde seja capaz de voar o pensamento.
Assunto: Re: Os melhores discos "Ao Vivo" Qua Dez 26 2018, 16:55
Agradeço e retribuo os votos de Boas Festas, Paulo
vlopes Membro AAP
Assunto: Re: Os melhores discos "Ao Vivo" Qua Dez 26 2018, 17:07
Então a segunda escolha vai para outro "must have" do final dos anos 70.
Jazz at the Pawnshop, gravado por Gert Palmcrantz, com Arne Domnérus, Lars Erstrand, Bengt Hallberg, Egil Johansen, Georg Riedelde 6 a 7 de dezembro de 1976, no Jazzpuben Stampen em Estocolmo, Suécia.
Um dos albuns de jazz gravados ao vivo que melhor reproduz o ambiente sonoro de um clube de Jazz. Ouvir este album é uma autentica viagem àqueles pequenos clubes de jazz tão abundantes nos anos 80. (saudoso OndaJazz em Sta Apolónia)
Este é outro dos primeiros duplos Live que adquiri na minha juventude.
Alexandre Vieira Membro AAP
Mensagens : 8560 Data de inscrição : 11/01/2013 Idade : 54 Localização : The Other Band
Assunto: Re: Os melhores discos "Ao Vivo" Qua Dez 26 2018, 20:20
Excelente tópico! Parabéns Paulo.
Faz uns dias estava para lançar algo idêntico!
Claro que ao vivo é sem rede. E já ouvi muitos álbuns ao vivo que gostei, mas aquele que gozei mais de todos os tempos, aquele que mais rodou, aquele que a minha Irmã pedia a todo o tempo para colocar a rodar foi o inesquecível.
101 - Depeche Mode!
Mensagens : 8560 Data de inscrição : 11/01/2013 Idade : 54 Localização : The Other Band
Assunto: Re: Os melhores discos "Ao Vivo" Sex Dez 28 2018, 23:56
Einstürzende Neubauten - Palast der Republik 2006
Um concerto notável.
Luis Filipe Goios Membro AAP
Mensagens : 10506 Data de inscrição : 27/10/2010 Idade : 66 Localização : Lanhelas - Minho
A obra do John Cale é globalmente dificil e heteróclita, o que dificulta o acesso da parte dos não iniciados. Aqui neste "Live" acustico (piano e guitarra), o artista revisita vàrios momentos altos da sua longa carreira e mesmo algumas re-interpretações de outros como um Hallelujah do Cohen de lenda, assim que um sumptuoso Heartbreak Hotel do Elvis. Neste disco globalmente sereno o Cale exprime o seu gosto pela poésia, pelo romantismo desencantado assim que pelo canto épico. Algumas interpretações lancinantes lembram o passado de rock proto-punk periodo "Fear" assim que ele foi o produtor dos "The Stooges". O album de um homém enfim apaziguado e no auge da sua arte...
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
Eu prefiro os albuns ao vivo pela envolvencia do publico e entrega dos musicos, sem esquecer o trabalho de captação soberbo desenvolvido pela equipa de sonoplastia que os acompanha. Um album que oiço muito e gostava de ver editado em vinil era o Muir Woods Suite do George Duke e conta com um solo de contrabaixo do Stanley Clarke delicioso. Muir Woods Suite https://www.google.com/search?kgmid=/m/03f_vlt&hl=pt-PT&kgs=fcc043274ebf9bec&q=muir+woods+suite&shndl=0&source=sh/x/kp&entrypoint=sh/x/kp
Tankado Membro AAP
Mensagens : 806 Data de inscrição : 29/01/2016 Idade : 32 Localização : Leiria
Eu não vou para já partilhar nenhum álbum, porque estou no telemóvel. Mas este tópico parece-me que promete, pelo que tenciono seguir e com isso conhecer boa música.
Abraço, Rafael
Assunto: Re: Os melhores discos "Ao Vivo" Dom Dez 30 2018, 00:15
Um dos melhores concertos ao vivo que conheço. E um enorme registo histórico.
TD124 Membro AAP
Assunto: Re: Os melhores discos "Ao Vivo" Dom Dez 30 2018, 09:13
Qualquer aficionado de country delicada, de hard-rock e sobretudo de punk deve possuir este album obrigatoriamente e escutà-lo regularmente. Este manifesto absoluto do "grunge", que pode pareçer anacrônico vindo do criador de "Harvest" é uma das maiores descargas emocionais de pura adrenalina rock! As homenagens explicitas ao Johnny Rotten assim que aos Lynyrd Skynyrd não escondem a profunda maestria melodica das faixas assim que a execução alucinógena dos riffs da Old Black Gibson do Loner. Os aplausos do publico foram apagados para dar a impressão que este concerto messiânico se passou em estudio ... mas foi verdadeiramente à frente do publico que esta cometa passou. Um album essencial na historia do rock aonde o titulo declarado "A ferrugem nunca dorme" lembra-nos que o rock é uma pulsão vital e o segredo da eterna juventude...
birodisco Membro AAP
Mensagens : 391 Data de inscrição : 29/08/2010 Localização : Setubal
Assunto: Re: Os melhores discos "Ao Vivo" Dom Dez 30 2018, 12:06
Perante este desafio e como todos existem vários...mas para já destacava este:
- Deep Purple: Made In Japan
Zé Carlos gosta desta mensagem
Mensagens : 10506 Data de inscrição : 27/10/2010 Idade : 66 Localização : Lanhelas - Minho
Assunto: Re: Os melhores discos "Ao Vivo" Dom Dez 30 2018, 12:46
birodisco escreveu:
Perante este desafio e como todos existem vários...mas para já destacava este:
- Deep Purple: Made In Japan
E, muito bem destacado (imo). É já um clássico! Próspero 2019 para todos! Saúde!!!
Assunto: Re: Os melhores discos "Ao Vivo" Dom Dez 30 2018, 12:51
TD124 escreveu:
Qualquer aficionado de country delicada, de hard-rock e sobretudo de punk deve possuir este album obrigatoriamente e escutà-lo regularmente. Este manifesto absoluto do "grunge", que pode pareçer anacrônico vindo do criador de "Harvest" é uma das maiores descargas emocionais de pura adrenalina rock! As homenagens explicitas ao Johnny Rotten assim que aos Lynyrd Skynyrd não escondem a profunda maestria melodica das faixas assim que a execução alucinógena dos riffs da Old Black Gibson do Loner. Os aplausos do publico foram apagados para dar a impressão que este concerto messiânico se passou em estudio ... mas foi verdadeiramente à frente do publico que esta cometa passou. Um album essencial na historia do rock aonde o titulo declarado "A ferrugem nunca dorme" lembra-nos que o rock é uma pulsão vital e o segredo da eterna juventude...
Enorme!!!!! Um "top ten"!
...olha que o "unplugged"
fredy Membro AAP
Mensagens : 5130 Data de inscrição : 08/02/2011 Idade : 62 Localização : Casal do Marco - Seixal
Assunto: Re: Os melhores discos "Ao Vivo" Dom Dez 30 2018, 13:24
Olá Eu pessoalmente gosto muito de albuns ou vivo e colectâneas... Ao vivo ... por ser um dos meus artistas preferidos e talvez por ser o primeiro album ao vivo que comprei... Este é o meu preferido...
Fredie
ruife Membro AAP
Mensagens : 111 Data de inscrição : 01/03/2016 Idade : 66 Localização : Quiaios
Assunto: Re: Os melhores discos "Ao Vivo" Dom Dez 30 2018, 17:33
A par com o já referido Deep Purple - Made in Japan, este também me acompanha desde a juventude
Uriah Heep Live um dos preferidos
Cumprimentos Rui Ribeiro
TD124 Membro AAP
Assunto: Re: Os melhores discos "Ao Vivo" Dom Dez 30 2018, 18:34
Isto està a tomar forma ... belas coisas que são propostas por aqui, toca a continuar!!!...
Tankado Membro AAP
Mensagens : 806 Data de inscrição : 29/01/2016 Idade : 32 Localização : Leiria
Assunto: Re: Os melhores discos "Ao Vivo" Dom Dez 30 2018, 23:29
Boa noite,
Adoro o dos dos Deep Purple.
Goatava de destacar outros dois que gosto muito, o Strangers in the Night dos UFO.
O segundo seria o o Delicate Soundtrack of Thunder dos Pink Floyd. O solo de guitarra da confortably numb é incrível.
Boa passagem de ano para todos.
Abraço, Rafael
Assunto: Re: Os melhores discos "Ao Vivo" Seg Dez 31 2018, 14:41
Vou ser bruto!....
Não menosprezando os que por aqui "jazem", vou colocar dois (ah! bruto!!!!)...
Dos meus primeiros "alive", um dos quais (TRS), o primeiro que comprei foi para um amigo, aqui vão
Que o 2019 vos traga tudo do melhor! Saúde!!!
TD124 Membro AAP
Assunto: Re: Os melhores discos "Ao Vivo" Ter Jan 01 2019, 11:03
Uma forma estranha de angustia invade o "Number One" nesse dia 20 de Abril de 1986 à medida que se aproxima a hora de subir no palco. Apesar dos seus 81 anos e de toda a experiência acumulada, o homém sabe que este recital não serà como nenhum outro antes. Pela primeira vez apòs 61 anos de exilio ele està de volta à terra que o viu nascer ... e como uma avalanche interior a sua alma eslava acordou e ferve no peito. Nos bastidores ele olha para o palco da grande sala do conservatorio de Moscovo aonde o seu Steinway pessoal (ele fez-o vir de Nova Iorque...) està instalado. Ele sabe que està no sanctuario do piano, no espaço que viu passar os Vladimir Sofronitsky, Sviatoslav Richter, Heinrich Neuhaus, Emil Gilels, e façe ao publico mais exigente do mundo. Na sala aonde os estudantes se assentam nos corredores os professores estão na primeira fila ... e ele busca do olhar uma cara conhecida, um antigo professor, talvez o Richter. Mas é hora de ir ao encontro do seu passado, das suas origens...
Ele começa provocador por uma sonata de Scarlatti ... uma maneira de aqueçer os dedos, mas também de mostrar que Glenn Gould é grande, mas não é unico. Segue uma sonata do Mozart aonde ele evidencia uma grande fineza e claridade no tocar e de repente ele entoa um estudo do Scriabin. A sala estremeçe e soluços começam a sair da plateia acompanhados de bravos de admiração. Durante toda a representação de Scriabin, Schumann, Rachmaninov, Chopin ... o publico do Conservatorio de Moscovo, habitualmente tão reservado, transforma o recital em concerto quase mistico. Làgrimas, soluços, risos, gritos, bravos, vão acompanhar este recital alucinante que é automaticamente propulsado para a historia do piano. Nessa noite o Conservatorio de Moscovo confirma ser o antro absoluto do piano e o Vladimir Horowitz aproxima-se um pouco mais do seu homonimo Vladimir Sofronitsky ... e de Deus. Como uma rockstar, ele abandona o palco no meio de aplausos de um publico de pé subjugado, magnetisado e siderado pela virtuosidade e potência do artista ... ele explica estar exausto, não poder continuar a tocar. Uma chuva de rosas vai ser lançada no palco e ele saboreia esse momento raro, unico e vertiginoso ... ser considerado um Deus pelos proprios Deuses!!!...
Bom Ano de 2019 a voçês todos
fredy Membro AAP
Mensagens : 5130 Data de inscrição : 08/02/2011 Idade : 62 Localização : Casal do Marco - Seixal
Assunto: Re: Os melhores discos "Ao Vivo" Ter Jan 01 2019, 11:20
Olá Mais um que gosto muito...
Fredie
ruife Membro AAP
Assunto: Re: Os melhores discos "Ao Vivo" Ter Jan 01 2019, 12:45
fredy escreveu:
Fredie
Pessoalmente gosto muito de discos ao vivo. Normalmente são os que ouço VERY LOUD É incrível como este ainda não faz parte da minha coleção de vinil. Primeira decisão do novo ano: Thin Lizzy - Live and Dangerous para a Wantlist Cumprimentos Rui Ribeiro
Fernando Salvado Membro AAP
Mensagens : 466 Data de inscrição : 02/03/2018 Localização : Parede
Assunto: Horowitz in Moscow Ter Jan 01 2019, 14:30
[quote="TD124"]
Muito obrigado pelo comentário e que haja mais em 2019, ano que se deseja pleno de saúde e boas músicas F Salvado
[
vlopes Membro AAP
Assunto: Re: Os melhores discos "Ao Vivo" Ter Jan 01 2019, 21:36
TD124 escreveu:
A obra do John Cale é globalmente dificil e heteróclita, o que dificulta o acesso da parte dos não iniciados. Aqui neste "Live" acustico (piano e guitarra), o artista revisita vàrios momentos altos da sua longa carreira e mesmo algumas re-interpretações de outros como um Hallelujah do Cohen de lenda, assim que um sumptuoso Heartbreak Hotel do Elvis. Neste disco globalmente sereno o Cale exprime o seu gosto pela poésia, pelo romantismo desencantado assim que pelo canto épico. Algumas interpretações lancinantes lembram o passado de rock proto-punk periodo "Fear" assim que ele foi o produtor dos "The Stooges". O album de um homém enfim apaziguado e no auge da sua arte...
Tenho este triplo álbum numa fabulosa reedição masterizada de 2016 que é para mim o best off de Cale.
Um verdadeiro must have, sim
TD124 Membro AAP
Assunto: Re: Os melhores discos "Ao Vivo" Qui Jan 03 2019, 11:54
Nessa noite de inverno o Keith Jarrett està exausto. Ele chegou a Colonia tarde, pois viajou toda a noite de carro desde Lausanne e ainda por cima tém uma dor de costas do diabo. Para cumulo, o piano que està instalado na opera não é o Bösendorfer que ele pediu mas um instrumento "d'étude" com um som terrivel. Ele decide de ir comer numa Pizaria e a refeição é péssima ... nada corre bem para o artista nesse 24 de Janeiro de 1975! Ele tenta anular o concerto, argumenta das causas mas a directora da opera convençe-o de subir no palco. Ele assenta-se ao piano, hesita e examina o instrumento com um ar dubitativo e de repente a campainha do inicio do concerto soa...
São as quatro notas da campainha que lhe vão dar a melodia de base. Ele toca-as o que provoca risos na plateia e pouco a pouco começa a harmonisar à volta. Segue-se o recital que todos conheçem e uma das maiores proezas de inprovisação na historia do instrumento. Como um rio corre até ao mar, os acordos e harmonias sucedem-se num fluir evidente e rapidamente magnético. Alternando o Jazz com elementos pop e mesmo contemporaneos a muisca dessa noite vai se tornar universal, catartica. Por detràs da sua intemporal beleza o Köln Concert guarda a sua parte de mistério, ou seja, a insondàvel essência da criação artistica ...
Ruben Pinto Membro AAP
Mensagens : 1155 Data de inscrição : 21/11/2014 Idade : 53 Localização : Paço de Arcos
Assunto: Re: Os melhores discos "Ao Vivo" Sex Jan 04 2019, 23:04
Vou destacar 4 álbuns ao vivo sendo 2 de bandas consagradas e os outros 2 de bandas portuguesas e que aqui trago apenas por ter estado no publico no momento da gravação e que me traz outras emoções que outros álbuns não trazem simplesmente por não ter vivido in loco. O primeiro é Live After Death dos Iron Maiden
Este foi talvez o 1ª álbum que ouvi e também o que me transportou para os sons mais pesados O Heavy Metal. É Um álbum icónico da banda reconhecido como um grande álbum quer da banda como do espectáculo que dava nos concertos. Quem ia ver Iron maiden tinha a certeza que ia ser um grande concerto. Felizmente vi os em Cascais e Madrid. Grandes concertos. Um outro Album, Grande album, já aqui mencionado, Pink Floyd Delicate Sound of Thunder.
Recodo me de ver na Tv o Concerto em Veneza e aquilo era um outro mundo algo que nunca tinha imaginado. Mais tarde o album em laserdisc e associado ao que tinha visto algo que ainda hoje me traz grande emoções. Os outros 2 albuns, nadas de especial mas o facto de ter estado presente torna as coisas muito, muito diferentes e muito pessoais. Tentar imaginar e captar as emoções de algo que não se teve presente é bem diferente de "Eu estive Lá"
" Tim & Companheiros de Aventura" no Coliseu
" Ar De Rock " gravado nas festas do mar em Cascais 2010
Alguém teve experiência semelhante? ,
Roquer Membro AAP
Mensagens : 90 Data de inscrição : 27/03/2017 Localização : Margem Sul
Assunto: Scorpions Qui Jan 10 2019, 16:56
Scorpions - "World Wide Live".
Os Scorpions gravaram um disco ao vivo na década de 70 "Tokyo Tapes" e este na década de 80 "World Wide Live". Gosto bastante de ambos, destaco este porque rodou imenso no meu gira-discos e foi importante naquela época. Digam o que disserem, os Scorpions foram e são uma grande banda e este disco é uma pérola ao vivo.
fredy Membro AAP
Assunto: Re: Os melhores discos "Ao Vivo" Qui Jan 10 2019, 18:48
Fredie
Fernando Mota Membro AAP
Mensagens : 2085 Data de inscrição : 31/12/2012 Idade : 49 Localização : Lisboa
Assunto: Re: Os melhores discos "Ao Vivo" Qui Jan 10 2019, 19:07
O disco que mais toca cá em casa
João Henrique Membro AAP
Mensagens : 1574 Data de inscrição : 21/07/2010 Idade : 59 Localização : Lisboa
Assunto: Re: Os melhores discos "Ao Vivo" Sex Jan 11 2019, 00:15
fredy escreveu:
Fredie
ruife Membro AAP
Assunto: Re: Os melhores discos "Ao Vivo" Sex Jan 11 2019, 12:10
De uma banda diferente um Live que também me marcou
Curved Air
Mário Franco Membro AAP
Assunto: Re: Os melhores discos "Ao Vivo" Sex Jan 11 2019, 16:39
Sade Live (2011)
Cenografia muito profissional, minimalista mas muito diferenciada para cada canção.