Mensagens : 14282 Data de inscrição : 13/07/2010 Localização : Ilhéu Chão
Assunto: Drogaria Central Loja de Discos Sáb Jan 12 2019, 15:39
Por ocasião do IX Festival Sons de Almada Velha, caminhando pela Rua Capitão Leitão para aceder à Rua Dom José de Mascarenhas, em direcção à Igreja da Misericórdia - onde o tubista Sérgio Carolino, graças ao seu génio, transcenderia as convenções da célebre Partita em lá menor de Johann Sebastian Bach, criando uma leitura inédita dessa suite escrita para cravo - paro em frente de um estabelecimento, reconhecendo os discos de vinil expostos na montra. Entro. Observo sem minúcia. Inquiro sobre o horário de funcionamento, prometendo regressar na hora seguinte.
Retorno ao estabelecimento que outrora foi uma antiga drogaria, agora transformada em loja de discos novos e usados. O interior do amplo espaço mantém a arquitectura original, porquanto, Sérgio Milhano (sonoplasta profissional) e Cristina Morais, nada obcecados com remodelações baseadas nas típicas tendências da moda inerentes ao género “Querido, mudei a gaiola!”, mantiveram o mobiliário, o balcão e acessórios relacionados com o anterior ramo. A decoração denota uma personalização interessante, conjugando uma série de elementos figurativos com aparelhos de outros tempos, materializando a criativa ornamentação e encantando o público masculino e, principalmente, o feminino, que gosta de alimentar a vista com cenários de beleza.
Mal entramos na loja, se Cristina percebe que somos estreantes, torna inteligível a arrumação dos discos pelas diversas linguagens musicais. Fá-lo com dicção pausada e perfeita, revelando largo sorriso. Efectivamente, a organização dos LPs em nada é nublada (não se vê discos no chão), levando o visitante a procurar entusiasticamente os títulos que anseia possuir.
É perceptível que a dupla Sérgio/Cristina têm boa auto-estima e, consequentemente, colocam à vontade o cliente para ouvirem algum disco usado, dando segurança ao comprador que nada teme, pois tem a certeza que as individualidades que gerem a loja, têm em grande conta o cliente.
Na minha primeira ida à Drogaria Central, encontrei dois discos conservados na minha memória, fruto de inúmeras audições realizadas no gira-discos dos meus pais e na residência de familiares. Fui para casa, mas fixei o local. Entretanto, num trio de ocasiões, regressei à loja, que também vende discos em formato CD, sobretudo edições de autor - «Gnosis», da Lokomotiv (Carlos Barretto, José Salgueiro e Mário Delgado) é exemplificativo.
Perante o horário acessível e pensado para quem sai do trabalho, à noite, depois do jantar, com o(a) namorado(a) ou marido/esposa, em vez de se sentar no sofá em frente à televisão a ver novelas, ridículos concursos ou comentários antes e depois dos jogos de futebol e subsequentes análises, ide à Loja de Discos de Almada e deleitem-se.
Blá-blá-blá com a antiga grafia e tiro ao boneco: Ghost4u
Última edição por Ghost4u em Sáb Jan 12 2019, 19:21, editado 1 vez(es)
José Miguel Membro AAP
Mensagens : 9401 Data de inscrição : 16/08/2015 Idade : 43 Localização : A Norte, ainda a Norte...
Assunto: Re: Drogaria Central Loja de Discos Sáb Jan 12 2019, 18:58
Que bela reportagem e que regalo essa loja de discos novos e usados em vários formatos físicos!!
Louvo a ousadia do horário, espero que muitos apaixonados por Música sigam as pisadas do nosso repórter.
TD124 Membro AAP
Mensagens : 8270 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 59 Localização : França
Assunto: Re: Drogaria Central Loja de Discos Dom Jan 13 2019, 09:34
Ghost4u escreveu:
(...) Por ocasião do IX Festival Sons de Almada Velha, caminhando pela Rua Capitão Leitão para aceder à Rua Dom José de Mascarenhas, em direcção à Igreja da Misericórdia ... paro em frente de um estabelecimento, reconhecendo os discos de vinil expostos na montra. Entro. Observo sem minúcia...
... ide à Loja de Discos de Almada e deleitem-se.
Obrigado amigo Ghost por me ofereçer a leitura de algo que me desperta uma grande nostalgia e recorda-me ruas muito percorridas durante a adolescência. Curiosamente, existiu no inicio dos anos 80 no alto dessa rua uma loja de discos que vendia novos e usados ... era uma loja pequenita e ai comprei o Led Zeppelin II e um pouco mais tarde o London Calling se a memoria é boa. Não durou muito tempo infelismente, então desejo que essa nova loja tenha uma longa e prospera vida...
Não poderei visità-la nos tempos a vir, mas serà com grande prazer que voltarei à minha Almada desde que possivel e que com grande prazer farei um salto a essa linda loja ... aonde encontrarei de certeza uma ou duas delicias ao meu gosto!
Muito obrigada por esta cativante reportagem e por partilhar connosco essa sua descoberta...
touraj
Assunto: Bravo!! Sex Jan 18 2019, 18:00
Mais uma vez a escrita do Fantasma transporta-nos para o local, fazendo-nos ter vontade de visitar /conhecer os locais que reporta. Lembro-me do tempo em que determinados profissionais da Rádio nos prendiam aos seus programas com a sua capacidade de comunicação e informação ,ROCK IN STOCK com o Luis Filipe Barros ou o SOM DA FRENTE com o saudoso António Sérgio são para mim dois icones do que atrás referi.
Bravo amigo Fantasma
Goansipife Membro AAP
Mensagens : 3791 Data de inscrição : 04/12/2011 Idade : 65 Localização : Freiria - Torres Vedras
Assunto: Re: Drogaria Central Loja de Discos Sex Jan 18 2019, 21:52
Grande reportagem, amigo fantasma. Terei mesmo de me deslocar da terra Saloia, ao lado de lá do Rio
hsousa
Mensagens : 9 Data de inscrição : 12/11/2021 Localização : Seixal
Assunto: Re: Drogaria Central Loja de Discos Seg Dez 06 2021, 22:55
Excelente reportagem, obrigado!
Tive o prazer de passar por esta casa já duas vezes, e não só recomendo como pretendo lá voltar com regularidade.
O ambiente é fantástico, ouve-se e fala-se de música, e há lá algo para (quase) todos os gostos.
São também super pacientes, e estiveram-me a aturar enquanto eu pedia para procurar discos específicos para tentar encomendar!
Finalmente, prezam a qualidade e fazem questão de ouvir tudo o que vendem. Trouxe uns discos com a minha idade que estão como novos.
Alexandre Vieira e Fernando Salvado gostam desta mensagem
José Eusébio
Assunto: Re: Drogaria Central Loja de Discos Ter Out 18 2022, 15:14
Muito Bom
Obrigado pela Dica. Não estou em Portugal e é dificil ir a outros sitios que não à minha terra Natal, Castelo Branco ou à terra Natal da minha esposa, Portimão. Infelizmente, nem uma nem outra cidade têm casas deste calibre... melhor, que eu saiba, não têm.
Cumprimentos e boas esperanças para os donos da loja, e para o reporter.