Mensagens : 7002 Data de inscrição : 05/07/2010 Localização : Usuário BANIDO
Assunto: Optical Fibre Turntable for Archives Records Dom Jun 26 2011, 01:10
BAILOTE Membro AAP
Mensagens : 1648 Data de inscrição : 16/02/2011 Idade : 52 Localização : Albufeira
Assunto: Re: Optical Fibre Turntable for Archives Records Dom Jun 26 2011, 12:18
Grande David
Isto vai de encontro ao que eu digo e revela a fusão entre o digital e o analogico...Tu estas sempre á frente e vais conseguir ser o ultimo a rir e para bem de todos Gostava de saber mais sobre isto...
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
Assunto: Re: Optical Fibre Turntable for Archives Records Dom Jun 26 2011, 12:33
Mais desenvolvimentos aqui : http://www.christerhamp.se/phono/poliak.html
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
Assunto: Re: Optical Fibre Turntable for Archives Records Dom Jun 26 2011, 13:05
É interessante esta aproximação á leitura das grooves, mas eu duvido muito da resistencia ao desgaste da ponta de fibra de vidro....mas é uma idéia...será que tem qualidade audiófila, ou só mesmo para arquivo de coisas antigas??
E aqui, um video um pouco mais completo
BAILOTE Membro AAP
Mensagens : 1648 Data de inscrição : 16/02/2011 Idade : 52 Localização : Albufeira
Assunto: Re: Optical Fibre Turntable for Archives Records Dom Jun 26 2011, 13:33
interessante
RCruz Membro AAP
Mensagens : 132 Data de inscrição : 19/07/2010 Localização : Cascais
Assunto: Re: Optical Fibre Turntable for Archives Records Dom Jun 26 2011, 22:16
Há já algums anos, antes do aparecimento do CD e da internet, já estava á venda um gira discos equipado com uma cabeça de leitura óptica (LAZER). Segundo os ditados da altura, era muito bom pois nunca desgastava os discos. O problema é que o LAZER não distingue muito bem as ondulações das espiras dos inevitáveis graozinhos de pó. Muito complexo e nada pratico.
Este novo processo parece melhor mas tem como ideia base a digitalização da informação presente nos discos... Talvez para depois poderem ser ouvidos no MP3
Os melhores discos que eu tenho foram todos prensados antes de 1980 e nessa altura as máquinas de gravar o vinil tinham amplificadores de cabeça analógicos e gravavam os sinais provenientes de gravadores de fita multipista analogicos.
Os novos discos que existem hoje no mercado, são normalmente gravados em "cutting lathe" que usam amplificadores de agulha de corte digitais alem de utilizarem sinais provenientes de fontes digitais DAT.
Tenho cópias de originais e "reissues" actuais que comprovam perfeitamente a falta de micro informação das novas prensagems.
Não sou detractor do meio analógico... Possuo um leitor de CD com 9 transformadores, 11 reguladores de tensão, saída discreta e filtro passivo de saída... É bastante High End e agradável.
Tambem gosto dos "ficheirinhos" com um bom DAC.
Mas o som do meu TT é, ainda assim, imbatível no que toca ao envolvimento, dimesões do palco sonoro, dinamica e espacialidade.
nrbatista
Assunto: Re: Optical Fibre Turntable for Archives Records Ter Jul 12 2011, 22:14
Boa noite, Na sequência deste último comentário do RCruz, existem ainda à venda comercialmente leitores que incorporam a leitura de LPs via laser:
http://www.elpj.com/
No site têm imensa informação sobre a tecnologia aplicada e feedback de compradores. A julgar pelos comentários dos felizardos (e ricos) donos, a experiência é muito boa.
Para quem possa, esta será uma solução excelente para reproduzir fielmente todos os LPs sem os danificar/desgastar, mantendo a qualidade de reprodução analógica.
Cumprimentos, Nuno Batista
Vodoo Membro AAP
Assunto: Re: Optical Fibre Turntable for Archives Records Ter Jul 12 2011, 22:34
RCruz escreveu:
Há já algums anos, antes do aparecimento do CD e da internet, já estava á venda um gira discos equipado com uma cabeça de leitura óptica (LAZER). Segundo os ditados da altura, era muito bom pois nunca desgastava os discos. O problema é que o LAZER não distingue muito bem as ondulações das espiras dos inevitáveis graozinhos de pó. Muito complexo e nada pratico.
Este novo processo parece melhor mas tem como ideia base a digitalização da informação presente nos discos... Talvez para depois poderem ser ouvidos no MP3
Os melhores discos que eu tenho foram todos prensados antes de 1980 e nessa altura as máquinas de gravar o vinil tinham amplificadores de cabeça analógicos e gravavam os sinais provenientes de gravadores de fita multipista analogicos.
Os novos discos que existem hoje no mercado, são normalmente gravados em "cutting lathe" que usam amplificadores de agulha de corte digitais alem de utilizarem sinais provenientes de fontes digitais DAT.
Tenho cópias de originais e "reissues" actuais que comprovam perfeitamente a falta de micro informação das novas prensagems.
Não sou detractor do meio analógico... Possuo um leitor de CD com 9 transformadores, 11 reguladores de tensão, saída discreta e filtro passivo de saída... É bastante High End e agradável.
Tambem gosto dos "ficheirinhos" com um bom DAC.
Mas o som do meu TT é, ainda assim, imbatível no que toca ao envolvimento, dimesões do palco sonoro, dinamica e espacialidade.
Caro Amigo e se me fizesse o favor de mostrar umas fotos dessa preciosidade Digital ??
Milton Membro AAP
Assunto: Re: Optical Fibre Turntable for Archives Records Ter Jul 12 2011, 22:41
Vodoo escreveu:
RCruz escreveu:
Caro Amigo e se me fizesse o favor de mostrar umas fotos dessa preciosidade Digital ??
Escapou-te esta frase, foi ?
Vodoo Membro AAP
Assunto: Re: Optical Fibre Turntable for Archives Records Ter Jul 12 2011, 22:51
A mim não e nada têm uma coisa a vêr com a outra, e se assim não fosse estranho seria porque 16/44.1 será sempre inferior !!!
RCruz Membro AAP
Assunto: Re: Optical Fibre Turntable for Archives Records Qua Jul 13 2011, 20:59
Milton escreveu:
Vodoo escreveu:
RCruz escreveu:
Escapou-te esta frase, foi ?
Realmente escapou
nrbatista
Assunto: Re: Optical Fibre Turntable for Archives Records Qua Jul 13 2011, 21:28
Viva RCruz,
Esse leitor de CD está, digamos, artilhado!
Diga-me, qual é o leitor de "origem" em que baseou essa transformação?
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
Assunto: Re: Optical Fibre Turntable for Archives Records Qua Jul 13 2011, 21:38
nrbatista escreveu:
Viva RCruz,
Artilhado é pouco. Isso é artilhado, camuflado, indrominado, etc.
_________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince
If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...
The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte
RCruz Membro AAP
Assunto: Re: Optical Fibre Turntable for Archives Records Qua Jul 13 2011, 22:11
António José da Silva escreveu:
nrbatista escreveu:
Viva RCruz,
Artilhado é pouco. Isso é artilhado, camuflado, indrominado, etc.
Bem... Não posso negar que está um bocadinho "quitado".... Não o considero "acabado" mas temos de ter em consideração que as mods foram todas efectuadas uma-a-uma (de modo a que eu pudesse aprender e compreender qual o efeito de cada uma) ... agora já é dificil continuar... Gostaria de recomeçar... mas para isso necessitaria de um CD53 ou CD63 versão stock..... Alguem tem um por aí ?
Vodoo Membro AAP
Assunto: Re: Optical Fibre Turntable for Archives Records Qui Jul 14 2011, 01:34
JeJeJe
Claro que tenho eu !!!
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
Assunto: Re: Optical Fibre Turntable for Archives Records Qui Jul 14 2011, 04:44
Vodoo escreveu:
JeJeJe
Claro que tenho eu !!!
Difícil será encontrar um que não tenhas.
Vodoo Membro AAP
Assunto: Re: Optical Fibre Turntable for Archives Records Qui Jul 14 2011, 12:18
Infelizmente ainda me faltam imensos !!!
Assunto: Re: Optical Fibre Turntable for Archives Records Qui Jul 14 2011, 13:13
Vodoo escreveu:
Infelizmente ainda me faltam imensos !!!
O teu problema deve de ser falta de espaço na garagem.
Vodoo Membro AAP
Assunto: Re: Optical Fibre Turntable for Archives Records Qui Jul 14 2011, 17:33
E é mesmo
RCruz Membro AAP
Assunto: Re: Optical Fibre Turntable for Archives Records Qui Jul 14 2011, 21:10
Vodoo escreveu:
JeJeJe
Claro que tenho eu !!!
E está numa garagem ? Ainda funciona ?
O CD53/63 é superior ao 57/67 pois tem um decoder separado do dac.
Só necessita de dois relogios, uma alimentação separada e melhorada para os servos, a substituição do filtro de saida e dos opamps por um circuito discreto (com jfets), alimentações (superregs) em todos os +V de todos os chip, e mais algumas coisinhas para ficar a tocar como um aparelho de 10.000€.
Assunto: Re: Optical Fibre Turntable for Archives Records Qui Jul 14 2011, 21:15
RCruz escreveu:
e mais algumas coisinhas para ficar a tocar como um aparelho de 10.000€.
Porra fica a tocar melhor que um aparelho de 10.000 euros depois de 15.000 euros de trabalho.
RCruz Membro AAP
Assunto: Re: Optical Fibre Turntable for Archives Records Qui Jul 14 2011, 21:23
Pois... o meu demorou 2 anos até chegar onde está agora.... Como não paguei o trabalho, apenas tive de desembolsar +- 800€ de "special parts".
Se conseguir obter um CD53/63 stock em bom estado, vou demorar menos de 1 mes e gastar menos €€.
Agora já sei o que é necessário pelo que não me irei perder em deambulações.
Alem disso vai ficar mais bem construido (pretendo recolocar todos os TX numa alimentação exterior).
Assunto: Re: Optical Fibre Turntable for Archives Records Qui Jul 14 2011, 21:28
RCruz escreveu:
Pois... o meu demorou 2 anos até chegar onde está agora.... Como não paguei o trabalho, apenas tive de desembolsar +- 800€ de "special parts".
Se conseguir obter um CD53/63 stock em bom estado, vou demorar menos de 1 mes e gastar menos €€.
Agora já sei o que é necessário pelo que não me irei perder em deambulações.
Alem disso vai ficar mais bem construido (pretendo recolocar todos os TX numa alimentação exterior).
O prazer que obténs do acumular de experiência e o resultado da mesma, devem de dar um gozo do caraças.
Vodoo Membro AAP
Assunto: Re: Optical Fibre Turntable for Archives Records Qui Jul 14 2011, 22:00
RCruz escreveu:
Vodoo escreveu:
JeJeJe
Claro que tenho eu !!!
E está numa garagem ? Ainda funciona ?
O CD53/63 é superior ao 57/67 pois tem um decoder separado do dac.
Só necessita de dois relogios, uma alimentação separada e melhorada para os servos, a substituição do filtro de saida e dos opamps por um circuito discreto (com jfets), alimentações (superregs) em todos os +V de todos os chip, e mais algumas coisinhas para ficar a tocar como um aparelho de 10.000€.
Está njuma garagem mas dentro de caixas e dentro de sacos fechados a vácuo !!!
E está igual a nnovo o problema é apenas o comando quie uma vez caíu ao chão e deixou de funcionar.
Vodoo Membro AAP
Assunto: Re: Optical Fibre Turntable for Archives Records Qui Jul 14 2011, 22:02
Mas Amigo não há problemas e ofereço-lhe o Marantz se me lapizar um certo aparelho que tenho aqui.
RCruz Membro AAP
Assunto: Re: Optical Fibre Turntable for Archives Records Sex Jul 15 2011, 23:06
Vodoo escreveu:
Mas Amigo não há problemas e ofereço-lhe o Marantz se me lapizar um certo aparelho que tenho aqui.
Fiquei sem palavras
Já lapizei alguns amps e terei todo o gosto eu o fazer novamente.
Caro Vodoo.... aceito o desafio.
Qual é o "cero aparelho" que pretende fazer crescer ?
Assunto: Re: Optical Fibre Turntable for Archives Records Sex Jul 15 2011, 23:08
RCruz escreveu:
Vodoo escreveu:
Fiquei sem palavras
Já lapizei alguns amps e terei todo o gosto eu o fazer novamente.
Caro Vodoo.... aceito o desafio.
Qual é o "cero aparelho" que pretende fazer crescer ?
Esse desafio a acontecer, merece um tópico bem foto-documentado para que a mata vá acompanhando o desenrolar dos acontecimentos.
Vodoo Membro AAP
Assunto: Re: Optical Fibre Turntable for Archives Records Sex Jul 15 2011, 23:38
Sim Senhor está combinado !!!
Detalhes do aparelho seguem por PM para que possa analizar o animal a vêr se será possivel tal façanha.
Grande Abraço
RCruz Membro AAP
Assunto: Re: Optical Fibre Turntable for Archives Records Sáb Jul 16 2011, 22:41
Aguardo com muita curiosidade.
Vodoo Membro AAP
Assunto: Re: Optical Fibre Turntable for Archives Records Sáb Jul 16 2011, 22:47
Prezado Amigo sinseramente ainda não escolhi a máquina, porque na minha humilde ideia terá que sêr um compromisso entre a qualidade e principalmente algo que não lhe dê muito trabalho.
RCruz Membro AAP
Assunto: Re: Optical Fibre Turntable for Archives Records Dom Jul 17 2011, 10:54
Diga-me quais são as hipóteses... Talvez eu o possa ajudar na escolha.
RCruz Membro AAP
Assunto: Re: Optical Fibre Turntable for Archives Records Sáb Jul 30 2011, 20:29
Small talk
Vodoo Membro AAP
Assunto: Re: Optical Fibre Turntable for Archives Records Sáb Jul 30 2011, 21:52
Nem é isso Caro Amigo, é mesmo falta de pachorra algo do género.
Vejamos então o que me diz a isto entre os repetios:
Sony CDP-227 ESD
Sony CDP-228 ESD
Denon DCD-1500 II
Philips CD-471
Philips CD-930
Marantz CD-50
Sony SCD-XB 790
Sony CDP-XB930QS
Cambridge Audio Track 3
AIWA XC-777
etc, etc
Milton Membro AAP
Assunto: Re: Optical Fibre Turntable for Archives Records Sáb Jul 30 2011, 23:18
Vodoo escreveu:
Nem é isso Caro Amigo, é mesmo falta de pachorra algo do género.
Vejamos então o que me diz a isto entre os repetios:
Sony CDP-227 ESD
Sony CDP-228 ESD
Denon DCD-1500 II
Philips CD-471
Philips CD-930
Marantz CD-50
Sony SCD-XB 790
Sony CDP-XB930QS
Cambridge Audio Track 3
AIWA XC-777
etc, etc
Tenho este Sony CDP-XB930QS e um Marantz cd52 (que tambem tens, julgo) São alguma coisita de jeito, para mexer ?
Vodoo Membro AAP
Assunto: Re: Optical Fibre Turntable for Archives Records Sáb Jul 30 2011, 23:44
Amigo Milton se tens um Sony CDP-XB930QS isso nem se pergunta, basta olhar para o transporte do menino vindo directamente das sobras da ultima série ES !!!
Sony's CDP-XB930 is probably one of the greatest CD players due to its overall brilliant feature list and impressive sound. It’s great to use, built to last and sounds fantastic.
E para alêm disto ainda é fácil de rodar opamps e podemos têr 4 diferentes montados e basta rodar o botão de filtros frontal e ouvir as diferênças, e como transporte até dá para ligar a dois DAC´s diferentes.
RCruz Membro AAP
Assunto: Re: Optical Fibre Turntable for Archives Records Seg Ago 01 2011, 19:32
A lista é grande... vou estudar os vários "pacientes" e escolher a melhor hipótese.
Conteúdo patrocinado
Assunto: Re: Optical Fibre Turntable for Archives Records