Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

A paixão pelo Áudio
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

A paixão pelo Áudio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistrarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

Optical Fibre Turntable for Archives Records

Ir para baixo 
+2
BAILOTE
Vodoo
6 participantes
AutorMensagem
Vodoo
Membro AAP

Optical Fibre Turntable for Archives Records Empty
MensagemAssunto: Optical Fibre Turntable for Archives Records   Optical Fibre Turntable for Archives Records EmptyDom Jun 26 2011, 01:10

scratch
Ir para o topo Ir para baixo
BAILOTE
Membro AAP
BAILOTE

MensagemAssunto: Re: Optical Fibre Turntable for Archives Records   Optical Fibre Turntable for Archives Records EmptyDom Jun 26 2011, 12:18

Grande David

Isto vai de encontro ao que eu digo e revela a fusão entre o digital e o analogico...Tu estas sempre á frente e vais conseguir ser o ultimo a rir e para bem de todos Optical Fibre Turntable for Archives Records 754215
Gostava de saber mais sobre isto... Optical Fibre Turntable for Archives Records 22692
Milton
Membro AAP
Milton

Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

MensagemAssunto: Re: Optical Fibre Turntable for Archives Records   Optical Fibre Turntable for Archives Records EmptyDom Jun 26 2011, 12:33

Mais desenvolvimentos aqui :
http://www.christerhamp.se/phono/poliak.html
Milton
Membro AAP
Milton

MensagemAssunto: Re: Optical Fibre Turntable for Archives Records   Optical Fibre Turntable for Archives Records EmptyDom Jun 26 2011, 13:05

É interessante esta aproximação á leitura das grooves, mas eu duvido muito da resistencia ao desgaste da ponta de fibra de vidro....mas é uma idéia...será que tem qualidade audiófila, ou só mesmo para arquivo de coisas antigas??

E aqui, um video um pouco mais completo
BAILOTE
Membro AAP
BAILOTE

MensagemAssunto: Re: Optical Fibre Turntable for Archives Records   Optical Fibre Turntable for Archives Records EmptyDom Jun 26 2011, 13:33

Optical Fibre Turntable for Archives Records 22692 interessante
RCruz
Membro AAP
RCruz

MensagemAssunto: Re: Optical Fibre Turntable for Archives Records   Optical Fibre Turntable for Archives Records EmptyDom Jun 26 2011, 22:16

Há já algums anos, antes do aparecimento do CD e da internet, já estava á venda um gira discos equipado com uma cabeça de leitura óptica (LAZER). Segundo os ditados da altura, era muito bom pois nunca desgastava os discos. O problema é que o LAZER não distingue muito bem as ondulações das espiras dos inevitáveis graozinhos de pó. Muito complexo e nada pratico.

Este novo processo parece melhor mas tem como ideia base a digitalização da informação presente nos discos... Talvez para depois poderem ser ouvidos no MP3 Sad

Os melhores discos que eu tenho foram todos prensados antes de 1980 e nessa altura as máquinas de gravar o vinil tinham amplificadores de cabeça analógicos e gravavam os sinais provenientes de gravadores de fita multipista analogicos.

Os novos discos que existem hoje no mercado, são normalmente gravados em "cutting lathe" que usam amplificadores de agulha de corte digitais alem de utilizarem sinais provenientes de fontes digitais DAT.

Tenho cópias de originais e "reissues" actuais que comprovam perfeitamente a falta de micro informação das novas prensagems.

Não sou detractor do meio analógico... Possuo um leitor de CD com 9 transformadores, 11 reguladores de tensão, saída discreta e filtro passivo de saída... É bastante High End e agradável.

Tambem gosto dos "ficheirinhos" com um bom DAC.

Mas o som do meu TT é, ainda assim, imbatível no que toca ao envolvimento, dimesões do palco sonoro, dinamica e espacialidade.
nrbatista

MensagemAssunto: Re: Optical Fibre Turntable for Archives Records   Optical Fibre Turntable for Archives Records EmptyTer Jul 12 2011, 22:14

Boa noite,
Na sequência deste último comentário do RCruz, existem ainda à venda comercialmente leitores que incorporam a leitura de LPs via laser:

http://www.elpj.com/

No site têm imensa informação sobre a tecnologia aplicada e feedback de compradores. A julgar pelos comentários dos felizardos (e ricos) donos, a experiência é muito boa.

Para quem possa, esta será uma solução excelente para reproduzir fielmente todos os LPs sem os danificar/desgastar, mantendo a qualidade de reprodução analógica.

Cumprimentos,
Nuno Batista
Vodoo
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Optical Fibre Turntable for Archives Records   Optical Fibre Turntable for Archives Records EmptyTer Jul 12 2011, 22:34

RCruz escreveu:
Há já algums anos, antes do aparecimento do CD e da internet, já estava á venda um gira discos equipado com uma cabeça de leitura óptica (LAZER). Segundo os ditados da altura, era muito bom pois nunca desgastava os discos. O problema é que o LAZER não distingue muito bem as ondulações das espiras dos inevitáveis graozinhos de pó. Muito complexo e nada pratico.

Este novo processo parece melhor mas tem como ideia base a digitalização da informação presente nos discos... Talvez para depois poderem ser ouvidos no MP3 Sad

Os melhores discos que eu tenho foram todos prensados antes de 1980 e nessa altura as máquinas de gravar o vinil tinham amplificadores de cabeça analógicos e gravavam os sinais provenientes de gravadores de fita multipista analogicos.

Os novos discos que existem hoje no mercado, são normalmente gravados em "cutting lathe" que usam amplificadores de agulha de corte digitais alem de utilizarem sinais provenientes de fontes digitais DAT.

Tenho cópias de originais e "reissues" actuais que comprovam perfeitamente a falta de micro informação das novas prensagems.

Não sou detractor do meio analógico... Possuo um leitor de CD com 9 transformadores, 11 reguladores de tensão, saída discreta e filtro passivo de saída... É bastante High End e agradável.

Tambem gosto dos "ficheirinhos" com um bom DAC.

Mas o som do meu TT é, ainda assim, imbatível no que toca ao envolvimento, dimesões do palco sonoro, dinamica e espacialidade.

Optical Fibre Turntable for Archives Records 524928826

Caro Amigo e se me fizesse o favor de mostrar umas fotos dessa preciosidade Digital ??

Optical Fibre Turntable for Archives Records 693932
Milton
Membro AAP
Milton

MensagemAssunto: Re: Optical Fibre Turntable for Archives Records   Optical Fibre Turntable for Archives Records EmptyTer Jul 12 2011, 22:41

Vodoo escreveu:
RCruz escreveu:

Caro Amigo e se me fizesse o favor de mostrar umas fotos dessa preciosidade Digital ??

Escapou-te esta frase, foi ? Optical Fibre Turntable for Archives Records 933723 Optical Fibre Turntable for Archives Records 271350
Vodoo
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Optical Fibre Turntable for Archives Records   Optical Fibre Turntable for Archives Records EmptyTer Jul 12 2011, 22:51

A mim não e nada têm uma coisa a vêr com a outra, e se assim não fosse estranho seria porque 16/44.1 será sempre inferior !!!

Optical Fibre Turntable for Archives Records 310490
RCruz
Membro AAP
RCruz

MensagemAssunto: Re: Optical Fibre Turntable for Archives Records   Optical Fibre Turntable for Archives Records EmptyQua Jul 13 2011, 20:59

Milton escreveu:
Vodoo escreveu:
RCruz escreveu:

Escapou-te esta frase, foi ? Optical Fibre Turntable for Archives Records 933723 Optical Fibre Turntable for Archives Records 271350

Realmente escapou Smile
Optical Fibre Turntable for Archives Records Dsc0185small

nrbatista

MensagemAssunto: Re: Optical Fibre Turntable for Archives Records   Optical Fibre Turntable for Archives Records EmptyQua Jul 13 2011, 21:28

Viva RCruz,

Esse leitor de CD está, digamos, artilhado!

Diga-me, qual é o leitor de "origem" em que baseou essa transformação?
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva

MensagemAssunto: Re: Optical Fibre Turntable for Archives Records   Optical Fibre Turntable for Archives Records EmptyQua Jul 13 2011, 21:38

nrbatista escreveu:
Viva RCruz,

Artilhado é pouco. Isso é artilhado, camuflado, indrominado, etc.Optical Fibre Turntable for Archives Records 933723

If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...

The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
RCruz
Membro AAP
RCruz

MensagemAssunto: Re: Optical Fibre Turntable for Archives Records   Optical Fibre Turntable for Archives Records EmptyQua Jul 13 2011, 22:11

António José da Silva escreveu:
nrbatista escreveu:
Viva RCruz,

Artilhado é pouco. Isso é artilhado, camuflado, indrominado, etc.Optical Fibre Turntable for Archives Records 933723

Bem... Não posso negar que está um bocadinho "quitado".... Não o considero "acabado" mas temos de ter em consideração que as mods foram todas efectuadas uma-a-uma (de modo a que eu pudesse aprender e compreender qual o efeito de cada uma) ... agora já é dificil continuar... Gostaria de recomeçar... mas para isso necessitaria de um CD53 ou CD63 versão stock..... Alguem tem um por aí ?
Vodoo
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Optical Fibre Turntable for Archives Records   Optical Fibre Turntable for Archives Records EmptyQui Jul 14 2011, 01:34

JeJeJe

Claro que tenho eu !!!

Optical Fibre Turntable for Archives Records 933723
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva

MensagemAssunto: Re: Optical Fibre Turntable for Archives Records   Optical Fibre Turntable for Archives Records EmptyQui Jul 14 2011, 04:44

Vodoo escreveu:
JeJeJe

Claro que tenho eu !!!

Difícil será encontrar um que não tenhas. Optical Fibre Turntable for Archives Records 933723

Joseph Le Conte
Vodoo
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Optical Fibre Turntable for Archives Records   Optical Fibre Turntable for Archives Records EmptyQui Jul 14 2011, 12:18

Optical Fibre Turntable for Archives Records 424293
Infelizmente ainda me faltam imensos !!!
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva

MensagemAssunto: Re: Optical Fibre Turntable for Archives Records   Optical Fibre Turntable for Archives Records EmptyQui Jul 14 2011, 13:13

Vodoo escreveu:
Optical Fibre Turntable for Archives Records 424293
Infelizmente ainda me faltam imensos !!!

O teu problema deve de ser falta de espaço na garagem. Optical Fibre Turntable for Archives Records 491368

Joseph Le Conte
Vodoo
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Optical Fibre Turntable for Archives Records   Optical Fibre Turntable for Archives Records EmptyQui Jul 14 2011, 17:33

Optical Fibre Turntable for Archives Records 491368

E é mesmo Optical Fibre Turntable for Archives Records 524928826
RCruz
Membro AAP
RCruz

MensagemAssunto: Re: Optical Fibre Turntable for Archives Records   Optical Fibre Turntable for Archives Records EmptyQui Jul 14 2011, 21:10

Vodoo escreveu:
JeJeJe

Claro que tenho eu !!!

E está numa garagem ? Ainda funciona ?

O CD53/63 é superior ao 57/67 pois tem um decoder separado do dac.

Só necessita de dois relogios, uma alimentação separada e melhorada para os servos, a substituição do filtro de saida e dos opamps por um circuito discreto (com jfets), alimentações (superregs) em todos os +V de todos os chip, e mais algumas coisinhas para ficar a tocar como um aparelho de 10.000€.
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva

MensagemAssunto: Re: Optical Fibre Turntable for Archives Records   Optical Fibre Turntable for Archives Records EmptyQui Jul 14 2011, 21:15

RCruz escreveu:
e mais algumas coisinhas para ficar a tocar como um aparelho de 10.000€.

Porra fica a tocar melhor que um aparelho de 10.000 euros depois de 15.000 euros de trabalho. Optical Fibre Turntable for Archives Records 933723

Joseph Le Conte
RCruz
Membro AAP
RCruz

MensagemAssunto: Re: Optical Fibre Turntable for Archives Records   Optical Fibre Turntable for Archives Records EmptyQui Jul 14 2011, 21:23

Pois... o meu demorou 2 anos até chegar onde está agora.... Como não paguei o trabalho, apenas tive de desembolsar +- 800€ de "special parts".

Se conseguir obter um CD53/63 stock em bom estado, vou demorar menos de 1 mes e gastar menos €€.

Agora já sei o que é necessário pelo que não me irei perder em deambulações.

Alem disso vai ficar mais bem construido (pretendo recolocar todos os TX numa alimentação exterior).
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva

MensagemAssunto: Re: Optical Fibre Turntable for Archives Records   Optical Fibre Turntable for Archives Records EmptyQui Jul 14 2011, 21:28

RCruz escreveu:
Pois... o meu demorou 2 anos até chegar onde está agora.... Como não paguei o trabalho, apenas tive de desembolsar +- 800€ de "special parts".

Se conseguir obter um CD53/63 stock em bom estado, vou demorar menos de 1 mes e gastar menos €€.

Agora já sei o que é necessário pelo que não me irei perder em deambulações.

Alem disso vai ficar mais bem construido (pretendo recolocar todos os TX numa alimentação exterior).

O prazer que obténs do acumular de experiência e o resultado da mesma, devem de dar um gozo do caraças. Optical Fibre Turntable for Archives Records 754215

Joseph Le Conte
Vodoo
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Optical Fibre Turntable for Archives Records   Optical Fibre Turntable for Archives Records EmptyQui Jul 14 2011, 22:00

RCruz escreveu:
Vodoo escreveu:
JeJeJe

Claro que tenho eu !!!

E está numa garagem ? Ainda funciona ?

O CD53/63 é superior ao 57/67 pois tem um decoder separado do dac.

Só necessita de dois relogios, uma alimentação separada e melhorada para os servos, a substituição do filtro de saida e dos opamps por um circuito discreto (com jfets), alimentações (superregs) em todos os +V de todos os chip, e mais algumas coisinhas para ficar a tocar como um aparelho de 10.000€.

Optical Fibre Turntable for Archives Records 265963

Está njuma garagem mas dentro de caixas e dentro de sacos fechados a vácuo !!!

E está igual a nnovo o problema é apenas o comando quie uma vez caíu ao chão e deixou de funcionar.

Vodoo
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Optical Fibre Turntable for Archives Records   Optical Fibre Turntable for Archives Records EmptyQui Jul 14 2011, 22:02

Mas Amigo não há problemas e ofereço-lhe o Marantz se me lapizar um certo aparelho que tenho aqui.

RCruz
Membro AAP
RCruz

MensagemAssunto: Re: Optical Fibre Turntable for Archives Records   Optical Fibre Turntable for Archives Records EmptySex Jul 15 2011, 23:06

Vodoo escreveu:
Mas Amigo não há problemas e ofereço-lhe o Marantz se me lapizar um certo aparelho que tenho aqui.

Fiquei sem palavras Smile

Já lapizei alguns amps e terei todo o gosto eu o fazer novamente.

Caro Vodoo.... aceito o desafio.

Qual é o "cero aparelho" que pretende fazer crescer ?
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva

MensagemAssunto: Re: Optical Fibre Turntable for Archives Records   Optical Fibre Turntable for Archives Records EmptySex Jul 15 2011, 23:08

RCruz escreveu:
Vodoo escreveu:

Fiquei sem palavras Smile

Já lapizei alguns amps e terei todo o gosto eu o fazer novamente.

Caro Vodoo.... aceito o desafio.

Qual é o "cero aparelho" que pretende fazer crescer ?

Esse desafio a acontecer, merece um tópico bem foto-documentado para que a mata vá acompanhando o desenrolar dos acontecimentos. Optical Fibre Turntable for Archives Records 491368

Joseph Le Conte
Vodoo
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Optical Fibre Turntable for Archives Records   Optical Fibre Turntable for Archives Records EmptySex Jul 15 2011, 23:38

Optical Fibre Turntable for Archives Records 22692

Sim Senhor está combinado !!!

Detalhes do aparelho seguem por PM para que possa analizar o animal a vêr se será possivel tal façanha. Optical Fibre Turntable for Archives Records 693932

Grande Abraço
RCruz
Membro AAP
RCruz

MensagemAssunto: Re: Optical Fibre Turntable for Archives Records   Optical Fibre Turntable for Archives Records EmptySáb Jul 16 2011, 22:41

Aguardo com muita curiosidade.
Vodoo
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Optical Fibre Turntable for Archives Records   Optical Fibre Turntable for Archives Records EmptySáb Jul 16 2011, 22:47

Prezado Amigo sinseramente ainda não escolhi a máquina, porque na minha humilde ideia terá que sêr um compromisso entre a qualidade e principalmente algo que não lhe dê muito trabalho.

RCruz
Membro AAP
RCruz

MensagemAssunto: Re: Optical Fibre Turntable for Archives Records   Optical Fibre Turntable for Archives Records EmptyDom Jul 17 2011, 10:54

Diga-me quais são as hipóteses... Talvez eu o possa ajudar na escolha.
RCruz
Membro AAP
RCruz

MensagemAssunto: Re: Optical Fibre Turntable for Archives Records   Optical Fibre Turntable for Archives Records EmptySáb Jul 30 2011, 20:29

Small talk Smile
Vodoo
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Optical Fibre Turntable for Archives Records   Optical Fibre Turntable for Archives Records EmptySáb Jul 30 2011, 21:52

scratch

Nem é isso Caro Amigo, é mesmo falta de pachorra algo do género.

Vejamos então o que me diz a isto entre os repetios:

Sony CDP-227 ESD

Sony CDP-228 ESD

Denon DCD-1500 II

Philips CD-471

Philips CD-930

Marantz CD-50

Sony SCD-XB 790

Sony CDP-XB930QS

Cambridge Audio Track 3

AIWA XC-777

etc, etc
Milton
Membro AAP
Milton

MensagemAssunto: Re: Optical Fibre Turntable for Archives Records   Optical Fibre Turntable for Archives Records EmptySáb Jul 30 2011, 23:18

Vodoo escreveu:
scratch

Nem é isso Caro Amigo, é mesmo falta de pachorra algo do género.

Vejamos então o que me diz a isto entre os repetios:

Sony CDP-227 ESD

Sony CDP-228 ESD

Denon DCD-1500 II

Philips CD-471

Philips CD-930

Marantz CD-50

Sony SCD-XB 790

Sony CDP-XB930QS

Cambridge Audio Track 3

AIWA XC-777

etc, etc
Tenho este Sony CDP-XB930QS
e um Marantz cd52 (que tambem tens, julgo)
São alguma coisita de jeito, para mexer ?
Vodoo
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Optical Fibre Turntable for Archives Records   Optical Fibre Turntable for Archives Records EmptySáb Jul 30 2011, 23:44

Amigo Milton se tens um Sony CDP-XB930QS isso nem se pergunta, basta olhar para o transporte do menino vindo directamente das sobras da ultima série ES !!!

Optical Fibre Turntable for Archives Records Sony_5

Optical Fibre Turntable for Archives Records Boardslrg

Sony's CDP-XB930 is probably one of the greatest CD players due to its overall brilliant feature list and impressive sound. It’s great to use, built to last and sounds fantastic.

E para alêm disto ainda é fácil de rodar opamps e podemos têr 4 diferentes montados e basta rodar o botão de filtros frontal e ouvir as diferênças, e como transporte até dá para ligar a dois DAC´s diferentes.

RCruz
Membro AAP
RCruz

MensagemAssunto: Re: Optical Fibre Turntable for Archives Records   Optical Fibre Turntable for Archives Records EmptySeg Ago 01 2011, 19:32

A lista é grande... vou estudar os vários "pacientes" e escolher a melhor hipótese.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Optical Fibre Turntable for Archives Records   Optical Fibre Turntable for Archives Records Empty

Optical Fibre Turntable for Archives Records
Ir para o topo 
Página 1 de 1