Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
|
| Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? | |
|
+11antpaubarcar Pmoura43 JPEREIRA Alexandre Vieira Goansipife Mário Franco Ghost4u José Miguel anibalpmm TD124 reirato 15 participantes | |
Autor | Mensagem |
---|
Pmoura43 Membro AAP
| Assunto: Re: Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Seg Abr 22 2019, 12:52 | |
| - José Miguel escreveu:
- Esse Heed Quasar recebeu muito simpáticas palavras e o preço (em euros não sei...) atira-se ali para os lados do Aria.
Não conhecia esse Pré, mas tem boa pinta (como dizem os jovens)!
Olá José Miguel, é uma unidade de phono (tem fonte de alimentação separada, o que ajuda) interessante e como digo, muito competente. Como normalmente ouço mais rock sinfónico, bandas de 70/80/90 e musica alternativa e como não compro discos XPTO, ele desenrasca-se muito bem neste capítulo. Tudo depende óbviamente das gravações, se forem gravações excelentes, tem um excelente comportamento. Em Jazz é muito bom. Normalmente testo os meus equipamentos com as piores gravações que tenho, se for agradável, tudo o que vier melhor, melhor será :-) Não tenho discos de testes, nem daqueles para mostrar aos amigos o sistema, cheios de sonzinhos e plins, plins, que só serve para dizer que temos um sistema fantástico. Só ouço o que gosto e não o que o sistema gosta. | |
| | | José Miguel Membro AAP
Mensagens : 9401 Data de inscrição : 16/08/2015 Idade : 43 Localização : A Norte, ainda a Norte...
| Assunto: Re: Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Seg Abr 22 2019, 13:21 | |
| O Paulo tem um gosto musical que já se cruzou muito com o nosso e nós acreditamos que um sistema não é só para ouvir Jazz ou Clássica... Com Progressivo é possível testar os limites, por exemplo, com o álbum Profondo Rosso dos Goblin - se o tem, experimente e logo nos primeiros segundos tem picos de altas frequências (que merecem ser ouvidas bem alto e afiadad) e uma linha de baixo que incrível (rápida e poderosa, funky, ...). Com o nosso Pré melhoramos esta experiência... Como vê, venham muitos desses álbuns mal amanhados, a gente gosta! | |
Mensagens : 9401 Data de inscrição : 16/08/2015 Idade : 43 Localização : A Norte, ainda a Norte...
| Assunto: Re: Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Seg Abr 22 2019, 13:23 | |
| (entrada duplicada...)
Última edição por José Miguel em Seg Abr 22 2019, 15:03, editado 1 vez(es) | |
| | | Pmoura43 Membro AAP
Mensagens : 532 Data de inscrição : 25/03/2012 Idade : 57 Localização : São Martinho do Porto
| Assunto: Re: Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Seg Abr 22 2019, 14:34 | |
- O Paulo tem um gosto musical que já se cruzou muito com o nosso e nós acreditamos que um sistema não é só para ouvir Jazz ou Clássica... Com Progressivo é possível testar os limites, por exemplo, com o álbum Profondo Rosso dos Goblin - se o tem, experimente e logo nos primeiros segundos tem picos de altas frequências (que merecem ser ouvidas bem alto e afiadad) e uma linha de baixo que incrível (rápida e poderosa, funky, ...).
Com o nosso Pré melhoramos esta experiência...
Como vê, venham muitos desses álbuns mal amanhados, a gente gosta! Esse é um bom exemplo do que falo. Por norma procuro sempre ter a edição do país do artista/banda, mas, se não for possível, devido aos valores que hoje em dia pedem por discos usados, pode ser novo, não tenho tido problemas com as novas edições ou reedições, ou então os que são de origem Portuguesa, tenho muitos que honestamente até tocam melhor do que edições da Holanda ou Alemanha. Tudo depende do preço, não me vou empenhar para ter determinado disco em formato Vinil, se houver a opção nacional, compro sem problema, ou então se não existir essa hipótese, existe sempre a opção CD ou Ficheiro. | |
| | | antpaubarcar Membro AAP
| Assunto: Re: Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Seg Abr 22 2019, 18:13 | |
| Eu tenho este ''modesto'' Rega que esta ligado ao meu SL1210 o SL D2 na foto está ligado ao pré do amplificador... | |
| | | Alexandre Vieira Membro AAP
Mensagens : 8560 Data de inscrição : 11/01/2013 Idade : 54 Localização : The Other Band
| Assunto: Re: Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Seg Abr 22 2019, 20:22 | |
| graham slee reflex era gold Com a unidade de alimentação que az toda a diferença. Quando decidi renovar o meu sistema de audio decidi colocar o velhinho mas competente pra Cambridge Audio 540P no segundo sistema. O que procurava eu num Pré? Primeiro tinha que ser MM porque só tenho células MM. E tinha que ter um som bastante superior ao CA para justificar o investimento. Ouvi pelo menos cerca de 10 pré antes de avançar para este, cheguei a pedir a elementos aqui no fórum o seu empréstimo para além de recorrer a diversas lojas. de várias marcas e preços. E nunca nenhum deles superou verdadeiramente o CA. Parece estúpido mas o CA é muito melhor do que as pessoas fazem dele. Até que um dia um lojista me recomendou esta "pérola". Pensei para mim mesmo que o preço era demasiado elevado, mas ainda assim comigo veio dar uma volta até casa. E nunca mais saiu. O que carateriza o som deste zangarelho? Uma enorme coerência e definição no som. O palco fica bastante arrumadinho e ao mesmo tempo tem uma dinâmica, diria que, quase imbatível. Este pequeno maroto já fez a cabeça doida a muita gente nos Audio Vintage que promovemos bem como na sala brincadeira (normalmente designada por sala dos Manhosos ou Sala 16) e irá ficar no sistema para sempre. Não me vejo a conseguir melhor, sem pelo menos ter que desembolsar mais de 1000 euros. Outro pormenor e pormaior (este pré não tem medo de nada e muito menos do pessoal de Camarate). Mas como diz alguém, é tudo uma questão de gosto! E claro, acrescento, de ouvido. | |
| Assunto: Re: Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Seg Abr 22 2019, 21:09 | |
| Não foi no Domingo Pascal, mas não se fez esperar muito mais - o Segredo levantou-se e fez-se luz! Agora todos sabemos o que era... Gold Era. | |
Mensagens : 8560 Data de inscrição : 11/01/2013 Idade : 54 Localização : The Other Band
| Assunto: Re: Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Seg Abr 22 2019, 21:29 | |
| | |
| | | JPEREIRA Membro AAP
| Assunto: Re: Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Ter Abr 23 2019, 00:16 | |
| Olá Outro pormenor e pormaior (este pré não tem medo de nada e muito menos do pessoal de Camarate).
Mas como diz alguém, é tudo uma questão de gosto! E claro, acrescento, de ouvido.Até que enfim voltaste, ficaste mais destemido, mas fico com a sensação que quando vieres para estas bandas fazes um desvio e não passas em Camarate A sério; hoje felizmente o que não falta, são oportunidades de compra em 2ª mão de aparelhos de grande qualidade e a preços acessíveis, depois é só escolher aquele que mais nos agrada, nem tem muito a ver com melhor ou pior, tem sim o nosso gosto musical, a forma com se ouvimos a música e cada um de nós ouve de forma diferente e sente diferentes coisas na música e o maior exemplo é, eu gosto de Dhafer Yussef e fico deliciado ouvindo horas e nem percebo nada do que ele fala, mas por exemplo não tenho nada de U2, não me faz comprar um álbum, eu sei que os U2 são formidaveis, mas não entra, não sinto nada, chega-me o que ouço na rádio. Será que Dhafer é melhor que U2? não, eu gosto mais e este facto faz de mim diferente de muito pessoal, e o áudio parece-me ser um pouco isto, as nossas diferenças . Felizmente sinto-me uma pessoa com sorte, tenho coisas hoje, que sonhava com elas quando tinha 20 anos, uma sala dedicada só para ouvir música e diversos sistemas para proporcionar aos amigos e a mim audições com satisfação e prazer auditivo sem incomodar os vizinhos e a minha cara metade. E mais, se disserem mal do meu sistema, só nas minhas costas Já diz o Fredy, no áudio o que uns adoram outros detestam | |
| | | mannitheear Membro AAP
| Assunto: Re: Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Ter Abr 23 2019, 09:14 | |
| - Pmoura43 escreveu:
- Bom dia,
Tenho 3 andares de phono, sendo que o que está em uso é o Heed Quasar, neste caso em MM, visto usar célula MM https://www.stereophile.com/content/heed-audio-quasar-phono-preamplifier
Tenho também um Cambridge Azur transformado pelo João da Bernarda, que neste caso está a ser usado por um grande amigo meu em MC e está a funcionar muito bem, aliás, funciona melhor em MC do que em MM, ou pelo menos para a minha Micro Acoustics 630MP, o resultado não foi tão bom, no entanto este Cambridge está mais bem preparado ou alterado, para as células MC.
O outro também é um produto caseiro para MM, com um resultado interessante, mas nada de extraordinário.
O Heed, não sendo propriamente barato é um aparelho competente, pelo menos no meu "casamento", gira+braço+célula, mas não é deslumbrante, creio que competente será a palavra mais correcta.
De resto, fala-se aqui muito do Brutus, ou dos prés do Sr. JP.
Acredito que sejam muito bem feitos, no entanto, ouvi dois, um deles não me recordo do modelo, foi dos primeiros dava para MM & MC (para os lados de Santarém), o segundo era um Brutus, infelizmente para mim, e depois de ter lido imenso sobre estes aparelhos, a minha expectativa era naturalmente muito elevada e talvez por isso, não fiquei deslumbrado, é um aparelho interessante, mas não deslumbrou, pelo menos nos set-ups que ouvi, talvez noutras configurações tenha outro tipo de desempenho.
Não fiquei fã, lamento.
O Aria, é um pré de phono muito interessante, ouvi por várias ocasiões em set-ups diferentes e é um aparelho muito competente, tanto com MM assim com MC's, creio que com MC's, se bem me recordo o desempenho era melhor.
Como era para botar faladura
Hi Paulo, hi together, reading this topic I choose the post of Paulo Pmoura43 to add my 2 cents. It seems that your experiences in sound are always contrary to what I hear. You did not like the Henry DAC, struggled with the antiDAC and seem dissapointed with the Brutus. I don't know why this is the case, because my experience leads in the direction that all these devices don't have a great sound signature per se (except perhaps the Henry) but are very transparent to the music and step themselves very much out of the way. I wrote a lot about the Brutus MC here and my opinion has not changed over time. In the past I never had a separate Phono Pre but used the built-in Pres which I thought were very good. These were the StSt Agmen which has a switchable MM/MC phono Pre inside which qualities were often compared to Omtec Antares. And für a while I hat a Audible Illusions Modulus 3A with the famous integrated MM board. Compared to this level of Phono preamplification the Brutus MC was a revelation and pushed the window wide open! Less grain and greyness, more extension in the frequency extremes, a wider tonal color palette, a bigger and easier dynamic swing and the lack of noise made me smile. Later I converted mostly to MM cells and so I ordered a Brutus MM. Joaquim Pinto was not sure if I would like it and sent me one with the simple grey case, but for me it had the same quaities as the MC version and so he sent me soon the heavy black/acrylic case to which I moved the board. But I have to admit that the sound is not yet perfect. There is sometimes a slight emphasis of the upper mids which is audible with brighter recordings and can cause a bit of listening fatigue sometimes. I think this is because the input capacitor has not the optimal value. But I can't say for sure because i did not yet try other values. This leads to the only drawback of the Brutus MM (at least the version I have) that it doesn't have a switchable input capacitance for easy and convenient adjustment. But other than that I can't find any faults with both Brutus versions and don't feel the need to search for something "better". I think there are surely better Phono Pres on the market but for prices I don't want to pay. For actual comparison I only have a Aikido MM from Mr. Otto which is pretty good value for the money but doesn't achieve the same level of refinement, ease and inner force. | |
| Assunto: Re: Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Ter Abr 23 2019, 09:56 | |
| - TD124 escreveu:
- Goansipife escreveu:
- … Todavia, este conjunto, não estando em escalões estratosféricos do esoterismo audiófilo, faz parte deles (até pela questão de preço, infelizmente exige, inquestionavelmente, um bom pré-phone condizente, como complemento, o que não facilita em nada o custo final. Logo ao conjunto acima há que juntar um equipamento que mantenha e enalteça as características do conjunto gira + célula, fazendo em pleno a sua função de amplificação do sinal debitado pela célula. Claro está, se não tiveres correspondência nos restante elementos a jusante da cadeia, não há milagres!...
Tudo o que està escrito é verdade e efectivamente no audio não hà milagres Sorry to not agree with you two in this case. For me every device or system is a miracle if it gets it's fat ass out of the way between the music and the listener! | |
| | | TD124 Membro AAP
Mensagens : 8270 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 59 Localização : França
| Assunto: Re: Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Ter Abr 23 2019, 11:39 | |
| | |
| | | TD124 Membro AAP
| Assunto: Re: Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Ter Abr 23 2019, 11:45 | |
- ... Não perdemos de vista essa peça e no dia em que a experimentarmos, se ela for superior ao Pré que temos, tentaremos algo. … Até lá, eu vou mantendo o interesse e curiosidade. ...
Compreendo perfeitamente … eu fiz a reflexão com base no que o Manfred me disse sobre o Brutus (e o que li sobre a escuta aqui no AAP). Visto que tém um Lenco e colunas seladas o casamento pode ser interessante … mas é apenas um feeling, uma associação de ideias
Última edição por TD124 em Ter Abr 23 2019, 12:13, editado 1 vez(es) | |
| | | Goansipife Membro AAP
Mensagens : 3791 Data de inscrição : 04/12/2011 Idade : 65 Localização : Freiria - Torres Vedras
| | | | mannitheear Membro AAP
| Assunto: Re: Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Ter Abr 23 2019, 12:06 | |
| | |
| | | TD124 Membro AAP
| Assunto: Re: Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Ter Abr 23 2019, 12:08 | |
| - Alexandre Vieira escreveu:
- …
… O que carateriza o som deste zangarelho? Uma enorme coerência e definição no som. O palco fica bastante arrumadinho e ao mesmo tempo tem uma dinâmica, diria que, quase imbatível.
Mas como diz alguém, é tudo uma questão de gosto! E claro, acrescento, de ouvido. Esta frase é gira, ilustrativa e mostra a razão pela qual detesto fazer prés de phono. Como jà disse noutro topico, um phono possui essencialmente duas funções que é adicionar ganho ao sinal da célula (40/50 dB) e fazer a correção RIAA … globalmente é isto. A coerência, dinamica, palco, timbres, definição, transparência e etc, dependem muito menos do phono do que do gira/braço/célula se o phono for neutro. Podemos mesmo dizer que vàrios phonos diferentes acoplados ao mesmo gira deveriam soar de uma maneira muito proxima, apenas com as diferenças tecnologicas … Ora não é o caso, longe de là e de repente um aparelho quase "estupido", com uma função periférica na leitura vinilo, torna-se num orgão central que define o som muito para além das suas responsabilidades !... Tão a ver porque não gosto nada desta coisa … mas gosto muito dos Grahaam Slee, bravo Alexandre | |
| | | anibalpmm Membro AAP
| Assunto: Re: Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Ter Abr 23 2019, 12:13 | |
| Olá Manfred Tenho um Brutus MM que é um pouco diferente do teu, uma vez que é uma modificação de um Ming Da MC767-RD que o JP me fez. Aproveitou só a fonte de alimentação e a caixa, o resto é o Brutus MM normal. Ao longo do tempo tenho vindo a pedir modificações ao JP de modo a adapta-lo às minhas necessidades. Neste momento tem 3 entradas e pedi ao JP que lhe colocasse tb um seletor de capacidades e outro para resistências diferentes, de modo que é agora um aparelho muito mais versátil. Ainda o estou a experimentar mas parece que o ganho e mais que evidente | |
| | | Mário Franco Membro AAP
| Assunto: Re: Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Ter Abr 23 2019, 18:22 | |
| Além do que referi em cima, também estou a usar um Telefunken TV 206. Não tem qualquer significado, é só para conhecer o som daquela época. | |
Mensagens : 532 Data de inscrição : 25/03/2012 Idade : 57 Localização : São Martinho do Porto
| Assunto: Re: Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Qua Abr 24 2019, 09:58 | |
| - mannitheear escreveu:
- Pmoura43 escreveu:
- Bom dia,
Tenho 3 andares de phono, sendo que o que está em uso é o Heed Quasar, neste caso em MM, visto usar célula MM https://www.stereophile.com/content/heed-audio-quasar-phono-preamplifier
Tenho também um Cambridge Azur transformado pelo João da Bernarda, que neste caso está a ser usado por um grande amigo meu em MC e está a funcionar muito bem, aliás, funciona melhor em MC do que em MM, ou pelo menos para a minha Micro Acoustics 630MP, o resultado não foi tão bom, no entanto este Cambridge está mais bem preparado ou alterado, para as células MC.
O outro também é um produto caseiro para MM, com um resultado interessante, mas nada de extraordinário.
O Heed, não sendo propriamente barato é um aparelho competente, pelo menos no meu "casamento", gira+braço+célula, mas não é deslumbrante, creio que competente será a palavra mais correcta.
De resto, fala-se aqui muito do Brutus, ou dos prés do Sr. JP.
Acredito que sejam muito bem feitos, no entanto, ouvi dois, um deles não me recordo do modelo, foi dos primeiros dava para MM & MC (para os lados de Santarém), o segundo era um Brutus, infelizmente para mim, e depois de ter lido imenso sobre estes aparelhos, a minha expectativa era naturalmente muito elevada e talvez por isso, não fiquei deslumbrado, é um aparelho interessante, mas não deslumbrou, pelo menos nos set-ups que ouvi, talvez noutras configurações tenha outro tipo de desempenho.
Não fiquei fã, lamento.
O Aria, é um pré de phono muito interessante, ouvi por várias ocasiões em set-ups diferentes e é um aparelho muito competente, tanto com MM assim com MC's, creio que com MC's, se bem me recordo o desempenho era melhor.
Como era para botar faladura
Hi Paulo, hi together,
reading this topic I choose the post of Paulo Pmoura43 to add my 2 cents. It seems that your experiences in sound are always contrary to what I hear. You did not like the Henry DAC, struggled with the antiDAC and seem dissapointed with the Brutus. I don't know why this is the case, because my experience leads in the direction that all these devices don't have a great sound signature per se (except perhaps the Henry) but are very transparent to the music and step themselves very much out of the way. I wrote a lot about the Brutus MC here and my opinion has not changed over time. In the past I never had a separate Phono Pre but used the built-in Pres which I thought were very good. These were the StSt Agmen which has a switchable MM/MC phono Pre inside which qualities were often compared to Omtec Antares. And für a while I hat a Audible Illusions Modulus 3A with the famous integrated MM board. Compared to this level of Phono preamplification the Brutus MC was a revelation and pushed the window wide open! Less grain and greyness, more extension in the frequency extremes, a wider tonal color palette, a bigger and easier dynamic swing and the lack of noise made me smile. Later I converted mostly to MM cells and so I ordered a Brutus MM. Joaquim Pinto was not sure if I would like it and sent me one with the simple grey case, but for me it had the same quaities as the MC version and so he sent me soon the heavy black/acrylic case to which I moved the board. But I have to admit that the sound is not yet perfect. There is sometimes a slight emphasis of the upper mids which is audible with brighter recordings and can cause a bit of listening fatigue sometimes. I think this is because the input capacitor has not the optimal value. But I can't say for sure because i did not yet try other values. This leads to the only drawback of the Brutus MM (at least the version I have) that it doesn't have a switchable input capacitance for easy and convenient adjustment.
But other than that I can't find any faults with both Brutus versions and don't feel the need to search for something "better". I think there are surely better Phono Pres on the market but for prices I don't want to pay. For actual comparison I only have a Aikido MM from Mr. Otto which is pretty good value for the money but doesn't achieve the same level of refinement, ease and inner force.
Good Morning Manfred and all Regarding the Henry DAC, I have curiously been listening to files only with him, and as I said at the time, my computer skills are scarce and what could possibly be this configuration problem that could be affecting the performance of the DAC's. But, I have been reading on the internet ways to improve the software and I think I have come up with a very interesting sound, and today, I am enjoying the experience with Henry DAC. I was thinking about writing this later because I'm waiting for an upgrade to the computer and also a raspberry for the experience. Regarding Brutus or JP pre-phono's, as I said I only heard two and it was not on my system. I say and repeat that in the systems I have heard I was not blown away, it may be that the problem is not in the pre, but upstream or downstream. The problem of these things is as TD124 says, is to put the expectation in high, fruit of what we reads and we expect the holy Grail. I did not say that I was not competent, I just said that it did not dazzle me, it's my opinion, I'm certainly not obliged to agree with everything. Each heard his sentence ... Even with my pre-phono, I didn't said it was the best, only competent. My big problem is that I have already heard excellent pre-phonos's and keep this register, unfortunately these phono's are not for my wallet and we are always looking for prices that are much lower expecting with that we can found identical material and this is a mistake. Unless, there are people with technical skills who can turn modest gadgets into great gadgets, but I do not have that ability ... | |
| Assunto: Re: Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Qua Abr 24 2019, 10:13 | |
| - TD124 escreveu:
- Alexandre Vieira escreveu:
- …
… O que carateriza o som deste zangarelho? Uma enorme coerência e definição no som. O palco fica bastante arrumadinho e ao mesmo tempo tem uma dinâmica, diria que, quase imbatível.
Mas como diz alguém, é tudo uma questão de gosto! E claro, acrescento, de ouvido. Esta frase é gira, ilustrativa e mostra a razão pela qual detesto fazer prés de phono. Como jà disse noutro topico, um phono possui essencialmente duas funções que é adicionar ganho ao sinal da célula (40/50 dB) e fazer a correção RIAA … globalmente é isto. A coerência, dinamica, palco, timbres, definição, transparência e etc, dependem muito menos do phono do que do gira/braço/célula se o phono for neutro. Podemos mesmo dizer que vàrios phonos diferentes acoplados ao mesmo gira deveriam soar de uma maneira muito proxima, apenas com as diferenças tecnologicas …
Ora não é o caso, longe de là e de repente um aparelho quase "estupido", com uma função periférica na leitura vinilo, torna-se num orgão central que define o som muito para além das suas responsabilidades !...
Tão a ver porque não gosto nada desta coisa … mas gosto muito dos Grahaam Slee, bravo Alexandre
In the house of a friend we listened once ot a system consisting of a Rega P3 with modest cartridge, a Musical Fidelity A1 with integrated Phono Pre and StSt speaker which have a rather analytical sound. The sound was clean, coherent and pleasant, but lacked a bit definition and drama for my taste. So I asked my friend (he had a small hifi studio in his basement at that time) to change the amplifier. So he replaced the A1 with a StSt Preamp (with integrated Phono) and Poweramp which I thought were "better" and a lot more transparent than the A1. But the music sounded now to lean and it was instantly clear that the signal from the turntable wasn't the best but a bit grainy and unstable in te loud passages with a tendency to tracking distortion. The A1 had obviously"masked" these defects! What we got as result was a inferior musical experience with a "better" component! In this case it wasn't only the Phono Pre which changed but the whole amplification which has of course a more dramatic effect. If the turntable - arm - cartridge setup is already good, a Phono Pre could be a bottleneck, but if the turntable output is compromised, a less transparent Phono Pre can help to make the defects less audible. It's a personal choice if someone wants to hear all that's on the vinyl (a way which can lead through hell and back) or if someone only wants a "warm" and pleasant vinyl sound which is easier to achieve. | |
| Assunto: Re: Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Qua Abr 24 2019, 10:37 | |
| - Pmoura43 escreveu:
- Good Morning Manfred and all
Regarding the Henry DAC, I have curiously been listening to files only with him, and as I said at the time, my computer skills are scarce and what could possibly be this configuration problem that could be affecting the performance of the DAC's.
But, I have been reading on the internet ways to improve the software and I think I have come up with a very interesting sound, and today, I am enjoying the experience with Henry DAC.
Dear Paulo, I'm glad to hear that you could achieve a progression with the DACs!
I was thinking about writing this later because I'm waiting for an upgrade to the computer and also a raspberry for the experience.
Please keep us informed about your experiences (in the other topic)! And what is with the antiDac?
Regarding Brutus or JP pre-phono's, as I said I only heard two and it was not on my system.
I say and repeat that in the systems I have heard I was not blown away, it may be that the problem is not in the pre, but upstream or downstream.
It's difficult to judge a single component in a unfamiliar system. Don't get me wrong, you heard what you heard, no question, but I doubt that the Brutus was the problem.
The problem of these things is as TD124 says, is to put the expectation in high, fruit of what we reads and we expect the holy Grail.
I did not say that I was not competent, I just said that it did not dazzle me, it's my opinion, I'm certainly not obliged to agree with everything.
Each heard his sentence ...
Even with my pre-phono, I didn't said it was the best, only competent.
My big problem is that I have already heard excellent pre-phonos's and keep this register, unfortunately these phono's are not for my wallet and we are always looking for prices that are much lower expecting with that we can found identical material and this is a mistake.
In my experience Brutus does exactly that: sound of a "big" phono pre for a reasonable price. And I'm not alone. I know others from te AAP and at least two other people in Germany who rate the Brutus very high but don't talk a lot about that. I also don't say it's the best, but it surpassed my already high expectations and I have no upgrade plans since then which is actually very rare.
Unless, there are people with technical skills who can turn modest gadgets into great gadgets, but I do not have that ability ...
| |
| Assunto: Re: Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Qua Abr 24 2019, 11:28 | |
- Pmoura43 escreveu:
- Good Morning Manfred and all
Regarding the Henry DAC, I have curiously been listening to files only with him, and as I said at the time, my computer skills are scarce and what could possibly be this configuration problem that could be affecting the performance of the DAC's.
But, I have been reading on the internet ways to improve the software and I think I have come up with a very interesting sound, and today, I am enjoying the experience with Henry DAC.
Dear Paulo, I'm glad to hear that you could achieve a progression with the DACs!
I was thinking about writing this later because I'm waiting for an upgrade to the computer and also a raspberry for the experience.
Please keep us informed about your experiences (in the other topic)! And what is with the antiDac?
Regarding Brutus or JP pre-phono's, as I said I only heard two and it was not on my system.
I say and repeat that in the systems I have heard I was not blown away, it may be that the problem is not in the pre, but upstream or downstream.
It's difficult to judge a single component in a unfamiliar system. Don't get me wrong, you heard what you heard, no question, but I doubt that the Brutus was the problem.
The problem of these things is as TD124 says, is to put the expectation in high, fruit of what we reads and we expect the holy Grail.
I did not say that I was not competent, I just said that it did not dazzle me, it's my opinion, I'm certainly not obliged to agree with everything.
Each heard his sentence ...
Even with my pre-phono, I didn't said it was the best, only competent.
My big problem is that I have already heard excellent pre-phonos's and keep this register, unfortunately these phono's are not for my wallet and we are always looking for prices that are much lower expecting with that we can found identical material and this is a mistake.
In my experience Brutus does exactly that: sound of a "big" phono pre for a reasonable price. And I'm not alone. I know others from te AAP and at least two other people in Germany who rate the Brutus very high but don't talk a lot about that. I also don't say it's the best, but it surpassed my already high expectations and I have no upgrade plans since then which is actually very rare.
Unless, there are people with technical skills who can turn modest gadgets into great gadgets, but I do not have that ability ...
I have to find a Brutus MM to try on my system ... | |
| Assunto: Re: Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Qua Abr 24 2019, 12:13 | |
- TD124 escreveu:
- …
Mas como diz alguém, é tudo uma questão de gosto! E claro, acrescento, de ouvido. Esta frase é gira, ilustrativa e mostra a razão pela qual detesto fazer prés de phono. Como jà disse noutro topico, um phono possui essencialmente duas funções que é adicionar ganho ao sinal da célula (40/50 dB) e fazer a correção RIAA … globalmente é isto. A coerência, dinamica, palco, timbres, definição, transparência e etc, dependem muito menos do phono do que do gira/braço/célula se o phono for neutro. Podemos mesmo dizer que vàrios phonos diferentes acoplados ao mesmo gira deveriam soar de uma maneira muito proxima, apenas com as diferenças tecnologicas …
Ora não é o caso, longe de là e de repente um aparelho quase "estupido", com uma função periférica na leitura vinilo, torna-se num orgão central que define o som muito para além das suas responsabilidades !...
Tão a ver porque não gosto nada desta coisa … mas gosto muito dos Grahaam Slee, bravo Alexandre
In the house of a friend we listened once ot a system consisting of a Rega P3 with modest cartridge, a Musical Fidelity A1 with integrated Phono Pre and StSt speaker which have a rather analytical sound. The sound was clean, coherent and pleasant, but lacked a bit definition and drama for my taste. So I asked my friend (he had a small hifi studio in his basement at that time) to change the amplifier. So he replaced the A1 with a StSt Preamp (with integrated Phono) and Poweramp which I thought were "better" and a lot more transparent than the A1. But the music sounded now to lean and it was instantly clear that the signal from the turntable wasn't the best but a bit grainy and unstable in te loud passages with a tendency to tracking distortion. The A1 had obviously"masked" these defects! What we got as result was a inferior musical experience with a "better" component! In this case it wasn't only the Phono Pre which changed but the whole amplification which has of course a more dramatic effect. If the turntable - arm - cartridge setup is already good, a Phono Pre could be a bottleneck, but if the turntable output is compromised, a less transparent Phono Pre can help to make the defects less audible. It's a personal choice if someone wants to hear all that's on the vinyl (a way which can lead through hell and back) or if someone only wants a "warm" and pleasant vinyl sound which is easier to achieve.
do not know if we're talking about the same Pre. I then put it to the touch with several cells I opted for the Shure SC35C, and with cable interconnection of Chord. The result is in my opinion quite good, because there is a balance in the bass and the entire sound spectrum. But it does not stop to sound the vinyl, which for me is an essential requirement. I'm satisfied because on the one hand it has enough analog heat, and on the other hand it has above-average detail and transparency. | |
| | | TD124 Membro AAP
| Assunto: Re: Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Qua Abr 24 2019, 13:24 | |
| - Mário Franco escreveu:
- ... também estou a usar um Telefunken TV 206.
Não tem qualquer significado, é só para conhecer o som daquela época. Acho gira a construção pois é uma mistura de cablagem ponto por ponto e de circuito impresso. Deve ser um aparelho da época da transição vàlvula/transistor … finais dos 50 começo dos 60 diria assim de cabeça! Bonito !!! - Pmoura43 escreveu:
- ... The problem of these things is as TD124 says, is to put the expectation in high, fruit of what we reads and we expect the holy Grail. ...
... ... I have already heard excellent pre-phonos's and keep this register, unfortunately these phono's are not for my wallet and we are always looking for prices that are much lower expecting with that we can found identical material and this is a mistake. ... Esperar o Santo Graal de um aparelho é normal, é mesmo o unico elemento que pode justificar o preço de alguns aparelhos. Pareçe-me evidente que qualquer amador de audio/musica tenha vontade de progredir e de escutar a musica com melhor qualidade … ou mais ao seu gosto. No entanto, associar o resultado ao preço tém algo de logico … mas é também uma mà logica. Tive duas lojas de material de topo durante vàrios anos e lembro-me do Phono Aesthetix Rhea que as pessoas vinham mesmo do Monaco ou de Lyon para escutar visto as boas criticas … e que nunca vendi um unico. Ora que um outro mais barato vendi dezenas … não porque as pessoas eram estupidas, ou não tinham gita, bem ao contrario. Quando o gira/braço/célula é bom … o phono torna-se menos preponderante dando razão ao ditado " o melhor é inimigo do bom" como se diz por aqui !... - mannitheear escreveu:
- … If the turntable - arm - cartridge setup is already good, a Phono Pre could be a bottleneck, ...
I don't think so … or it depends of the expecting results. A very good phono have little signature, so if we search neutral results from a good TT/tonearm/cartridge combo it's the way to go, but they're rare. At the opposite if we expect from the phono to give a certain amount of colour to the sound … the choice will be difficult cos there are plenty of coloured phonos, almost so many as the coulours themselves !!!... My phono that i sell the most was organic and sensual (musical) … this means, it was coloured!!! | |
Mensagens : 3791 Data de inscrição : 04/12/2011 Idade : 65 Localização : Freiria - Torres Vedras
| Assunto: Re: Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Qua Abr 24 2019, 16:07 | |
| - TD124 escreveu:
-
My phono that i sell the most was organic and sensual (musical) … this means, it was coloured!!!
Bhaaaa Pas toujours Monsieur, Pas toujours Algumas vezes ser musical pode ser uma antítese de ser colorido. Como todos os equipamentos têm assinatura sónica (neutralidade pura e dura, não existe no áudio desde o registo até à sala), a musicalidade pode ser obtida por uma tendência de neutralidade e, logicamente, pouca coloração, daquela demasiado evidente e, com isso, proporcionar longos períodos de escuta. | |
| Assunto: Re: Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Qua Abr 24 2019, 16:09 | |
| - TD124 escreveu:
- …
Penso que uma das peças essenciais deste pré é o facto da alimentação do mesmo ser uma bateria. Ou seja, o mesmo está "desligado" da rede eléctrica. Ora um sinal tão baixo para ser amplificado só pode ganhar quando não existe ruído da rede eléctrica. Penso que na concepção do teu Pré deves ter em atenção este aspecto. Abraços
Última edição por Alexandre Vieira em Qua Abr 24 2019, 16:35, editado 1 vez(es) | |
| Assunto: Re: Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Qua Abr 24 2019, 16:19 | |
| Consegui arranjar mais outro, o Dual TVV 43 que segundo creio foi fabricado em 1963/1964. Como o tópico foi criado para se falar dos prés e dos "porquês", aqui vai (sem intenção de converter ninguém a qualquer dogma ou de dizer que esta opção é boa): Estes prés que estou a coleccionar utilizam circuitos muito básicos, portanto por um lado podem apresentar mais distorção mas por outro lado como são construídos com menos componentes "manipulam" menos o sinal original. Para mim isto nota-se no som que se por um lado é mais rude por outro lado é mais dinâmico, mais intenso e mais fiel ao timbre. Pode ser efeito placebo mas se for paciência. A lógica subjacente, nestas experimentações, é mais ou menos esta: Ao nível da fonte uma reprodução primária com a menor alteração do sinal gravado. No segundo nível (amplificação) um componente o mais linear possível. No terceiro nível (colunas) os cuidados habituais com impedância, sensibilidade, tipo de caixa, etc. etc. Este é o TVV 43 que chegou hoje. Como estava escrito na parede da extinta Livraria Rodrigues: "Sempre na Vanguarda do Retrocesso"
Última edição por Mário Franco em Qua Abr 24 2019, 16:40, editado 1 vez(es) | |
| Assunto: Re: Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Qua Abr 24 2019, 16:34 | |
| - Alexandre Vieira escreveu:
Penso que uma das peças essenciais deste pré é o facto da alimentação do mesmo ser uma bateria. Ou seja, o mesmo está "desligado" da rede eléctrica. Ora um sinal não baixo para ser amplificado só pode ganhar quando não existe ruído da rede eléctrica.
Abraços Não tenho conhecimentos técnicos, nem quero por-me em bicos dos pés fingindo que os tenho, mas a alimentação é fundamental não só pelo que dizes como também pelo aspecto da rectificação (conversão da corrente alterna da rede para corrente contínua que alimenta o aparelho). Deixo aqui o repto aos foristas, que dominem conhecimentos de electrónica, o desenvolvimento de uns projectos para adaptar baterias a alguns dos modelos de pré que por aqui se utilizam. Virá resposta | |
| | | | JPEREIRA Membro AAP
| Assunto: Re: Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Qua Abr 24 2019, 20:58 | |
| Olá Alexandre Vieira escreveu: Penso que uma das peças essenciais deste pré é o facto da alimentação do mesmo ser uma bateria. Ou seja, o mesmo está "desligado" da rede eléctrica. Ora um sinal não baixo para ser amplificado só pode ganhar quando não existe ruído da rede eléctricaEu por exemplo tenho uma opinião contrária sobre alimentação com baterias, pelo menos nas ocasiões que assisti a testes, com alimentação a baterias o som ficou sempre limpo mas menos dinâmico, parecia que o tempo da música era mais lento, foi a sensação minha e dos que estavam a ouvir, talvez uma questão eletrônica ou topologia, não faço ideia ..... Outra coisa que me faz pensar um pouco e tentar entender é, ler e ouvir muitos termos e adjetivos de cada um a descrever o seu som e esse som será o mais correto? para mim pode não ser, e eu descrevo esse som de forma diferente , certamente não é difícil de entender que cada um tem o que mais lhe agrada dentro dos valores que está disposto a pagar, porque melhor há sempre. Eu penso que só se consegue identificar e opinar seriamente sobre um som ou sistema ou aparelho áudio depois de umas horas de escuta, pois umas músicas bem escolhidas influenciam muito uma opinião. A sinergia entre prato ,braço e célula será importante mas se o pré não acompanhar em qualidade e compatibilidade, nada feito. Gostava de deixar aqui publicamente o meu desabafo: o sr, Joaquim Pinto não faz publicidade a nada,nada do que ele faz, e é preciso falar com ele a pedir, mesmo pagando, para que ele arranje tempo para executar o que se lhe pede, sempre sabendo de uma longa espera. Não dá status, pois é quase um desconhecido, hoje não muito porque os possuidores de aparelhos feitos por ele estão radiantes e felizes , como é o meu caso, não dá para impressionar os amigos com nomes pomposos e caros, e ainda tem outro problema, envergonha muita coisa aí no mercado,cara e sem qualidade para o preço que custa. Outra novidade, já pedi para me fazer um novo pré | |
| Assunto: Re: Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Qua Abr 24 2019, 21:29 | |
| Olá Já agora, o meu som tem melodia, intensidade,e aquilo que eu dou muita importância, timbres que a mim me parecem verdadeiros, no meu melhor sistema, no outro sistema das Proac ligeiras diferenças, um grave que não desce tão fundo mas mais impacto, e uma gama média ainda mais bonita de ouvir. O terceiro sistema das Ribbon, uma imagem e focagem espetacular mas poucos graves para dar corpo á música, a sala cancela um pouco os graves por causa do teto inclinado, mas já ando a estudar soluções acústicas que também agradem á minha mais que tudo . A gente fala fala mas a acústica é mais de metade do sistema. Anda aqui um amigo a candidatar-se a uma audição mas ainda não me convidou a ir a Torres | |
| | | jorge.henriques Membro AAP
Mensagens : 1255 Data de inscrição : 07/11/2014 Idade : 54 Localização : Águeda
| Assunto: Re: Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Qua Abr 24 2019, 23:08 | |
| Cá por casa: - Trichord Research Dino MK2 + Power Dino+ - Pro-Ject Phono Box DS+ | |
| Assunto: Re: Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Qua Abr 24 2019, 23:35 | |
| - JPEREIRA escreveu:
Anda aqui um amigo a candidatar-se a uma audição mas ainda não me convidou a ir a Torres Grande mentiroso É assim que te trato, pois já estou farto de te convidar e há aqui provas no fórum disso. A ti e a todos os que quiserem aparecer. Rua das Lameiras, 8, Freiria, Torres Vedras. Almoço também se arranja e vinhinho do bom, para além das bojecas. Eu é que estou à espera de uma ida a Camarate ouvir umas certas colunas, mas há sempre uma desculpa de..., não sei quê..., mais arrumações.... e não sei que mais | |
| | | TD124 Membro AAP
| Assunto: Re: Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Qui Abr 25 2019, 08:33 | |
| - Goansipife escreveu:
- (…) Bhaaaa
Pas toujours Monsieur, Pas toujours
Algumas vezes ser musical pode ser uma antítese de ser colorido. ... Raramente o é … simplesmente porque o que é geralmente açeite como sendo "musical" é apenas uma reçeita de equilibrio tonal ligeiramente ou muito "desiquilibrado"! Mas no caso do meu phono do qual falei, o aparelho tinha sido "calibrado" para ter uma sonoridade do tipo inglesa mas deveras dinamica. Então era verdadeiramente um aparelho "voluntariamente colorido"! E isso agradou, pois vendeu-se bem !!! - Alexandre Vieira escreveu:
- (…) Penso que uma das peças essenciais deste pré é o facto da alimentação do mesmo ser uma bateria. Ou seja, o mesmo está "desligado" da rede eléctrica. Ora um sinal tão baixo para ser amplificado só pode ganhar quando não existe ruído da rede eléctrica.
Penso que na concepção do teu Pré deves ter em atenção este aspecto. ... O antigo phono que tinha aqui em casa era alternadamente alimentado por bateria ou pela rede à escolha … mas actualmente tenho uma ideia do que quero e sera dificil de utilisar baterias !... - Mário Franco escreveu:
- (…) Deixo aqui o repto aos foristas, que dominem conhecimentos de electrónica, o desenvolvimento de uns projectos para adaptar baterias a alguns dos modelos de pré que por aqui se utilizam.
Virá resposta Se disserem qual é a alimentação do pré (volts continuos) e a corrente consumida pelo pré … a alimentação por bateria torna-se facil e poderei fazer um esquema !!!... | |
| | | TD124 Membro AAP
| Assunto: Re: Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Qui Abr 25 2019, 11:16 | |
| - JPEREIRA escreveu:
- … Eu por exemplo tenho uma opinião contrária sobre alimentação com baterias, pelo menos nas ocasiões que assisti a testes, com alimentação a baterias o som ficou sempre limpo mas menos dinâmico, parecia que o tempo da música era mais lento, foi a sensação minha e dos que estavam a ouvir, talvez uma questão eletrônica ou topologia, não faço ideia .....
Esse sentimento subjectivo é "quase" tipico das alimentações por bateria de qualidade, e em qualquer que seja o aparelho (Dac, amplificador, phono, etc). È "geralmente" uma qualidade e não um defeito … apesar de durante uma escuta comparativa poder dar a muitas pessoas o sentimento contrario. O mesmo fenomeno apareçe quando se escuta aparelhos com uma muito fraca distorção de intermodulação e que seja regular em função da frequência. Como é uma escuta "diferente" da habitual ela pode areçer mais limpa, menos dinamica e mais lenta ritmicamente … mas é uma impressão subjectiva ligada a outros fenomenos. No entanto compreendo perfeitamente o que diz e pessoalmente raramente gosto das alimentações por bateria nos phonos, por essas e por outras razões diferentes das mencionadas … no entanto reconheço que nos Graham Slee a coisa està bem feita !!!...
Outra coisa que me faz pensar um pouco e tentar entender é, ler e ouvir muitos termos e adjetivos de cada um a descrever o seu som e esse som será o mais correto? para mim pode não ser, e eu descrevo esse som de forma diferente , certamente não é difícil de entender que cada um tem o que mais lhe agrada dentro dos valores que está disposto a pagar, porque melhor há sempre. ...
Açeito perfeitamente tudo o que escreveu mesmo se são sentimentos pessoais … e que cada um vive-os da sua maneira. O aspecto transversal do audio conduz-nos a uma situação paradoxal, pois se reclama-mos o gosto como base das nossas escolhas então de nada serve de discutir, pois os gostos não se discutém. Se de outro lado temos vontade de partilhar o que possuimos com os outros … temos que adoptar uma linguagem universal, afastada do gosto e mais pragmatica! Se o "Bom" é o que gostamos de ouvir então não existe universalidade … mas se o "Bom" é algo de caracterizado, então podemos declarar que algo é "Verdadeiramente Bom", mesmo se não gostamos de o ouvir e aqui a coisa jà "pode" se tornar universal. São os metodos utilisados para avaliar o vinho, o azeite, os presuntos e etc...
Gostava de deixar aqui publicamente o meu desabafo: o sr, Joaquim Pinto não faz publicidade a nada,nada do que ele faz, e é preciso falar com ele a pedir, mesmo pagando, para que ele arranje tempo para executar o que se lhe pede, sempre sabendo de uma longa espera. Não dá status, pois é quase um desconhecido, hoje não muito porque os possuidores de aparelhos feitos por ele estão radiantes e felizes , como é o meu caso, não dá para impressionar os amigos com nomes pomposos e caros, e ainda tem outro problema, envergonha muita coisa aí no mercado,cara e sem qualidade para o preço que custa.
Um desabafo é a manifestação de um descontentamento … ora não vejo razão nenhuma nas suas palavras para tal e se o Sr J.Pinto não é mais conhecido é que "talvez" tenha escolhido essa via. Não é facil viver exclusivamente do audio e quando os aparelhos são baratos (comparativamente) é preciso vender muitos para poder ganhar a sua vida correctamente, ou vendê-los mais caros. Ora quando os aparelhos começam a ser mais caros vendem-se menos também, como os giras do Rui Borges que vejo poucos por aqui! Não é facil de encontrar o bom equilibrio nisto tudo, e sei-o muito bem !... | |
| Assunto: Re: Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Qui Abr 25 2019, 12:36 | |
| Olá Bom dia.
Paulo escreveu Açeito perfeitamente tudo o que escreveu mesmo se são sentimentos pessoais … e que cada um vive-os da sua maneira. O aspecto transversal do audio conduz-nos a uma situação paradoxal, pois se reclama-mos o gosto como base das nossas escolhas então de nada serve de discutir, pois os gostos não se discutém. Se de outro lado temos vontade de partilhar o que possuimos com os outros … temos que adoptar uma linguagem universal, afastada do gosto e mais pragmatica! Se o "Bom" é o que gostamos de ouvir então não existe universalidade … mas se o "Bom" é algo de caracterizado, então podemos declarar que algo é "Verdadeiramente Bom", mesmo se não gostamos de o ouvir e aqui a coisa jà "pode" se tornar universal. São os metodos utilisados para avaliar o vinho, o azeite, os presuntos e etc..
Entendo perfeitamente a sua explicação, mas na maioria dos casos as pessoas como eu, sem conhecimentos de eletrônica, que só sabe distinguir um condensador duma resistência, pense num burro a olhar para um palácio, sou eu a olhar para dentro dum aparelho, naturalmente para poder formar uma opinião sirvo-me do meu gosto pessoal formado pelas situações vividas durante a minha vida de 57 anos. Se o meu gosto coincidir com a maioria, então estarei no caminho certo, parece-me também que determinado aparelho se torna famoso no mercado quando tem muitos seguidores ou compradores. Vivemos numa economia de mercado cada vez mais volátil com propostas para todos os gostos e necessidades, onde hoje se chega ao absurdo de um sistema custar o preço duma casa de 15 assoalhadas no centro de Lisboa , mas se existe é porque há pessoas com dinheiro para comprar.
Um desabafo é a manifestação de um descontentamento … ora não vejo razão nenhuma nas suas palavras para tal e se o Sr J.Pinto não é mais conhecido é que "talvez" tenha escolhido essa via. Não é facil viver exclusivamente do audio e quando os aparelhos são baratos (comparativamente) é preciso vender muitos para poder ganhar a sua vida correctamente, ou vendê-los mais caros. Ora quando os aparelhos começam a ser mais caros vendem-se menos também, como os giras do Rui Borges que vejo poucos por aqui! Não é facil de encontrar o bom equilibrio nisto tudo, e sei-o muito bem !..
Percebo o seu raciocínio Paulo,acontece que a sociedade é formatada para ligar ás marcas de (prestígio) isso acontece em tudo na vida e no áudio também fazendo que pessoas como o JP ou RBorges, ou RMD tenham barreiras enormes quase inultrapassáveis para viverem do áudio e desse modo torna-se difícil o equilíbrio numa sociedade desequilibrada. Veja-se o caso Áudioshow aqui em portugal, só tem direito a sala de exposição quem não fizer mossa ás maiores casas nacionais como Imacústica e Ultimate Audio, os pequeninos têm que correr por fora, e esses são mais justos no que oferecem relativamente ao que se paga, sendo que me parece mais difícil fazer um aparelho barato e bom, do que caro e bom.
Cumprimentos e Bom Feriado | |
| Assunto: Re: Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Qui Abr 25 2019, 13:13 | |
| - JPEREIRA escreveu:
- Percebo o seu raciocínio Paulo,acontece que a sociedade é formatada para ligar ás marcas de (prestígio) isso acontece em tudo na vida e no áudio também fazendo que pessoas como o JP ou RBorges, ou RMD tenham barreiras enormes quase inultrapassáveis para viverem do áudio e desse modo torna-se difícil o equilíbrio numa sociedade desequilibrada.
Dear JPEREIRA, from my perspective the case of JPA is very different from RBorges. JPA was and still is a "insider tip" with only word-of-mouth recommendations but RBorges has or had a distributor, there were reviews in the high end magazines and the brand is quite established in the high end or even ultra-fi market. | |
| | | TD124 Membro AAP
| Assunto: Re: Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Qui Abr 25 2019, 13:19 | |
| - JPEREIRA escreveu:
- ... sendo que me parece mais difícil fazer um aparelho barato e bom, do que caro e bom. ...
Estamos complétamente de acordo | |
| Assunto: Re: Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Qui Abr 25 2019, 14:10 | |
| Lá estamos nós a cair na dicotomia "gosto" versus "ciência". Aqui no fórum o argumento científico é frequentemente usado como um martelo. Ora a inteligência não está no conhecimento científico. A inteligência está na equação. Equacionar o gosto, a ciência, o conhecimento empírico, e tudo o mais que for pertinente. Ora lamentavelmente não há bussola para esta viagem. Atingir o objetivo depende de "intelligere" https://www.significados.com.br/inteligencia/ É claro que a perspectiva técnica é imprescindível mas no dia em que se tornar dominante isto deixa de ser um fórum e transforma-se num blog. Portanto quanto à linguagem usada (lamentavel! alguém dirá) aceito a objectiva e a subjectiva, sabendo porém que a cada uma delas terei de dar o entendimento que for mais adequado. Portanto quanto à autoridade, venha ela de seda ou de sarja, dispenso a fatiota. Prossigo em corta-mato. | |
| Assunto: Re: Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Qui Abr 25 2019, 14:31 | |
| Relativamente ao Sr. Joaquim Pinto, não me cabe botar faladura. Só ele poderá esclarecer as dúvidas.
Mas o que posso dizer pelo que conheço da sua obra é que os seus aparelhos não são comerciais porque ele nunca quis seguir essa via nem precisa de vender aparelhos para assegurar a sua subsistência.
Também acredito que se algum dia quisesse abraçar a via comercial teria tanto êxito como tem tido em todos os objetivos da sua vida. | |
| Assunto: Re: Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Qui Abr 25 2019, 14:57 | |
| Olá dear Mannitheear I understand and I also know that if Rui Borges does not go further, it will be for his head, knowing how to be an entrepreneur is not the same thing as manufacturing, requires other skills and possiblity Rui does not have, unfortunately, because there is plenty of potentialAmigo Mário Franco, sim é verdade, que o Joaquim tem outra atividade que o sustenta e esse fator ainda abona mais a favor dele, porque só por carolice o faz. Priva-se de muitas horas de lazer pós laboral para atender os chatos comigo incluído, e fazer os zingarelhos que nós amamos, eu então já vou na quarta vez que o chateio para me fazer um zingarelho. | |
| | | TD124 Membro AAP
| | | | Mário Franco Membro AAP
| Assunto: Re: Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Qui Abr 25 2019, 15:11 | |
| | |
| | | TD124 Membro AAP
| | | | JPEREIRA Membro AAP
| Assunto: Re: Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Qui Abr 25 2019, 18:39 | |
| Olá E há-os aqui no forum com prés bem interessantes, um até faz e refaz, manipula pratos technics . Seria interessante até descreverem o sistema onde está inserido o respetivo pré phono e que célula usam, com os cabos A ou B. Quem for colecionador tá tramado | |
| | | TD124 Membro AAP
| Assunto: Re: Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Qui Abr 25 2019, 23:11 | |
| | |
| | | | mannitheear Membro AAP
| Assunto: Re: Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Ter Abr 30 2019, 14:42 | |
| | |
| Assunto: Re: Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Ter Abr 30 2019, 15:04 | |
| | |
| | | RF99 Membro AAP
Mensagens : 196 Data de inscrição : 11/03/2016 Idade : 53 Localização : Santarém
| Assunto: Eufonika PS1 Ter Abr 30 2019, 16:05 | |
| Cá em casa habita um "made in Polónia": Eufonika PS1 | |
| | | TD124 Membro AAP
| | | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? | |
| |
| | | | Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? | |
|