Ora aqui está um tópico que me diz muito... pode-se dizer que as bicicletas preenchem uma parte enorme da minha vida.
Desde miúdo que nunca deixei de pedalar, cedo a bicicleta se tornou um dos meus meios de tranporte, e é hoje em dia o principal. Pratiquei muito BTT (actualmente não tanto), e depois de uns anos onde fiz muito ativismo pela "causa", hoje em dia trabalho como consultor na área da mobilidade sustentável (sou arquiteto), com uma forte incidência como não podia deixar de ser, nas bicicletas. Há 2 anos lancei "O Livro da Bicicleta", que podem encontrar na maioria das livrarias (têm de perguntar por ele, pois as prateleiras mais visíveis estão ocupadas com as novidades e com os best-sellers):
https://www.facebook.com/o.livro.da.bicicleta
Quanto às minhas binas, já tive uma "porra" delas... de BTT conto assim umas 5 ou 6; de estrada tive uma apenas, que vendi passados uns dias - simplesmente não saõ para mim; citadinas tenho 3 e já tive duas dobráveis, uma delas uma Brompton (que mais cedo ou mais tarde irei voltar a ter uma)
Aqui ficam algumas fotos delas:
GT Tequesta (1996), a minha primeira BTT "a sério" (antes tinha tido uma Órbita pesadona e grande demais para mim)
Ainda hoje tenho esta GT, mas foi convertida em 2010 numa utlitária de carga, com uma extensão da Xtracycle:
GT Avalanche (1999), veio depois da Tequesta mas já não mora cá em casa
Santa Cruz Superlight (2001), a sucessora da Avalanche, de suspensão total e montada "à la carte"... nunca tinha gasto tanto dinheiro numa bicicleta (nem voltei a gastar) - foi "canibalizada" para montar a sua sucessora, e vendidas as restantes peças.
Airborne Lancaster (2015), quadro de titânio, também montada à la carte, mas com algumas peças da Santa Cruz e muitas coisas em 2ª mão
Specialized Allez Steel (2014), a bicla de estrada que tive durante umas semanas... era linda, mas nao são para mim (muito perigosas :-P )
Globe Live 2.0 (2011), uma das minhas utilitárias do dia-a-dia
Brompton M6L (2011), a dobrável que eu considero das melhores bicicletas do mundo... vendi-a para comprar um modelo mais recente e de outra cor, mas entrentanto ainda não concretizei a compra.
Por fim a B'Twin Elops 920e (2019), a eléctrica cá de casa... comprada para a minha mulher, mas que acabo por usar também bastante.
Tive outras coisas, mas que ou já não me lembro, ou não tenho fotos. Não podia terminar sem deixar duas fotos fundamentais... o meu início:
primeiro assim...
... e aos 5 anos aprendi a andar sem rodinhas nisto (não chegava com os pés ao chão). Aqui na foto já teria uns 8 ou 9 anos. A bicicleta era uma Vilar, herdada dos meus irmãos.