Hoje foi um dia produtivo e e trouxe-me grandes alegrias.
Como foi dia de folga decidi tratar de alguns assuntos pendentes e por a mão na massa.
O primeiro assunto a ser tratado foi uma mesinha que achei no lixo e que eu e a Maria gostamos muito. Como tem lugar cá em casa decidi dar-lhe um novo look. Lixar e pintar e dar lhe um verniz. Coisa Rápidas e já está. Ela merece.
O segundo assunto foi fazer um novo expositor para os Cd´s. O primeiro revelu algunsproblemas na sua utilização e com este as coisas ficaram resolvidas.
O terceiro assunto a ser resolvido foi tentar resolver de vez o problema de um tweeter das minhas Mourdant Short. Uma saga.
Não 1ª edição do Áudio Vintage elas estiveram presentes mas no domingo o tweeter ficou mudo.
As colunas foram para reparação. O tweeter foi enviado para um alguém que percebe do Assunto e estava bom. Foi montado nas colunas duraram apenas 2/3 dias a tocar.
Novamente o tweeter. Não sabia se era o mesmo tweeter ou se era o outro. Quem me repara o material não marcou por dentro que já tinha sido reparado e ficou a dúvida se era a mesma coluna ou se era outra. Novamente o tweeter vai para reparar. Está bom. Fica em testes alguns dias. É montado na coluna e volta para casa. Desta vez apenas durou algumas Horas.
Já não saiu de casa e ficam largos meses encostadas.
Por várias pensei em dar uma vista de olhos mas continuam encostadas. Hoje foi o dia.
Toca a desmanchar tudo, tweeter e Crossover. Fiz o teste do tweeter com uma pilha e deu sinal. O mais certo é o crossover ter problemas. Dei uma vista de olhos e uma soldadura tinha um buraco e não me agradou. Refiz a soldadura e as soldaduras dos fios que ligam ao Tweeter. Volto a montar e já deu sinal.
Para já Assunto resolvido. Vamos ver quantos dias dura desta vez o Tweeter.
Com este desfecho. Aproveitei a embalagem e a motivação para pegar na mais recente aquisição. As colunas chegaram com um tweeter mudo.
O processo foi o mesmo. Desmontar e testar com a Pilha. Deu sinal, Muito fraco e algumas vezes intermitente.
Decidi montar e desta vez já suou alguma coisa. Decidi puxar um pouco pelas colunas e aos poucos o tweeter que funcionava com alguma intermitência passou a tocar continuamente embora muito mais baixo que o outro tweeter. Pensei em trocar o tweeter com a outra coluna para despistar se era do tweeter ou do Crossover.
Volta a tirar fora lembro-me de medir com o multímetro e o tweeter de 4 ohms só mede 0.9 Ohms. Encontrei a razão de tocar baixo.
Volta a montar e esperar o momento para levar a que percebe do Assunto.
A grande alegria do dia foi que apesar do tweeter não estar a 100% deu para perceber que a minha aposta nestas colunas apesar de ser um tiro no escuro estão a revelar-se uma aposta ganha.
Estiveram ligadas a um receiver Yamaha cr700 um leitor de Cd´s Sony CDp 997 e tocaram muito bem. O Local de audição é outro, a minha sala das velharias.
Os graves São rápidos e secos os médios pareceram-me correctos. Estive muito atento as músicas que fui ouvindo. Deliciei-me. Houve uma música que ouvi coisas que nunca tinha ouvido e fiquei surpreendido.
Em casa decidi voltar a escutar essa música nos meus 2 sistemas e a música não suava da mesma forma. Tenho de repetir a audição.
Quando chegaram as colunas a casa experimentei no meu sistema principal e revelaram-se colunas banais. Estiveram uns dias a tocar. Levei-as para a minha sala das velharias até ao dia de hoje.
Hoje tive um dia muito feliz.
Espero que o tweeter possa ser reparado.