Olá
Ao longo dos anos tenho trocado diversas vezes de equipamentos, a lógica é sempre a mesma… melhorar o já existente. Nem sempre acontece.
Nos últimos tempos tendo feito uma série de experiências com células resolvi escrever estas linhas, que são apenas uma opinião pessoal e nada mais.
Sendo eu um adepto da Technics EPC 270, célula que vinha no meu Panasonic, e da qual tenho mais que um exemplar, já escrevi sobre ela neste tópico…
https://www.audioanalogicodeportugal.net/t8014-technics-epc-270c?highlight=technics+epc+270Considero que as MM no geral têm um relação preço qualidade superior às MC, existem também as MC de alto ganho que têm de facto nos últimos tempos sido uma das minhas apostas, um dos problemas que encontro com alguma frequência é uma célula funcionar bem num braço e mal noutro, a compatibilidade entre braço e célula é essencial para não acontecer o atrás descrito.
Não sendo eu um apreciador da M75 da Shure nas minhas anteriores experiências, verifiquei com agrado que esta célula funciona muito bem com o braço da Rega RB250, aliás é engraçado que pelo contrário a Technics EPC 270 não funciona muito bem com o mesmo braço, tenho uma Empire EDR9 que até prova em contrário acho a melhor célula MM que ouvi até hoje… mas quando está no Panasonic, no braço da Jelco 750 já não é a mesma coisa embora seja boa.
Uma das células que tem sido uma agradável surpresa é a Denon DL110 que funciona muito bem no braço da Rega, já tive uma DL160 que me desfiz dela pois não era muito do meu agrado, no entanto penso depois de ouvir a 110 que o problema estaria na compatibilidade pois na altura apenas a experimentei num gira Marantz.
Pois é… o grande problema nas células é acertarmos com a compatibilidade com o braço e estarem bem afinadas… caso contrário é o desastre.
Fredie