galvaorod Membro AAP
| Assunto: Equalizadores psicoacústicos Dom Dez 15 2019, 11:57 | |
| Alguém usa ou já usou um aparelho destes? Na minha experiência, quando usado com contenção num sistema hifi, faz milagres. A comunidade pro usava este tipo de aparelhos até há alguns anos atrás, para melhorar o som de gravações, instrumentos, ou emissões de rádio. Agora só se usa DSP, mas numa sala com limitações acústicas ou limitações de amplificação, colunas ou cabos, este aparelho pode fazer a diferença. A quem poder experimentar, eu aconselho vivamente, pode por exemplo aumentar um pouco o palco sonoro no caso de colunas muito juntas ou com acústica adversa, pode tornar os agudos menos agressivos mas mais definidos ao mesmo tempo. Em vez de se gastar fortunas em cabos, e aparelhos com característica diferentes até se chegar a um som correto ao nosso gosto, o que até pode demorar anos, pode-se experimentar uma solução alternativa, conhecida no áudio profissional, desde os anos 70 (Aphex aural exciter) e que hoje custa menos do que um bom cabo de corrente em segunda mão. Há modelos parecidos da BBE e da behringer a custar pouco mais de 80 euros por aí. | |
|
masa Membro AAP
Mensagens : 411 Data de inscrição : 29/01/2013 Idade : 79 Localização : Vale de Milhaços
| Assunto: Re: Equalizadores psicoacústicos Dom Dez 15 2019, 15:37 | |
| qual a diferença entre estes equalizadores e os convencionais tipo ADC ? | |
|
galvaorod Membro AAP
| Assunto: Re: Equalizadores psicoacústicos Dom Dez 15 2019, 19:18 | |
| - masa escreveu:
- qual a diferença entre estes equalizadores e os convencionais tipo ADC ?
Daquilo que eu percebo, o que não é muito, o equalizador atenua ou aumenta frequências, estes aparelhos mudam a fase de frequências específicas, o que vai fazer com sejam "mais fáceis" de ouvir. O SPL introduz algumas harmónicas também onde escolhemos, tornando os agudos mais audíveis sem ser cansativos. Isto é basicamente uma forma de distorção, mas com conta, peso e medida, benéfica. | |
|
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Equalizadores psicoacústicos | |
| |
|