Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
|
| CD 24k... | |
| | Autor | Mensagem |
---|
Nunão Membro AAP
Mensagens : 141 Data de inscrição : 13/12/2010 Idade : 54 Localização : Oeste
| Assunto: CD 24k... Dom 2 Fev - 12:27 | |
| Bom dia,
Estou tentado a comprar 2 cd's de edição japonesa 24k, dos dourados... Alguém já comprou e de facto existe alguma melhoria sonora? | |
| | | nbaptista Membro AAP
| Assunto: Re: CD 24k... Dom 2 Fev - 14:33 | |
| As diferenças também vão depender se tens um bom sistema de áudio que as possa revelar..Pessoalmente, acho os 16bits/44.1 KHz suficientes, mas se te interessas por alta resolução, o melhor é um streamer ou Dac usb que suporte e depois passas a comprar on line!. | |
| | | Nunão Membro AAP
| Assunto: Re: CD 24k... Dom 2 Fev - 14:59 | |
| Obrigado pela resposta nbaptista, tenho o "melhor" sistema que os as minhas algibeiras podem alcançar, (como fonte principal de CD tenho um Pioneer PD 91, que faz parelha com outros componentes que não são tão maus para os meus ouvidos) tenho um streamer da Yamaha...até gosto e tal....mas não há nada como o físico, gosto de de "apalpar" os objectos, de os ver como uma vaidade pessoal, não para mostrar aos outros, mas para me agradar. Isso da alta resolução em audio...eh pá...ainda estou céptico...acho banha da cobra a mais e muito efeito placebo...nada contra a quem usa essa fonte para ouvir as suas musicas. Vou experimentar e mandar vir...logo se vê! Só caio na esparrela uma vez! | |
| | | ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
| Assunto: Re: CD 24k... Dom 2 Fev - 18:41 | |
| - Nunão escreveu:
- Bom dia,
Estou tentado a comprar 2 cd's de edição japonesa 24k, dos dourados... Alguém já comprou e de facto existe alguma melhoria sonora? A qualidade depende sobretudo do mastering. Alguns álbuns fabricados no Japão usam um mastering diferente dos Europeus e Norte Americanos. Para aumentar a confusão alguns CD fabricados no Japão utilizam processos de fabricos que em teoria são superiores: XRCD, SHM-CD, Blu-spec CD e até CDs em vidro. Outro fabricante que edita CDs com remasters de qualidade é o Mobile Fidelity Sound Lab: https://www.mofi.com/ O site do Steve Hoffmann é uma boa fonte de informação: https://forums.stevehoffman.tv/forums/music-corner.2/ | |
| | | Nunão Membro AAP
| Assunto: Re: CD 24k... Dom 2 Fev - 21:08 | |
| Olá Ricardo, Da MOFI tenho alguns exemplares em vinil e são bastante bons em termos sonoros. Como disse anteriormente, é questão de experimentar... Os que estou a pensar comprar vêm directamente do Japão, tenho de equacionar transportadora, alfândega...como o reirato disse num post DHL é para fugir. Vi alguns no eBay que não são caros e possivelmente compensa. Vou pesquisar o site do Steve Hoffman. | |
| | | joydivision
Mensagens : 11 Data de inscrição : 19/06/2020 Localização : Vila Real de Santo António
| Assunto: Re: CD 24k... Qui 30 Jul - 23:08 | |
| Desconhecia a existência desses CDs, estive a pesquisar, parece que a única real diferença é uma camada de ouro verdadeiro em 24 quilates. Ou seja, nada tem a ver com resolução. Interessa portanto saber se essas versões japonesas foram masterizadas de outra (melhor) forma, isso sim, pode fazer muita diferença, como já foi referido. Quanto ao ouro, para além de ser bonito, existe logicamente a possibilidade de representar uma vantagem física, ou seja, pode-se dar o caso de serem lidas com mais precisão/fiabilidade pelo laser, melhor reflectividade, serem mais duradouros (resistentes a riscos ou degradarem menos com incidência de luz solar), mas isso é tudo especulação minha, que não encontrei referências suficientes sobre isso. Mas se tal acontecer, embora não resulte diretamente numa melhoria de som, de forma indireta será sempre uma vantagem e pode até levar a melhor qualidade de som: se os dados digitais são lidos com mais precisão, será preciso menos error correction e automaticamente o resultado analógico será também mais preciso, logo soará melhor. É tal e qual quando as pessoas procuram o melhor Transport possível para o seu DAC - quanto melhor os dados digitais são lidos, melhor será o resultado. Já agora, parabéns pelo leitor de CDs, aquilo é um tanque autêntico e muito bem visto por muita gente | |
| | | Goansipife Membro AAP
Mensagens : 3791 Data de inscrição : 04/12/2011 Idade : 65 Localização : Freiria - Torres Vedras
| Assunto: Re: CD 24k... Sex 31 Jul - 10:21 | |
| Para além do que já foi dito e principalmente pela nota do Ricardo onga-ku, que, na minha mui modesta opinião, corroboro, até hoje nunca fiquei/senti defraudado com edições japonesas. Calhando... tenho tido sorte. Nada como experimentar | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: CD 24k... | |
| |
| | | | CD 24k... | |
|
| Permissões neste sub-fórum | Não podes responder a tópicos
| |
| |
| |
|