| Tomaz Sanona | |
|
+5luis lopes manuel fonseca longplay Luis Filipe Goios tomaz 9 participantes |
Autor | Mensagem |
---|
tomaz Membro AAP
Mensagens : 356 Data de inscrição : 21/10/2010 Idade : 51 Localização : Vila Nogueira de Azeitão
| Assunto: Tomaz Sanona Ter Jul 05 2011, 12:58 | |
| Saudações a todos os foristas,
Antes de descrever o sistema, quero relevar, porque para mim é disso que se trata, a importância que a música tem para mim, faz parte dos meus dias como o ar que se respira, como tal, sou um assíduo frequentador de concertos, desde os mais eruditos até aos com mais noise e vulgarmente designados como "pesados". Efectivamente a música ela mesma é o tópico que mais vezes me deixa também a cogitar no contexto da audiofilia, porque me parece que e dos longos anos que levo disto, que está sempre num plano inferior ou de qualquer forma não observo em geral a entrega à música como vejo aos equipamentos. Nem vou comentar a música que por exemplo passa nos eventos de Audio, porque o tópico aqui é outro. Portanto para mim primeiro está a música e depois os equipamentos, que servem para escutar essa música uma vez que é impossível usufruir dela ao vivo sempre que quero e me apetece ouvir. Divido os meus dias entre Azeitão e o Alentejo, dispondo actualmente de 2 sistemas.
Azeitão:
Garrard 401, SME série 3000, Célula Denon Pré-phono Trichord Dino com alimentação DIY Krell KAV-400xi Martin Logan Clarity Fonte digital PC com o DAC Ultramatch da Behringer modificado. Cablagem Straightwire, van den hul, supra, wireworld, audioquest, Ixos. Estabilizadores, filtragem e cabos DIY
Torrão do Alentejo:
Rui Borges Turntables ULTIMO, SME V, Goldnote boboli signature ASR mini basis EAD CD-1000 mkII Jeff Rowland Consonance Conrad-Johnson premier eleven Nakamichi Cassete Deck 1.5 Sony ES St-550 Audiophysic Virgo
Cablagem a mesma anteriormente referida com a diferença do cabo de phono que é Ortofon em vez do Van den hul
https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/268/pict4183.jpg/
http://imageshack.us/content_round.php?page=done&l=img828/4608/pict4190y.jpg&via=mupload&newlp=1
http://imageshack.us/content_round.php?page=done&l=img148/3505/pict4212j.jpg&via=mupload&newlp=1
http://imageshack.us/content_round.php?page=done&l=img17/3000/pict4193.jpg&via=mupload&newlp=1
http://imageshack.us/content_round.php?page=done&l=img832/5816/pict4206.jpg&via=mupload&newlp=1
http://imageshack.us/content_round.php?page=done&l=img232/2125/pict4205pb.jpg&via=mupload&newlp=1
De momento tenho estas, mas irei fazer um álbum adequado para partilhar aqui.
Uma informação que considero muito importante prende-se com a sala. Em Azeitão disponho de uma sala rectangular, com cerca de 60m2, ambas as fachadas com irregularidades , ou seja, as respectivas paredes têm ou portas ou ressaltos ou ambos. No resto é uma sala normal no que diz respeito aos materiais e acabamentos. No Torrão a sala tem 40m2 e é rectangular também, difere no tecto que é feito de traves de madeira e cana a suportar a telha e nas paredes que são de tijolo antigo de alvenaria.
A sala de Azeitão é perfeita considerando que não foi construída de propósito como sala de audição. A do Torrão deu alguma luta, mas após algum trabalho o som também já está a soar como gosto.
E o que eu gosto é um som com palco muito aberto e ao mesmo tempo focado. Gosto de adequar os sistemas a uma sala normal, pessoalmente não aprecio salas exclusivas para audição. No resto da adjectivação direi que a minha bitola é sempre o som ao vivo e é por aí que sigo, considero que tenho um som, especialmente no caso do Torrão, que me transmite as emoções que sinto quando na presença de músicos.
Falamos obviamente dos sistemas, mas a sala é pelo menos metade do som que se obtém, todos por certo já nos deparámos com equipamentos muito bem cotados que não funcionam simplesmente, em geral porque é mais olhos que barriga. Já entrei em salas muito pequenas com colunas enormes e com pouco espaço entre elas e completamente encostadas às paredes laterais, sinceramente espantam-me muito certas opções. Por isso mesmo num espaço muito mais reduzido que tenho como escritório tenho apenas umas audioengine 2 que monitorizam em modo near field o som do pc e no quarto umas monitor audio R700 com um audiolab 8000A e um leitor cd/sacd da Sony. Não referi estes sistemas porque os considero realmente secundários e não é de facto onde faço as minhas audições, servem apenas para remediar e fazer companhia e ter o melhor som possível nessas circunstâncias.
Última edição por tomaz em Ter Jul 05 2011, 19:00, editado 3 vez(es) | |
|
| |
Luis Filipe Goios Membro AAP
Mensagens : 10506 Data de inscrição : 27/10/2010 Idade : 66 Localização : Lanhelas - Minho
| Assunto: Re: Tomaz Sanona Ter Jul 05 2011, 13:41 | |
| Bem vindo tomaz, Isso é que são " equipamentos ", mas, melhor que tudo e primeiro, é mesmo ouvir música. Diverte-te por aqui. | |
|
| |
longplay Membro AAP
Mensagens : 396 Data de inscrição : 04/07/2010 Localização : Centro
| Assunto: Re: Tomaz Sanona Ter Jul 05 2011, 13:58 | |
| Muito bem-vindo.. Belos sistemas... ficamos a aguardar umas fotos para satisfazer a curiosidade.. | |
|
| |
manuel fonseca Membro AAP
Mensagens : 340 Data de inscrição : 06/04/2011 Idade : 65 Localização : vila nova de famalicao
| |
| |
tomaz Membro AAP
Mensagens : 356 Data de inscrição : 21/10/2010 Idade : 51 Localização : Vila Nogueira de Azeitão
| Assunto: Re: Tomaz Sanona Ter Jul 05 2011, 15:13 | |
| Muito obrigado, tenho algumas que posso colocar já, mas agradeço uma dica sobre como fazê-lo | |
|
| |
manuel fonseca Membro AAP
Mensagens : 340 Data de inscrição : 06/04/2011 Idade : 65 Localização : vila nova de famalicao
| Assunto: Re: Tomaz Sanona Ter Jul 05 2011, 15:19 | |
| quando o Sr. Administrador AJS ler este post manda-lhe uma mensagem, como fez comigo que tb não pesco nada de computadores, a ensinar abraço manuel fonseca | |
|
| |
tomaz Membro AAP
| Assunto: Re: Tomaz Sanona Ter Jul 05 2011, 15:23 | |
| | |
|
| |
luis lopes Membro AAP
Mensagens : 4993 Data de inscrição : 25/02/2011 Idade : 57 Localização : Covilhã
| Assunto: Re: Tomaz Sanona Ter Jul 05 2011, 16:07 | |
| em relação a postar fotos: clicar em cima no quadrado "hospedar uma imagem" escolher ficheiro agora estando nas tuas imagens, escolher a foto agora clica em host it! (pode ignorar o registo do imagesharck) fazer copy em "codigo do forum" e agora é só colar aqui na msg. | |
|
| |
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: Tomaz Sanona Ter Jul 05 2011, 17:22 | |
| Bem vindo ao Fórum Tomaz !! Até que enfim aparece alguém com "arsenal" capaz de fazer frente ao meu TD125 Bons sons os acompanhem ! | |
|
| |
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Tomaz Sanona Ter Jul 05 2011, 17:35 | |
| Muito bem vindo ao Fórum. A musica "sempre" em primeiro lugar. O Garrard e o Ultimo são dois exímios transportadores desta nossa paixão. Azeitão? Isso dá para beber um café a qualquer altura. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| |
| |
tomaz Membro AAP
| Assunto: Re: Tomaz Sanona Ter Jul 05 2011, 18:06 | |
| Muito bem, é mesmo esse o espírito!
Por mim o queijo parece-me até muito melhor ideia. A altura é que só pode ser ao fim-de-semana. Fora isso é à vontade e tenho todo o prazer em receber os confrades!
Adquiri o Garrard por conveniência porque em relação ao TD125, qualquer um deles me satisfaz.
Agradeço a forma gentil e muito simpática com que tenho sido acolhido aqui.
E como a música é o cerne hoje tem rodado Max Richter, Gerry Mulligan, Arvo Part e o novo dos Low.
Cumprimentos audiófilos e um abraço. | |
|
| |
Milton Membro AAP
| Assunto: Re: Tomaz Sanona Ter Jul 05 2011, 19:22 | |
| A forma "gentil e simpática" foi puro engodo.... Isto aqui é só macambúzios.... | |
|
| |
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| |
| |
vlopes Membro AAP
Mensagens : 3034 Data de inscrição : 03/07/2010 Localização : Para onde nos pode levar uma música? Para qualquer lugar onde seja capaz de voar o pensamento.
| Assunto: Re: Tomaz Sanona Ter Jul 05 2011, 21:57 | |
| | |
|
| |
longplay Membro AAP
Mensagens : 396 Data de inscrição : 04/07/2010 Localização : Centro
| Assunto: Re: Tomaz Sanona Ter Jul 05 2011, 23:51 | |
| - tomaz escreveu:
- hoje tem rodado Max Richter, Gerry Mulligan, Arvo Part e o novo dos Low.
Sistemas fantásticos aliados a boa música... | |
|
| |
zaratustra Membro AAP
Mensagens : 4762 Data de inscrição : 09/07/2010 Localização : Frossos, Albergaria-a-Velha
| Assunto: Re: Tomaz Sanona Qua Jul 06 2011, 19:28 | |
| Bem-vindo Tomaz.
Saudações | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Tomaz Sanona | |
| |
|
| |
| Tomaz Sanona | |
|