Desde tenra idade que levo com essa pergunta: que Portugal...?
Algumas vezes já debatemos por aqui, em vários tópicos, sobre a situação actual (a cada momento) e previsões/propostas de futuro. Não faz muito tempo, debatia-se o Turismo e a ausência de planos orientadores para um sector que pode ter tanto de bom como de mau - leiam-se as notícias com calma e verifica-se que o Turismo é apontado como um dos motores de poluição, assim como desta face cada vez mais global que vestimos.
Servem estas poucas palavras para alertar para algo que não deixo cair: Aprendizagem.
O Homem é um animal político (claro que o Alexandre tem aspirações políticas e por isso fala, age, pensa e ainda bem!!!), social e desenvolve-se no meio de Outros. Sem a transmissão de conhecimento ainda hoje estaríamos a tentar acender uma fogueira.
Caro Alexandre, perdoe-me o exemplo, mas creio que pode ser ilustrativo: um novo elemento entra neste espaço e eu logo "compliquei" a coisa... não dei a resposta que alegadamente é a mais simples, acabei a brincar às "filosofias".
Como crente no tal processo de Aprendizagem, o que eu fiz foi tentar passar uma parte do meu conhecimento e dar ferramentas para que um novo "cliente" se informe e compre de forma avisada.
Não é isto que quer para cada cidadão: pessoas avisadas e responsáveis, participantes activas nos processos de decisão? Cidadãos conscientes de que a sua acção toca todos?
Recordo uma das primeiras lições das aulas de Economia (tinha eu 15 anos!): até o simples caminhar de casa para a escola é Economia, gastam solas de sapatos...
Desde esse tempo que ouço falar da dívida pública e privada, que ouço falar de poupança e investimento, de retracção e expansão da Economia... que ouço que há grandes investimentos em matérias-primas como a Água!!!
Corria o ano de 1995 e era uma festa debater com o professor... o mesmo que nos deu muita Música a conhecer depois dos testes.
Leio o que o Alexandre diz sobre o chumbo nas Escolas, mas algo escapa... uma boa fatia da responsabilidade pela degradação da Escola deve-se aos professores - desde a primária até à universidade, e neste tempo de crise ainda se nota mais.
Pais e alunos perderam o respeito pelos professores e ninguém neste país se questiona... curioso, é sempre mais fácil apontar o dedo aos "bairros".
Como se preparam as gerações vindouras com os erros a multiplicarem-se pela via da transmissão?
Como se prepara alguém para elevados níveis de exigência, se essa mesma exigência não for praticada?
O Conhecimento deixou de ser uma fonte de autoridade?
Estes dias deixei uma pergunta parecida com esta num grupo de debate que temos entre amigos: que valores queremos passar aos que estão a crescer?
Não me referia só a Portugal, mas a todos... o Planeta que eu saiba não estica, mas um dos valores que mais se passa é o de acumulação material. Vive-se muito a ideia que o património é para expandir, mas como é isso possível num planeta finito? À custa de quê e de quem?
Que Portugal quero?
Eu quero um país de Pessoas conscientes e capazes de reflectir, com certeza será um país melhor.