| Ajuda - Caixa de coluna com canto esmagado/rachado | |
|
+3José Miguel Fernando Salvado David Bernardino 7 participantes |
Autor | Mensagem |
---|
David Bernardino Membro AAP
Mensagens : 43 Data de inscrição : 24/03/2020 Idade : 46 Localização : Lisboa
| Assunto: Ajuda - Caixa de coluna com canto esmagado/rachado Qui Mar 26 2020, 03:28 | |
| Boas, Mandei vir um par de colunas Mission 751 e uma das caixas chegou neste estado : O material que constitui a caixa é MDF, e aquilo que penso fazer é: - remover woofer, tweeter e crossover e tentar perceber se a rachadura vai até ao interior da caixa ou não - Inundar pelo exterior toda a parte rachada com cola branca de carpinteiro ligeiramente diluída por meio de uma seringa e deixar de um dia para o outro com grampo a fazer pressão (caso o dano chegue ao interior da caixa planeio impedir de alguma forma a ocorrência do escorrimento de cola) - Garantidos os passos anteriores, refazer a parte esmagada recorrendo à utilização de massa epóxica (estilo barrinha repara tudo) para o preenchimento e depois dar respetivo acabamento, e pintura caso não consiga logo massa epóxica preta. Não sinto qualquer diferença de desempenho entre ambas as colunas, pelo que a principal motivação é impedir dissabores futuros com infiltração de humidade algo que possa provocar problemas mais graves se não proteger o MDF exposto, e claro a parte estética também conta. A partir da próxima 4a feira entrarei na "tão falada" quarentena, e terei mais tempo para me debruçar sobre este assunto. Peço o vosso apoio para seguir o melhor caminho no sentido de tentar reparar/minimizar esta "mazela". Agradeço desde já a vossa ajuda. Obrigado. | |
|
| |
Fernando Salvado Membro AAP
Mensagens : 466 Data de inscrição : 02/03/2018 Localização : Parede
| Assunto: Caixa de coluna Qui Mar 26 2020, 16:34 | |
| Creio que a solução indicada deverá ser suficiente para resolver o problema; resta saber se não será necessário mais um grampo para obstar que a caixa se deforme em altura... Bom trabalho, boa quarentena e...boa música. | |
|
| |
José Miguel Membro AAP
Mensagens : 9401 Data de inscrição : 16/08/2015 Idade : 43 Localização : A Norte, ainda a Norte...
| Assunto: Re: Ajuda - Caixa de coluna com canto esmagado/rachado Qui Mar 26 2020, 17:31 | |
| Não esquecer a foto-reportagem... muito importante!!! Sucesso nessa empreitada! | |
|
| |
| Assunto: Re: Ajuda - Caixa de coluna com canto esmagado/rachado Qui Mar 26 2020, 23:25 | |
| - Fernando Salvado escreveu:
- Creio que a solução indicada deverá ser suficiente para resolver o problema; resta saber se não será necessário mais um grampo para obstar que a caixa se deforme em altura...
Bom trabalho, boa quarentena e...boa música. Caro Fernando Salvado, ainda bem que expus esta situação perante a vossa experiência. Pegando na sua dica, e como o seguro morreu de velho… Um segundo grampo garantirá a esquadria da caixa. Obrigado. - José Miguel escreveu:
- Não esquecer a foto-reportagem... muito importante!!!
Sucesso nessa empreitada! Agradeço o voto de sucesso, obrigado. Afinal ficarei em casa já a partir de amanhã, pelo que em bom tempo partilhei esta cruzada que pretendo fazer. Amanhã vou tratar de conseguir o que esteja em falta e a foto reportagem fica desde já garantida, tanto que já preparei o suporte profissional da câmara, vulgo caneca onde vou enfiar o telemóvel, para que fique tudo tão bem registado quanto possível! | |
|
| |
José Miguel Membro AAP
Mensagens : 9401 Data de inscrição : 16/08/2015 Idade : 43 Localização : A Norte, ainda a Norte...
| Assunto: Re: Ajuda - Caixa de coluna com canto esmagado/rachado Qui Mar 26 2020, 23:36 | |
| O vírus continua a trabalhar... Mas assim já temos novela para seguir. Esse sistema tem muito para dar, despache isso para que não falte Música! | |
|
| |
| Assunto: Caixa de coluna Sex Mar 27 2020, 00:29 | |
| Caro David Como não sei se tem alguma experiência neste tipo de obras, atrevo-me a recomendar que utilize um pedaço de madeira para que o grampo pressione toda a zona afectada e coloque um pedaço de plástico entre a madeira e a coluna para que a madeira não adira à coluna. Provávelmente estou a" ensinar o pai nosso ao Cura " mas ..." mais vale prevenir que remediar !"... Faça umas fotos se possível. Bom trabalho... | |
|
| |
| Assunto: Re: Ajuda - Caixa de coluna com canto esmagado/rachado Sex Mar 27 2020, 02:35 | |
| - José Miguel escreveu:
- O vírus continua a trabalhar... Mas assim já temos novela para seguir.
Esse sistema tem muito para dar, despache isso para que não falte Música! Muito bom! Despacharei, mas também não podemos acabar com a novela antes de começar - Fernando Salvado escreveu:
- Caro David
Como não sei se tem alguma experiência neste tipo de obras, atrevo-me a recomendar que utilize um pedaço de madeira para que o grampo pressione toda a zona afectada e coloque um pedaço de plástico entre a madeira e a coluna para que a madeira não adira à coluna. Provávelmente estou a" ensinar o pai nosso ao Cura " mas ..." mais vale prevenir que remediar !"... Faça umas fotos se possível. Bom trabalho... De forma alguma, atreva-se à vontade que muito lhe agradeço, como referiu e bem "mais vale prevenir…". Realmente a madeira entre o grampo a coluna eu já iria usar para não "magoar" a coluna, mas o plástico não me teria ocorrido e possivelmente daria em asneira E já que o referiu, que tipo de plástico recomenda para o efeito, uma simples folha de acetato será suficiente ou algo mais espesso como uma placa de acrílico? Obrigado. | |
|
| |
| Assunto: Caixa de coluna Sex Mar 27 2020, 13:35 | |
| A intenção é isolar a cola da madeira que pressiona a caixa pelo que um pedaço d acrilico é melhor. Bom trabalho... | |
|
| |
| Assunto: Re: Ajuda - Caixa de coluna com canto esmagado/rachado Seg Mar 30 2020, 00:33 | |
| Boas noites a todos, Dando seguimento "aos episódios desta novela" 6a feira fui fazer umas compritas devidamente protegido como o periodo que passamos obriga, e como manda a regra, comprei uma data de coisas que não cheguei a usar e um numero igual de coisas que fizeram falta que acabei por não trazer... Sábado foi tempo de estudo estratégico da tarefa em mãos, entenda-se algum pânico desde "como me fui meter nisto" passando por "por onde raios começo!" até "espero não fazer com que fique com pior aspeto"... E eis que chega o dia de hoje, Domingo... Mãos à obra! Antes de mais fiquei verdadeiramente surpreso com a robustez que a Mission conferiu a estas 751, as paredes laterais têm cerca de 4cm cada, mais 2 placas com cerca de 5mm em cada lado, parecem um "tanque de guerra"! Aqui verifiquei que no interior nem sinal dos danos exteriores Após a farmaceutica me ter alertado logo que não havia nem alcoól nem máscaras, deixo à vossa imaginação o episódio hilário que se seguiu quando pedi "seringas" para colocar cola numa rachadura em madeira Usei uma para ir adicionando água à cola de madeira e a outra com a agulha colocada para aplicar a cola. Não digam à minha patroa que usei uma chávena de café Deixo a dica que se perfurarmos com a agulha num angulo de +-45º a cola vai infiltrando e aparecendo pela racha o que me deu a ideia de ter ficado bem melhor aplicada do que pensei poder conseguir Esta foto coloco a pensar no amigo Fernando Salvado, a sua ideia não caiu em vazio, tanto que as placas de acrílico estavam preparadas para ser usadas, ainda assim como se pode ver na foto que colocarei a seguir, pela particularidade das arestas estarem facetadas, a cola não teve hipótese de chegar à madeira de apoio e como tal não usei o acrílico nesta reparação Pode se ver em seguida, melhor em cima do que à frente, que a cola preencheu toda a rachadura, antes de iniciar esta parte, removi todo o folheado que se encontrava mais solto sobre o mdf, bem como toda a área onde planeei colocar a massa epóxica, fi-lo com o auxílio de um x-acto de hobby (estilo bisturi), daí parecer mais danificada do que nas fotos originais E pronto, pelo menos para já... A parte estrutural encontra-se resolvida... Lixei um pouco as áreas para disfarçar imperfeições de maior e com alguma sorte criar maior adesão para os passos que se seguem Não consegui encontrar massa epóxica preta, trouxe para madeira... Parecia castanho escuro, mas não, apenas um creme beeeem claro Na frente mais para baixo a área a colocar a massa era tão fininha, qque tive de repetir a aplicação aos poucos até que não saltasse mal eu tentasse lixar/ cortar Processo a avançar Como se pode ver na foto seguinte, o canto ainda está demasiado arredondado, na verdade o que acontecia era que a cada aplicação verifacava se estava material solto e arrancava-o até estar tudo sólido, neste caso os cantinhos saltaram fora Aqui com mais massa aplicada para completar o volume Saltou outra vez... Volto a preencher Aqui finalmente, já tinha toda a massa epóxica necessária e restou-me corta/ lixar até chegar ao formato pretendido Finalmente atingido o objetivo possível no periodo da quarentena, deixo para a vossa apreciação o meu trabalho completamente amador ainda assim para mim satisfatório deixando de lado alguns medos que tive inicialmente Confesso que "perfeição" está longe do que consegui, pois falta-me lixa bem fina (de água eventualmente) para dar melhor acabamento, mais liso pelo menos, e como puderam observar... Sim a pintura está provisoriamente feita com Marcador preto de tinta permanente que conforme ia pintando ia passando os dedos para tirar o brilho mas sem sucesso para conseguir pintar a parte mais funda do friso existente na caixa... Não me passou na ideia usar tinta de spray preto mate agora que estamos fechados em casa porque não tenho condições para tal, pelo que como está vai ter de servir por ora. Espero que tenha dado uma agradável "foto-novela" para ocupar uns minutinhos da vossa Quarentona | |
|
| |
Alexandre Vieira Membro AAP
Mensagens : 8560 Data de inscrição : 11/01/2013 Idade : 54 Localização : The Other Band
| |
| |
José Miguel Membro AAP
| Assunto: Re: Ajuda - Caixa de coluna com canto esmagado/rachado Seg Mar 30 2020, 00:54 | |
| A novela, vista daqui, numa televisão pequenita, mas jeitosinha, parece ter chegado ao fim com final feliz!! Agora é dar uso ao sistema, falar dele como deve ser e evitar o adultério... Nada de olhar para outras por uns tempos. | |
|
| |
| Assunto: Re: Ajuda - Caixa de coluna com canto esmagado/rachado Seg Mar 30 2020, 01:13 | |
| - Alexandre Vieira escreveu:
-
Excelente e que tal em termos sonoros?
Existe algum tipo de adulteração no som?
Boas noites caro Alexandre, Não pude ouvir muito alto, já acabei isto a umas horas pouco recomendáveis mas não notei qualquer alteração, continuam muuuuito ao meu gosto e bastante iguais entre si (sim, pus me de ouvido encostado a ambos os woofer e a ambos os tweeters hehehe) Mas como havia referido não havia perda de pressão interna pois pude verificar que a rachadura não chegava ao interior, pelo que também não era expectável adulteração do som… Toda esta reparação foi portanto apenas estética Obrigado! - José Miguel escreveu:
- A novela, vista daqui, numa televisão pequenita, mas jeitosinha, parece ter chegado ao fim com final feliz!!
Agora é dar uso ao sistema, falar dele como deve ser e evitar o adultério... Nada de olhar para outras por uns tempos. Obrigado amigo Prometo ser fiel... Enquanto conseguir controlar o "bicho"... É que o pessoal põe coisas mesmo lindas aqui no Fórum Próxima novela... Descobrir como nivelar o sistema de suspensão por molas e mais umas coisitas do SL-1700... Mas por hoje fico me com esta "vitória" | |
|
| |
Ghost4u Membro AAP
Mensagens : 14342 Data de inscrição : 13/07/2010 Localização : Ilhéu Chão
| Assunto: Re: Ajuda - Caixa de coluna com canto esmagado/rachado Seg Mar 30 2020, 13:54 | |
| - David Bernardino escreveu:
- Prometo ser fiel... Enquanto conseguir controlar o "bicho"...
Felicito pelo resultado alcançado. Entretanto, será salutar manter o bicho confinado. Assim, certamente não se transformará em pandemia... | |
|
| |
| Assunto: Re: Ajuda - Caixa de coluna com canto esmagado/rachado Ter Mar 31 2020, 21:02 | |
| Obrigado Ghost4u!... Sem promessas quanto à pandemia | |
|
| |
Ruben Pinto Membro AAP
Mensagens : 1155 Data de inscrição : 21/11/2014 Idade : 53 Localização : Paço de Arcos
| Assunto: Re: Ajuda - Caixa de coluna com canto esmagado/rachado Ter Mar 31 2020, 21:38 | |
| Essas colunas são boas. Agora é dar-lhes musica depois de reparadas. | |
|
| |
| Assunto: Re: Ajuda - Caixa de coluna com canto esmagado/rachado Ter Mar 31 2020, 21:51 | |
| Obrigado Ruben, Já andam a levar "rodagem" Têm sido fulcrais durante este período de quarentena, quando o meu filhote de 2 anos e meio começa a ficar com "energia em excesso" viro me para ele e digo "Queres que o pai ligue o moinho?" (o miúdo tem uma panca por moínhos, tenho família na costa oeste e já os vê desde sempre.. Escusado será dizer com que nome ele batizou o Gira-Discos ao vê-lo rodar hehe) E lá vamos os dois dançar e saltar até o pequenote repor os níveis energéticos… E é uma ótima desculpa para dar à minha mulher justificando o volume um pouco mais alto! | |
|
| |
timendonca
Mensagens : 13 Data de inscrição : 19/03/2020 Idade : 47 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: Ajuda - Caixa de coluna com canto esmagado/rachado Qua Abr 01 2020, 15:20 | |
| Olá David,
e vim mesmo ver esta reparação, pois também tenho um dos cantos a precisar de mimo.
Obrigado pela partilha, como coloriste o epoxy claro?
Obrigado Tiago
| |
|
| |
| Assunto: Re: Ajuda - Caixa de coluna com canto esmagado/rachado Qua Abr 01 2020, 15:48 | |
| Boas amigo Tiago, Pegando na velha expressão "em tempo de guerra não se limpam armas"... Não comprei tudo o que queria nem com a liberdade que queria nesta altura deveras estranha de quarentena em que vivemos… Pelo que à posteriori irei adquirir lixa bem fina para dar melhor acabamento, e devidamente isolada irei pintar de forma localizada com spray de tinta preto mate. Mas sendo que a massa epóxica (barrita repara tudo UHU) aceita qualquer tipo de tinta/ acabamento e como seria doloroso para a vista ver aquela mancha creme nas minhas queridas 751 até que possa tratar delas como referi… Pintei com o belo e fiável… Marcador de tinta permanente Abraço e qualquer coisa em que eu possa ajudar avisa... E como esta coisa da "cusquice" se pega... Faz um tópico e põe umas fotos dessa reparação com o "antes" para já e logo com o "depois" Abraço | |
|
| |
timendonca
Mensagens : 13 Data de inscrição : 19/03/2020 Idade : 47 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: Ajuda - Caixa de coluna com canto esmagado/rachado Seg Abr 06 2020, 12:08 | |
| O velho segredo dos marcadores, ahahaha. Mas olha que ficou muito bem.
Confesso que ainda ontem dei com um marcador castanho num canto da madeira do meu kenwood. Uma coisa mínima.
Quando tiver coragem para ir para a minha arrecadação vejo que lixas lá tenho. Se tiver algo muito pouco abrasivo aviso.
Abraço Tiago
| |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Ajuda - Caixa de coluna com canto esmagado/rachado | |
| |
|
| |
| Ajuda - Caixa de coluna com canto esmagado/rachado | |
|