Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
|
| Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP | |
|
+13fu-leng Mário Franco luis lopes barrabas Holbein Menezes tomaz zaratustra manuel fonseca Milton Stereo Vodoo António José da Silva Nestor Natividade 17 participantes | Autor | Mensagem |
---|
Nestor Natividade
Mensagens : 1 Data de inscrição : 06/07/2011 Idade : 79 Localização : Rua Francisco Dias Velho 95, 3º Andar, apto. 32, São Paulo, 04581-900 SP, Brasil
| Assunto: Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP Sex Jul 08 2011, 07:46 | |
| Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP
Um olá de Pindorama a todos portugueses.
Tenho muito prazer em ser admitido em um fórum do qual participam tantos apaixonados pelo nosso particular universo, o Áudio.
Sou paulistano, casado, tenho dois filhos já crescidos e sou engenheiro por formação e profissão. Tenho 67. Sou autodidata em muitas áreas, mas particularmente gosto da Acústica dos Pequenos Espaçoas Enclausurados, um nicho especial da Acústica Arquitetônica. Nas horas vagas, ou inesperadamente, tanto faz, torno-me um inventor. Também tenho visão subnormal e hoje o monitor do computador, para mim, é um lugar mais útil que aquele dos livros impressos. Esta é a primeira vez que participo de um fórum / lista de discussão hospedado em Portugal. Assim, é oportuno descrever um pouco a minha pessoa para aqueles do outro lado da conexão por banda larga.
Sou um iconoclasta convicto. Não aceito a mesmice do mainstream, do prêt-à-porter. Acredito na individualidade de cada ser o que diretamente implica na individualidade das necessidades de cada um. Sempre busco enxergar qualquer problema / situação usando a hipótese da Situação Reversa. É fascinante como as pessoas preferem ficar olhando para o próprio umbigo, onde residem suas pré-concepções, em vez de olharem para frente na busca de novos horizontes. Estou aberto ---sempre--- às novas idéias ou maneiras de se pensar algo. Posso mudar de opinião e ficar em oposição de fase frente à anterior, o escandaliza alguns e choca outros que, como as ostras, preferem não mudar de posição. A verdade sobre algo sempre é momentânea...
A minha formação exige que eu seja preciso. Assim, sou franco e direto. Idéia alguma fica nas entrelinhas. Também escrevo em Brasileiro e não em Português. Portugueses falam o Português. Brasileiros falam uma outra língua que apresenta algumas semelhanças àquela ancestral mais próxima. Não somente a sintaxe varia aqui (inclusive de lugar para lugar), mas também o sentido das palavras que, todavia, por vezes apresentam grafias muito próximas. Assim, peço de antemão perdão a vocês locais e aos meus antepassados açorianos pelo falar do texto. Não traduzo palavras e expressões do jargão técnico. Como os italianos, digo que traduzir é trair (... o sentido original e particular do termo). Assim, comumente o texto fica híbrido com o uso liberal de termos originais a duas ou mais línguas. Não somente não traduzo mas também abjeto o emprego de expressões tolas ou com sentido dúbio ou indefinido, tais como as onipresentes "organicidade", "palco sonoro", "som líqüido", "fast bass", etc., etc... A Acústica, como qualquer outra ciência firmemente estabelecida, possui um jargão preciso, próprio e internacionalmente aceito pelos acústicos para clara e precisamente descrever as mesmíssimas apreciações subjetivas tão comuns no Áudio amador moderno.
Sobre subjetivismo um esclarecimento especial. Apenas uso uma descrição sensorial subjetiva à luz das medições objetivas do fato em tela e das experiências ulteriores que correlacionaram uma sensação assemelhada à medição objetiva daquele fato. Mais ainda, posso lhes afirmar com segurança que, para um cérebro razoavelmente bem treinado, nem tudo que aparece em uma medição realmente releva para o subjetivo daquilo que ouvimos/medimos e, vez por outra, por outro lado, aquilo que realmente é significativo para o profissional treinado pode estar acima da resolução do software ! Mas não é fascinante !?
Do software. Como meu 'ouvido não é pinico' (vocês o chamam pelo termo arcaico 'urinol', pois não ?) escuto somente boa música executada por (bons) profissionais que trocaram o virtuosismo (do qual eventualmente também são capazes) pela emoção. Escuto música praticamente 24 horas/dia, mesmo enquando durmo, causando profunda irritação na minha paciente cara-metade. Escuto muita música clássica (principalmente piano e música barroca), Jazz (menos o Fusion e aqueles virtuosismos / histrionismos dos fraseados nervosos, ágeis, acelerados e cheios de 'saltos' das pequenas notas tocadas pelo músico. Respeito muito aqueles que gostam desse tipo de música 'intelectual' na qual a harmonia se sobrepõe à melodia, todavia, todavia, ela mais me parece o sem-fim de alguém 'caçando baratas aterrorizadas com um chinelo, sem nunca conseguir acertá-las !' ... é de enlouquecer !). Bossa Nova e música brasileira de raiz, ambas instrumenais ou não, completam o hábito. Música __para mim__ é alimento, deve acalmar a mente inquieta e falar diretamente ao coração, não ao cérebro.
Do hardware. Após tantas décadas, embora realmente não me considere um colecionador compulsivo, de fato, já não sei aquilo que tenho. Mantenho um outro imóvel apenas para os meus discos e equipamentos. Sobre toca-discos (aquilo que curiosamente vocês chamam de 'giradiscos') e gravadores apenas o melhor do melhor, como Studers, EMTs, além de Linn LP12s e outros que tais, incluindo um Gray BH-16 virginal e outros dinosauros ainda bem vivos.
Pessoalmente, como projetista e construtor de sonofletores e toca-discos, achei perturbador apenas muito recentemente tomar conhecimento de um português chamado Rui Borges projetista e construtor (daqueles que constroem para vender comercialmente em série) de TDs 'world class', usando conceitos tradicionais + materiais não usuais ! Respeito muito aqueles que ultrapassam o mundo dos protótipos e se lançam no comércio. O que mais vocês portuguese, sempre tão conservadores e 'fechados', poderiam mostrar para este ninguém de além-mar ? Considero hoje uma falha gritante de minha parte, tola mesmo, ter permanecido à margem daquilo que aí acontece(eu) pós-Revolução dos Cravos.
Gostaria muito de trocar idéis e experiências sobre projetos de horns e Open-Baffles (OBs). Durante anos usei diferentes DSPs __não, não, 'aquele' da Behringer não__ mas sim aqueles verdadeiramente PROs, como BSS, Symnet e mais um outro cujo fabricante não me lembro no momento. Ainda uso um Symnet: ele é flexível, um tanto complexo mas seu 'áudio' é realmente bom, embora use terminais para os I/O balanceados do tipo EuroBlock. Sonicamente esses conectores são excepcionais (mais 'dentro' do conceito 'Minimum Metal Interfece' é quase impossível de ser concebido), além de inacreditavelmente baratos !! Todavia (sempre há um porém), são um pesadelo para o uso de todo aquele que cotidianamente experimenta alternativas, com cabos inclusivee. Melhor será preservar a sanidade mental e construir uma interface externa e segura entre EuroBlocks e XRLs. Se não entendeu minha observação, acredite, você fará um 'curso intensivo' sobre praticidade assim que decidir usá-los ! Meu próprio desenho de uma modificação no Garrard 301 (mesmo nos detalhes visualmente indetectável de um outro qualquer dito 'original'), lado a lado --em satisfação subjetiva-- ultrapassa em larga margem um J. A. MIchell Orbe SE (Spider Edition) + HR PSU (uma limitadíssima série 'Aniversary' ou algo parecido). Esse 301 ainda usa 'greas bearing' e a PSU Archivist Power Supply da Loricraft. Nele podem ser usados até quatro braços diferentes e, grosseiramente, seu peso, completo, é de 80Kg. O 'pulo do gato' (vocês também usam essa expressão ?), todavia, está numa solução específica para o motor (que ainda é aquele 220VAC/50Hz/16 Watts original de fábrica). Gostaria muito de trocar idéias com os participantes deste fórum bem como com o Sr. Rui Borges sobre sua particular opção em ainda usar motores AC sincrônicos (ele está na contra-mão do mainstream e deve haver uma razão para isto).
Para tudo não ficar em 'brancas nuvens' ou apenas na saliva do meu palavrório sem fim, incluo abaixo algumas fotos de uma instalação para um cliente. O preamp é um EMT JPA-66, o TD é o tal Garrard 301 'hot-roded', amplificadores AudioPax (médios e agudos) e Carver Silver Seven (sim, aquele mesmo, todavia extensiva e penosamente modificado ad nauseum para evitar os erros originais de projeto, tudo sob a gerência de um DSP Symnet. Os sonofletores all-horn de três vias (800Hz e 9KHz) usam bass-drivers Altec 515, e os drivers adicionais são JBL que usam diafragmas de Berílio. O projeto original (com ouros drivers)foi encaminhado pelo Bei Yamamura no início dos anos 80 e era para ser inteiramente construido em alumínio fundido, mas erros foram notados no desenho original e, assim, as (quatro) cornetas foram construidas inteiramente em areia (!!) contida por uma fina película de fiberglass. O horn de graves tem seu cutoff operacional (isto é, aquele efetivo) em 60Hz e ---não usa--- uma câmara traseira para enclausurar os woofers. Mais difícil foi fazer a transição (auditivamente não detectável em timbre e nível) entre os bass-horns e o subwoofer autoamplificado da Reveln que cuida do espectro inferior mais extremo. Demorei exatamente dois anos para obter este resultado que, aliás, não teria sido possível sem um DSP governando tudo + o uso de dois computadores operando simultaneamente e em real-time: um gerenciando o software residente no DSP e outro exclusivamente medindo em real-time cada mudança de performance e timbre (entenda-se o transiente sem over-shooting dos bass-horns), usando softwares diversos, dentre eles o SMAART, um 'pau-para-toda-a-hora'.
Espero que tenham apreciado esta apresentação e que o exemplo citado influencie aqueles que preferem ciência no lugar do achismo, seja aí, seja aqui em Pindorama. | |
| | | António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP Sex Jul 08 2011, 10:55 | |
| Caro Nestor. A sua apresentação seria digna de um prémio se ele existisse para apresentações. Esse Garrard 301 é a coisa mais linda que já vi até aos dias de hoje. Uma obra de arte que alberga um lendário e meritório "toca discos". Parabéns. Vá partilhando o seu conhecimento, equipamentos e gostos musicais connosco. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | Vodoo Membro AAP
Mensagens : 7002 Data de inscrição : 05/07/2010 Localização : Usuário BANIDO
| Assunto: Re: Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP Sex Jul 08 2011, 14:21 | |
| | |
| | | Stereo Membro AAP
Mensagens : 3493 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 64 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP Sex Jul 08 2011, 17:12 | |
| Bem-vindo, Nestor! E um bem-haja para esse lado do Atlântico! | |
| | | Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP Sex Jul 08 2011, 17:35 | |
| ÚÚIIIiii esse conjunto Garrard+EMT até faz doer (os cotovelos)Bem vindo ao Fórum !!! | |
| | | manuel fonseca Membro AAP
Mensagens : 340 Data de inscrição : 06/04/2011 Idade : 65 Localização : vila nova de famalicao
| Assunto: Re: Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP Sex Jul 08 2011, 18:09 | |
| bem-vindo, mas que coisa mais linda!!!!!!!!!!!!!!!! parabéns, espero que se dê bem por aqui | |
| | | zaratustra Membro AAP
Mensagens : 4762 Data de inscrição : 09/07/2010 Localização : Frossos, Albergaria-a-Velha
| Assunto: Re: Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP Ter Jul 12 2011, 03:20 | |
| Bem-vindo Nestor.
Saudações. | |
| | | tomaz Membro AAP
Mensagens : 356 Data de inscrição : 21/10/2010 Idade : 51 Localização : Vila Nogueira de Azeitão
| Assunto: Re: Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP Ter Jul 12 2011, 09:44 | |
| Excelente apresentação e argumentação. Seja muito bem vindo! | |
| | | Holbein Menezes Membro AAP
Mensagens : 71 Data de inscrição : 03/01/2014
| Assunto: Re: Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP Qua Fev 12 2014, 20:33 | |
| E pensar que eu possui dois desses Garrad 301! Em ambos os quais inverti o induzido do motor de 4 polos para tirá-lo de sob os chassi e pô-lo a uma distância de um metro para mover o prato por meio de correia de transmissão, e não de roldana como de origem.
| |
| | | António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP Qua Fev 12 2014, 20:59 | |
| - Holbein Menezes escreveu:
E pensar que eu possui dois desses Garrad 301! Em ambos os quais inverti o induzido do motor de 4 polos para tirá-lo de sob os chassi e pô-lo a uma distância de um metro para mover o prato por meio de correia de transmissão, e não de roldana como de origem. Caro Holbein. Uma vida de aprendizagem para se chegar a famosa conclusão de que nada se sabe. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | barrabas Membro AAP
Mensagens : 51 Data de inscrição : 25/01/2014 Idade : 49 Localização : Gaia
| Assunto: Re: Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP Qua Fev 12 2014, 21:58 | |
| As imagens são de ficar de olhos em bico ou em porno mode Muito bem vindo! | |
| | | luis lopes Membro AAP
Mensagens : 4993 Data de inscrição : 25/02/2011 Idade : 57 Localização : Covilhã
| Assunto: Re: Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP Qui Fev 13 2014, 20:29 | |
| bem vindo | |
| | | Mário Franco Membro AAP
Mensagens : 2494 Data de inscrição : 27/03/2013 Idade : 66
| Assunto: Re: Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP Sex Fev 14 2014, 10:57 | |
| Muito interessante, tão interessante como desconcertante. Desconhecia esta apresentação porque é anterior à minha inscrição no Forum, constacto porém que é já de 2011 e não teve continuidade. (uso pela primeira vez este símbolo com a licença do forista Reirato) (este texto foi escrito a arrepio do acordo estupidográfico ) | |
| | | fu-leng Membro AAP
Mensagens : 333 Data de inscrição : 19/09/2013 Localização : Amadora
| Assunto: Re: Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP Sex Fev 14 2014, 11:23 | |
| bem vindo boa apresentação | |
| | | Duarte Rosa Membro AAP
Mensagens : 2033 Data de inscrição : 27/12/2011 Idade : 48 Localização : Abrantes
| Assunto: Re: Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP Dom Fev 16 2014, 19:29 | |
| Bem vindo ao AAP Magnifica apresentação!!!!!!!! | |
| | | Djlitss Membro AAP
Mensagens : 896 Data de inscrição : 29/10/2011 Idade : 58 Localização : Chaves
| Assunto: Re: Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP Ter Mar 11 2014, 11:12 | |
| Boas Abraço | |
| | | cabb Membro AAP
Mensagens : 768 Data de inscrição : 11/12/2011 Idade : 48 Localização : Lisboa/Coimbra
| Assunto: Re: Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP Qui Ago 07 2014, 18:38 | |
| Acabei de ler o post e só me sinto um enormíssimo IGNORANTE no mundo da audio!! Lindo o seu projecto! Meus parabéns!! | |
| | | jcl Membro AAP
Mensagens : 954 Data de inscrição : 27/10/2010 Idade : 65 Localização : Viana do Castelo
| Assunto: Re: Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP Sex Ago 08 2014, 14:20 | |
| Bem-vindo ao AAP, Nestor. | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP | |
| |
| | | | Desde Pindorama, mais propriamente de São Paulo, SP | |
|
Tópicos semelhantes | |
|
| Permissões neste sub-fórum | Não podes responder a tópicos
| |
| |
| |
|