A propósito da conquista do campeonato nacional pelo FCP, ontem consumada, lembrei-me de ir reler uma crónica que o ilustre e "candidato" a presidente dessa grande instituição que é o Sport Lisboa e Benfica Rui Gomes da Silva publicou no Jornal de Noticias logo a seguir à derrota do FCP diante do Braga, em casa, e que tinha por titulo "o homem perdeu o pio"
REZAVA A CRÓNICA ASSIM (e passo a citar)
Há dias assim! Que o diga o "funcionário do ano" de há uns anos que - com a derrota do seu clube em casa e com a vitória do "inimigo" fora - "não tuge nem muge" desde sexta-feira à noite!
É que podiam os astros ter sido menos cruéis! Mas não, antes foram ao requinte de tudo acontecer no intervalo de quatro horas! Quatro horas que - espero não me enganar - ditaram o vencedor deste campeonato 2019/20! Quatro horas a que poderemos resumir, um dia, este título nacional.
Nem poderão os mais revoltados queixar-se de "mosquitos por cordas", que é como quem diz benefícios da arbitragem a uns e prejuízos a outros! O Benfica ganhou sem ajudas e o F. C. Porto perdeu sem roubos, desperdiçando, até, dois penáltis no jogo! E perante isso - como diria o saudoso Artur Semedo - "a ciência cala-se"! Como se calou - sobre isto - o empregado do ano! E acho, até, que com sete pontos de avanço, a 17 jornadas do fim, não vai falar mais! O Benfica em Alvalade e o Braga no Dragão tiraram-lhe o pio!
Uma nota de elogio a Rúben Amorim! Não tem curso, mas ganha - com o Braga - onde os mestres todos, incluindo o da tática, não ganhavam há 15 anos. A prova provada que o futebol não é uma ciência oculta como muitos tentam dar a ideia! Que tendo ciência, não tem só ciência! Que sendo feito de experiência, não chega ser só experiência! É preciso ter tudo isso, mas também um pouco de personalidade, de amor próprio, de capacidade de gestão, mas acima de tudo de liderança! E Rúben Amorim, até pela forma - do que sei - como não aceitou as condições que lhe queriam impor para treinar a equipa B do Benfica, é um líder!
Em alta
A vitória do Benfica no Estádio de Alvalade. Gerindo e "matando" o jogo quando chegou a hora! Dando - até - a ideia de um certo equilíbrio. Para que os 19 pontos a que ficaram lhes parecessem menos pesados!
Em baixa
A exibição do F. C. Porto com o Braga! Tão má que não há espaço para reclamações a não ser dentro da estrutura! Críticas que acabarão no despedimento de Sérgio Conceição! Não haverá parecença com Pedroto que o salve!!!
(fim de citação)
Como a vida é cruel, como num ápice as coisas mudam, Sergio não foi despedido, Lage foi corrido quase que a pontapé, o Ruben Amorim no SCP comeu 7 pontos ao SLB (e ainda pode comer mais) e no fim quem perdeu o pio foi o sr. Rui Gomes da Silva e não o Pinto (Papa) da Costa que comemorou o seu 22º titulo de campeão nacional. Os astros estiveram mesmo com o FCP e essas 4 horas afinal foram o despertar de uma nova era pois não só se recuperaram os 7 (SETE) como ainda conseguimos um bónus de 8 (OITO) e criamos uma enorme confusão na cabeça dos carteleiros que ainda hoje se estão a debruçar sobre as estatísticas, as arbitragens, as decisões de Lage, os penalties falhados, o rendimento dos jogadores chave para tentar explicar de um modo convincente como foi possivel tamanha debacle dos tempos modernos.
Razão tinha o broas, o grande capitão João Pinto "prognósticos só no fim".