Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
|
| Ajuda compra GD | |
| | Autor | Mensagem |
---|
filsjust97
| Assunto: Ajuda compra GD Qui Jul 30 2020, 16:48 | |
| Boas malta!
Ando à procura de um novo gira-discos. Já tenho o atual (Sony PS-LX300USB) há já algum tempo e começo a sentir a necessidade de fazer um upgrade.
Posto isto, gostaria de saber a vossa opinião sobre 2 gira-discos que estou d'olho. Infelizmente ainda não tive oportunidade de ouvir nenhum deles, mas vou tratar disso o quanto antes.
Os gira-discos são:
1 - CEC BA-300 (braço/célula/agulha nova. Não sei os modelos)
2 - Thorens TD145 (célula Ortofon M15 E Super. Usada)
Têm o mesmo preço inicial. Em relação ao Thorens, não tenho problemas em gastar mais 50€ para mudar a célula (acredito que seja um valor um pouco baixo, contudo posso poupar mais um pouco e comprar outra célula apenas daqui a uns meses).
O que acham?
Desde já agradeço o vosso contributo. Sou um pouco noob por estas andanças.
PS: pelo mesmo preço, consigo adquirir o Audio Technica AT-LP120 novo, mas parece-me que está num patamar mais baixo. | |
| | | fredy Membro AAP
Mensagens : 5130 Data de inscrição : 08/02/2011 Idade : 62 Localização : Casal do Marco - Seixal
| Assunto: Re: Ajuda compra GD Qui Jul 30 2020, 17:32 | |
| Olá
O audio é tramado... o que uns adoram... outros detestam...
Nunca ouvi nenhum dos 3 giras de que fala... pessoalmente acho que o AT não está num patamar abaixo, se calhar antes pelo contrário, mas essa dúvida só se tira ouvindo, ao longo dos anos e para o meu gosto pessoal prefiro um gira direct drive, no entanto existem em qualquer das tecnologias bons giras.
Fredie | |
| | | filsjust97
| Assunto: Re: Ajuda compra GD Qui Jul 30 2020, 18:53 | |
| Pois. Também tinha ideia que DD fosse melhor escolha, principalmente para quem não se quer preocupar em trocar de correias.
Mas gostava de saber qual a opinião geral sobre estes gira-discos. Sei que o CEC é algo raro. A CEC tinha por norma fazer os gira-discos e depois as marcas faziam rebrand. Já o Thorens, parece ser uma boa escolha, mas a agulha usada (e não saber o uso que teve), está a fazer-me alguma confusão. | |
| | | Goansipife Membro AAP
Mensagens : 3791 Data de inscrição : 04/12/2011 Idade : 65 Localização : Freiria - Torres Vedras
| Assunto: Re: Ajuda compra GD Sex Jul 31 2020, 10:34 | |
| - fredy escreveu:
- Olá
O audio é tramado... o que uns adoram... outros detestam...
Nunca ouvi nenhum dos 3 giras de que fala... pessoalmente acho que o AT não está num patamar abaixo, se calhar antes pelo contrário, mas essa dúvida só se tira ouvindo, ao longo dos anos e para o meu gosto pessoal prefiro um gira direct drive, no entanto existem em qualquer das tecnologias bons giras.
Fredie Secundo esta opinião | |
| | | nbaptista Membro AAP
| Assunto: Re: Ajuda compra GD Sex Jul 31 2020, 11:16 | |
| Qual é o problema da agulha usada? Elas fazem muitas horas, e de qualquer forma é só comprar a agulha e substituir. | |
| | | José Miguel Membro AAP
Mensagens : 9401 Data de inscrição : 16/08/2015 Idade : 43 Localização : A Norte, ainda a Norte...
| Assunto: Re: Ajuda compra GD Sex Jul 31 2020, 12:15 | |
| Para tentar ajudar, permita-me a sugestão: Esse Thorens tudo aponta que seja o da Imacustica. Se é, ligue ou passe na loja e tente experimentar. Não há nenhuma resposta que possa ser dada aqui que seja melhor do que ouvir por si. Se não tem muita experiência com gira-discos, facilmente já percebeu que o som tende a variar mediante a tecnologia usada para a construção. Não sei se o C.E.C. é raro, não me parece que seja. Há uns quantos no olx, não esse modelo em particular, mas vários da marca. Sim, eles faziam para outras marcas, desde Sony a Rotel, é só escolher. Há um em Ovar, o BD-1000 (130 euros!?!), que me parece igual ao Rotel RP 1000. Entre o novo e os usados, a equação tem que responder a pelo menos duas incógnitas: qualidade e estética. Eu tentaria ouvir primeiro, se já tem colunas e amplificador (pré de phono também), tente escutar. | |
| | | filsjust97
| Assunto: Re: Ajuda compra GD Sex Jul 31 2020, 12:49 | |
| - nbaptista escreveu:
- Qual é o problema da agulha usada? Elas fazem muitas horas, e de qualquer forma é só comprar a agulha e substituir.
Estive a ver se encontrava agulhas para aquela célula e parece que não é muito fácil de encontrar. - José Miguel escreveu:
- Para tentar ajudar, permita-me a sugestão:
Esse Thorens tudo aponta que seja o da Imacustica. Se é, ligue ou passe na loja e tente experimentar. Não há nenhuma resposta que possa ser dada aqui que seja melhor do que ouvir por si.
Se não tem muita experiência com gira-discos, facilmente já percebeu que o som tende a variar mediante a tecnologia usada para a construção.
Não sei se o C.E.C. é raro, não me parece que seja. Há uns quantos no olx, não esse modelo em particular, mas vários da marca. Sim, eles faziam para outras marcas, desde Sony a Rotel, é só escolher.
Há um em Ovar, o BD-1000 (130 euros!?!), que me parece igual ao Rotel RP 1000.
Entre o novo e os usados, a equação tem que responder a pelo menos duas incógnitas: qualidade e estética.
Eu tentaria ouvir primeiro, se já tem colunas e amplificador (pré de phono também), tente escutar. Em principio amanhã irei experimentar o Thorens na loja. | |
| | | José Miguel Membro AAP
Mensagens : 9401 Data de inscrição : 16/08/2015 Idade : 43 Localização : A Norte, ainda a Norte...
| Assunto: Re: Ajuda compra GD Sex Jul 31 2020, 13:02 | |
| Isso são boas notícias, vá e experimente com calma. Se conseguir, com as suas coisas. Leve álbuns que conheça muito bem, onde espere ouvir pormenores e tal.
Em relação à agulha, tem assim: https://www.ebay.co.uk/itm/NEW-Ortofon-D15E-Super-Japanese-high-quality-stylus-needle-M15E-/192288925602
Da Ortofon, originais, será sempre mais caro, afinal terá que procurar algo de stock antigo. Mas procure opiniões dessas alternativas, há marcas de confiança e testadas por quem gosta das células. | |
| | | Ghost4u Membro AAP
Mensagens : 14349 Data de inscrição : 13/07/2010 Localização : Ilhéu Chão
| Assunto: Re: Ajuda compra GD Sex Jul 31 2020, 16:56 | |
| O Thorens é um gira-bolachas apreciável. Quanto À célula que o equipa, optava por outra por desgostar desse exemplar. Em matéria de gira-discos Audio-Technica, pondere o AT-LP5X. | |
| | | nbaptista Membro AAP
| Assunto: Re: Ajuda compra GD Sex Jul 31 2020, 18:30 | |
| - filsjust97 escreveu:
Estive a ver se encontrava agulhas para aquela célula e parece que não é muito fácil de encontrar.
Isso já não sei. | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Ajuda compra GD | |
| |
| | | | Ajuda compra GD | |
|