Mensagens : 8560 Data de inscrição : 11/01/2013 Idade : 54 Localização : The Other Band
Assunto: Como arruma a sua colecção de música? Qua Set 23 2020, 22:10
Estimados isto no áudio já vi de tudo. Coleções de discos, cds e afins grandes, outras enorme e outras ainda monstruosas.
Mas em todas elas existe metodologia na sua arrumação para a escolha da obra a escutar. Ou não existe de todo, que é o meu caso.
Por isso vou colocar aqui um breve questionário para ver se ando nisto da bandalheira da arrumação ou não?
Por isso em que categoria se enquadra?
A) O POSITIVISTA - aquele que arruma tudo por ordem alfabética, tem lista de todas obras que tem, e ainda limpa e lava os discos com frequência.
B) O Gajo Mais ou menos - Aquele que não arruma tudo certinho mas sabe mais ou menos onde os tem e o que tem.
C) O Gajo que vive e ouve música em modo shuffle - aquele que tem tudo baralhado e quando ouve música nunca mais arruma o disco no mesmo sítio e apanha um stress enorme sempre que tenta descobrir aquele disco que sabe que tem mas não onde.
A resposta devem ser efetuadas apenas com recurso à verdade
Ferpina Membro AAP
Mensagens : 10767 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 69 Localização : Assado - Perú
Assunto: Re: Como arruma a sua colecção de música? Qui Set 24 2020, 02:03
Acho que me enquadro a 60% na categoria B, mais 20% na categoria C e os outros 20% numa categoria não mencionada, a D, gajos que sabem que têm o disco, mas nunca o lavaram, nem ouviram e não sabem onde está...
Assunto: Re: Como arruma a sua colecção de música? Qui Set 24 2020, 10:00
C, ao ponto de ter comprado CDs que já tinha mas não encontrava e que dava por perdidos e que apareciam meses depois.
José Miguel Membro AAP
Mensagens : 9401 Data de inscrição : 16/08/2015 Idade : 43 Localização : A Norte, ainda a Norte...
Assunto: Re: Como arruma a sua colecção de música? Qui Set 24 2020, 10:39
Antes de responder ao questionário, deixo uma pergunta: desde quando é que este fórum é só para "gajos"?
O Alexandre um destes dias vai estar num mega processo a defender o fórum por este ser sexista... eu já enviei um mail às minhas queridas Catarina e Mariana e elas já começaram a botar o olho nisto.
Agora o questionário: aqui em casa a Luciana é M, ou seja, isso é pesado, carregas e arrumas tu; eu sou mais B, como entrou para as caixas de transporte é como sai e por isso está mais ou menos por género e separo algumas nacionalidades. Não nos perdemos, faz anos que está assim e já mudamos de casa umas cinco vezes desde que temos o grosso desta colecção.
Temos que voltar a lavar discos, mas ainda estamos a sofrer da coluna e ouvimos assim mesmo. Depois de lavados, os discos vão ser arrumados da mesma forma, não sabemos quando os vamos voltar a empacotar.
TD124 Membro AAP
Mensagens : 8270 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 59 Localização : França
Assunto: Re: Como arruma a sua colecção de música? Qui Set 24 2020, 11:13
Alexandre Vieira escreveu:
...Por isso vou colocar aqui um breve questionário para ver se ando nisto da bandalheira da arrumação ou não?
Por isso em que categoria se enquadra?...
A resposta devem ser efetuadas apenas com recurso à verdade
Visto que o Ferpina jà tomou a letra D e que a sua definição não me corresponde ... diria, sendo verdadeiro, que pertenço ao grupo O como Organisado:
Os vinis estão arrumados em estantes do tipo Ikea aonde cada compartimento, ou vàrios consoante a quantidade de albuns, estão organisados por estilo do tipo Jazz, Rock, Electronica, Post-rock ... no interior de cada compartimento estilistico a ordem é alfabética!
Os ficheiros, pois possuo muitissimo mais, estão organisados em dossiers mais ou menos desta forma: Barroco & Classica, Jazz & World, Rock & Pop, Musica contemporanea & Minimalista, Post & Musica conceptual, Electronica, Diversos ... no interior de cada dossier a ordem é alfabetica também!
Sou então um OSO (organisado sém obcessão) pois não tenho lista, não coleciono também ... mas sei aonde està a obra que quero escutar e encontro-a ràpidamente.
PS: Para os vinis possuo um caixote com rodinhas no chão aonde ponho os vinis que ainda não escutei, emprestados ou que quero voltar a ouvir a curto prazo. O caixote tém espaço para 50 vinis mais ou menos...
Voilà pour moi
ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
Assunto: Re: Como arruma a sua colecção de música? Qui Set 24 2020, 11:18
Eu gosto da minha música organizada à minha maneira, viva o iTunes!, e para isso preencho o metadata de todos os meus ficheiros de música clássica manualmente (para os de rock e jazz uso o preenchimento automático).
Mensagens : 466 Data de inscrição : 02/03/2018 Localização : Parede
Assunto: Como arruma a sua colecção de música ? Qui Set 24 2020, 15:21
....Só podia ser...por ordem de chegada.... Tenho uma base de dados onde arquivo tudo o que se refere a música, seja Discos de 78 rpm, LP's, EP´s, CD's, Cassetes , Tapes,Cartuchos stereo 8, Mini-Disc, Dat, DCC,Elcaset, DVD, Laser Disc etc.etc.etc. mas cada um em sua estante. Ouço música ao acaso, conforme a minha disposição de momento...mas se procuro algo específico, sei pelo menos em que formato está e aonde... Isto com a idade vai deixando de ser verdade...às vezes até deixo o CD no leitor !!!!
Alexandre Vieira Membro AAP
Mensagens : 8560 Data de inscrição : 11/01/2013 Idade : 54 Localização : The Other Band
Assunto: Re: Como arruma a sua colecção de música? Qui Set 24 2020, 22:53
José Miguel escreveu:
Antes de responder ao questionário, deixo uma pergunta: desde quando é que este fórum é só para "gajos"?
O Alexandre um destes dias vai estar num mega processo a defender o fórum por este ser sexista... eu já enviei um mail às minhas queridas Catarina e Mariana e elas já começaram a botar o olho nisto.
:
Estimado José Miguel eu posso ser aparentemente sexista mas na verdade tento ser educado e cavalheiro, nunca conseguiria na minha vida escrever que uma senhora poderia ser desorganizada ou menos higiénica com os suportes musicais.
Não suporto que hoje as senhores em enviem abraços ao invés de beijos, nem tão pouco que tenhamos que pluralizar algumas palavras, e ter que dizer Portugueses e Portuguesas, ou idealizar um qualquer diploma para que o cartão deixe de ser do cidadão e passe a ser de cidadania.
José Miguel Membro AAP
Mensagens : 9401 Data de inscrição : 16/08/2015 Idade : 43 Localização : A Norte, ainda a Norte...
Assunto: Re: Como arruma a sua colecção de música? Sex Set 25 2020, 08:03
Então as senhoras não podem ser desorganizadas!?
Que comentário mais sexista.
TD124 Membro AAP
Assunto: Re: Como arruma a sua colecção de música? Sex Set 25 2020, 09:29
... Estimado José Miguel eu posso ser aparentemente sexista mas na verdade tento ser educado e cavalheiro, nunca conseguiria na minha vida escrever que uma senhora poderia ser desorganizada ou menos higiénica com os suportes musicais.
Ora ai està uma frase com a qual estou complétamente de acordo ... aliàs a minha mulher é o cumulo da organisação! Ela tém dois vinis e uns quarenta ficheiros ... não sabe aonde estão, não se preocupa de saber e pede-me quando quer ouvir qualquer coisa. Considero isto como um cumulo da organisação e da elegância porque ela nunca toca no sistema ném num disco ... un grand Merci à ma moitié pour ça
ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
Assunto: Re: Como arruma a sua colecção de música? Sex Set 25 2020, 09:40
TD124 escreveu:
... Estimado José Miguel eu posso ser aparentemente sexista mas na verdade tento ser educado e cavalheiro, nunca conseguiria na minha vida escrever que uma senhora poderia ser desorganizada ou menos higiénica com os suportes musicais.
Ora ai està uma frase com a qual estou complétamente de acordo ... aliàs a minha mulher é o cumulo da organisação! Ela tém dois vinis e uns quarenta ficheiros ... não sabe aonde estão, não se preocupa de saber e pede-me quando quer ouvir qualquer coisa. Considero isto como um cumulo da organisação e da elegância porque ela nunca toca no sistema ném num disco ... un grand Merci à ma moitié pour ça
Assunto: Re: Como arruma a sua colecção de música? Sex Set 25 2020, 21:48
TD124 escreveu:
Pois a minha bem sequer sabe ligar os sistemas, o que é maravilhoso, quem as quer assim que as busque
Assunto: Re: Como arruma a sua colecção de música? Sex Set 25 2020, 21:51
José Miguel escreveu:
Então as senhoras não podem ser desorganizadas!?
Que comentário mais sexista.
Já percebi os comentários do José Miguel, a Senhora dele vem ao fórum.
Assunto: Re: Como arruma a sua colecção de música? Sex Set 25 2020, 21:59
Para provar que não sou sexista até coloco aqui uma piada que ilustra essa minha condição.
luis lopes Membro AAP
Mensagens : 4993 Data de inscrição : 25/02/2011 Idade : 57 Localização : Covilhã
Assunto: Re: Como arruma a sua colecção de música? Sáb Set 26 2020, 20:29
bem desde a minha mudança de casa á cerca de 7 meses sou muito arrumadinho... na "nuvem da net"
ricardo onga-ku gosta desta mensagem
Assunto: Re: Como arruma a sua colecção de música? Dom Set 27 2020, 01:23
luis lopes escreveu:
bem desde a minha mudança de casa á cerca de 7 meses sou muito arrumadinho... na "nuvem da net"
E se estiver vento, como faz?
Assunto: Re: Como arruma a sua colecção de música? Qui Dez 10 2020, 17:56
Tenho mesmo que arranjar uma metodologia para arrumar isto.
Ando faz mais de 15 minutos à procura da de um disco e não o encontro!
TD124 Membro AAP
Assunto: Re: Como arruma a sua colecção de música? Sex Dez 11 2020, 12:54
Nada mais simples
Ou então os ficheiros
Alexandre Vieira gosta desta mensagem
Nuno Marques Membro AAP
Mensagens : 30 Data de inscrição : 07/02/2015 Idade : 49 Localização : Odivelas
Assunto: Re: Como arruma a sua colecção de música? Sex Dez 11 2020, 13:09
TD124 escreveu:
Nada mais simples
Ou então os ficheiros
Movel IKEA?
José Miguel Membro AAP
Assunto: Re: Como arruma a sua colecção de música? Sex Dez 11 2020, 15:43
As estantes do Ikea, essa da imagem, as mais pequenas ou a maior, são muito boas para arrumar vinil. Além de eficientes, são baratas e giras.
Ah! Se optar por grandes, como essa de 4x4 ou a de 5x5 (aqui temos uma destas), cuidado com a distribuição do peso.
TD124 Membro AAP
Assunto: Re: Como arruma a sua colecção de música? Sex Dez 11 2020, 21:26
José Miguel escreveu:
As estantes do Ikea, essa da imagem, as mais pequenas ou a maior, são muito boas para arrumar vinil. Além de eficientes, são baratas e giras. ...
Longe de mim a ideia de fazer publicidade para a "marca sueca", e no que quer que seja
Puz essa estante pois aqui em frança existém vàrias empresas que vendem as mesmas (equivalentes), com um preço um pouco superior ... mas com (muito) mais respeito ecologico e social! A forma da estante é apenas o exemplo do que quiz comunicar, mas para mim, tudo menos valorisar a "marca sueca" e por isso não a citei!...
Foram voçês que o fizeram
Assunto: Re: Como arruma a sua colecção de música? Sex Dez 11 2020, 23:39
TD124 escreveu:
Nada mais simples
Ou então os ficheiros
Pois....mas parteleiras não cabem e eu sou demasiado possessivo para possuir apenas ficheiros
TD124 Membro AAP
Assunto: Re: Como arruma a sua colecção de música? Sáb Dez 12 2020, 09:05
... Pois....mas parteleiras não cabem e eu sou demasiado possessivo para possuir apenas ficheiros
Não percebo esta parte ... o movel da foto não tém espaço suficiente para arrumar os discos, ou não tens em casa espaço para meter o movel???...
No primeiro caso basta juntar um outro modulo até teres a arrumação desejada ... no segundo caso jà é mais complicado. Se não tens espaço em casa para arrumar os vinilos ... porquê os comprar? È como ter um carro mas sém ter carta de condução
José Miguel Membro AAP
Assunto: Re: Como arruma a sua colecção de música? Sáb Dez 12 2020, 09:41
Não é preciso ter espaço para as estantes, misturar está na moda: discos no meio dos tachos, dos pratos e copos, no sofá a enfeitar como se fossem almofadas, no chão, em cima da mesa de jantar, ...
TD124 Membro AAP
Assunto: Re: Como arruma a sua colecção de música? Sáb Dez 12 2020, 10:00
José Miguel escreveu:
... Não é preciso ter espaço para as estantes, misturar está na moda: discos no meio dos tachos, dos pratos e copos, no sofá a enfeitar como se fossem almofadas, no chão, em cima da mesa de jantar, ...
Vens de salvar o Alexandre!!!... ora ai està uma ideia que o rapaz vai gostar e imediatamente adoptar
A menos que jà o faça hà muito
Assunto: Re: Como arruma a sua colecção de música? Sáb Dez 12 2020, 10:10
Não é preciso ter espaço para as estantes, misturar está na moda: discos no meio dos tachos, dos pratos e copos, no sofá a enfeitar como se fossem almofadas, no chão, em cima da mesa de jantar, ...
Ainda me colocam a viver debaixo da ponte!
Assunto: Re: Como arruma a sua colecção de música? Sáb Dez 12 2020, 10:10
TD124 escreveu:
... Pois....mas parteleiras não cabem e eu sou demasiado possessivo para possuir apenas ficheiros
Não percebo esta parte ... o movel da foto não tém espaço suficiente para arrumar os discos, ou não tens em casa espaço para meter o movel???...
No primeiro caso basta juntar um outro modulo até teres a arrumação desejada ... no segundo caso jà é mais complicado. Se não tens espaço em casa para arrumar os vinilos ... porquê os comprar? È como ter um carro mas sém ter carta de condução
A casa parece um ovo! Cheia de tudo! !!!
TD124 Membro AAP
Assunto: Re: Como arruma a sua colecção de música? Sáb Dez 12 2020, 10:20
... Ainda me colocam a viver debaixo da ponte!
Ao menos vais ter espaço com fartura
José Miguel Membro AAP
Assunto: Re: Como arruma a sua colecção de música? Sáb Dez 12 2020, 11:10
O Alexandre está mesmo na moda e isso só é bom para o som - ecos não tem.
Assunto: Re: Como arruma a sua colecção de música? Sáb Dez 12 2020, 16:54
Vocês brincam mas hoje está em casa elevada sensibilidade feminina por via do som.... É que ela não vai em modas!!!!
agorgal Membro AAP
Mensagens : 1442 Data de inscrição : 19/12/2012 Localização : Porto
Assunto: Re: Como arruma a sua colecção de música? Dom Dez 13 2020, 13:01
Com a IKEA's Expedit uma desatenção ao instalar e acontece isto:
Gostei muito desta solução mas parece que não vingou no que ao financiamento diz respeito:
Assunto: Re: Como arruma a sua colecção de música? Dom Dez 13 2020, 13:24
Essa imagem da estante Expedit é um bom alerta: para a boa montagem e para a sobrecarga.
Essa estante está mal montada, deveria ter as traves inteiras interiores na horizontal. Dessa forma ela fica mais firme... as novas desse tamanho têm menos pontos de suporte, aquelas junções com pequenos "palitos". Nós temos uma, mas longe de estar assim carregada.
Outra solução passa por comprar duas das 2x4 blocos e montar uma em cima da outra - com a de baixo ligeiramente mais puxada para a frente, garantindo assim mais equilíbrio (temos assim com livros).
A estante da segunda imagem tem uma forma muito engraçada, montada na parte de trás do sistema ainda servia de difusor - já estou a imaginar a malta a procurar para ter uma imagem de palco mais arrumadinha.
TD124 Membro AAP
Assunto: Re: Como arruma a sua colecção de música? Dom Dez 13 2020, 13:45
agorgal escreveu:
... Gostei muito desta solução mas parece que não vingou no que ao financiamento diz respeito: