Às vezes a parte mais interessante de um sistema está na parte de trás.
José Miguel Membro AAP
Mensagens : 9401 Data de inscrição : 16/08/2015 Idade : 43 Localização : A Norte, ainda a Norte...
Assunto: Re: A parte de trás. Seg Out 19 2020, 18:23
Depois de revelar a parte de trás do seu sistema resta-me contemplar... a do nosso é uma caos funcional.
Isso está mesmo bem, mas um pouquinho mais atrás ainda estão as colunas, tímidas.
Permita-me a pergunta: as colunas atrás não acabam por ser prejudicadas no seu trabalho de apresentação de imagem/palco e separação de instrumentos?
Mera curiosidade, compreendo bem que nem sempre é possível tudo e o óptimo é inimigo do bom. A sua arrumação merece um
astra Membro AAP
Assunto: Re: A parte de trás. Seg Out 19 2020, 18:57
José Miguel escreveu:
Depois de revelar a parte de trás do seu sistema resta-me contemplar... a do nosso é uma caos funcional.
Isso está mesmo bem, mas um pouquinho mais atrás ainda estão as colunas, tímidas.
Permita-me a pergunta: as colunas atrás não acabam por ser prejudicadas no seu trabalho de apresentação de imagem/palco e separação de instrumentos?
Mera curiosidade, compreendo bem que nem sempre é possível tudo e o óptimo é inimigo do bom. A sua arrumação merece um
As colunas estão colocadas à frente do sistema.
masa e neo_2018 gostam desta mensagem
José Miguel Membro AAP
Mensagens : 9401 Data de inscrição : 16/08/2015 Idade : 43 Localização : A Norte, ainda a Norte...
Assunto: Re: A parte de trás. Seg Out 19 2020, 19:35
Já percebi o meu erro, vi o suporte da coluna central e pensei ser de uma grande monitora.
Tem um belo espaço e sistema, parabéns!
neo_2018 Membro AAP
Assunto: Re: A parte de trás. Seg Out 19 2020, 21:20
Belas colunas, muitos parabéns ... Há algo de fisicamente imponente em colunas de grandes dimensões, e certamente que capazes de uma reprodução sonora não possível em colunas de pequenas dimensões.
Vejo uma coluna central? Se for o caso, está a ser usada para musica multi-canal, ou existe uma componente video?
PS: bela escolha de cabos (Sommer Cable)
José Miguel gosta desta mensagem
astra Membro AAP
Assunto: Re: A parte de trás. Seg Out 19 2020, 22:09
neo_2018 escreveu:
Belas colunas, muitos parabéns ... Há algo de fisicamente imponente em colunas de grandes dimensões, e certamente que capazes de uma reprodução sonora não possível em colunas de pequenas dimensões.
Vejo uma coluna central? Se for o caso, está a ser usada para musica multi-canal, ou existe uma componente video?
PS: bela escolha de cabos (Sommer Cable)
A coluna central faz parte de um projeto de home cinema que aguarda por melhores dias para avançar.
neo_2018 gosta desta mensagem
Ghost4u Membro AAP
Mensagens : 14350 Data de inscrição : 13/07/2010 Localização : Ilhéu Chão
Assunto: Re: A parte de trás. Seg Out 19 2020, 23:20
Reconheço os cabos de interligação. Aliás, nessa vertente, a Sommer tem excelentes cabos.
ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
Assunto: Re: A parte de trás. Ter Out 20 2020, 14:02
A parte de trás do meu sistema é muito desarrumada e tem muito pó...
Faço uso de um resto de rolo de fita-cola audiófila para suportar o NUC que utilizo como buffer/endpoint. Este está ligado à rede informática por Ethernet e ao DAC por através de um ultra-curto adaptador USB High-Res e um adaptador em Y U-HD que separa o sinal digital da corrente de 5V que é fornecida por um fonte de alimentação linear.
Tal como o sistema do Astra trambém o meu ganha alguma vida com uns toques de amarelo e preto, cores que combinam bem com os equipamentos.
Assunto: Re: A parte de trás. Ter Out 20 2020, 14:47
Estou chocado com tamanha simplicidade!
Eu a pensar que o nosso sistema era simples...
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
Assunto: Re: A parte de trás. Ter Out 20 2020, 15:21
José Miguel escreveu:
Estou chocado com tamanha simplicidade!
Eu a pensar que o nosso sistema era simples...
Estou a pensar comprar umas colunas activas.
Se tiverem DAC incorporado só preciso de um portátil, tablet ou smartphone...e acabaram-se os "fios"
Alexandre Vieira Membro AAP
Mensagens : 8560 Data de inscrição : 11/01/2013 Idade : 54 Localização : The Other Band
Assunto: Re: A parte de trás. Ter Out 20 2020, 20:46
Eu não atrevo a mostrar a parte de trás do sistema porque reflete o estado da minha cabeça. É uma confusão
TD124 Membro AAP
Mensagens : 8270 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 59 Localização : França
Assunto: Re: A parte de trás. Ter Out 20 2020, 20:56
ricardo onga-ku escreveu:
A parte de trás do meu sistema é muito desarrumada e tem muito pó...
Dificil de fazer mais simples ... é quase bonito
TD124 Membro AAP
Assunto: Re: A parte de trás. Ter Out 20 2020, 21:02
astra escreveu:
Às vezes a parte mais interessante de um sistema está na parte de trás.
Cabos bem arrumadinhos ... bravo!!! Do meu lado é poeira e confusão
neo_2018 Membro AAP
Assunto: Re: A parte de trás. Ter Out 20 2020, 22:37
Algum modelo em particular?
Se não fosse já ter começado o projecto e ter comprado todo o material (drivers, dsp, etc), provavelmente era o que faria, escolheria umas excelentes colunas activas, juntaria mais dois subwoofers de 18" e não me chateava mais com upgrades.
Relativamente à parte de trás do sistema, eu coloquei calhas paralelas de 10cm, e passei a maior parte dos cabos por aí. Os cabos de power, isolados numa calha, e os cabos de coluna na outra.
Infelizmente, junto ao AV, devido a usar um sistema 5.2.4, são demasiados cabos para ter uma arrumação a 100% ´ Conto finalizar as colunas L/R no final do ano, e aí vou tentar melhorar ainda mais a arrumação
José Miguel Membro AAP
Assunto: Re: A parte de trás. Qua Out 21 2020, 07:38
neo_2018 escreveu:
Se não fosse já ter começado o projecto e ter comprado todo o material (drivers, dsp, etc), provavelmente era o que faria, escolheria umas excelentes colunas activas, juntaria mais dois subwoofers de 18" e não me chateava mais com upgrades.
(...)
Tendo em conta o ritmo de evolução de componentes como os DACs, não é melhor deixar algo de fora e poucos cabos arrumados na parte de trás?
E consegui manter o tema do tópico.
TD124 Membro AAP
Assunto: Re: A parte de trás. Qua Out 21 2020, 11:07
Caro astra ... noto que a integralidade dos cabos de modulação pareçem vir da Sommer ora que os cabos de coluna e de rede não me pareçe ser o caso. Existe uma razão objectiva para se ter dirigido em direção dessa marca ... fez escutas comparativas ou qual foi a razão preponderante nessa escolha
Assunto: Re: A parte de trás. Qua Out 21 2020, 11:43
José Miguel escreveu:
neo_2018 escreveu:
(...)
Tendo em conta o ritmo de evolução de componentes como os DACs, não é melhor deixar algo de fora e poucos cabos arrumados na parte de trás?
E consegui manter o tema do tópico.
Tem toda a razão. É um dos aspectos negativos de um sistema all-in-one.
Mas a questão é que já mudei de casa 3 vezes nestes últimos 6 anos. Além disso a sala de estar típica aqui na zona (ao nosso alcance) tem 3,4 por 3,8 metros...
Assunto: Re: A parte de trás. Qua Out 21 2020, 11:51
neo_2018 escreveu:
Relativamente à parte de trás do sistema, eu coloquei calhas paralelas de 10cm, e passei a maior parte dos cabos por aí. Os cabos de power, isolados numa calha, e os cabos de coluna na outra.
Infelizmente, junto ao AV, devido a usar um sistema 5.2.4, são demasiados cabos para ter uma arrumação a 100% ´ Conto finalizar as colunas L/R no final do ano, e aí vou tentar melhorar ainda mais a arrumação
Um off-topic muito rápido.
Quando emigrei vendi as minhas colunas, uns monos de 52kg cada com 3 vias e woofers de 30cm, e arrumei o leitor de CDs em casa dos meus pais. Caso contrário ainda hoje seria feliz com esse sistema. Extraí todos os meus CDs para um disco rígico e trouxe também comigo o amplificador. Quando cheguei ainda considerei comprar um par de colunas activas mas acabei com um DAC (e já vou no 4°) e um par de colunas (e já vou no 3°).
Se pudesse certamente umas D&D. Talvez acabe com umas Genelec, Neumann ou PSI. Ou Kef, se a marca aparecer com um par de colunas de pavimento.
E agora
TD124 Membro AAP
Assunto: Re: A parte de trás. Qua Out 21 2020, 12:29
Um off-topic muito rápido. ...
Bom, apòs todos os off-topic vou-me meter complétamente na direção incial e ouso mesmo apresentar a parte de tràs do meu sistema. Não é ném sexy ném arrumadinho e ainda menos um caso de escola ... mas funciona bem e isso é o principal
Assunto: Re: A parte de trás. Qua Out 21 2020, 13:25
TD124 escreveu:
Um off-topic muito rápido. ...
Bom, apòs todos os off-topic vou-me meter complétamente na direção incial e ouso mesmo apresentar a parte de tràs do meu sistema. Não é ném sexy ném arrumadinho e ainda menos um caso de escola ... mas funciona bem e isso é o principal
Esse é o maior trunfo do audio. Mesmo sem picuinhices a coisa funciona!
TD124 Membro AAP
Assunto: Re: A parte de trás. Qua Out 21 2020, 14:05
Sim, é verdade muitas vezes ... no entanto, tenho a sorte de não ter perturbações ném ruido de fundo pois conviver com uma fonte analogica e uma digital com os cabos todos misturados como no meu caso pode-se pagar caro. Acho que o teu exemplo assim que o do colega astra são a boa solução. A higiene global do sistema pode-se tornar quase tão importante quanto a qualidade dele ... são detalhes que ajudam no resultado final
Alexandre Vieira Membro AAP
Mensagens : 8560 Data de inscrição : 11/01/2013 Idade : 54 Localização : The Other Band
Assunto: Re: A parte de trás. Qua Out 21 2020, 14:46
TD124 escreveu:
Sim, é verdade muitas vezes ... no entanto, tenho a sorte de não ter perturbações ném ruido de fundo pois conviver com uma fonte analogica e uma digital com os cabos todos misturados como no meu caso pode-se pagar caro. Acho que o teu exemplo assim que o do colega astra são a boa solução. A higiene global do sistema pode-se tornar quase tão importante quanto a qualidade dele ... são detalhes que ajudam no resultado final
Pois mas para isso é preciso espaço e alguma tenacidade e algumas vezes criatividade.
Coisa que eu não tenho.
astra Membro AAP
Assunto: Re: A parte de trás. Qua Out 21 2020, 16:43
TD124 escreveu:
Caro astra ... noto que a integralidade dos cabos de modulação pareçem vir da Sommer ora que os cabos de coluna e de rede não me pareçe ser o caso. Existe uma razão objectiva para se ter dirigido em direção dessa marca ... fez escutas comparativas ou qual foi a razão preponderante nessa escolha
Tento, sempre que possível, manter a coerência da cablagem nos vários setores do sistema. Assim:
-Sinais analógicos (single-ended e balaceados) - Sommer Cable Epilogue
-Sinais digitais AES/EBU - Apogee Wyde Eye (XLR)
-Sinais digitais S/PDIF - Apogee Wyde Eye (RCA)
-Sinais digitais Clock - Apogee Wyde Eye (BNC)
-Alimentação elétrica - Furuthec FP-ALPHA-3
-Colunas - Kimber MONOCLE XL
Este foi, ao fim de muitos anos, o melhor compromisso que encontrei.
TD124 Membro AAP
Assunto: Re: A parte de trás. Qua Out 21 2020, 17:41
astra escreveu:
... Tento, sempre que possível, manter a coerência da cablagem nos vários setores do sistema. Assim:
... Este foi, ao fim de muitos anos, o melhor compromisso que encontrei.
Obrigado pela resposta e compreendi ... eu fiz a pergunta pois por aqui, eu incluso, a solução de utilisar a mesma marca para os diferentes aparelhos e sectores é pouco apreciada. As pessoas buscam o cabo que faz a ligação ideal (gosto pessoal) entre dois componentes e raramente é o mesmo cabo que dà prazer entre gira e prévio, Dac e prévio ou prévio e amplificador ... a mesma coisa para os cabos de rede e ou digitais. O principal é que esteja contente e pelo que vejo e tenho assistido, todos os caminhos vão dar a Roma
Assunto: Re: A parte de trás. Qua Out 21 2020, 18:08
TD124 escreveu:
astra escreveu:
... Tento, sempre que possível, manter a coerência da cablagem nos vários setores do sistema. Assim:
... Este foi, ao fim de muitos anos, o melhor compromisso que encontrei.
Obrigado pela resposta e compreendi ... eu fiz a pergunta pois por aqui, eu incluso, a solução de utilisar a mesma marca para os diferentes aparelhos e sectores é pouco apreciada. As pessoas buscam o cabo que faz a ligação ideal (gosto pessoal) entre dois componentes e raramente é o mesmo cabo que dà prazer entre gira e prévio, Dac e prévio ou prévio e amplificador ... a mesma coisa para os cabos de rede e ou digitais. O principal é que esteja contente e pelo que vejo e tenho assistido, todos os caminhos vão dar a Roma
Eu comprei o meu cabo de interligação actual porque achei engraçada a engenharia por detrás das fichas RCA. Mudei de móvel e os 25cm do meu antigo, de fabrico caseiro, eram curtos. As fichas são Eichmann Bullet e paguei o valor de uma nova pelos cabos completos com fichas. Como se diz aqui na terra, muito geeky.
TD124 Membro AAP
Assunto: Re: A parte de trás. Qua Out 21 2020, 18:17
Eu comprei o meu cabo de interligação actual porque achei engraçada a engenharia por detrás das fichas RCA ... Como se diz aqui na terra, muito geeky.
E não o experimentaste antes de comprar ???
José Miguel Membro AAP
Assunto: Re: A parte de trás. Qua Out 21 2020, 18:54
Para garantir um bom contacto já chegamos aí!?!
Qualquer dia deixo de dormir sossegado, pelo menos para ligar as colunas o fio simples serve.
Assunto: Re: A parte de trás. Qua Out 21 2020, 19:15
TD124 escreveu:
Eu comprei o meu cabo de interligação actual porque achei engraçada a engenharia por detrás das fichas RCA ... Como se diz aqui na terra, muito geeky.
E não o experimentaste antes de comprar ???
Sinceramente não tenho paciência para experimentar cabos. Além disso só custou umas 20 ou 30 libras.
Luciana Silva Membro AAP
Assunto: Re: A parte de trás. Qua Out 21 2020, 21:45
Carago, as vossas esposas estão cheias de sorte. Presumo que essa arrumação e organização se propague por todas as partes da casa, assim como o som.
TD124 Membro AAP
Assunto: Re: A parte de trás. Qua Out 21 2020, 21:52
Luciana Silva escreveu:
Carago, as vossas esposas estão cheias de sorte. Presumo que essa arrumação e organização se propague por todas as partes da casa, assim como o som.
A arrumação é igual à dos cabos, ou seja, não existe ... mas o som é muito limpo e arrumadinho
Assunto: Re: A parte de trás. Qui Out 22 2020, 08:34
Luciana Silva escreveu: