Assunto: Pedido de ajuda...! Dom Nov 22 2020, 22:00
Boa noite a todos, devido a uma distração danifiquei quer dizer parti o potenciómetro do volume do som do meu receiver preferido. Já sei que uma solução é procurar um usado no ebay que não é fácil, mas procuro outra solução aguardo a vossa ajuda , procuro solução sem ter que substituir, agradeço as vossas ideias e opiniões?
Fernando Salvado Membro AAP
Mensagens : 466 Data de inscrição : 02/03/2018 Localização : Parede
Assunto: Pedido de ajuda...! Dom Nov 22 2020, 23:57
Caro Rufas Diz que partiu o potenciómetro de volume do seu receiver, mas a foto é do botão de volume... SE partiu o potenciómetro, não é com certeza difícil arranjar um para substituir já que "colar"... o potenciómetro, não é boa solução !!! SE foi o botão de volume,...um bom torneiro faz um a partir do que está partido. Já me aconteceu o mesmo com o botão de volume do meu Sansui 2000 X e mandei fazer um novo que é indistinguivel dos outros botões do aparelho.
Alexandre Vieira gosta desta mensagem
Rufas Membro AAP
Assunto: Re: Pedido de ajuda...! Seg Nov 23 2020, 12:03
Vou colocar outra foto.
Rufas Membro AAP
Assunto: Re: Pedido de ajuda...! Seg Nov 23 2020, 20:12
Ola! Pessoal então ninguém tem uma dica para me ajudar. Acho que esta peça não pode ser soldada, haverá alguma alternativa ou terei que encontrar outro potenciómetro.
Alexandre Vieira Membro AAP
Mensagens : 8560 Data de inscrição : 11/01/2013 Idade : 54 Localização : The Other Band
Assunto: Re: Pedido de ajuda...! Seg Nov 23 2020, 20:18
Foi o interior dela que partiu?
Rufas Membro AAP
Assunto: Re: Pedido de ajuda...! Seg Nov 23 2020, 21:51
Sim foi e agora não sei o que fazer. Para complicar ainda mais já verifiquei dentro do receiver retirando a proteção da parte de baixo e como é um quadrifónico nem imaginam a quantidade de ligações que o potenciómetro controla. Por este motivo queria ter uma solução sem ter que substituir.
TD124 Membro AAP
Mensagens : 8270 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 59 Localização : França
Assunto: Re: Pedido de ajuda...! Ter Nov 24 2020, 08:51
Rufas escreveu:
Ola! Pessoal então ninguém tem uma dica para me ajudar. Acho que esta peça não pode ser soldada, haverá alguma alternativa ou terei que encontrar outro potenciómetro.
Foi o eixo do potenciometro que se partiu então é um problema. Soldà-lo vai destruir o potenciometro pelo calor, colà-lo não vai aguentar ném dois dias ... a unica solução que vejo é substitui-lo por um equivalente ou pelo mesmo se for possivel. Leve-o a uma loja de reparação e peça um orçamento...
Manuel Almeida Membro AAP
Assunto: Re: Pedido de ajuda...! Ter Nov 24 2020, 11:41
Viva
Esse botão encaixa no potenciómetro por pressão, certo? O veio partiu do botão, que parece alumínio. Existem serralharias que soldam alumínio.
Alexandre Vieira gosta desta mensagem
manuelmadeira Membro AAP
Mensagens : 133 Data de inscrição : 14/10/2012 Idade : 59 Localização : Évora
Assunto: Re: Pedido de ajuda...! Dom Fev 14 2021, 22:11
A solução para isso é comprar um potenciómetro novo, mas para isso tem que retirar o antigo para ver o modelo e a sua resistência, e ir á procura na net, só assim se consegue arranjar, estar a soldar a alumínio é complicado devido á temperatura que danifica o potenciómetro, há uma outra forma de soldar a temperatura mais baixa, com umas varetas e um maçarico normal, mas novo é novo.
João Henrique Membro AAP
Mensagens : 1574 Data de inscrição : 21/07/2010 Idade : 59 Localização : Lisboa
Assunto: Re: Pedido de ajuda...! Seg Fev 15 2021, 18:50
Experimente colar com cola_e_veda não perde nada em experimentar
Rufas Membro AAP
Assunto: Re: Pedido de ajuda...! Seg Fev 15 2021, 22:00
O problema já foi resolvido por um técnico experiente, fez um pequeno furo no próprio potenciómetro e colocou um tudo resistente e fino e usou cola não sei qual e ligou na parte do volume que roda e ficou muito bem e resistente .