Procuro um Dac com alimentação própria até ao valor de 200 euros. Não uso a PC por isso não necessito de Usb/Asynchrone.
Já agora tenho outro problema . Tenho uma sala de 25/30 m2 e tenho uma perda tremenda de graves em relação à minha antigas casa com uma sala de área similar. Nesta nova sala, sentado no sofá a 2.5/3 M das colunas tenho bastante baixas frequências. Se me levantar do sofá já tenho bastante graves e se for para qualquer cantos, também há imensos graves.
O que posso fazer ou usar para recuperar os graves estando sentado lool?
Obrigado pelas vossas ajudas. []
neo_2018 Membro AAP
Alteração do posicionamento das colunas; idealmente usaria um microfone (+REW) para medir a resposta das colunas e encontrar a melhor opção de posicionamento.
Alexandre Vieira e Pascal Lx gostam desta mensagem
Pascal Lx
Assunto: Re: Dac Digital Ter Mar 30 2021, 18:41
Obrigado pela atenção.
Realmente tinha já pesquisado sobre o Topping. Também sobre os Ifi Zen.
Pascal Lx
Assunto: Re: Dac Digital Ter Mar 30 2021, 18:48
O posicionamento das colunas também foi alterado... Estão a 2. 5 M de distância uma da outra.. 3 metros do sofá e perto da parede para conseguir melhor grave apesar de não ser indicado. As colunas são umas Q acoustics 2050 i com Bass reflex atrás. Elas têm imenso graves, mas desde que mudei para a n minha outra sala, tenho perdido imensos graves.
Pascal Lx gosta desta mensagem
Pascal Lx
Assunto: Re: Dac Digital Ter Mar 30 2021, 18:51
Já agora, o Topping traz a própria alimentação?
Tendo em conta o preço baixo, não sei se traz.
neo_2018 Membro AAP
Assunto: Re: Dac Digital Ter Mar 30 2021, 19:32
De acordo com a pagina da audiophonics, parece que não, mas dado o baixo preço, pode comprar uma fonte externa e ficar ainda bem abaixo do orçamento inicial.
Relativamente aos graves, o SPL na zona de audição vai sempre depender da interacção colunas + espaço. É provável que no espaço actual, com o posicionamento actual, esteja a ser influenciado pelos modos da sala.
Daí que apenas com o recurso a um microfone e uma ferramenta de diagnóstico conseguirá perceber exactamente o que se passa.
Pascal Lx
Assunto: Re: Dac Digital Ter Mar 30 2021, 19:42
Obrigado novamente pela grande ajuda.
luis lopes Membro AAP
Mensagens : 4993 Data de inscrição : 25/02/2011 Idade : 57 Localização : Covilhã
Assunto: Re: Dac Digital Ter Mar 30 2021, 19:59
Em relação á acustica. convêm ver o posicionamento das colunas (triangulo equilatero) tapetes, cortinas, placas espuma (bass trap)
Alexandre Vieira e Pascal Lx gostam desta mensagem
Pascal Lx
Assunto: Re: Dac Digital Ter Mar 30 2021, 20:20
Colocar um tapete a frente ajudaria talvez a que os graves não "passassem" por cima da minha cabeça porque no restantw espaço da sala, há bastante graves .. Basta levantar me do sofá para ouvi-los com muito mais intensidade
Alexandre Vieira gosta desta mensagem
neo_2018 Membro AAP
Assunto: Re: Dac Digital Ter Mar 30 2021, 20:21
luis lopes escreveu:
tapetes, cortinas, placas espuma (bass trap)
Infelizmente, nenhuma destas opções tem algum efeito na região 20Hz-80Hz, a não ser que sejam Bass Traps muito específicos e de grandes dimensões.
Sem um microfone para detectar exactamente qual o problema, a única forma de resolver é por tentativa/erro.
Sugiro a leitura desta página: - https://www.audiocheck.net/audiotests_basslocalization.php
Contém ficheiros de audio com frequências especificas que podem ser usadas nessas experiências. Basicamente reproduzes o ficheiro com a frequência que desejas, re-posicionas as colunas/o sofá, caso seja possível/ambas e procuras verificar se a resposta dessas frequências aumenta ou diminui.
Alexandre Vieira e masa gostam desta mensagem
Pascal Lx
Assunto: Re: Dac Digital Ter Mar 30 2021, 23:05
O meu muito obrigado
Alexandre Vieira e neo_2018 gostam desta mensagem
neo_2018 Membro AAP
Assunto: Re: Dac Digital Qua Mar 31 2021, 16:33
Encontrei hoje este recurso, que pode ser interessante.
Caso o seu espaço seja rectangular, pode usar este recurso para "prever" os modos da sala, e com isso facilitar a descoberta da melhor resposta em termos de graves: - https://amcoustics.com/tools/amroc
Alexandre Vieira Membro AAP
Mensagens : 8560 Data de inscrição : 11/01/2013 Idade : 54 Localização : The Other Band
Assunto: Re: Dac Digital Qua Mar 31 2021, 17:55
neo_2018 escreveu:
Encontrei hoje este recurso, que pode ser interessante.
Caso o seu espaço seja rectangular, pode usar este recurso para "prever" os modos da sala, e com isso facilitar a descoberta da melhor resposta em termos de graves: - https://amcoustics.com/tools/amroc
Neo por favor consegue explicar melhor o uso do recurso? Assim todos aprendemos um pouco mais!
Eu falo por mim próprio, mas uma explicação, levezinha, para os básicos.
neo_2018 Membro AAP
Assunto: Re: Dac Digital Qua Mar 31 2021, 19:15
Como referi, apenas hoje encontrei esse recurso e não tive oportunidade de o explorar.
Esta ferramenta (assim como a mesma funcionalidade no REW), apenas é útil para espaços com dimensões "tradicionais", ou seja, uma sala rectangular fechada. No meu caso, em que o espaço é um sótão aberto para o piso de baixo, e com o tecto em forma de V invertido, não funciona.
Para espaços rectangulares, o calculo faz-se colocando as medidas exactas do espaço, e a ferramenta calcula quais os modos da sala. Colocando o rato em cima da frequência, o simulador mostra na secção "Room 3D" a localização desses modos.
Por exemplo, uma sala com estas dimensões, vai ter os seguintes modos:
O primeiro modo da sala é aos 42.88 Hz, e para o evitar, as colunas não devem ser colocadas nos espaços marcados a azul e a vermelho.
Esta página explica em pormenor, mas ainda não tive oportunidade de ler com atenção: - https://amcoustics.com/articles/roommodes
All in All, parece interessante.
O REW contem uma ferramenta semelhante, e ainda mais simples de usar.
Pascal Lx
Assunto: Re: Dac Digital Qua Mar 31 2021, 19:46
Consegui entrar as medidas ... Mas. Perco me um pouco depois looool. Tenho que ver isto com mais calma