Ariston Audio RD 11. O gira-discos que deu origem ao Linn Sondek LP12, as semelhanças entre eles, as peças utilizadas são também quase todas compatíveis, de tal forma que existiu uma enorme querela judicial entre as duas marcas.
Fica aqui registada a curiosidade.
miguelbarroso gosta desta mensagem
TD124 Membro AAP
Mensagens : 8270 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 59 Localização : França
... Ariston Audio RD 11. O gira-discos que deu origem ao Linn Sondek LP12, as semelhanças entre eles, as peças utilizadas são também quase todas compatíveis, de tal forma que existiu uma enorme querela judicial entre as duas marcas.
Fica aqui registada a curiosidade.
Jà tinha escrito hà muitos, muitos anos isto nos "dez giras para a historia":
... Em 1970, Hamish Robertson um designer inglês um pouco alcolico (como muitos génios do reino da sua majestade), desenhou um GD que é o expoente absoluto do Thorens TD150. Ele compreendeu o que a Thorens/EMT não quizeram ou não puderam ver. Utilizar um eixo tecnicamente do nivel do TD124, acompanhado de materiais para a contraplaca de muito alta qualidade, vai ser a assinatura da marca Ariston criada por ele. Um jovem escoçês vai apresentar o H. Robertson ao seu pai que possui uma empresa de torneio de péças de precisão (a Castle Precision Engineering). Isto vai permitir à firma Ariston de produzir um GD a contreplaca suspendida de muito alta qualidade, trata-se do Ariston RD11 (RD = référence deck / 11 = primeiro modelo da primeira série) que é uma maravilha esquecida. Dois anos mais tarde esse jovem escoçês que se chama Ivor Tienfenbrun vai produzir a fotocopia (quase idêntica) do RD11 sobre o seu proprio nome. Este serà o segundo GD mais vendido, mas certamente o mais controversado do mundo, pois é ou adulado ou detestado. Trata-se do LINN LP12 que serà o nosso proximo GD a ser analisado. O Hamish Robertson abandonou a Ariston e morreu um ano mais tarde em condições desconhecidas que alimentam a lenda, pois a duvida subsiste entre o suicidio ou um assassinato. Para a eternidade o pai legitimo do « tipo LP12 » serà o Ivor Tienfenbrun e a LINN. ...
miguelbarroso gosta desta mensagem
Ghost4u Membro AAP
Mensagens : 14350 Data de inscrição : 13/07/2010 Localização : Ilhéu Chão
Conheço uma individualidade que possui um exemplar Ariston Audio RD11 Superieur, equipado com braço Linn Ittok e Goldring Excel VX. Vive feliz, sem pensar em mudanças.
Com melhores cumprimentos,
reirato e Alexandre Vieira gostam desta mensagem
Goansipife Membro AAP
Mensagens : 3791 Data de inscrição : 04/12/2011 Idade : 65 Localização : Freiria - Torres Vedras
Assunto: Re: Ariston Audio - RD 11 Seg maio 03 2021, 09:37
Adivinha
Qual é melhor? Original ou a cópia?
Claro, o original é sempre a escolha acertada!!!
Alexandre Vieira gosta desta mensagem
TD124 Membro AAP
Assunto: Re: Ariston Audio - RD 11 Seg maio 03 2021, 11:42
Goansipife escreveu:
Adivinha
Qual é melhor? Original ou a cópia?
Claro, o original é sempre a escolha acertada!!! ...
Ès tão mauzinho com os LP12
TD124 Membro AAP
Assunto: Re: Ariston Audio - RD 11 Seg maio 03 2021, 11:46
Eu disse que o LP12 "é uma fotocopia (quase idêntica) do RD11" e não igual! São as diferenças entre os dois aparelhos que explicam a força do LP12 nmho...
Mas isso é outra historia
Goansipife Membro AAP
Mensagens : 3791 Data de inscrição : 04/12/2011 Idade : 65 Localização : Freiria - Torres Vedras
Assunto: Re: Ariston Audio - RD 11 Seg maio 03 2021, 12:19
TD124 escreveu:
Eu disse que o LP12 "é uma fotocopia (quase idêntica) do RD11" e não igual! São as diferenças entre os dois aparelhos que explicam a força do LP12 nmho...
Mas isso é outra historia
Claro! A fotocópia nunca é o Original. Quanto à força do LP12, depende...
Não sei qual de nós dois tem mais força de braço para o atirar para o Caixote do Lixo. Com violência
Alexandre Vieira Membro AAP
Mensagens : 8560 Data de inscrição : 11/01/2013 Idade : 54 Localização : The Other Band
Assunto: Re: Ariston Audio - RD 11 Seg maio 03 2021, 14:28
Isto parece quase um concurso de incendiário...
Eu só conheço o Linn e gosto de o ouvir em casa dos outros! É como a piscina e o barco, em casa dos outros é sempre bom !
reirato gosta desta mensagem
TD124 Membro AAP
Assunto: Re: Ariston Audio - RD 11 Ter maio 04 2021, 12:13
Alexandre Vieira escreveu:
Eu só conheço o Linn e gosto de o ouvir em casa dos outros!...
Visto os giras que tens deverias adorar o Linn na tua casa ... ao menos é um verdadeiro gira
edmararj Membro AAP
Mensagens : 79 Data de inscrição : 16/06/2013 Idade : 66 Localização : Brasil/Rio de Janeiro
Assunto: Re: Ariston Audio - RD 11 Sex maio 07 2021, 20:16
A respeito do Ariston RD-11, Linn Sondek LP12 antigo e novas evoluções: https://www.analogplanet.com/content/linn-lp-playing-system
Edmar
Alexandre Vieira e Fernando Salvado gostam desta mensagem
Mensagens : 8560 Data de inscrição : 11/01/2013 Idade : 54 Localização : The Other Band
Assunto: Re: Ariston Audio - RD 11 Sex maio 07 2021, 21:54
TD124 escreveu:
Alexandre Vieira escreveu:
Eu só conheço o Linn e gosto de o ouvir em casa dos outros!...
Visto os giras que tens deverias adorar o Linn na tua casa ... ao menos é um verdadeiro gira
Eu acho que para ouvir um vinil em condições mínimas não preciso de muito mais. Mas já tive tentado no Roksan Xerxes várias vezes. Bem sei que é frágil, mas eu gosto tanto dele...
TD124 Membro AAP
Eu acho que para ouvir um vinil em condições mínimas não preciso de muito mais. Mas já tive tentado no Roksan Xerxes várias vezes. Bem sei que é frágil, mas eu gosto tanto dele...
Efectivamente para ouvir em "condições minimas" não é necessario mais, estou de acordo ... mas pareçe-me desiquilibrado de possuir um amplificador e colunas de qualidade sém ter uma fonte que seja do mesmo nivel, pessoalmente prefiro mesmo uma fonte impecàvel em primeiro lugar pois os elementos musicais que a fonte não lê não são os outros aparelhos que os vão inventar
Não sei quém disse que o Xerxes é fragil pois complicado a afinar sim estou de acordo, fràgil não! Fui depositario durante dez anos da marca e não me lembro de nenhum problema e tenho dois amigos aqui à volta equipados com Roksan Xerxes e rodam hà muito mais de dez anos sém problema nenhum, são belos mas também bons gira discos...
Efectivamente para ouvir em "condições minimas" não é necessario mais, estou de acordo ... mas pareçe-me desiquilibrado de possuir um amplificador e colunas de qualidade sém ter uma fonte que seja do mesmo nivel, pessoalmente prefiro mesmo uma fonte impecàvel em primeiro lugar pois os elementos musicais que a fonte não lê não são os outros aparelhos que os vão inventar
Não sei quém disse que o Xerxes é fragil pois complicado a afinar sim estou de acordo, fràgil não! Fui depositario durante dez anos da marca e não me lembro de nenhum problema e tenho dois amigos aqui à volta equipados com Roksan Xerxes e rodam hà muito mais de dez anos sém problema nenhum, são belos mas também bons gira discos...
Penso que Se a evolução que fiz de dois deles (o Thorens e o Telefunken) tornam-os minimamente competentes. Mas pessoalmente acho que as melhores evoluções que tenho feito e as que têm tido mais evolução no som, são mesmo as dos pré-phono que de facto fazem enorme diferença. O gira gosto deles antigos e com história. Mas um dia destes se achar que devo fazer uma evolução, será um modelo novo e não a recuperação actualização de um modelo antigo. Mas para já estou a saborear o resultado do meu percurso sem sentir a necessidade de fazer um novo.
Repara que já não compro um cabo novo faz mais de 3 meses!
De facto tenho lido muito por aí que a "tabuinha" que serve de base ao braço com o tempo perde características que tornam o conjunto frágil. Eu ouvi este gira em imensos eventos faz cerca de 30 anos, e sempre fiquei com a melhor impressão dele. Mas porventura até esteja muito ultrapassado por outras coisas novas ou mesmo menos novas que por aí rolem. Mas é um dos que está sempre presente na minha pequena lista.
Ghost4u Membro AAP
Mensagens : 14350 Data de inscrição : 13/07/2010 Localização : Ilhéu Chão
Entre o LP12 e o Xerxes, prefiro o Roksan. O X foi o meu segundo gira-bolachas, com o qual convivi aprazivelmente.
Para quem possa e queira está um a ser vendido na Rússia. Apenas 50.000 rublos, ou seja 570 euros, mais coisa menos coisa....
Deixo aqui as indicações do vendedor e comentários à peça:
Снижение цены: Продаю проигрыватель Ariston RD11, укомплектованный тонармом SME 3009-II с фиксированным шеллом. Могу укомплектовать головкой Shure V15-III (игла с малым пробегом, сейчас стоИт в комплекте) за отдельную цену. Одна скорость 33 об./мин, как и у первого поколения Linn LP-12. Проигрыватель начал производиться в 1971 г. на том же предприятии в Шотландии (Castle Engineering), что и в дальнейшем Linn Sondek LP-12 и, таким образом, был его предшественником. Покупался в Англии. В прекрасном рабочем и косметическом состоянии, за исключением того, что при транспортировке немного треснула крышка (см. фото) около крепёжного шарнира.
Комплект с головкой 65.000 руб., без головки 50.000 руб.
Проверка, самовывоз.
8-903-683-2642 Александр
Контактное лицо : Alexander (на сайте с 2003 г.) Контактный телефон : 8-903-683-2642 Город : Тип объявления : Продам
Se é Alexander é boa gente:
TD124 Membro AAP