Assunto: Upgrade célula audio technica at-lp120xusb Sex maio 14 2021, 20:28
Boa noite a todos
O que recomendam para upgrade de célula no audio technica at-lp120xusb?
Já vi que tem de ser algo que seja compatível com o braço, podem dar algumas dicas tendo em conta qualidade e preço? A celula original o som nao me deixa satisfeito, acho baixo o som.
Obrigado desde já
Nightwish76 gosta desta mensagem
José Miguel Membro AAP
Mensagens : 9401 Data de inscrição : 16/08/2015 Idade : 43 Localização : A Norte, ainda a Norte...
Assunto: Re: Upgrade célula audio technica at-lp120xusb Sex maio 14 2021, 22:36
Boa noite!
Não sei se já fez a sua apresentação, mas caso não tenha feito, não deixe de fazer.
Permita-me as perguntas para ajudar: Que amplificador usa? Está a usar o pré de phono do próprio gira-discos ou outro?
Pergunto isto pois acredito que o problema não seja a célula, longe disso.
É normal que o volume do gira-discos seja mais baixo em relação a outros equipamentos, a questão da qualidade vê-se assim: igualando o volume (pode usar uma aplicação de telefone para medir em DBs), a qualidade do som está lá ou não (detalhe, timbre, extensão, ...)?
vinyl85
Assunto: Re: Upgrade célula audio technica at-lp120xusb Sex maio 14 2021, 23:05
José Miguel escreveu:
Boa noite!
Não sei se já fez a sua apresentação, mas caso não tenha feito, não deixe de fazer.
Permita-me as perguntas para ajudar: Que amplificador usa? Está a usar o pré de phono do próprio gira-discos ou outro?
Pergunto isto pois acredito que o problema não seja a célula, longe disso.
É normal que o volume do gira-discos seja mais baixo em relação a outros equipamentos, a questão da qualidade vê-se assim: igualando o volume (pode usar uma aplicação de telefone para medir em DBs), a qualidade do som está lá ou não (detalhe, timbre, extensão, ...)?
Já fiz a apresentação sim quando me tornei membro do forum
Não uso nenhum amplificador, uso no modo line, tenho ligado a um aparelhagem Philips FX25 através de aux.
Iniciei-me neste mundo não há muito tempo, confesso ainda ser "verde" na matéria
Se
José Miguel Membro AAP
Mensagens : 9401 Data de inscrição : 16/08/2015 Idade : 43 Localização : A Norte, ainda a Norte...
Assunto: Re: Upgrade célula audio technica at-lp120xusb Sex maio 14 2021, 23:18
Peço desculpa, a sua apresentação deve ter-me escapado.
No gira-discos deverá estar tudo bem, a diferença de volume deve-se ao ganho do pré interno. Rode o botão de volume sem receio e verifique se o som está bem.
Diria que mais depressa precisa de um pré de phono dedicado do que mudar de célula.
Estas coisas do vinil dão algum trabalho, mas valem a pena.
Está a usar essa aparelhagem com as colunas originais?
vinyl85
Assunto: Re: Upgrade célula audio technica at-lp120xusb Sex maio 14 2021, 23:26
Sim as colunas da aparelhagem são originais.
Comprei há tempos um Hama "PA 506" na Amazon mas não vi diferença alguma de som...
Rodar o botão do volume da aparelhagem? O som parece-me bem mas o volume em si que vem do gira discos não parece alto suficiente para que não tenha de colocar a aparelhagem no máximo quase, por exemplo
José Miguel Membro AAP
Eu gostava de lhe poder dizer que ouvir Música com vinil é uma coisa simples, mas não é. Não estou a dizer que é preciso um curso de electrotécnico, mas é preciso compreender algumas coisas.
Se estiver a repetir algo que já sabe, perdoe-me... mas aqui vai:
O sinal que a célula (essa que tem é boa, creio ser uma verdinha ATVM95e) produz é muito baixo/pequeno, então é necessário um amplificador (o pré de phono) para elevar esse pequeno sinal até ao tamanho de "linha" (como o de um leitor de CDs, por exemplo). Isto de forma simples! Os pré amplificadores de phono não são todos iguais, uns permitem mais ganho e outros menos, isso vai reflectir-se no som e necessidade de subir o botão de volume. O tal Hama que comprou não deverá ser melhor do que o que traz o seu gira-discos, por isso não notou grandes diferenças.
Outra coisa importante é o amplificador onde se liga o gira-discos, as colunas e a sala onde tudo está montado. Eu não conheço a aparelhagem que tem, imagino que seja muito prática, mas não sei se será suficiente para o que deseja - ou parece desejar. A relação do amplificador com as colunas é muito importante, ele vai fazer com que elas recebam um sinal que depois será transformado em som. As colunas são como um peso para o amplificador, se ele não tiver força suficiente, elas ou não tocarão alto ou, tocando alto, tocarão com distorção. As colunas relacionam-se com a sala, caso a sala seja grande, as colunas terão mais dificuldade a encher o espaço com som... o tamanho das colunas não diz tudo, mas conta. Tudo isto de forma simples.
Eu já tive uma célula AT95e (a anterior a essa que tem) num gira-discos velhote ligado a um amplificador também ele velhote - tudo dos nos 70. Não precisava de subir 1/4 do volume para tocar alto numa sala de estar média.
Conto-lhe isto para compreender que o seu problema não é mesmo da célula, não lhe vou dizer para trocar de aparelhagem e colunas, mas deixo um conselho honesto que espero que entenda: se quer tirar o melhor partido do seu gira-discos e discos de vinil, talvez seja necessário considerar algo diferente.
Até sentir que esses passos são para si, rode o botão de volume e aproveite, sem problemas.
Experimenta desconectar o voltar a conectar o cabo ente o GD e o amp Se tiver tudo na mesma experimenta mudar de cabo Muda para outra entrada do amp que não seja o phono (se o amp tiver outra entrada além do aux) Se o amp tem phono incluído passa para phono no GD e liga então à entrada do phono do amp Para tentar perceber onde é o problema
José Miguel Membro AAP
Experimenta desconectar o voltar a conectar o cabo ente o GD e o amp Se tiver tudo na mesma experimenta mudar de cabo Muda para outra entrada do amp que não seja o phono (se o amp tiver outra entrada além do aux) Se o amp tem phono incluído passa para phono no GD e liga então à entrada do phono do amp Para tentar perceber onde é o problema
A aparelhagem referida em cima não tem Phono Aníbal, apenas uma conectividade AUX. Não me parece que existam problemas, ainda por cima já foi testado um pré externo.
A aparelhagem referida em cima não tem Phono Aníbal, apenas uma conectividade AUX. Não me parece que existam problemas, ainda por cima já foi testado um pré externo.
ok obrigado José A saída de linha do GD tem 240 mV nominal a 1 kHz, 5 cm/s A agora é ver a sensibilidade de entrada do aux do amp se tudo o resto está ok O NAD PP2 tens uns saudáveis 5,3V por ex. Pode estar aí o problema e não na agulha
As especificações do sistema são estas (não sei se o sistema da Philips que tem é o mais atual)
certo, exatamente isso
Então se os cabos estão bem ligados parece-me a mim que a saída do line do GD é baixinha para a sensibilidade do Aux do amp (240mV para 2000mV), daí o volume ser baixo, mas venham daí os mais entendidos no assunto