- Catlos Moraes escreveu:
- Boas, sou leigo na matéria, tenho umas colunas em que acho que o Tweeter tem um volume baixo, tenho de baixar muito nos graves e médios e os agudos no amplificador no max e ouço pouco o volume do Tweeter. Vi algures num vídeo que se aplicava um condensador à saída e aumenta o volume, ou será o condensador do crossover fraco? Obrigado
São colunas novas ou usadas?
São colunas recentes ou antigas?
O volume do tweeter é baixo em ambas ou só numa?
É baixo comparativamente a outras colunas na mesma sala com a mesma amplificação?
Qual é o modelo das colunas e qual é o amplificador?
Normalmente um tweeter é mais sensível do que os restantes altifalantes e por isso é necessário atenuar a saída do primeiro.
Faz décadas que a B&W tem um “house sound” que consiste num forte atenuar do médio-alto, mais concretamente na gama de presença. O resultado é um “palco” mais recuado e uma impressão de “ar” e “detalhe” pronunciados mas também um som menos “aberto” ou “luminoso”.
Se for este o problema o melhor é comprar colunas de outro fabricante, não se trata de avaria mas de “feitio”.
Sempre achei que audiófilos menos experientes tendem a preferir um som que exagera os extremos e a investigação do grupo Harman veio confirmar esta suspeita.
Isso talvez explique por exemplo o sucesso da Monitor Áudio entre os principiantes, mas não entre os mais exigentes.