Mensagens : 346 Data de inscrição : 12/11/2016 Idade : 50 Localização : Maia
Assunto: Cabos simples para colunas Sáb Set 25 2021, 22:04
Pretendo comprar alguns metros de cabo para ligar umas colunas. Pretendo daqueles cabos baratos tipo isto https://www.aquario.pt/pt/product/nimo-cabo-coluna-paralelo-2x075mm-preto-vermelho-wir9011-1 Existe um sem número de diâmetro de secções e não sei qual o critério para escolher a espessura. Podem por favor ajudar para não escolher nem muito fino nem muito grosso? Obrigado
galvaorod Membro AAP
Assunto: Re: Cabos simples para colunas Dom Set 26 2021, 18:55
Eu gosto muito do cabo preto/vermelho do AKI e normalmente uso o de 1,5mm. É fabricado pela top cable que também deve fornecer os "fabricantes" de cabos audiófilos. O som é agradável e apenas se nota alguma falta de detalhe nos médios, quando comparado com o 8tc antigo.
Os kimber são melhores, mas a diferença de preço é brutal.
taunus Membro AAP
Assunto: Re: Cabos simples para colunas Seg Set 27 2021, 11:18
galvaorod escreveu:
Eu gosto muito do cabo preto/vermelho do AKI e normalmente uso o de 1,5mm. É fabricado pela top cable que também deve fornecer os "fabricantes" de cabos audiófilos. O som é agradável e apenas se nota alguma falta de detalhe nos médios, quando comparado com o 8tc antigo.
Mensagens : 263 Data de inscrição : 03/08/2011 Idade : 61 Localização : Lisboa
Assunto: Re: Cabos simples para colunas Seg Set 27 2021, 19:05
O primeiro é da Top Cable como o sugerido por Galvaorod e ser de 2.5mm em vez de 1.5mm em minha opinião, se não houver constrangimentos no espaço que vai ocupar, será melhor.
O cabo transparente do Leroy/AKI, segundo a descrição, não é de cobre mas de alumínio revestido a cobre. O mesmo se passa com os cabos da Aquario (Nedis e Nimo) que são CCA (Copper clad Aluminium)
Alexandre Vieira, taunus e Fernando Salvado gostam desta mensagem
taunus Membro AAP
Assunto: Re: Cabos simples para colunas Ter Set 28 2021, 10:07
jpinto escreveu:
O primeiro é da Top Cable como o sugerido por Galvaorod e ser de 2.5mm em vez de 1.5mm em minha opinião, se não houver constrangimentos no espaço que vai ocupar, será melhor.
O cabo transparente do Leroy/AKI, segundo a descrição, não é de cobre mas de alumínio revestido a cobre. O mesmo se passa com os cabos da Aquario (Nedis e Nimo) que são CCA (Copper clad Aluminium)
Bom saber, realmente serem CCA justifica a diferença de preço.
Quanto à secção de 2.5mm vs 1.5mm, não vai interferir negativamente no som por serem mais grossos? Tipo perder potência visto a maior resistência? Desculpem os termos mas não é a minha área de especialidade.
jpinto Membro AAP
Assunto: Re: Cabos simples para colunas Ter Set 28 2021, 10:38
Quanto maior for a secção menor é a resistência do cabo para o mesmo comprimento, assim um cabo e 2.5mm terá menor resistência que um de 1.5mm. A resistência também aumenta com o comprimento do cabo, os mesmo cabo com o dobro da distancia tem o dobro da resistência, para compensar este acréscimo pode ser usado um cabo mais "grosso".
Nunca tive um cabo de colunas inferior a 2.5mm.
taunus Membro AAP
Assunto: Re: Cabos simples para colunas Ter Set 28 2021, 10:40
jpinto escreveu:
Quanto maior for a secção menor é a resistência do cabo para o mesmo comprimento, assim um cabo e 2.5mm terá menor resistência que um de 1.5mm. A resistência também aumenta com o comprimento do cabo, os mesmo cabo com o dobro da distancia tem o dobro da resistência, para compensar este acréscimo pode ser usado um cabo mais "grosso".
Nunca tive um cabo de colunas inferior a 2.5mm.
OK, percebo. Então a opção de 2.5mm compreendo que seja a escolha acertada.
Também vi este na Aquário. É OFC. É mais discreto para a minha instalação. Pode ser boa opção?
Assunto: Re: Cabos simples para colunas Ter Set 28 2021, 13:18
Não parecem maus e existe em bobines de 10/15/20 metros, no entanto devo sublinhar que não conheço os cabos em questão. A cerca 1.64€ por metro (ou menos nas bobines de 15 e 20 metros) não se pode dizer que é caro.
Assunto: Re: Cabos simples para colunas Ter Set 28 2021, 17:04
Tenho ideia que a Aliexpress envia da China, se assim for ter atenção que é necessário adicionar os custos da alfândega, o IVA e uma boa dose de paciência (a última encomenda que encomendei nos EUA demorou 5 meses).
Os 8mm é a dimensão exterior do par, não dá para comparar com a secção do condutor. Não encontrei a secção do condutor (em mm2 como em AWG) mas não deve ser muito diferente dos 2.5mm2 (o da Velleman tem 7mm).
taunus gosta desta mensagem
taunus Membro AAP
Assunto: Re: Cabos simples para colunas Ter Set 28 2021, 17:18
jpinto escreveu:
Tenho ideia que a Aliexpress envia da China, se assim for ter atenção que é necessário adicionar os custos da alfândega, o IVA e uma boa dose de paciência (a última encomenda que encomendei nos EUA demorou 5 meses).
Os 8mm é a dimensão exterior do par, não dá para comparar com a secção do condutor. Não encontrei a secção do condutor (em mm2 como em AWG) mas não deve ser muito diferente dos 2.5mm2 (o da Velleman tem 7mm).
Agora esse problema acabou, pois a Aliexpress já coloca o IVA nas encomendas. Eu compro muito na China (muito mesmo), nomeadamente Aliexpress, Banggood, a falida Gearbest entre outros. A última encomenda (já neste mês de setembro) demorou-me 7 dias corridos a chegar, e como já tinha IVA passou direto pela alfândega.
jpinto gosta desta mensagem
jpinto Membro AAP
Assunto: Re: Cabos simples para colunas Ter Set 28 2021, 17:39
Obrigado pela informação pois as últimas encomendas fora da EU foram para desesperar, a última o fornecedor acabou por enviar uma segunda encomenda pois a primeira foi dada como perdida pela USPS em Portugal. Já depois de desalfandegar a segunda encomenda a primeira apareceu na alfândega, 4 meses depois da USPS indicar que a encomenda estava em Portugal. Penso que foi solicitada a devolução da encomenda pelo fornecedor mas os CTT voltaram a colocar a encomenda uma segunda vez na alfândega
À uns 20 anos comprava muita coisa nos EUA e também começaram a desaparecer as encomendas, ao fim de um ano todas as firmas começaram a informar que para Portugal só enviavam por UPS e afins (os custos dos portes e alfândega era muitas vezes superior ao da mercadoria) outros informaram que deixavam de vender para Portugal. Se isto continua assim qualquer dia vai passar-se o mesmo
taunus gosta desta mensagem
taunus Membro AAP
Assunto: Re: Cabos simples para colunas Qui Set 30 2021, 09:32
Encontrei mais uma excelente opção (na minha opinião) e com a garantia Amazon: