| A importancia da higiene "intima" do vinil | |
|
+26takeooff taunus Ferpina Alexandre Vieira Ghost4u luis lopes TD124 António Teixeira Denon DL-103R Joao Carlos Lages slpinto Petrus WamaKota Riscofino Luis Filipe Goios mango Sp3c Stereo zaratustra MJC RuiSousa Milton BVG *©uℓto do Ʋıƞıℓ ® vlopes António José da Silva 30 participantes |
|
Autor | Mensagem |
---|
Petrus Membro AAP
| Assunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil Ter Set 20 2016, 09:53 | |
| - Riscofino escreveu:
- Olá estou a pensar comprar uma Knosti,acham que 35€ é um bom preço em 2ª mão.
podiam-me dar a vossa opiniao. Obrigado desde já. Bom dia, vai depender do estado dela em si, nomeadamente o estado das escovas. Se o antigo dono depois de cada lavagem se deu ao trabalho de limpar muito bem a máquina e secar bem as escovas para não apodrecerem, acredito que esteja apta para continuar o serviço. Mas nada como fazer um teste se tiveres oportunidade. Posso-te dizer que a minha já tem 7 anos como muito serviço e continua a deixar os discos muito bem limpos. Espero ter ajudado... | |
|
| |
slpinto Membro AAP
Mensagens : 103 Data de inscrição : 05/08/2016 Idade : 64 Localização : Lisboa/Almada
| Assunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil Ter Set 20 2016, 10:23 | |
| Boas malta
Comprei uma ontem por 15€ (um achado aqui no forum do OLX )
Está impecável de tudo, só o líquido é que já está a 1/4..
Vamos ver se me ajeito com ela
Abraços
| |
|
| |
Riscofino Membro AAP
Mensagens : 64 Data de inscrição : 27/06/2014 Idade : 53 Localização : Cacem
| Assunto: Higiene íntima do vinil Ter Set 20 2016, 10:34 | |
| Obrigado pela informação, mas depois de ler os comentários e também de ter de comprar o maravilhoso líquido recomendadissimo pelo nosso expert António José Silva optei por mandar vir da Amazon de. Cumprimentos | |
|
| |
Riscofino Membro AAP
Mensagens : 64 Data de inscrição : 27/06/2014 Idade : 53 Localização : Cacem
| Assunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil Ter Set 20 2016, 10:36 | |
| Tu foi aí que vi mas estava a pedir 35€. Um bom negócio Cumprimentos | |
|
| |
Joao Carlos Lages Membro AAP
| Assunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil Ter Nov 22 2016, 12:28 | |
| | |
|
| |
Denon DL-103R Membro AAP
Mensagens : 298 Data de inscrição : 27/11/2015 Idade : 43 Localização : Madrid
| Assunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil Seg Dez 05 2016, 16:33 | |
| Boas, como a tarde está convidativa e posso escutar o som bem alto no meu sistema, decidi reservar este tempo para escutar uns discos de Dead Can Dance (Box Set I e Box Set II). Achei vergonhoso que 2 Box Set que custam um preço elevadíssimo (hoje em dia só se arranja acima de 200€ cada Box Set) não tenham o media com tratamento de luxo que merecem, o que no mínimo seriam umas Inner Sleeves antiestáticas. Os discos estavam todos carregados de restos de papel das Inner Sleeves de cartão onde vieram (que teem bom aspecto estético mas contribuem para um mau desempenho quando os discos vão ao castigo). Eu pergunto-me hoje em dia se não deveria de haver o bom senso dos fabricantes incluirem logo uma Inner sleeve básica antiestática junto com os media. Bem, felizmente que há solução para isso e foi uma lavagem completa com bom do Dr. Wach (3ml para 1lt de água destilada) e assim que secarem já tenho ali umas "cuecas" novas para finalmente os discos voltarem a ter o estatuto que merecem... | |
|
| |
António Teixeira Membro AAP
Mensagens : 217 Data de inscrição : 08/07/2013 Idade : 58 Localização : Barcelos
| Assunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil Ter Dez 27 2016, 20:43 | |
| Olá, Queria aproveitar este tópico e o seguimento da mensagem anterior para tentar esclarecer uma dúvida. Acabei de gastar algumas centenas de euros na compra de um conjunto de vinis novos que já há muito desejava e, de facto também constatei o que foi relatado no post anterior. Pior ainda é que 2 deles, além disso, também chegaram carregados de impurezas (pó e sei lá o que mais), pois, ao ouvi-los pela primeira vez a agulha ficou carregada de lixo e, consequentemente o som completamente distorcido! À vista desarmada nem se notava! Com brilho e aparentemente limpos. Puro engano. Assim sendo, a minha dúvida é: qual a melhor forma de limpar/lavar discos novos? Tenho a knosti que utilizo com o líquido que vem junto, mas está a começar a ficar com alguma sujidade. Está a custar-me meter lá o novos. E tenho lido tanta informação aqui no fórum a respeito da limpeza/lavagem de discos, que ainda não consigo saber qual será de facto a melhor forma para o fazer. Parece não haver muitas dúvidas que a lavagem por ultrasons será a mais eficaz, mas não sei se justifica um amador investir numa peça dessas!? Knosti com o próprio líquido ou Dr. Wack, ou misturas de outros componentes, ou aspiração??? Neste fórum há experts. Como será melhor. Já agora, também me tem acontecido o que tenho lido noutros posts, de a agulha ficar carregada de lixo após a leitura de discos já lavados na knosti. Se for possível algumas dicas, muito obrigado. Boa noite António | |
|
| |
TD124 Membro AAP
Mensagens : 8270 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 59 Localização : França
| Assunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil Qui Dez 29 2016, 16:11 | |
| | |
|
| |
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil Qui Dez 29 2016, 16:38 | |
| _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
luis lopes Membro AAP
Mensagens : 4993 Data de inscrição : 25/02/2011 Idade : 57 Localização : Covilhã
| |
| |
Ghost4u Membro AAP
Mensagens : 14323 Data de inscrição : 13/07/2010 Localização : Ilhéu Chão
| |
| |
Alexandre Vieira Membro AAP
Mensagens : 8560 Data de inscrição : 11/01/2013 Idade : 54 Localização : The Other Band
| Assunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil Sex Dez 30 2016, 15:23 | |
| [quote="António José da Silva"] - TD124 escreveu:
- António José da Silva escreveu:
- ... É que, lavar com uma máquina de sucção, não é igual a lavar com uma máquina de sucção. É um pequeno mundo de pequenos truques. ...
: Isto entra manifestamente no dominio da filosofia. Esta frase muda para mim toda a tematica relativa à lavagem. Quanto mais a leio mais esclarecido fico... | |
|
| |
Ferpina Membro AAP
Mensagens : 10767 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 69 Localização : Assado - Perú
| Assunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil Sex Dez 30 2016, 19:20 | |
| | |
|
| |
TD124 Membro AAP
| |
| |
Alexandre Vieira Membro AAP
Mensagens : 8560 Data de inscrição : 11/01/2013 Idade : 54 Localização : The Other Band
| Assunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil Sex Dez 30 2016, 23:35 | |
| | |
|
| |
taunus Membro AAP
Mensagens : 346 Data de inscrição : 12/11/2016 Idade : 50 Localização : Maia
| Assunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil Ter Fev 07 2017, 12:23 | |
| No outro dia resolvi seguir o conselho de alguém aqui do forum e meti mãos à obra, até porque não tenho Knosti e afins. Comprei um pincel de cerda macia, um tacho com água morna e umas gotas de fairy. Lavei meia dúzia de discos que estavam mais sujos e com mais estática. No final passeio-os à chuveirada (sim, com aquela água com lixívia, calcário e sabe-se lá mais o quê). Sequei-os bem sequinhos com uns panos de microfibras. E querem ver que resultou??? Discos a cantar que é uma maravilha | |
|
| |
takeooff Membro AAP
Mensagens : 1012 Data de inscrição : 09/11/2016 Idade : 53 Localização : Cascais
| Assunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil Ter Fev 07 2017, 14:11 | |
| - taunus escreveu:
- No outro dia resolvi seguir o conselho de alguém aqui do forum e meti mãos à obra, até porque não tenho Knosti e afins.
Comprei um pincel de cerda macia, um tacho com água morna e umas gotas de fairy. Lavei meia dúzia de discos que estavam mais sujos e com mais estática. No final passeio-os à chuveirada (sim, com aquela água com lixívia, calcário e sabe-se lá mais o quê). Sequei-os bem sequinhos com uns panos de microfibras. E querem ver que resultou???
Discos a cantar que é uma maravilha E a maioria da estática desapareceu? | |
|
| |
taunus Membro AAP
| Assunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil Ter Fev 07 2017, 14:21 | |
| - takeooff escreveu:
- taunus escreveu:
- No outro dia resolvi seguir o conselho de alguém aqui do forum e meti mãos à obra, até porque não tenho Knosti e afins.
Comprei um pincel de cerda macia, um tacho com água morna e umas gotas de fairy. Lavei meia dúzia de discos que estavam mais sujos e com mais estática. No final passeio-os à chuveirada (sim, com aquela água com lixívia, calcário e sabe-se lá mais o quê). Sequei-os bem sequinhos com uns panos de microfibras. E querem ver que resultou???
Discos a cantar que é uma maravilha E a maioria da estática desapareceu? Quase tudo, ficaram a tocar que nem rouxinóis. E tenho quase a certeza que se me tivesse dado ao trabalho de os passar por água destilada no final ficariam perfeitos. Mas querem saber francamente? O trabalho adicional não compensaria o atingir a quase perfeição. | |
|
| |
takeooff Membro AAP
Mensagens : 1012 Data de inscrição : 09/11/2016 Idade : 53 Localização : Cascais
| Assunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil Ter Fev 07 2017, 14:23 | |
| Fantástico!! | |
|
| |
taunus Membro AAP
| |
| |
takeooff Membro AAP
| Assunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil Ter Fev 07 2017, 15:18 | |
| Muito bom Forma simples e acessível. | |
|
| |
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil Ter Fev 07 2017, 16:02 | |
| A minha opinião e conselho de há já muitos anos a esta parte é sempre a mesma, não lavar é que é mesmo sacrilégio e com discos por lavar o vinil nem faz muito sentido.
Os métodos, uns sem duvida melhores que outros, uns muito mais práticos que outros e ainda bem mais baratos ou caros, esses existem muitos. Mas por favor, lavar é fundamental. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
taunus Membro AAP
| Assunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil Ter Fev 07 2017, 16:26 | |
| - António José da Silva escreveu:
- lavar é fundamental.
Bem lavadinha (a bolacha) até o cheirinho é diferente... | |
|
| |
| |
| |
takeooff Membro AAP
| Assunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil Ter Fev 07 2017, 16:28 | |
| - António José da Silva escreveu:
- e com discos por lavar o vinil nem faz muito sentido.
Mas por favor, lavar é fundamental. Concordo na totalidade. Quando estão muito sujos nem os oiço. Ficam logo de parte para lavar. | |
|
| |
Pedro L200 Membro AAP
Mensagens : 249 Data de inscrição : 09/03/2017 Idade : 45 Localização : Return home
| Assunto: dúvidas Sex Mar 10 2017, 23:01 | |
| Na verdade nunca percebi qual o melhor método de limpeza, ja usei várias "receitas" que fui retirando aqui do fórum mas os resultados são sempre diferentes. Sim eles ficam limpinhos e alguns cheirosos mas ha estalinhos que me na minha modesta opinião em muito se deve à impressão do disco ou o tipo de música que nele está gravada!!! Tenho discos novos em que nada resulta e alguns velhinhos com som limpinho. .... é isto que torna o analógico um verdadeiro quebra cabeças | |
|
| |
Joaor100 Membro AAP
| Assunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil Sáb maio 20 2017, 18:49 | |
| Então fica aqui o meu regime:
Uma primeira passagem com algodão embebido em álcool isopropílico (99%). Passando vários discos (dequeles desmaquilhantes) até que saiam absolutamente brancos. Antes que o álcool evapore completamente passar uma solução de Água destilada com Dr. Wack. Deixar entre 30segundos e uma tarde inteira, dependendo da quantidade de lixo entranhado. Com uma escova de nylon esfregar para levantar os resíduos. Aspirar (com a minha "máquina" DIY)
Depois disto tudo passar pela máquina de ultra-sons do waclaw com o liquido que ele recomenda (4l água destilada, 700ml isopropílico, 10cl fomatol)
Para finalizar, uma segunda (última) passagem com água filtrada pelos ultra-sons.
Deixar secar ao ar e voilá! 98% dos discos soam tão calmos como qualquer fonte digital. | |
|
| |
Roquer Membro AAP
Mensagens : 90 Data de inscrição : 27/03/2017 Localização : Margem Sul
| Assunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil Sáb maio 20 2017, 20:39 | |
| Cá por casa está a acontecer uma lavagem geral a muitos vinil que estavam "parados". Os novos que chegam entram na fila da lavagem. Um borrifador com água destilada e álcool isopropilico, nas proporções 1/5. Uma escova da Clearaudio AC015, panos de microfibra e um sistema DIY manual com uma base rotativa. Ficam impecáveis, claro que alguns (poucos) não abdicam dos pequenos estalidos, mas faz parte do vinil. Lavar vinil é essencial para novos e usados.
Boas audições.
| |
|
| |
TD124 Membro AAP
| Assunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil Sáb Jun 03 2017, 13:17 | |
| Està aqui uma reçeita de liquido de lavagem / limpeza que pareçe eficaz e economico !!!
https://londonjazzcollector.wordpress.com/for-audiophiles/home-brew-cleaner-for-vacuum-rcms/ | |
|
| |
Denon DL-103R Membro AAP
| Assunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil Sex Set 08 2017, 01:10 | |
| Viva! Dia de lavagem com a mais recente aquisição (Okki Nokki MKII). Pré lavagem na Knosti com o bom do Dr. Wack + água destilada (3,5ml para 1L respectivamente). Depois passo para a Okki Nokki com umas gotas também da formula anterior e lavo em zig zag com a escova fornecida. Depois, a respectiva aspiração. O resultado foi muito bom, transformou discos insuportáveis (que apenas com a Knosti não consegui recuperar) em discos perfeitamente audíveis. | |
|
| |
Ghost4u Membro AAP
| Assunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil Sex Set 08 2017, 11:03 | |
| Tendo sido proprietário de uma Okki Nokki, confirmo que cumpre bem a função. Experimentou efectuar a lavagem prescindindo da pré-lavagem na Knosti? | |
|
| |
Denon DL-103R Membro AAP
| Assunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil Sex Set 08 2017, 15:18 | |
| Não experimentei sem a pré lavagem, no entanto a pré lavagem no meu entender serve só para tirar o resíduo mais "grosseiro", tendo notado que a Okki Nokki deixa os discos mesmo impecáveis, além de limpos sem qualquer estática. Agora é só inventarem uma maquineta para reparar os riscos nos discos que não foram tratados com o cuidado devido pelos antigos donos... | |
|
| |
Ghost4u Membro AAP
| |
| |
ducar Membro AAP
| |
| |
| Assunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil Qui Dez 21 2017, 18:00 | |
| Isso só um bom ourives é que pode resolver. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
ducar Membro AAP
| Assunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil Qui Dez 21 2017, 18:31 | |
| Isto toca nas horas. | |
|
| |
Ghost4u Membro AAP
| Assunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil Sáb Dez 23 2017, 09:44 | |
| Para tocar assim, certamente será um relógio de cuco de pulso... | |
|
| |
ducar Membro AAP
| Assunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil Sáb Dez 23 2017, 09:53 | |
| Além disdo o braço está desalinhado.
| |
|
| |
Denon DL-103R Membro AAP
| Assunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil Dom Jan 21 2018, 11:04 | |
| | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: A importancia da higiene "intima" do vinil | |
| |
|
| |
| A importancia da higiene "intima" do vinil | |
|