O Nakamichi BX-125E foi desenvolvido com base na vasta experiência desta empresa com decks de cassetes de alta qualidade. Incorporando grande parte da tecnologia superior da Nakamichi e seguindo sua política de som, este modelo básico oferece características gerais altas e representa um valor extraordinário a um preço moderado, conseguindo facilmente decks muito superiores e até da mesma Marca. Desde logo os engenheiros da Nakamichi quiseram criar uma deck acessível a todos e que fosse a referência para todos os outros decks. Penso que fizeram um trabalho bom demais, pois não me lembro de ouvir um deck assim (exceptuando um deck que foi manipulado pelo João da Bernarda num Audio Vintage).
A descompressão do som é a sua maior arma, não sei tecnicamente o que fizeram os Engenheiros da Nakamichi, mas o som é descomprimindo o suficiente para se ouvir uma múltipla variedade de tipos de música, incluindo a clássica.
Outra nota dominante é o seu equilíbrio tonal, ouvir Mahler e o seu Kindertotenlieder (edição da DG – em crómio) é uma experiência arrepiante, a voz humana torna-se o centro de todas as atenções, a emoção totalmente representada de quem perdeu dois filhos não se consegue com esta perfeição em mais nenhum dos formatos que tenho cá em casa (cd e vinil) a fita reforça a emoção. Beach House no seu B-Sides and rarities, um compêndio de pérolas perdidas ordenadas pela banda como se fosse um álbum de originais, é também extremamente beneficiado pela fita, a voz de Victoria Legrand, conhecida pela sua suavidade, fica aveludada mas em que se ouve todas as suas sibilâncias e emotividades e também pelo efeito mágico do 125-E centramos a atenção para o essencial, a melodia.
Estou a escrever este artigo de opinião ao mesmo a ouvir o 125-E a encantar-me com a obra de De Falla nas suas noites nos jardins de Espanha (Edição DB) com a suas encantadoras cordas e dinâmica de uma orquestra presente e bem enquadrada no espaço com um perfeito placo.
Existem peças reprodutoras de Áudio que merecem a nossa atenção e esta é uma delas. Recomendo até aos possuidores de aparelhos bem mais caros que façam constar este deck no acervo, ele pode precisar de condensadores novos, note-se que a sua produção é de 1985, seguramente de borrachas, mas depois de limpo vai fazer-vos certamente encostar muita coisa bem mais cara que têm aí por casa e vontade, muita, de colecionar cassetes originais.
Caracteristicas técnicas:
Track Configuration: 4 tracks/2-channel stereo
Heads: 2 (1 x erase, 1 x record/playback)
Motors:
Tape Transport:
1 x DC servo motor (capstan drive),
1 x DC motor (reel drive)
Power Source: 100, 120, 120/220-240, 220 or 240V AC; 50/60 Hz
Power Consumption: 23 W max.
Tape Speed: 1-7/8 ips. (4,8 cm/sec.) ±0,5%
Wow-and-Flutter:
Less than ±0,11% WTD Peak;
Less than 0,06% WTD RMS
Frequency response: 20 - 20,000 Hz
Signal-to-Noise Ratio:
Dolby C-Type NR on [70 μs, ZX tape] Better than 68 dB (400 Hz, 3% THD, IHF A-WTD RMS)
Dolby B-Type NR on [70 μs, ZX tape] Better than 62dB (400 Hz, 3% THD, IHF A- WTD RMS)
Total Harmonic Distortion:
Less than 1,0% (400 Hz, 0 dB, ZX tape);
Less than 1,2% (400 Hz, 0 dB, SX, EXII tape)
Erasure: Better than 60 dB (100 Hz, +10 dB)
Separation: Better than 36 dB (1 kHz, 0 dB)
Crosstalk: Better than 60 dB (1 kHz, 0 dB)
Bias Frequency: 105 kHz
Input (Line): 50 mV/40k ohms
Output
(Line): 0,5 V (400 Hz, 0 dB, output levelcontrol at max.) 2,2k ohms;
(Headphones): 2,2 mW into 8 ohms (400 Hz, 0 dB, output level control at max.)
Fast-Wind Time: Approx. 80 sec. (with C-60 cassette)
Dimensions: (WxHxD) 430 x 100 x 250 mm, ( 16-15/16 x 3-15/16 x 9-7/8 inches)
Weight: 5,0 kg, (11 lbs.)