Eu gostava de poder continuar o artigo onde iniciei, mas parece que não dá... ou não sei dar...!!?
Então é assim:Continuação...
Sendo um aparelho comprado avariado, apenas para peças sem direito a retorno,
temos apenas a informação do tipo de avarias que é visível nas fotos:
- Três switchs partidos no painel frontal
- A asa partida
- A caixa com arranhões e mau aspecto geral.
Este Deck tem uma construção soberba, pensada sobretudo para uso profissional.
Toda a máquina é assente num chassi em alumínio maciço fundido o que proporciona grande rigidez ao conjunto.
A caixa é construída numa espécie de fibra/plástico também bastante robusta.
As placas que compõem a parte electrónica, estão separadas uma a uma consoante a sua especificidade e colocadas
de maneira a que sejam bastante acessíveis em caso de intervenção técnica.
Estão conectadas electronicamente por fichas de pins a uma placa colocada por baixo do painel de comando principal do aparelho
onde todos os comandos de funcionamento estão colocados.
Os Switchs diversos de comando, são feitos na própria placa através de pequenas patilhas que se movem internamente e em ligação directa
com a mesma, fazendo desta a placa mãe de comando.
Todos estes contactos têm que estar limpos e polidos de maneira a fazer um contacto electrónico perfeito.
Uma das avarias que trazia eram eixos dos Switchs partidos, como é vulgar nestes aparelhos.
Existe no entanto casas na Alemanha que vendem só os eixos novos o que torna a reparação muito mais económica.
Cada switch destes, mesmo usado, custa uns euros consideráveis.
Digamos que comprei os três eixos pelo valor de um único switch... mais ou menos.
Este Deck possui três brutos motores: Um para o cabrestante e mais dois, um para cada bobine.
São motores eternos, a única coisa que podem alguma vez precisar, são os rolamentos. De resto é só lubrificar.
Foi o caso, já que os rolamentos estavam impecáveis.
A verdade, é que ao contrário de alguns decks iguais que já me passaram pelas mãos, este deck tinha muito pouco desgaste.
As cabeças e trilho de fita, tudo muito novo, coisa rara pelo menos do que tenho visto... diria que teve apenas uso doméstico...!!!
A limpeza de todos os internos do aparelho do pó que se foi acumulando ao longo dos anos é necessária.
Devolver a áurea de novo ao velho dinossauro impõe-se.
Entretanto chegaram as peças do chassi para substituir as partidas.
Não encontrei apenas a partida... tive que comprar o conjunto.
Para substituir a lateral partida, também tive que comprar o par.
Mas nada de preocupante, foram baratas. São o tipo de peças que raramente se vendem,
porque não são coisa de partir facilmente...
Antes de começar a montar, é preciso verificar o estado das cintas dos travões.
Os travões é um mecanismo de extrema importância que fica situado por detrás dos pratos de bobine.
A verdade é que ao longo dos anos, as cintas ficam ressequidas e desgastas, perdendo a eficácia.
Em alguns casos chegam mesmo a fazer chiadeira, ao parar a bobinagem, o que é bastante desagradável.
Além disso, podem deixar descontrolar o movimento das duas bobines, danificando as fitas.
Trata-se daquela tela branca que se vê por baixo...
Aqui foram retiradas as velhas e colocadas as novas.
De seguida, foi feita a montagem e verificação... que fica para o próximo capitulo...
Continua...