Já me apresentei mas ando com muitas dúvidas e dei com o fórum como um espaço de partilha. Decidi comprar um gira discos mas no momento actual o orçamento não é muito saudável. Qualquer forma tenho andado a ler e a estudar, que é do que mais gosto de fazer. Sei que é um tema complicado mas uma das questões que surgiram foi o automatico vs manual. Toda a minha perspectiva inicial era ser automático, era a memória da infância. Acontece que no fim percebi que o Manual tem outras valências e qualidade. Mesmo assim a vitória não é certa visto que entre filhos e netos muitas mãos irão tocar no gira-discos e a facilidade pode ser um ponto. Ser em 2ª mão não é problema desde que seja de uma loja onde eu possa ter alguma ajuda na minha ignorância. Por agora tenho um amplificar e colunas. Assim em duas categorias cheguei a uma lista final:
Rega Planar 1 ou 2 (para aproveitar um em 2º mão) com cabeça Rega Carbon (não conheço a qualidade da mesma). Pro-Ject Primary E AT-LP120X USB - Nesta gama o que me agradava numa perspectiva de poder mudar as cabeças e agulhas quando começar a explorar mais.
Automáticos AT-LP3 / AT-LP2 (parece-me que é o mesmo modelo mas que tem designações diferentes). Technics SL-Q30 com AT84EP (2ª Mão) Pro-Ject Automat A1 (o que menos me gostou)
Semi-Automático Technics SL-1410
Se calhar estou só a comparar impossibilidades mas se me derem uma ajuda agradecia.
Ghost4u Membro AAP
Mensagens : 14347 Data de inscrição : 13/07/2010 Localização : Ilhéu Chão
Assunto: Re: Que GD comprar? Qua Dez 21 2022, 19:49
Prezado Ken Brochman,
Dos gira-bolachas inclusos na sua lista, o Technics SL-1410 garante desempenho considerável. Nos novos modelos Audio-Technica, o AT-LP5X ombreia com modelos mais dispendiosos. Quanto a exemplares usados, vendáveis em sítios como olx, espreite o Ariston Q Deck, Micro Seiki MR-322 ou Pioneer PL-12 e PL-15D.
Cumprimentos fantasmagóricos,
galvaorod gosta desta mensagem
Ken Brockman
Assunto: Re: Que GD comprar? Qua Dez 21 2022, 20:48
obrigado caro Fantasma.
A minha dúvida do SL-1410 é que é o MK1, pelo que entendi é pior que o mk2, com histórico de alguns problemas.
O AT-LP5x interessou-me muito mas a questão do automático está a deixar-me preocupado. Por isso estava mais virado para o AT-LP3/2
Cumprimentos.
fredy Membro AAP
Mensagens : 5130 Data de inscrição : 08/02/2011 Idade : 62 Localização : Casal do Marco - Seixal
Assunto: Re: Que GD comprar? Sex Dez 23 2022, 10:31
Olá
O Audio é tramado... o que uns adoram... outros detestam...
Há muitos anos que digo isto e mantenho... Por haver uma critica de um 1410 que avariou não quer dizer que o gira não seja bom... antes pelo contrário é um excelente gira discos... O automático deixá-lo preocupado...não percebo porquê... os Ingleses é que como não tinham giras automáticos lançaram a "boca" que tinha influência no som...treta... Tanto no mercado de usados como nos novos existem boas opções de giras com preços ditos simpáticos...é uma questão de escolha...