Assunto: "Som" dos amplificadores Ter Fev 07 2023, 17:14
Viva
Mais uma pergunta de leigo para vossa consideração. Existem, parece-me, ao nível de som, vários tipos de amplificadores em que uns são mais neutros, outros mais "analíticos" outros mais "quentes", etc.. Num sistema em que existe pré-amplificador e amplificador de potencia, quem "manda" no som? Serão os dois ou é o de potencia que influencia o tipo de som por ser ele que está antes das colunas.
Manuel Almeida Membro AAP
Assunto: Re: "Som" dos amplificadores Qua Fev 08 2023, 19:00
Viva
A minha pergunta anterior é porque estou a pensar alterar o meu sistema, sem pressas e sem certezas, e procuro um pré-amplificador especifico e não tem sido muito fácil. A especificidade reside no seguinte:
Mínimo 3 entradas RCA Mínimo 1 saída XLR
Dou dois exemplos, mas peço a vossa ajuda na hipótese de conhecerem outras opções.
O ser a válvulas encaminha-me para a primeira pergunta, o pré tem influencia no som?
Obrigado a ambos.
galvaorod Membro AAP
Assunto: Re: "Som" dos amplificadores Qui Fev 09 2023, 16:00
Manuel Almeida escreveu:
O ser a válvulas encaminha-me para a primeira pergunta, o pré tem influencia no som?
Obrigado a ambos.
É uma pergunta muito genérica, mas na realidade o pré tem muita influencia no som, pois é o coração do sistema, embora essa importância seja repartida por todos os componentes no percurso do sinal.
Um pré a válvulas terá um som definido e "macio", bom para vozes (não esquecer que os melhores prés de microfone são a válvulas também). jazz, classica, rock dos anos 70, etc.
Mas no fim é uma questão de gosto e experiência, só depois de passarem alguns aparelhos por nós, começamos a perceber as suas virtudes e limitações e começamos a esboçar o tal gosto pessoal.
Assunto: Re: "Som" dos amplificadores Qui Fev 09 2023, 17:46
galvaorod escreveu:
Manuel Almeida escreveu:
Obrigado a ambos.
É uma pergunta muito genérica, mas na realidade o pré tem muita influencia no som, pois é o coração do sistema, embora essa importância seja repartida por todos os componentes no percurso do sinal.
Um pré a válvulas terá um som definido e "macio", bom para vozes (não esquecer que os melhores prés de microfone são a válvulas também). jazz, classica, rock dos anos 70, etc.
Mas no fim é uma questão de gosto e experiência, só depois de passarem alguns aparelhos por nós, começamos a perceber as suas virtudes e limitações e começamos a esboçar o tal gosto pessoal.
Viva
Aí está o busílis da coisa. Pena é que, no geral, custe tanto. Obrigado.
galvaorod Membro AAP
Assunto: Re: "Som" dos amplificadores Sex Fev 10 2023, 15:36
Manuel Almeida escreveu:
Pena é que, no geral, custe tanto.
Não necessáriamente, os componentes topo de gama têm as piores relações qualidade/preço. A "virtude" costuma estar no meio, e não é preciso gastar muita massa em aparelhos de qualidade, a não ser em situações muito específicas.
TD124 Membro AAP
Mensagens : 8270 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 59 Localização : França
Assunto: Re: "Som" dos amplificadores Sex Fev 10 2023, 18:13
Manuel Almeida escreveu:
... Num sistema em que existe pré-amplificador e amplificador de potencia, quem "manda" no som? Serão os dois ou é o de potencia que influencia o tipo de som por ser ele que está antes das colunas.
Numa visão global e superficial... o amplificador de potência "manda" nas colunas e o préamplificador "manda" no amplificador de potência. Num sistema todos os elementos vão influenciar o resultado e o elemento mais fraco vai limitar o desempenho técnico e sonoro do sistema (com a sala é claro)...
Se a ideia é de "colorir" a escuta então o préamplificador pode ser o elemento que mais pode adicionar uma tonalidade diferente, se a ideia é de aumentar o desempenho técnico então é melhor dirigir-se para o amplificador de potência. Num caso ou noutro a mudança de um destes elementos deve conduzir a uma diferença no resultado sonoro, se não for o caso então é muito mau sinal
galvaorod gosta desta mensagem
Assunto: Re: "Som" dos amplificadores Sáb Fev 11 2023, 14:52
Viva
galvaorod A "virtude" costuma estar no meio, e não é preciso gastar muita massa em aparelhos de qualidade, a não ser em situações muito específicas.
Também é o que penso e, dentro das minhas possibilidades, aceito que, neste caso, para aprender tem que se pagar.
TD124 Num caso ou noutro a mudança de um destes elementos deve conduzir a uma diferença no resultado sonoro
É o que eu espero e pode ser que tenha a sorte dos meus ouvidos gostarem.