| AAP visita Tim Turan | |
|
+10*©uℓto do Ʋıƞıℓ ® Gois MJC Luis Filipe Goios birodisco Milton vlopes Pierre Vodoo António José da Silva 14 participantes |
Autor | Mensagem |
---|
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: AAP visita Tim Turan Seg Ago 22 2011, 20:01 | |
| Nem sempre se tem a oportunidade de conhecer uma lenda viva da engenharia de som, um homem que meteu as suas mãos (ouvidos) em mais de dez mil álbuns. Tim Turan é uma das maiores "autoridades" mundiais do áudio. Para tal também ajuda o facto de ele próprio ser musico ativo e tocar em duas bandas suas com trabalhos editados. Com um história de vida impressionante, Tim é um homem que começou mesmo por baixo e passou por todas as dificuldades que se possam imaginar. Graduou-se em engenharia de som em idade avançada mas já ai com a experiência acumulada de milhares de horas de estúdio. Com tanto conhecimento e reconhecimento internacional eu previa encontrar alguém um pouco para o lado do "snob", mas não poderia estar mais longe da realidade. Homem simpático e "terra a terra" sempre disposta a dois dedos de conversa, seja com os membros dos Slade ou com um simples membro do AAP. Um ser humano fabuloso de origens humildes e com uma igualmente atitude humilde apesar de todo o seu orgulho nos feitos alcançados. Um dos motivos da minha visita era a recente masterização dos trabalhos dos Thin Lizzy para Vinil e editado pela Back On Black (não confundir com Back to Black) e os rasgados elogios obtidos por esse mundo fora. Tive o privilégio de ter nas mãos os Masters originais da Ampex. Umas bobines com uma espessura que eu nem sabia que existiam. Uma caixa grande com todos os trabalhos da Banda. Numa das novas edições dos Thin Lizzy, aparece a foto da caixa do Master Tape. Um dos temas de conversa foi sobre a qualidade de som à qual ele dá tanto valor e a problemática de tanto disco de má qualidade. É algo que ele tenta passar aos seus alunos universitários. O amor por um trabalho bem feito, e para isso, ele é da opinião de que se tem que começar bem por baixo. tem que se saber de tudo. Desde o set-up dos microfones na gravação, o conhecimento do som dos instrumentos etc. Ninguém sai da universidade para ir diretamente para a mesma de operações, assim como um médico não é logo cirurgião. O amor de Tim pela musica é decerto outro fator importante. Ele gosta de musica, é a coisa mais importante para ele. Tal como nós, também ele começou por comprar os vinis em tenra idade para os colocar num Rega Planar 3, um amp Nad e umas Tannoy. E não se esqueceu das origens. Ele diz que do estúdio dele não saem más gravações. Ele não o permite. O equipamento que usa é um misto de profissional (valvulado) onde é necessário, mas a escuta é feita por um equipamento bem conhecido de todos. Um Audiolab 8000A e umas colunas Dynaudio. Esta visita foi a primeira mas decerto que não será a ultima. Já tenho a promessa de, assim que comprar as minhas cópias dos novos vinis, passar por lá para o obrigatório autógrafo. Obrigado Tim Turan. http://www.turanaudio.co.uk/ http://albumcredits.com/Profile/381672 (página vai carregando) PS: Mais algumas fotos se seguem assim que as receber. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Vodoo Membro AAP
Mensagens : 7002 Data de inscrição : 05/07/2010 Localização : Usuário BANIDO
| Assunto: Re: AAP visita Tim Turan Seg Ago 22 2011, 20:06 | |
| | |
|
| |
Pierre Membro AAP
Mensagens : 1576 Data de inscrição : 24/11/2010 Idade : 55 Localização : Elvas
| Assunto: Re: AAP visita Tim Turan Seg Ago 22 2011, 20:30 | |
| Mas que grande surpresa!... Para além de toda a dedicação experiência, profissionalismo e pedagogia... Um Audiolab 8000A | |
|
| |
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: AAP visita Tim Turan Seg Ago 22 2011, 20:34 | |
| Aqui vemos a remasterização de um álbum dos Madness e que foi prensado em vinil de 10". Tudo embalado com bastante beleza. Também convém dizer que o Tim Turan teve lá todo o material do Rory Gallagher que já masterizou e está prestes a saí em vinil (provavelmente em Setembro). _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
| |
| |
| Assunto: Re: AAP visita Tim Turan Seg Ago 22 2011, 20:43 | |
| _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
| Assunto: Re: AAP visita Tim Turan Seg Ago 22 2011, 21:27 | |
| Uma verdadeira relíquia. O Master Tape de Jail Break e de Live And Dangerous. Um pormenor interessante. Reparem no Maters de Jail Braek, ampliem a imagem e vejam o que diz no canto superior direito. Exatamente, as vezes que a Tape passou pelo processo de Backing. Segundo o registo a primeira vez foi em Maio de 98, Janeiro de 2002, Maio de 2004 e apesar de ainda não estar lá mencionado, foi pouco antes de ir para a Turan Audio, portanto em 2011. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte
Última edição por António José da Silva em Seg Ago 22 2011, 21:42, editado 1 vez(es) | |
|
| |
vlopes Membro AAP
Mensagens : 3034 Data de inscrição : 03/07/2010 Localização : Para onde nos pode levar uma música? Para qualquer lugar onde seja capaz de voar o pensamento.
| Assunto: Re: AAP visita Tim Turan Seg Ago 22 2011, 21:37 | |
| - Pierre escreveu:
- Mas que grande surpresa!...
Para além de toda a dedicação experiência, profissionalismo e pedagogia...
Um Audiolab 8000A
eh! eh! os teus audiolab, acabaram de valorizar 50%!!! (sem moody´s!!!) | |
|
| |
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: AAP visita Tim Turan Seg Ago 22 2011, 21:47 | |
| - António José da Silva escreveu:
- O valvulado onde alguma da magia se processa.
É precisamente a Manley que faz magia com as Tannoy SRM 10 ( e só estas !)... Como eu gostava de mandar lá as minhas..... http://www.manley.com/manls.php | |
|
| |
birodisco Membro AAP
Mensagens : 391 Data de inscrição : 29/08/2010 Localização : Setubal
| Assunto: Re: AAP visita Tim Turan Seg Ago 22 2011, 22:12 | |
| muito boas noticias...desde Madness, passando por Rory Gallager...Thin Lizzy adquiridos recentemente...aliás o "Live And Dangerous" é considerado um dos melhores albuns gravados ao vivo... | |
|
| |
| Assunto: Re: AAP visita Tim Turan Seg Ago 22 2011, 22:14 | |
| - birodisco escreveu:
- muito boas noticias...desde Madness, passando por Rory Gallager...Thin Lizzy adquiridos recentemente...aliás o "Live And Dangerous" é considerado um dos melhores albuns gravados ao vivo...
Muita coisa boa e bem executada. Os primeiros a comprarem têm o privilégio de ficar com vinil colorido. http://www.backonblack.com/index.htm _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Vodoo Membro AAP
| Assunto: Re: AAP visita Tim Turan Seg Ago 22 2011, 22:22 | |
| Tenho várias edições em CD, mas esta em Viníl tambêm quero | |
|
| |
| |
| |
Vodoo Membro AAP
| |
| |
Luis Filipe Goios Membro AAP
Mensagens : 10506 Data de inscrição : 27/10/2010 Idade : 66 Localização : Lanhelas - Minho
| Assunto: Re: AAP visita Tim Turan Ter Ago 23 2011, 00:10 | |
| Thin Lizzy ... já vi agora, Rory Gallagher ... maravilha, será que vão sair todos ??? | |
|
| |
| |
| |
MJC Membro AAP
Mensagens : 3625 Data de inscrição : 03/07/2010 Idade : 73 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: AAP visita Tim Turan Ter Ago 23 2011, 01:06 | |
| | |
|
| |
| Assunto: Re: AAP visita Tim Turan Ter Ago 23 2011, 01:15 | |
| - MJC escreveu:
- Grande reportagem.
Com os meus limitados conhecimentos sobre a questão especifica do trabalho que o Turan faz, foi o que pude fazer. Se tivesse podido ter a tua companhia, teria sido bem melhor. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
| Assunto: Re: AAP visita Tim Turan Ter Ago 23 2011, 11:55 | |
| Outro assunto que gosta bastante e estuda, é a psicoacústica e como não poderia deixar de ser, começamos a falar de cabos. E para minha surpresa ele conduziu uma experiência relacionada com os ditos onde envolveu 60 alunos universitários em testes controlados e o resultado foi a total ausência de qualquer diferença audível. Ele diz que, se as propriedades elétricas forem mantidas, quer isto dizer, se as secções não forem de tal forma reduzidas que possam interferir, não é possível destingir cabos. Achei interessante. Aconselhou um livro de um amigo dele (já falecido) que equaciono comprar apesar de me parecer muita areia para a minha camioneta. Este senhor foi o inventor do "Ambisonics and the Soundfield Microphone" http://www.amazon.co.uk/Michael-Gerzon-Robert-Charles-Alexander/dp/0956016006 http://en.wikipedia.org/wiki/Michael_Gerzon Achei interessante compartilhar estes testes do Tim Turan com vocês. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Luis Filipe Goios Membro AAP
Mensagens : 10506 Data de inscrição : 27/10/2010 Idade : 66 Localização : Lanhelas - Minho
| Assunto: Re: AAP visita Tim Turan Ter Ago 23 2011, 12:53 | |
| Não conhecia Tim Turan, nem o que fazia, agora, depois de ler o(s) excelente(s) " relato " do nosso AJS, e, sendo o Tim, acima de tudo uma excelente pessoa, venham daí mais reportagens, entrevistas, visitas ou lá o seja, para a nossa ( minha ) " educação ", aqui pelo AAP. Essa dos cabos é de ter em consideração, penso eu. Haja disponibilidade para continuar a ouvir este senhor. | |
|
| |
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: AAP visita Tim Turan Ter Ago 23 2011, 13:42 | |
| Vê lá se trazes esse gajinho pra buer uns pints de boa cerveja nacional... Podes levá-lo a Espinho... | |
|
| |
| Assunto: Re: AAP visita Tim Turan Ter Ago 23 2011, 13:44 | |
| - Milton escreveu:
- Vê lá se trazes esse gajinho pra buer uns pints de boa cerveja nacional...
Podes levá-lo a Espinho... Tenho que lá passar com um bom Porto nacional. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Milton Membro AAP
| |
| |
| |
| |
Vodoo Membro AAP
| Assunto: Re: AAP visita Tim Turan Ter Ago 23 2011, 15:18 | |
- Outro assunto que gosta bastante e estuda, é a psicoacústica e como não poderia deixar de ser, começamos a falar de cabos. E para minha surpresa ele conduziu uma experiência relacionada com os ditos onde envolveu 60 alunos universitários em testes controlados e o resultado foi a total ausência de qualquer diferença audível. Ele diz que, se as propriedades elétricas forem mantidas, quer isto dizer, se as secções não forem de tal forma reduzidas que possam interferir, não é possível destingir cabos.
Achei interessante.
Aconselhou um livro de um amigo dele (já falecido) que equaciono comprar apesar de me parecer muita areia para a minha camioneta. Este senhor foi o inventor do "Ambisonics and the Soundfield Microphone"
http://www.amazon.co.uk/Michael-Gerzon-Robert-Charles-Alexander/dp/0956016006
http://en.wikipedia.org/wiki/Michael_Gerzon
Achei interessante compartilhar estes testes do Tim Turan com vocês. Essa dos cabos têm muito que se lhe diga, e nada têm a vêr com preços ou marcas !!! Sory Mate !!! | |
|
| |
| Assunto: Re: AAP visita Tim Turan Ter Ago 23 2011, 15:23 | |
| - Vodoo escreveu:
Essa dos cabos têm muito que se lhe diga, e nada têm a vêr com preços ou marcas !!! Sory Mate !!!
Ninguém falou nem de preços, nem de marcas. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Vodoo Membro AAP
| Assunto: Re: AAP visita Tim Turan Ter Ago 23 2011, 15:32 | |
| Claro que não, apenas afirmo que existêm diferênças e algumas bêm notórias e não sou iluminado !!! | |
|
| |
Gois Membro AAP
Mensagens : 255 Data de inscrição : 31/10/2010 Idade : 56 Localização : Espinho
| Assunto: Re: AAP visita Tim Turan Qua Ago 24 2011, 09:07 | |
| Caro AJS, Parabens por mais esta bela reportagem!! Ter o privilegio de fazer um visita a um estudio como este.......não é para qualquer um. Em relação a trazer a Espinho, FORÇA........... Cumprimentos Gois | |
|
| |
| Assunto: Re: AAP visita Tim Turan Qua Ago 24 2011, 13:45 | |
| - Gois escreveu:
- .......não é para qualquer um.
Claro que é para qualquer um. Qualquer um que tenha a sorte de morara a cinco minutos de distancia:c-c: mais a sorte de o Tim ser um gajo que recebe qualquer pessoa de braços abertos. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
*©uℓto do Ʋıƞıℓ ® Membro AAP
Mensagens : 1377 Data de inscrição : 04/07/2010 Idade : 51 Localização : Terra da Capa Rica
| Assunto: Re: AAP visita Tim Turan Qua Ago 24 2011, 16:18 | |
| Muito bem António, estás em grande, e como é bom ler algo tão proveitoso sobre uma das grandes bandas do rock (hard), os Thin Lizzy felizmente moram por cá à muito e o Live é sem duvida um dos grandes registos. obrigado | |
|
| |
| Assunto: Re: AAP visita Tim Turan Qua Ago 24 2011, 16:20 | |
| - *©uℓto do Ʋıƞıℓ ® escreveu:
- Muito bem António, estás em grande, e como é bom ler algo tão proveitoso sobre uma das grandes bandas do rock (hard), os Thin Lizzy felizmente moram por cá à muito e o Live é sem duvida um dos grandes registos. obrigado
Por acaso tenho um original UK de Jail Break naquela capa "estranha" ainda por lavar. Lá vai ter que ser... _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Vodoo Membro AAP
| Assunto: Re: AAP visita Tim Turan Qua Ago 24 2011, 18:38 | |
| | |
|
| |
| Assunto: Re: AAP visita Tim Turan Seg Set 26 2011, 16:14 | |
| Já estão disponíveis dois dos álbuns remasterizados por Tim Turan. Podem ser vistos e encomendados aqui. http://www.backonblack.com/catalogue.htm _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
| Assunto: Re: AAP visita Tim Turan Seg Set 26 2011, 16:35 | |
| E porque fotos nunca são demais, posso partilhar a minha alegria por ter podido estar com todos os Master Tapes dos Thin Lizza na mão. Uma sensação estranha saber que aquelas bobines foram as que estiveram com eles no estúdio e perduram até ao dia de hoje. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Stereo Membro AAP
Mensagens : 3493 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 64 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: AAP visita Tim Turan Ter Set 27 2011, 19:05 | |
| Bem que gostava de poder visitar esta pessoa! É que parece termos muito em comum, alem de um Audiolab. | |
|
| |
Vodoo Membro AAP
| Assunto: Re: AAP visita Tim Turan Ter Set 27 2011, 21:50 | |
| Poís é, um Audiolab ?? Ena pá esse tipo deve de estar doido ou surdo vejam só um Audiolab 8000A !!! Porquê logo isso se qualquer coisita JAPONESA É MELHOR !!! Onde é que eu li isto | |
|
| |
Pierre Membro AAP
Mensagens : 1576 Data de inscrição : 24/11/2010 Idade : 55 Localização : Elvas
| |
| |
Stereo Membro AAP
| Assunto: Re: AAP visita Tim Turan Ter Set 27 2011, 22:11 | |
| | |
|
| |
Vodoo Membro AAP
| Assunto: Re: AAP visita Tim Turan Ter Set 27 2011, 22:22 | |
| Mas quêm ?? Eu ?? | |
|
| |
Fran Membro AAP
Mensagens : 8496 Data de inscrição : 08/12/2011 Localização : Usuário BANIDO
| Assunto: Re: AAP visita Tim Turan Qui Fev 23 2012, 13:54 | |
| Interessante, nunca tinha visto este tópico. Thanks AJS - António José da Silva escreveu:
- E porque fotos nunca são demais, posso partilhar a minha alegria por ter podido estar com todos os Master Tapes dos Thin Lizza na mão . Uma sensação estranha saber que aquelas bobines foram as que estiveram com eles no estúdio e perduram até ao dia de hoje.
E o que é que tinhas na tua mão, esquerda? Hein?! E na direita, um isqueiro?? Tu até nem fumas (tabaco) | |
|
| |
| Assunto: Re: AAP visita Tim Turan Qui Fev 23 2012, 13:59 | |
| _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Fran Membro AAP
| Assunto: Re: AAP visita Tim Turan Qui Fev 23 2012, 14:08 | |
- ... Tenho a informar que fui eu que tirei as fotos.
Quer dizer, disses que tiveste nas tuas mãos, todos os Masters dos Thin Lizzy, pões uma foto para registar tal facto, e agora vens com "histórias" que foste tu que tiraste as fotos?! Vai-te "catar" António | |
|
| |
| Assunto: Re: AAP visita Tim Turan Qui Fev 23 2012, 14:12 | |
| Nao me importo de me ir catar mas não altera nada no facto de ter sido eu a tirar as fotos. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Fran Membro AAP
| |
| |
Jorge Ferreira Membro AAP
Mensagens : 3386 Data de inscrição : 05/11/2011 Idade : 56 Localização : Palmela
| Assunto: Re: AAP visita Tim Turan Qui Fev 23 2012, 21:40 | |
| Também entrei para este forum depois desse tópico, nunca tinha visto isto, excelente!!!! | |
|
| |
Ulrich Membro AAP
Mensagens : 4947 Data de inscrição : 06/10/2011 Idade : 46 Localização : Aveiro
| Assunto: Re: AAP visita Tim Turan Qui Fev 23 2012, 22:15 | |
| | |
|
| |
Stereo Membro AAP
| Assunto: Re: AAP visita Tim Turan Qui Fev 23 2012, 22:27 | |
| Com esta brincadeira o Audiolab 8000A ainda acaba por valorizar e, quem sabe, um destes dias o meu possa ser vendido por 20.000 ou 30.000€. Então, talvez eu o venda. | |
|
| |
| Assunto: Re: AAP visita Tim Turan Qui Fev 23 2012, 22:30 | |
| - Stereo escreveu:
- Com esta brincadeira o Audiolab 8000A ainda acaba por valorizar e, quem sabe, um destes dias o meu possa ser vendido por 20.000 ou 30.000€. Então, talvez eu o venda.
Mas era só "talvez". )__((: _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Stereo Membro AAP
| Assunto: Re: AAP visita Tim Turan Sex Fev 24 2012, 23:13 | |
| | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: AAP visita Tim Turan | |
| |
|