| Elcaset big flop | |
|
+2António José da Silva Milton 6 participantes |
Autor | Mensagem |
---|
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Elcaset big flop Seg 22 Ago 2011 - 21:42 | |
| A Elcaset foi mais um formato audio analógico criado pela Sony em 1976, e que se destinava ao audio de qualidade, uma vez que conseguia prestações semelhantes às dos bons Reel to Reel. Mas o que é certo que os audiófilos, os destinatários desse media, não ficaram convencidos, e o formato acabou por morrer em 1980. A cassete Elcaset era idêntica às primeiras cassetes da RCA no tamanho, e muito parecidas na forma com as cassetes normais. [img] [/img] A fita Elcaset tinha o dobro da largura e corria ao dobro da velocidade das cassetes convencionais.Isso permitia-lhe produzir um som com melhor reposta de frequências e melhor gama dinâmica aliado a um menor ruido "hiss"(ruido de alta freq.). Uma diferença notória era o mecanismo em que, à semelhança dos R2R, a fita era "retirada" da cassete e puxada por um cabrestante, passava por 3 cabeças separadas, e isso fazia toda a diferença na "wow & flutter". O sistema era bastante completo e solido, mas foi um flop de vendas, graças sobretudo aos bons construtores de decks de cassetes como a Nakamichi, Revox, e outras que nessa altura já ofereciam uma qualidade acima da média em cassetes de tamanho convencional. Mas produziram-se nessa altura máquinas memoráveis, que eu um dia gostava de experimentar... [img] [/img] [img] [/img] [img] [/img] [img] [/img] | |
|
| |
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Elcaset big flop Seg 22 Ago 2011 - 21:47 | |
| As cassetes podem não ter tido a qualidade desejada ou provavelmente seriam muito caras para vir a ter sucesso, mas os aparelhos para as reproduzir e que aqui postastes, tinham muita pinta. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Vodoo Membro AAP
Mensagens : 7002 Data de inscrição : 05/07/2010 Localização : Usuário BANIDO
| Assunto: Re: Elcaset big flop Seg 22 Ago 2011 - 22:19 | |
| | |
|
| |
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: Elcaset big flop Seg 22 Ago 2011 - 22:53 | |
| Alguma publicidade da época : [img] [/img] [img] [/img] | |
|
| |
luis lopes Membro AAP
Mensagens : 4993 Data de inscrição : 25/02/2011 Idade : 57 Localização : Covilhã
| Assunto: Re: Elcaset big flop Ter 23 Ago 2011 - 20:02 | |
| (não têm por ai um smile a BABAR.......) | |
|
| |
PALUSE Membro AAP
Mensagens : 1384 Data de inscrição : 07/11/2010 Idade : 59 Localização : Vale da Amendoeira.
| Assunto: Re: Elcaset big flop Qui 25 Ago 2011 - 13:52 | |
| Este formato (EL Cassette) e a opção dos 9,5 cm/s nos decks de cassetes, Nakas incluidos, foram duas oportunidades deitadas fora... No mercado doméstico tinham arrumado com os RtR! Imaginem um tôpo de gama do fim dos anos 90 a rasgar a 9,5cm/s com fitas do fim dos anos 90!!! Ainda estou tentado a desgraçar o meu AD-S950 e pôr o tipo a derrapar a 9,5 cm/s! Com uma SA-X a 9,5cm/s deve ser um encanto! | |
|
| |
Milton Membro AAP
| Assunto: Re: Elcaset big flop Qui 25 Ago 2011 - 14:03 | |
| - PALUSE escreveu:
-
Ainda estou tentado a desgraçar o meu AD-S950 e pôr o tipo a derrapar a 9,5 cm/s! Com uma SA-X a 9,5cm/s deve ser um encanto! Deve ser um encanto a enrolar as fitas Mas é uma questão de experimentares, também estou curioso. Tirando o facto das fitas das cassetes convencionais serem mais finas, e feitas a pensar naquela velocidade e tipo de transporte, em teoria deviam tocar melhor. Ou é da raridade, ou da curiosidade, ou a coisa tem mesmo procura, porque os preços no eBay estão upa, upa.... | |
|
| |
Milton Membro AAP
| Assunto: Re: Elcaset big flop Qui 25 Ago 2011 - 14:07 | |
| Também havia a versão portátil : [img] [/img] | |
|
| |
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Elcaset big flop Qui 25 Ago 2011 - 15:35 | |
| Parece-me que a Sony se inspirou na Nagra. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Milton Membro AAP
| Assunto: Re: Elcaset big flop Qui 25 Ago 2011 - 16:54 | |
| - António José da Silva escreveu:
- Parece-me que a Sony se inspirou na Nagra.
Ou nos Marantz... [img] [/img] [img] [/img] [img] [/img] Ou nos UHER [img] [/img] | |
|
| |
| Assunto: Re: Elcaset big flop Qui 25 Ago 2011 - 17:03 | |
| Mas o seletor do lado direito é mesmo típico Nagra, não acham? _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Milton Membro AAP
| Assunto: Re: Elcaset big flop Qui 25 Ago 2011 - 17:10 | |
| Em finais de 1979, a Sony vendeu toda existência de decks, cassetes e peças, para a companhia que ganhou o concurso internacional, na Finlândia. Essa companhia depois vendeu os decks ao desbarato, com cassetes de oferta, e promessa de assistência por 10 anos. Tempos depois começaram a vender as cassetes ás caixas, a preço de saldo... [img] [/img] [img] [/img] Portanto, se alguém fôr à Finlândia, avise !...Lá devem encontrar-se máquinas destas bem baratas... | |
|
| |
Milton Membro AAP
| Assunto: Re: Elcaset big flop Qui 25 Ago 2011 - 17:11 | |
| - António José da Silva escreveu:
- Mas o seletor do lado direito é mesmo típico Nagra, não acham?
Tens razão, não tinha reparado nesse pormenor, é mesmo parecido com os Nagra | |
|
| |
PALUSE Membro AAP
Mensagens : 1384 Data de inscrição : 07/11/2010 Idade : 59 Localização : Vale da Amendoeira.
| Assunto: Re: Elcaset big flop Sex 26 Ago 2011 - 17:39 | |
| - Milton escreveu:
- PALUSE escreveu:
-
Ainda estou tentado a desgraçar o meu AD-S950 e pôr o tipo a derrapar a 9,5 cm/s! Com uma SA-X a 9,5cm/s deve ser um encanto! Deve ser um encanto a enrolar as fitas Mas é uma questão de experimentares, também estou curioso. Tirando o facto das fitas das cassetes convencionais serem mais finas, e feitas a pensar naquela velocidade e tipo de transporte, em teoria deviam tocar melhor.
Ou é da raridade, ou da curiosidade, ou a coisa tem mesmo procura, porque os preços no eBay estão upa, upa.... Olá Milton. É uma moda dos "velhotes"! De facto deve ser um encanto a enrolar as fitas, se o eixo "frontal" tiver velocidade angular para manter alguma tensão, o que me parece o caso quando o vejo a rodar sem cassete inserida, ele roda bem mais depressa! A segunda dúvida é a margem de ajuste do motor dos cabrestantes, mas pelo que me lembro quando ajustei a velocidade do Aiwa pela do CR-4 e dei umas voltas ao potenciometro para o "desempedrenir", o contador do "Oscilo" passou perto dos 6Khz, penso eu de que... | |
|
| |
Rui Pinho Membro AAP
Mensagens : 467 Data de inscrição : 27/05/2011 Idade : 70 Localização : S.Domingos de Rana
| Assunto: Re: Elcaset big flop Sáb 27 Ago 2011 - 12:59 | |
| - PALUSE escreveu:
-
Este formato (EL Cassette) e a opção dos 9,5 cm/s nos decks de cassetes, Nakas incluidos, foram duas oportunidades deitadas fora... No mercado doméstico tinham arrumado com os RtR! Imaginem um tôpo de gama do fim dos anos 90 a rasgar a 9,5cm/s com fitas do fim dos anos 90!!! Ainda estou tentado a desgraçar o meu AD-S950 e pôr o tipo a derrapar a 9,5 cm/s! Com uma SA-X a 9,5cm/s deve ser um encanto! Tambem já me passou isso pela cabeça mas nunca fiz,Mas deve ser giro atendendo á qualidade das ultimas maquinas de cassete Para 9,5 terá que se afinar tudo novamente ,bias eq, etc.... | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Elcaset big flop | |
| |
|
| |
| Elcaset big flop | |
|