Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
Assunto: O exemplo de Lanhelas Sex Set 09 2011, 00:58
Convicto de que o nosso grande amigo Luís Filipe Goios me irá perdoar esta pequena inconfidência, gostaria de vos mostrar aquilo que considero um exemplo em tempo de crise e negativismo. Numa altura onde a auto-estima de nossa nação anda de rastos e onde nos esquecemos do muito de bom que temos e que somos em comparação com outros países/povos que beneficiam de situações económicas mais favoráveis, é de louvar haver pessoas que conseguem salientar aquilo que muitos tentam denegrir e esconder. A grande nação de homens e mulheres que somos, mesmo mal governados. E é bonito quando as nossas muitas virtudes são elogiadas e enaltecidas. Temos uma nação de gente boa. Temos uma nação com um coração imenso e humano.
Que Lanhelas sirva de exemplo ao mesmo tempo que nos enche de orgulho de sermos portugueses.
_________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince
If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...
The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte
Luis Filipe Goios Membro AAP
Mensagens : 10506 Data de inscrição : 27/10/2010 Idade : 66 Localização : Lanhelas - Minho
Assunto: Re: O exemplo de Lanhelas Sex Set 09 2011, 18:07
Quero agradecer as palavras amigas do amigo António. Obrigado !!! Não sendo minha intenção de o pequeno " filme " aparecer por aqui, claro que o António está perdoado.
Stereo Membro AAP
Mensagens : 3493 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 64 Localização : Lisboa
Assunto: Re: O exemplo de Lanhelas Sex Set 09 2011, 22:09
Isto faz-me lembrar agora a selecção das 7 maravilhas gastronómicas, cujo interesse é o de constituir uma espécie de bilhete postal. É claro que não deixa de ser positivo, mas mais positivo é mostrar preocupação com as gastronomia portuguesa, que não se pode nem deve resumir as 7 exemplos, pois é muito rica e que é muito vasta. O mesmo acontece com o biológico, que felizmente está a encontrar um crescente investimento.
Ainda bem que colocas-te o video. Qualquer dia tenho que lá ir comer um petisco desses.
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
Assunto: Re: O exemplo de Lanhelas Sex Set 09 2011, 22:47
Por falar nisso, vejam lá se votam na sopa de pedra !!!
Stereo Membro AAP
Mensagens : 3493 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 64 Localização : Lisboa
Assunto: Re: O exemplo de Lanhelas Sáb Set 10 2011, 14:08
Milton escreveu:
Por falar nisso, vejam lá se votam na sopa de pedra !!!
Eu não consigo votar: são tantas as maravilhas que não consigo deixar umas de fora elegendo outras! Eu posso dizer que votaria sem qualquer dúvida nesta sopinha! Mas há tantas... e algumas que nem são mencionadas... Só para deixar uma pequena amostra... uma sopa da minha terra a que chamamos caldo de farinha, que é feita com uma farinha especifica à base de farinha de milho, levando batata, couve galega e feijão castanho (ou manteiga?...), sendo que também é preciso saber fazer especialmente o diluir a farinha. E pratos como: feijoada à transmontana, feijoada de choco ou marisco, dobrada; caldeiradas várias; chanfana e outros do gênero; favas guisadas, ervilhas... e a lista seria enorme!
Ferpina Membro AAP
Mensagens : 10767 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 69 Localização : Assado - Perú
Assunto: Re: O exemplo de Lanhelas Ter Set 13 2011, 10:12
Mais um video sobre a Festa da Solha em Lanhelas
http://videos.sapo.pt/qTlwSmWqOmZ5iTZbFySQ
e também uma vista lá do alto...
_________________
rneiva Membro AAP
Mensagens : 298 Data de inscrição : 26/08/2010 Idade : 65 Localização : Lisboa
Assunto: Re: O exemplo de Lanhelas Ter Set 13 2011, 16:20
Conheço bem Lanhelas já que desde pequeno que passo férias na aldeia ao lado, Seixas.
É uma pena que a Festa das Solhas seja em Setembro quando já não há lá muita gente mas aquilo é soberbo: solhas grandes e gordinhas bem fritas, acompanhadas com arroz tomate e terminado com um caldo verde à maneira. Tudo regadinho com verde, of course.
Mas o que mais gosto são as solhas secas/fumadas que para mim são ainda melhores que as "tradicionais" e em Lanhelas são especialistas nisto.
Ainda este ano foram abaixo umas quantas apesar de não serem muito famosas. As próprias peixeiras estavam chateadas pela qualidade das solhas do Rio Minho este ano. E para se conseguir umas solhas secas há que "ter conhecimentos" já que não aparecem assim como assim, é quase contrabando.
Stereo Membro AAP
Mensagens : 3493 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 64 Localização : Lisboa
Assunto: Re: O exemplo de Lanhelas Ter Set 13 2011, 18:15
Ainda no conta-bando?!...
Luis Filipe Goios Membro AAP
Mensagens : 10506 Data de inscrição : 27/10/2010 Idade : 66 Localização : Lanhelas - Minho
Assunto: Re: O exemplo de Lanhelas Ter Set 13 2011, 18:35
[quote="Ferpina"]Mais um video sobre a Festa da Solha em Lanhelas
e também uma vista lá do alto...
Olá Fernando, Obrigado por postares este filme, foi feito por um grande amigo e primo , fã do aeromodelismo, ainda agora acabei de vir do Porto com ele. Tem alguns mais recentes e com mais qualidade que ainda não colocou no YT, não é muito dessas coisas.
Luis Filipe Goios Membro AAP
Mensagens : 10506 Data de inscrição : 27/10/2010 Idade : 66 Localização : Lanhelas - Minho
Assunto: Re: O exemplo de Lanhelas Ter Set 13 2011, 18:50
rneiva escreveu:
Conheço bem Lanhelas já que desde pequeno que passo férias na aldeia ao lado, Seixas.
Mas o que mais gosto são as solhas secas/fumadas que para mim são ainda melhores que as "tradicionais" e em Lanhelas são especialistas nisto.
E para se conseguir umas solhas secas há que "ter conhecimentos" já que não aparecem assim como assim, é quase contrabando.
Ora aqui está um " conhecedor ", e vizinho , foi pena não poder estar por cá nesta data pois as ( solhas ) deste ano estavam uma delícia, e , sim, as verdadeiras por cá são " secas / fumadas ",e que nestes três dias foram consumidas + ou - 800 Kg, uma loucura. Caro rneiva, possivelmente já nos cruzamos por estas bandas e se alguma vez " precisar " do pitéu, avise !
( o estavam uma delícia é verdade, não fosse eu "mordomo" da festa e, que tanto trabalhinho deram.)
reirato Membro AAP
Mensagens : 3642 Data de inscrição : 08/11/2010 Idade : 80 Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa
Assunto: Ai! Quer saudades, meu Deus... Ter Set 13 2011, 23:22
Há por aí uns quarenta e cinco anos|||
Co'os diabos como é velho...
Passei por aí, durante 3 anos seguidos [ 67-68-69 e depois 72 ], longas temporadas de dois/três meses cada e foram várias.
Era solteiro, bom rapaz, tinhas uns cobres no bolso e boa vida, tempo não me faltava, carro acabado de estrear com a gasolina que era aí a 3 ou 4 ESCUDOS/litro. As tolices que se fazem nessas idades, às 4/5 horas acabavam as minhas obrigações na Empresa de Pesca e lá ia todo pimpão de carro Avenida acima, virava pela rua Manuel Espregueira (julgo?) e entrava na Praça da República, estacionava-se onde se queria, na altura junto à Pastelaria Natário onde os pastelinhos doces e salgados ainda me fazem água na boca e onde iam passar todas as meninas para o lanche do passeio. Lanche acabado se não fisgasse ninguém conhecido, pegava no carro e punha-me a passear entre a praça e a marginal junto ao rio, descia pela Gago Coutinho e subia pela outra até ao largo da Matriz, voltava á Praça e aí dava duas, três, quatro voltas ao chafariz em frente ao Hospital velho, muito devagar, a patrulhar as tropas.
Corri todo o Alto Minho, de Viana ( a base ) aos Arcos e Pte. de Lima, ou pela costa o Cais Novo, a Gelfa, Lanhelas (pois claro), Seixas (a terra do S.Pedro, não era?...), Afife, ai! Afife, tive lá uma namorada, era de Viana e profª na Escola de Freixieiro do Soutelo e... de Afife, de Afife era a Mordoma do Rancho, status de relevo no contexto social da época em Viana.
Pois, mas curioso, nunca provei as solhas de que falam, distração minha mas não recordo nada á volta disso, de solhas, talvez pela época do ano, será que só se consomem no fim do Verão, mas nem sequer me lembro de ouvir falar nelas, é que em Setembro normalmente não era altura de estarmos em terra... Agora de lampreias, enchi a barriguinha, tanto em Viana, que estavamos lá logo que terminava o defeso e depois pela Páscoa, mandavam encomendas para bordo com conservas artesanais/caseiras das lampreias ( enlatadas, semi cozinhadas ).
Pois, mas não devia ser hábito muito corrente na altura, essa cena das solhas, porque se fossem muito populares/apreciadas na altura e fumadas ainda por cima, de certeza alguém as mandaria como regalo aos seus familiares, digo eu.
O outro hábito/passatempo, nos dias em que não havia lanche no Natário, ia-se em romaria á volta das tasquinhas, que havia umas tantas; para provar o tinto (verde pela malguinha, pois claro) mais o petisco que todas apresentavam, acabado de cozinhar ali ás 5/6 horas e depois á outra que o tinto é alvarinho e lá abaixo que tem loureiro e o Manelzinho da Abelheira tem um maduro de Chaves e prá acabar ao Zé d'Anha que fica em caminho de casa!
Não sei, ainda hoje não sei como é que conseguiam ir para casa e ter de jantar com a familia...
Pois, mas já não há mais nada disso... a minha namorada e o Manelzinho e o Zé e o Costa e o Luis Braga e o Ângelo e mais tantos outros que não me lembro, já foram faz tempo...
Luis Filipe Goios Membro AAP
Mensagens : 10506 Data de inscrição : 27/10/2010 Idade : 66 Localização : Lanhelas - Minho
Assunto: Re: O exemplo de Lanhelas Qua Set 14 2011, 00:53
Caro reirato, é verdade que já nessa época havia a festa, não era tão conhecida pelo nome de hoje ( Festa das solhas), mas já se degustavam com um autêntico pitéu, só para conhecedores. As festas continuam a ser em honra do Sr. da Saúde e Sta. Rita de Cássia e as solhas funcionavam como um " petisco " por cá servido, pois era " época " da pescaria da dita, e secavam-se para se poderem conservar, e sim enviavam-se para os familiares e amigos para cá e para o estrangeiro O seu roteiro de Viana é magnífico e tirando alguns " erros " de fácil correcção com GPS, fez-me bem ler o dito, para quem conhece muito bem Viana ( a minha terra de adopção ), vivi, estudei e trabalhei ao todo durante 35 anos, é sem dúvida uma cidade a rever. Linda !!! E, essas " capelas ", que saudades, mas o " Manelzinho " Natário ainda está bem vivo e recomenda-se.
Luis Filipe Goios Membro AAP
Mensagens : 10506 Data de inscrição : 27/10/2010 Idade : 66 Localização : Lanhelas - Minho
Assunto: Re: O exemplo de Lanhelas Sex Fev 17 2012, 22:28
Estava eu a ouvir a música postada pelo amigo Vodoo a servir de fundo a este " filme " aqui do sítio e não resisti, aqui vos deixo, espero que gostem!
(a música de fundo.... eu prefiro a do Bernard A. , e que bem que " caiu ".) bom fim-de-semana. abraço
Vodoo Membro AAP
Mensagens : 7002 Data de inscrição : 05/07/2010 Localização : Usuário BANIDO
Assunto: Re: O exemplo de Lanhelas Sex Fev 17 2012, 23:19
Ulrich Membro AAP
Mensagens : 4947 Data de inscrição : 06/10/2011 Idade : 46 Localização : Aveiro
Assunto: Re: O exemplo de Lanhelas Sex Fev 17 2012, 23:37
Parabéns pelo vídeo, está fantástico.
rneiva Membro AAP
Mensagens : 298 Data de inscrição : 26/08/2010 Idade : 65 Localização : Lisboa
Assunto: Re: O exemplo de Lanhelas Sáb Fev 18 2012, 07:23
Conheço bem o sitio. O meu barco está em Seixas, a aldeia do lado, o durante o mês de Agosto saiu ao rio sempre que não chove. Há um barzinho aí em Lanhelas mesmo ao lado do rio que dá um jeitão para ir tomar um café a meio da tarde quando estamos numa dessas ilhas, quase sem ninguém, a passar a tarde.
Parabéns pelo filme.
Luis Filipe Goios Membro AAP
Mensagens : 10506 Data de inscrição : 27/10/2010 Idade : 66 Localização : Lanhelas - Minho
Assunto: Re: O exemplo de Lanhelas Sáb Fev 18 2012, 12:20
rneiva escreveu:
Conheço bem o sitio. O meu barco está em Seixas, a aldeia do lado, o durante o mês de Agosto saiu ao rio sempre que não chove. Há um barzinho aí em Lanhelas mesmo ao lado do rio que dá um jeitão para ir tomar um café a meio da tarde quando estamos numa dessas ilhas, quase sem ninguém, a passar a tarde.
Parabéns pelo filme.
Teremos então que tomar um cafézito, por aqui no bar do rio.
rneiva Membro AAP
Mensagens : 298 Data de inscrição : 26/08/2010 Idade : 65 Localização : Lisboa
Assunto: Re: O exemplo de Lanhelas Sáb Fev 18 2012, 12:31
Com todo o gosto. Para isto não ficar no reino das intenções, manda-me os teus dados e eu marco na agenda para te ligar em Agosto.
E aproveito para meter uma cunha para umas solhas fumadas que são difíceis de conseguir. Imagino que alguém da mafia local com conhecimentos as pode conseguir.
Um abrço
Rogério Neiva
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
Assunto: Re: O exemplo de Lanhelas Sáb Fev 18 2012, 12:34
Barcos, solhas fumadas e eu nada.....
_________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince
If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...
The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte
rneiva Membro AAP
Mensagens : 298 Data de inscrição : 26/08/2010 Idade : 65 Localização : Lisboa
Assunto: Re: O exemplo de Lanhelas Sáb Fev 18 2012, 12:39
Aparece lá em Agosto e tens tudo isto e mais.
Fran Membro AAP
Mensagens : 8496 Data de inscrição : 08/12/2011 Localização : Usuário BANIDO
Assunto: Re: O exemplo de Lanhelas Sáb Fev 18 2012, 12:41
António José da Silva escreveu:
Barcos, solhas fumadas e eu nada.....
Tu?! É hamburgers, e, e ...
Luis Filipe Goios Membro AAP
Mensagens : 10506 Data de inscrição : 27/10/2010 Idade : 66 Localização : Lanhelas - Minho
Assunto: Re: O exemplo de Lanhelas Sáb Fev 18 2012, 12:41
Caro Ricardo, De seguida enviarei PM. Quanto às solhas secas, fumadas, divinais, com certeza se arranjarão, não sendo preciso recorrer ao Capone, terei todo o gosto em poder proporcionar-te fornecedor de qualidade Abraço Filipe
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
Assunto: Re: O exemplo de Lanhelas Sáb Fev 18 2012, 13:36
Luis Filipe Goios escreveu:
terei todo o gosto em poder proporcionar-te fornecedor de qualidade Abraço Filipe
E eu, e eu, e eu.....
Já sei, sou um chato e vou para aquele sitio.
_________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince
If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...
The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte
Luis Filipe Goios Membro AAP
Mensagens : 10506 Data de inscrição : 27/10/2010 Idade : 66 Localização : Lanhelas - Minho
Assunto: Re: O exemplo de Lanhelas Sáb Fev 18 2012, 13:44
António José da Silva escreveu:
Luis Filipe Goios escreveu:
terei todo o gosto em poder proporcionar-te fornecedor de qualidade Abraço Filipe
E eu, e eu, e eu.....
Já sei, sou um chato e vou para aquele sitio.
É só aparecer ...
Fran Membro AAP
Mensagens : 8496 Data de inscrição : 08/12/2011 Localização : Usuário BANIDO
Assunto: Re: O exemplo de Lanhelas Sáb Fev 18 2012, 14:19
Luis Filipe Goios escreveu:
Estava eu a ouvir a música postada pelo amigo Vodoo a servir de fundo a este " filme " aqui do sítio e não resisti, aqui vos deixo, espero que gostem!
(a música de fundo.... eu prefiro a do Bernard A. , e que bem que " caiu ".) bom fim-de-semana. abraço
Bonito, sim senhor
Filmado de para-pente?
Ulrich Membro AAP
Mensagens : 4947 Data de inscrição : 06/10/2011 Idade : 46 Localização : Aveiro
Assunto: Re: O exemplo de Lanhelas Sáb Fev 18 2012, 14:20
É só convites para um lado e para o outro , até mete n$%&...
Que tal combinar um encontro AAP em Aveiro , organizo eu?
e o amigo LFG traz as famosas solhas "fumadas" (Sócio não é pra ti )
Luis Filipe Goios Membro AAP
Mensagens : 10506 Data de inscrição : 27/10/2010 Idade : 66 Localização : Lanhelas - Minho
Assunto: Re: O exemplo de Lanhelas Sáb Fev 18 2012, 14:36
Fran escreveu:
Bonito, sim senhor
Filmado de para-pente?[/quote]
Não amigo Fran, está no fim do filme, é um avião (?) planador telecomandado, é de um amigo(primo), que é um craque nestas "andanças". Fico feliz por gostarem!
Luis Filipe Goios Membro AAP
Mensagens : 10506 Data de inscrição : 27/10/2010 Idade : 66 Localização : Lanhelas - Minho
Assunto: Re: O exemplo de Lanhelas Sáb Fev 18 2012, 14:41
Ulrich escreveu:
É só convites para um lado e para o outro , até mete n$%&...
Que tal combinar um encontro AAP em Aveiro , organizo eu?
e o amigo LFG traz as famosas solhas "fumadas" (Sócio não é pra ti )
Amigo Ulrich, as solhas são " fruta da época ", não há todo o ano e fumadas então .... como diria o amigo rneiva, são como "contrabando", mas, logo se vê.
Ulrich Membro AAP
Mensagens : 4947 Data de inscrição : 06/10/2011 Idade : 46 Localização : Aveiro
Assunto: Re: O exemplo de Lanhelas Sáb Fev 18 2012, 14:53
Luis Filipe Goios escreveu:
Amigo Ulrich, as solhas são " fruta da época ", não há todo o ano e fumadas então .... como diria o amigo rneiva, são como "contrabando", mas, logo se vê.
...
...é castigo por ter "picado" o Sócio Fran... )__((:
Fran Membro AAP
Mensagens : 8496 Data de inscrição : 08/12/2011 Localização : Usuário BANIDO
Assunto: Re: O exemplo de Lanhelas Sáb Fev 18 2012, 15:08
Luis Filipe Goios escreveu:
... Não amigo Fran, está no fim do filme, é um avião (?) planador telecomandado, é de um amigo(primo), que é um craque nestas "andanças". Fico feliz por gostarem!
Muito interessante, pois fiquei "meio" intrigado, como é que se davam aquelas voltas todas de 360 graus, num para-pente .
Tomaaaaaaaaaaaaaaaaaa, sócio Ulrich, é para aprenderes
Abraço aos dois
Ulrich Membro AAP
Mensagens : 4947 Data de inscrição : 06/10/2011 Idade : 46 Localização : Aveiro
Assunto: Re: O exemplo de Lanhelas Sáb Fev 18 2012, 15:15
Fran escreveu:
Tomaaaaaaaaaaaaaaaaaa, sócio Ulrich, é para aprenderes
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
Assunto: Re: O exemplo de Lanhelas Sáb Fev 18 2012, 15:21
Ainda não vi o filme. A ver se o vejo hoje a noite.
_________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince
If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...
The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte
Ulrich Membro AAP
Mensagens : 4947 Data de inscrição : 06/10/2011 Idade : 46 Localização : Aveiro
Assunto: Re: O exemplo de Lanhelas Sáb Fev 18 2012, 15:25
António José da Silva escreveu:
Ainda não vi o filme. A ver se o vejo hoje a noite.
Viva AJS , pareces estar com bastante trabalho
um abraço de força para a tua luta
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
Assunto: Re: O exemplo de Lanhelas Sáb Fev 18 2012, 15:26
Ulrich escreveu:
António José da Silva escreveu:
Ainda não vi o filme. A ver se o vejo hoje a noite.
Viva AJS , pareces estar com bastante trabalho
um abraço de força para a tua luta
Já sabes que eu sou um escravo.
_________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince
If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...
The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte
Luis Filipe Goios Membro AAP
Mensagens : 10506 Data de inscrição : 27/10/2010 Idade : 66 Localização : Lanhelas - Minho
Assunto: Re: O exemplo de Lanhelas Qui Jan 08 2015, 23:50
... aqui vai um "filminho" aqui do burgo, num lindo final de tarde,
(pode ser que assim "alguns" já gostem da música... )