| Bobine Maxell XLI (tempo de gravação) | |
|
+6Ulrich PALUSE longplay Vodoo António José da Silva Ferpina 10 participantes |
Autor | Mensagem |
---|
Ferpina Membro AAP
Mensagens : 10767 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 69 Localização : Assado - Perú
| Assunto: Bobine Maxell XLI (tempo de gravação) Dom Out 09 2011, 01:55 | |
| Sobre esta bobine, e segundo as caracteristicas expressas na respectiva caixa, o que se pretende dizer em relação ao tempo de gravação? Gostava de perceber o que se entende por " 192 minutes-both direction" em inglês e " 192 minutes par face" em franciú. Tenho uma idéia, mas... e como há por aqui alguns experts! | |
|
| |
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Bobine Maxell XLI (tempo de gravação) Dom Out 09 2011, 02:10 | |
| Não sou decerto o expert que procuravas, mas a esta hora da noite é o que te resta. Penso que seja o que lá diz. Se gravares a uma velocidade de 19cm/s dá para um tempo de gravação de 192min duas vezes.
Mas como sei tanto como tu ou menos, isto não serviu de muito, mas estive a fazer umas contas rápidas e em relação ao comprimento da fita a coisa bate certa. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Vodoo Membro AAP
Mensagens : 7002 Data de inscrição : 05/07/2010 Localização : Usuário BANIDO
| Assunto: Re: Bobine Maxell XLI (tempo de gravação) Dom Out 09 2011, 02:13 | |
| Não te esforces António porque este freguês apenas têm o RR para ficar a admirá-o, não o utiliza para mais nada !!! | |
|
| |
Ferpina Membro AAP
Mensagens : 10767 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 69 Localização : Assado - Perú
| Assunto: Re: Bobine Maxell XLI (tempo de gravação) Dom Out 09 2011, 02:16 | |
| - António José da Silva escreveu:
- Não sou decerto o expert que procuravas, mas a esta hora da noite é o que te resta. Penso que seja o que lá diz. Se gravares a uma velocidade de 19cm/s dá para um tempo de gravação de 192min duas vezes.Mas como sei tanto como tu ou menos, isto não serviu de muito, mas estive a fazer umas contas rápidas e em relação ao comprimento da fita a coisa bate certa.
Pois... Vou aguardar mais umas contas de tipos acordados! Não vais trabalhar daqui a 3 horas? | |
|
| |
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Bobine Maxell XLI (tempo de gravação) Dom Out 09 2011, 02:17 | |
| Pelo menos é o que diz na caixa, 192 por face.... _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Ferpina Membro AAP
| Assunto: Re: Bobine Maxell XLI (tempo de gravação) Dom Out 09 2011, 02:18 | |
| - Vodoo escreveu:
- Não te esforces António porque este freguês apenas têm o RR para ficar a admirá-o, não o utiliza para mais nada !!!
Podes crer, o Rolls só vai sair no dia do casamento da minha filha! )__((: Se houver! Mas eu fiz uma pergunta e preciso de um esclarecimento. | |
|
| |
Ferpina Membro AAP
| Assunto: Re: Bobine Maxell XLI (tempo de gravação) Ter Out 11 2011, 00:42 | |
| - Ferpina escreveu:
- ... Mas eu fiz uma pergunta e preciso de um esclarecimento.
Mas não há ninguém que me elucide? Ou ninguém sabe? | |
|
| |
Vodoo Membro AAP
| Assunto: Re: Bobine Maxell XLI (tempo de gravação) Ter Out 11 2011, 00:50 | |
| Amigo não te preocupes porque o António já está a tratar das bobines, neste caso a gratiná-las no forno e por isso escusas de te preocupar !!! | |
|
| |
Ferpina Membro AAP
| Assunto: Re: Bobine Maxell XLI (tempo de gravação) Ter Out 11 2011, 00:58 | |
| - Vodoo escreveu:
- Amigo não te preocupes porque o António já está a tratar das bobines, neste caso a gratiná-las no forno e por isso escusas de te preocupar !!!
Mas eu dessas estou-me nas tintas! É para a "boca" mesmo! Estou preocupado é com esta Maxell XLI. Mas também não preciso das vossas sábias (?) respostas. Já experimentei "in loco". E não digo qual a conclusão! | |
|
| |
Vodoo Membro AAP
| Assunto: Re: Bobine Maxell XLI (tempo de gravação) Ter Out 11 2011, 01:02 | |
| | |
|
| |
| Assunto: Re: Bobine Maxell XLI (tempo de gravação) Ter Out 11 2011, 06:20 | |
| - Ferpina escreveu:
Estou preocupado é com esta Maxell XLI. Mas também não preciso das vossas sábias (?) respostas. Já experimentei "in loco". E não digo qual a conclusão! Algo me diz que na volta é mesmo o que está escrito na bobine. )__((: _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Ferpina Membro AAP
| Assunto: Re: Bobine Maxell XLI (tempo de gravação) Ter Out 11 2011, 09:46 | |
| Efectivamente a bobine tem 192m de gravação num gravador de 4 pistas, isto é, metade em cada lado da fita, sendo necessário trocar as bobines de um lado para o outro. Num gravador de 2 pistas tem metade da duração, uma vez que a fita só roda num sentido, da esquerda para a direita. A tradução francesa criará alguma confusão | |
|
| |
longplay Membro AAP
Mensagens : 396 Data de inscrição : 04/07/2010 Localização : Centro
| Assunto: Re: Bobine Maxell XLI (tempo de gravação) Ter Out 11 2011, 09:59 | |
| Boas, sem querer ser chico-esperto, até porque apanhei a missa a meio, não me parece fazer muito sentido. Um gravador de duas pistas deveria ocupar metade de outro de quatro, logo, o tempo de gravação deveria duplicar e não passar a metade. Além disso, porque dizes que a fita só pode ser gravada num sentido? Ou estarei a ver tudo mal? | |
|
| |
Ferpina Membro AAP
| Assunto: Re: Bobine Maxell XLI (tempo de gravação) Ter Out 11 2011, 10:20 | |
| Vamos ver se consigo explicar sem dizer baboseiras.
A velocidade de gravação neste caso é sempre a mesma, 7 e 1/2 ips que é igual a 15cm/s. O comprimento da fita é sempre o mesmo 1100m. Mas isto não é importante, o processo é idêntico para qualquer fita ou velocidade de gravação.
As cabeças de gravação de um gravador de 4 pistas são diferentes das cabeças de gravação de um gravador de 2 pistas.
Num gravador de 4 pistas normal, quando tu gravas, as cabeças dividem a largura da fita em 4. Gravas primeiro um lado da fita da esquerda para a direita em duas pistas. Trocas as bobines e fazes o mesmo processo e grava nas outras 2 pistas restantes. Ou seja ficas com uma gravação em duas pistas num sentido e mais uma gravação em duas pistas no sentido inverso.
Num gravador de 2 pistas as cabeças dividem a largura da fita em 2. Gravas a fita da esquerda para a direita nessas duas pistas. Mas se trocares as bobines dum lado para o outro ele vai gravar na mesma largura, gravando por cima do que já teríamos gravado anteriormente. | |
|
| |
longplay Membro AAP
Mensagens : 396 Data de inscrição : 04/07/2010 Localização : Centro
| Assunto: Re: Bobine Maxell XLI (tempo de gravação) Ter Out 11 2011, 10:36 | |
| Certo, certo... estava a dormir. Tens toda a razão. As fitas que tenho por aqui são de 4 pistas.
O funcionamento do duas pistas é que não sabia ser dessa forma. Na altura em que andei a bisbilhotar esse assunto, encontrei quem indicasse o duas pistas como a melhor solução, naturalmente devido à maior largura de fita. Mas grande parte das gravações usadas à venda são de 4 pistas.
Só posso acrescentar que as fitas gravadas a 3 3/4 não valem o dinheiro. A qualidade da gravação diminui bastante, se bem que tenho como referência um leitor com uns bons anos e meia-dúzia de fitas usadas. | |
|
| |
PALUSE Membro AAP
Mensagens : 1384 Data de inscrição : 07/11/2010 Idade : 59 Localização : Vale da Amendoeira.
| Assunto: Re: Bobine Maxell XLI (tempo de gravação) Ter Out 11 2011, 11:23 | |
| Boas. E para ajudar a festa, os RtR de 4 pistas intercalam os canais de um sentido e de o outro! Não são como as cassetes. Por isso é que se ouve uma rumble de fundo que é a música gravada no outro lado a tocar do avesso... penso eu de que. Inté | |
|
| |
Ulrich Membro AAP
Mensagens : 4947 Data de inscrição : 06/10/2011 Idade : 46 Localização : Aveiro
| Assunto: Re: Bobine Maxell XLI (tempo de gravação) Ter Out 11 2011, 13:15 | |
| Viva, grato por estas explicações. Já agora alguma dica para gravações em 4 pistas? Eu andei a seguir uma coisa destas: Pioneer QX9900, quadrifonico para poder gravar no meu 4 pistas e reproduzir no quadrifónico. Estou enganado? Thanks | |
|
| |
Ferpina Membro AAP
| Assunto: Re: Bobine Maxell XLI (tempo de gravação) Ter Out 11 2011, 13:58 | |
| - longplay escreveu:
- ... Só posso acrescentar que as fitas gravadas a 3 3/4 não valem o dinheiro. A qualidade da gravação diminui bastante, se bem que tenho como referência um leitor com uns bons anos e meia-dúzia de fitas usadas.
Tens razão. A gravação não fica nada de especial, muito pelo contrário! Há gravadores que só têm 3 3/4 e 7 1/2 ips de velocidades de gravação. Normalmente são gravadores de 4 pistas. Talvez os mais usuais para uso doméstico. Há também só com 7 1/2 e 15 ips, caso do meu. Normalmente são gravadores de 2 pistas, mais usados para uso semi ou mesmo profissional. Há igualmente com as 3 velocidades de gravação. Tudo isto para bobines de 1/4 de largura. Acho que o melhor compromisso para uma boa gravação será 7 1/2 ips, apesar de em 15 ips a "coisa" ficar bem melhor! Mas a essa velocidade não há fita e €€€ que cheguem. | |
|
| |
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: Bobine Maxell XLI (tempo de gravação) Ter Out 11 2011, 14:17 | |
| - PALUSE escreveu:
-
Boas.
E para ajudar a festa, os RtR de 4 pistas intercalam os canais de um sentido e de o outro! Não são como as cassetes. Por isso é que se ouve uma rumble de fundo que é a música gravada no outro lado a tocar do avesso... penso eu de que.
Inté Ou seja , pistas 1 e 3 num sentido , e 2 e 4 no outro. E é assim que se encontram as fitas pré gravadas em 4 track. Nos gravadores de 4 pistas, temos os de 4 pistas só com dois canais, e temos os de 4 pistas e 4 canais que é o caso do meu Tascam 44. Estes ultimos eram maquinas de estudio, que permitem gravar as 4 pistas no mesmo sentido. | |
|
| |
Ferpina Membro AAP
| Assunto: Re: Bobine Maxell XLI (tempo de gravação) Ter Out 11 2011, 14:31 | |
| - Ulrich escreveu:
- Viva,
grato por estas explicações.
Já agora alguma dica para gravações em 4 pistas?
Eu andei a seguir uma coisa destas:
Pioneer QX9900, quadrifonico
para poder gravar no meu 4 pistas e reproduzir no quadrifónico.
Estou enganado?
Thanks Efectivamente há gravadores que podem gravar as 4 pistas independentemente (normalmente têm 4 VU's), mas isso só é aplicado num sentido da fita, porque se trocarmos as bobines vamos destruir o préviamente gravado, tal e qual como nos de 2 pistas. Quatro pistas não é sinónimo de 4 canais. O normal é 4 pistas, 2 canais, o vulgar stereo. | |
|
| |
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: Bobine Maxell XLI (tempo de gravação) Ter Out 11 2011, 14:43 | |
| - Ulrich escreveu:
- Viva,
grato por estas explicações.
Já agora alguma dica para gravações em 4 pistas?
Eu andei a seguir uma coisa destas:
Pioneer QX9900, quadrifonico
para poder gravar no meu 4 pistas e reproduzir no quadrifónico.
Estou enganado?
Thanks Para gravares o som quadrifónico tens que ter a fonte quadrifónica, por exemplo discos gravados com a matrix SQ, reproduzidos com uma agulha shibata, e depois um conversor SQ que te vai dar os 4 canais em quadrifonia( isto foi os primordios do surround). Mas se encontrares fitas gravadas em quadrifonia, penso que estas serão especificas para estes gravadores de 4 pistas e 4 canais, e neste caso já podes uso a esse receiver quadrfónico. http://www.ebay.co.uk/sch/Records-/306/i.html?_nkw=quad&_catref=1&_fln=1&_trksid=p3286.c0.m282 http://www.ebay.co.uk/sch/i.html?_nkw=reel+quadraphonic&_sacat=11233&_odkw=reel+quadrafonic&_osacat=11233&_trksid=p3286.c0.m270.l1313 | |
|
| |
Ulrich Membro AAP
| Assunto: Re: Bobine Maxell XLI (tempo de gravação) Ter Out 11 2011, 15:10 | |
| Grato, o meu Reel é um verdadeiro quatro pistas (unbalanced), podem ser gravadas independentemente umas das outras ou não( estou na dúvida se não é 4 para 2 stéreo, mas nesse caso só ouviria duas pistas por canal?).
Eu estava a fazer um paralelismo demasiado simplista ,uma coisa é 4 pistas e outra coisa é o surround de quatro colunas, não é a mesma coisa.
Thanks | |
|
| |
PALUSE Membro AAP
Mensagens : 1384 Data de inscrição : 07/11/2010 Idade : 59 Localização : Vale da Amendoeira.
| Assunto: Re: Bobine Maxell XLI (tempo de gravação) Ter Out 11 2011, 15:37 | |
| Boas a todos. Também existem algumas edições de SACD e DVD-Audio multicanal em que foram usadas as master de 4 canais, na altura da moda. Nesse caso só são usados o frontais L/R e os trazeiros L/R. Inté | |
|
| |
Milton Membro AAP
| Assunto: Re: Bobine Maxell XLI (tempo de gravação) Ter Out 11 2011, 16:06 | |
| Ora aqui está !!: http://www.reeltoreel.de/worldwide/Tips09.htm | |
|
| |
| Assunto: Re: Bobine Maxell XLI (tempo de gravação) Ter Out 11 2011, 16:26 | |
| - Milton escreveu:
- Ora aqui está !!:
http://www.reeltoreel.de/worldwide/Tips09.htm Mesmo sem ter lido tudo já da para afirmar que esse link é excelente. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Milton Membro AAP
| |
| |
Ferpina Membro AAP
| |
| |
Milton Membro AAP
| Assunto: Re: Bobine Maxell XLI (tempo de gravação) Ter Out 11 2011, 17:51 | |
| | |
|
| |
Ulrich Membro AAP
| Assunto: Re: Bobine Maxell XLI (tempo de gravação) Ter Out 11 2011, 18:57 | |
| Viva, - Milton escreveu:
- Ora aqui está !!:
http://www.reeltoreel.de/worldwide/Tips09.htm material para guardar. Eu ainda tinha umas dúvidas , não esclarecidas pelo doc, e encontrei isto: http://www.videointerchange.com/audio_history.htm muito educativo e abrangente ( vide secção reel ). Abraços | |
|
| |
PALUSE Membro AAP
| Assunto: Re: Bobine Maxell XLI (tempo de gravação) Ter Out 11 2011, 22:33 | |
| Boa noite a todos. Olhando para os bonecos dá para constatar que a àrea usada na fita em 2 pistas stereo é o dobro do stereo com 4 pistas. Em 4 pistas stereo dobra o tempo sim senhor mas perde-se em saturação (M.O.L.) e resposta de frequencia, além de quem em 2 pistas stereo não temos "rumbles" do "outro lado" a lixar-nos a paciencia! Inté
Última edição por PALUSE em Ter Out 11 2011, 22:53, editado 1 vez(es) | |
|
| |
Milton Membro AAP
| |
| |
PALUSE Membro AAP
| Assunto: Re: Bobine Maxell XLI (tempo de gravação) Ter Out 11 2011, 22:55 | |
| Segue-se o esquema da cassete. Em RtR é possivel quando tem-se um de 4 canais. O lado B nota-se quando está bem modulado e no intervalo das músicas do lado A. | |
|
| |
Ferpina Membro AAP
| Assunto: Re: Bobine Maxell XLI (tempo de gravação) Ter Out 11 2011, 23:05 | |
| Muito interessante e elucidativo este site http://www.reeltoreel.de/worldwide/Tips09.htm.
Efectivamente e nos Revox e segundo o manual, a gravação é feita nas pistas 1-3 e 2-4. No entanto, se a memória não me falha, e já lá vão 30 anos, num Akai 4000DS que tive e de 4 pistas, só com as velocidades de gravação mais baixas, 3 3/4 e 7 1/2 ips, as pistas de gravacão eram 1-4 e 2-3. Sendo assim a norma não será standard! E sendo assim, fitas gravadas em R2R de 4 pistas podem não ser convenientemente lidas por outros R2R 4 pistas de outras marcas! | |
|
| |
PALUSE Membro AAP
| |
| |
Ulrich Membro AAP
| Assunto: Re: Bobine Maxell XLI (tempo de gravação) Ter Out 11 2011, 23:18 | |
| Viva, - Ferpina escreveu:
- ...E sendo assim, fitas gravadas em R2R de 4 pistas podem não ser convenientemente lidas por outros R2R 4 pistas de outras marcas!
exacto, foi o que me aconteceu com as bobines em segunda mão da Revox. Abraços | |
|
| |
Milton Membro AAP
| Assunto: Re: Bobine Maxell XLI (tempo de gravação) Qua Out 12 2011, 01:07 | |
| - Ulrich escreveu:
- Viva,
- Ferpina escreveu:
- ...E sendo assim, fitas gravadas em R2R de 4 pistas podem não ser convenientemente lidas por outros R2R 4 pistas de outras marcas!
exacto, foi o que me aconteceu com as bobines em segunda mão da Revox.
Abraços Então o teu Tascam não tem 4 entradas e 4 saidas ? O meu tem... | |
|
| |
Ulrich Membro AAP
| Assunto: Re: Bobine Maxell XLI (tempo de gravação) Qua Out 12 2011, 13:23 | |
| Viva, o meu T34B tem 4 entradas mono e quatro saidas mono (jack e rca), mas a gravação é feita assim: By ulrich2011 at 2011-10-12 " sem lado B " E já agora coloco uma tabela muito simples e abrangente: [img] [/img] Abraços | |
|
| |
manuel fonseca Membro AAP
Mensagens : 340 Data de inscrição : 06/04/2011 Idade : 65 Localização : vila nova de famalicao
| Assunto: Re: Bobine Maxell XLI (tempo de gravação) Qui Out 13 2011, 13:15 | |
| o meu revox b77 também só grava num sentido e segundo li, embora grave em quatro pistas, se no selector de saída puser na posição reverse dá um som algo diferente e por vezes, em certas musicas, muito engraçado. | |
|
| |
Milton Membro AAP
| Assunto: Re: Bobine Maxell XLI (tempo de gravação) Qui Out 13 2011, 15:29 | |
| O meu Tascam 44 grava e reproduz em ambos os sentidos as pistas que eu selecionar, qualquer uma ou as 4... | |
|
| |
ducar Membro AAP
| Assunto: Re: Bobine Maxell XLI (tempo de gravação) Seg Nov 14 2011, 22:55 | |
| - Milton escreveu:
- O meu Tascam 44 grava e reproduz em ambos os sentidos as pistas que eu selecionar, qualquer uma ou as 4...
O meu é bem mais simples grava só num sentido e nada mais, modernices... | |
|
| |
Milton Membro AAP
| |
| |
ducar Membro AAP
| Assunto: Re: Bobine Maxell XLI (tempo de gravação) Ter Nov 15 2011, 20:39 | |
| | |
|
| |
johncool Membro AAP
Mensagens : 159 Data de inscrição : 02/01/2012 Idade : 42 Localização : Lisboa - Benfica
| Assunto: Re: Bobine Maxell XLI (tempo de gravação) Sáb Jan 07 2012, 09:30 | |
| - ducar escreveu:
- Milton escreveu:
- ducar escreveu:
- Milton escreveu:
- O meu Tascam 44 grava e reproduz em ambos os sentidos as pistas que eu selecionar, qualquer uma ou as 4...
O meu é bem mais simples grava só num sentido e nada mais, modernices... era só para ver se estavas com atenção.... Ainda posso gravar uma pista ou duas, maravilha. Mas assim gastas mais fita que eu e o Milton. )__((: (mas, ok... gravar em 2 pistas não tem nada a ver com gravar em 4 pistas) | |
|
| |
Milton Membro AAP
| Assunto: Re: Bobine Maxell XLI (tempo de gravação) Sáb Jan 07 2012, 11:11 | |
| | |
|
| |
ducar Membro AAP
| Assunto: Re: Bobine Maxell XLI (tempo de gravação) Sáb Jan 07 2012, 11:13 | |
| | |
|
| |
johncool Membro AAP
Mensagens : 159 Data de inscrição : 02/01/2012 Idade : 42 Localização : Lisboa - Benfica
| Assunto: Re: Bobine Maxell XLI (tempo de gravação) Sáb Jan 07 2012, 11:47 | |
| )__((: Fita com paridade... !! O problema é se alguém chega munido de uma tesoura... nem o recycle bin o safa! | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Bobine Maxell XLI (tempo de gravação) | |
| |
|
| |
| Bobine Maxell XLI (tempo de gravação) | |
|