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| Grandes álbuns/interpretes de musica clássica. | |
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Jorge Ferreira Membro AAP
Mensagens : 3386 Data de inscrição : 05/11/2011 Idade : 56 Localização : Palmela
| Assunto: Grandes álbuns/interpretes de musica clássica. Sáb Nov 26 2011, 23:03 | |
| Na clássica prefiro as obras mais românticas, nomeadamente os concertos para piano de Rachmaninoff, o concerto para violino de Brahms, música barroca de Corelli, Masquerade Suite de Khachaturian, enfim tanta coisa por ai fora... No Violino em Clássica se tivesse de escolher só dois, escolhia o David Oistrakh e o Isaac Stern, existiram muitos outros tão bons ou melhores, é apenas o meu gosto pessoal nada mais, num Top Ten dos melhores de sempre o Oistrakh concerteza apareceria mas o Isaac Stern talvez não, mas o Isaac Stern tem uma interpretação tão fabulosa num concerto para violino de Brahms que por acaso é o meu concerto para violino favorito portanto é também um dos meus violinistas favoritos. No Piano os meus interpretes preferidos em Clássica são a Martha Argerich mas principalmente o Van Cliburn, isto é mais uma vez uma questão de gosto pessoal, pois se fizermos um top ten dos melhores pianistas de todos os tempos estes dois possivelmente nem serão os escolhidos, mas são os meus favoritos. O Van Cliburn é um Americano que no auge da guerra fria em 1958 quando tinha 23 anos venceu um concurso em Moscovo na primeira competição internacional de Tchaikovsky, este evento tinha como objectivo para os Soviéticos demonstrarem a sua superioridade cultural em relação ao ocidente durante a guerra fria, na altura da sua vitória tecnológica recente com o lançamento do Sputnik em 1957. A performance de Van Cliburn no final da competição com o concerto nº1 de Tchaikovsky e depois com o 3º concerto de Rachmaninoff fizeram-lhe valer uma ovação em pé dada pelos soviéticos que durou 8 minutos. Quando chegou a altura de anunciar o vencedor os juizes foram obrigados a pedir permissão ao líder soviético Nikita Khrushchev para darem o primeiro prémio a um Americano. "É ele o melhor ?" perguntou Khrushchev. "Então deem-lhe o prémio!". Van Cliburn veio para casa para receber uma parada em sua homenagem em Nova Iorque, a única vez que essa honra foi feita a um músico clássico. Pela paixão e romantismo que ele colocava na sua forma de tocar e principalmente pela sua interpretação no meu concerto favorito para Piano que para mim é o 2º concerto de Rachmaninoff, Van Cliburn sempre foi o meu pianista favorito, mais uma vez é apenas o meu gosto pessoal. Ainda por cima existem excelentes gravações fabulosas da RCA Living Stereo do Van Cliburn com o condutor Fritz Reiner: Abraços Jorge Ferreira | |
| | | António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Grande álbuns/interpretes de musica clássica. Sáb Nov 26 2011, 23:16 | |
| Como eu gostaria de poder falar assim de musica clássica, mas não sei. Quanto à musica Barroca, temos que falar.
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| | | Jorge Ferreira Membro AAP
Mensagens : 3386 Data de inscrição : 05/11/2011 Idade : 56 Localização : Palmela
| Assunto: Re: Grandes álbuns/interpretes de musica clássica. Dom Nov 27 2011, 00:14 | |
| Quanto à música Barroca como já disse o meu preferido é o Arcangelo Corelli que viveu nos séculos XVII e XVIII, foi o mais famoso violinista-compositor do Barroco e um dos mais influentes depois de Monteverdi.
As obras de Corelli eram admiradas pelo refinamento harmonico, e foram uma referência para muitos compositores nomeadamente Johann Sebastian Bach e Haendel.
Corelli é conhecido sobretudo por seus doze concerti grossi, que representaram uma nova forma de composição.
Foi também um dos maiores violinistas virtuosos de sempre. Como professor de violino teve entre os seus alunos Francesco Geminiani e Antonio Vivaldi.
Adoro a musica dele, muito bela e romântica.
Se encontrarem caixas de LP's da editora "Vanguard Bach Guild" de Corelli comprem, são fabulosas!!! | |
| | | MJC Membro AAP
Mensagens : 3625 Data de inscrição : 03/07/2010 Idade : 73 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: Grandes álbuns/interpretes de musica clássica. Dom Nov 27 2011, 01:38 | |
| Boa noite.
Relativamente às preferências do forista Jorge Ferreira, no que concerne interpretações e executantes, não me pronuncio, porque embora não sendo as minhas, cada qual tem as suas e devemos respeitá-las. Ainda por cima quando estamos a falar de artistas deste calibre.
Quanto às gravações, não há grande volta a dar, RCA Living Stereo, Mercury Living Presence e... as outras. O problema são os catálogos. Se bem que tanto a RCA LS e a Mercury LP tivessem grandes artistas nos seus catálogos, existem outras editoras que apesar de não terem produzido tão bem como as citadas (e continua a ser apenas uma opinião) têm no seus catálogos desempenhos fabulásticos de artistas de eleição. A DGG (Tulipa) tem peças do outro mundo.
Nem de propósito, ontem adquiri um Van Cliburn/Tchaikovsky RCA LSC por 3,00 Euros.
Já agora, nas peças mais conhecidas que o forista Jorge Ferreira mencionou, deixo aqui as minhas preferências,
Joahnnes Brahms Concerto para Violino em Ré Maior Op. 77 • 1878 Herman Krebbers • Bernard Haitink • Concertgebouw Amsterdam • Philips 6580 087 David Oistrakh • George Szell • Cleveland Orchestra • EMI ASD 2525 Gidon Kremer • Herbert von Karajan • Berliner Philharmoniker • EMI ASD 3261 Nathan Milstein • Eugene Jochum • Wiener Philharmoniker • DG 2530 592
Sergei Rachmaninov • Concertos para Piano Nr. 1 em Fá sustenido menor op. 1 • 1892 Nr. 2 em Dó menor op. 18 • 1901 Nr. 3 em Ré menor op. 30 • 1909 Nr. 4 em Sol menor op. 40 • 1926
Nrs. 1 • 2 • 3 • 4 Vladimir Ashkenazy • André Previn • London Symphony Orchestra • Decca SXL 6565 Nr. 2 Agustin Anievas • Moshe Atzmon • New Philharmonia Orchestra • HMV ASD 2361 Nr. 3 Byron Janis • Antal Dorati • London Symphony Orchestra • Mercury SR-90283
De Arcangelo Corelli, bem como de outros compositores barrocos, a Archiv e a Telefunken têm catálogos muitíssimos bons.
Relativamente a Aram Kachaturiam, confesso que não tenho grande intimidade com a Suite »Masquerade«, mas a interpretação de Kondrashin para a RCA parece-me bem (não conheço outra). O clássico e omnipresente Gayane/Spartacus (Decca SXL 6000) é obrigatório em todas as estantes dos melómanos/audiófilos (ou audiófilos/melómanos para não ferir susceptibilidades).
Cumprimentos, MJC | |
| | | Pierre Membro AAP
Mensagens : 1576 Data de inscrição : 24/11/2010 Idade : 55 Localização : Elvas
| Assunto: Re: Grandes álbuns/interpretes de musica clássica. Dom Nov 27 2011, 09:33 | |
| A propósito, já venho algum tempo à procura de uma interpretação que nos anos 90 passou por mim e desapareceu, trata-se da famosa POMP & CRCUMSTANCE de ELGAR e penso que era da Readers Digest em vinil com os tipicos soldados britânicos na capa. A gravação era exelente! Nunca mais encontrei tal interpretação. | |
| | | Jorge Ferreira Membro AAP
Mensagens : 3386 Data de inscrição : 05/11/2011 Idade : 56 Localização : Palmela
| Assunto: Re: Grandes álbuns/interpretes de musica clássica. Dom Nov 27 2011, 12:04 | |
| - MJC escreveu:
...existem outras editoras que apesar de não terem produzido tão bem como as citadas (e continua a ser apenas uma opinião) têm no seus catálogos desempenhos fabulásticos de artistas de eleição. A DGG (Tulipa) tem peças do outro mundo.
...De Arcangelo Corelli, bem como de outros compositores barrocos, a Archiv e a Telefunken têm catálogos muitíssimos bons.
Cumprimentos, MJC Concordo plenamente a DG teve sempre artistas do melhor, e os LP's da DG com as Tulipas sempre tiveram muita fama entre os colecionadores. O problema é a maior parte das gravações da DG serem muito fechadas, escuras, como que afuniladas, como se estivessemos a ouvir na última fila, se bem que mesmo assim existem gravações fabulosas da DG é uma questão de as descobrirmos, eu diria que em cada 10 LP's existem pelo menos 1 ou 2 com um som fabuloso. A Philips também tem coisas boas, mas o vinil tem muita tendencia para ganhar estática não sei porquê... Em relação ao Barroco o catálogo da Archiv tem realmente coisas fabulosas nomeadamente as obras para Cravo de J.S.Bach, muito bem gravado... Como amante dos Mercury Living Presence que já percebi que és, já estava à espera que um dos teus preferidos pianistas fosse o Byron Janis hehehehehee Uma excelente gravação sem dúvida... Aqui vão os meus preferidos Concertos para Violino de Brahms : | |
| | | MJC Membro AAP
Mensagens : 3625 Data de inscrição : 03/07/2010 Idade : 73 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: Grandes álbuns/interpretes de musica clássica. Seg Nov 28 2011, 01:45 | |
| - Jorge Ferreira escreveu:
O problema é a maior parte das gravações da DG serem muito fechadas, escuras, como que afuniladas, como se estivessemos a ouvir na última fila, se bem que mesmo assim existem gravações fabulosas da DG é uma questão de as descobrirmos, eu diria que em cada 10 LP's existem pelo menos 1 ou 2 com um som fabuloso.
A Philips também tem coisas boas, mas o vinil tem muita tendencia para ganhar estática não sei porquê...
Como amante dos Mercury Living Presence que já percebi que és, já estava à espera que um dos teus preferidos pianistas fosse o Byron Janis hehehehehee Uma excelente gravação sem dúvida...
Boa noite, Não concordo (a 100%) com a tua afirmação relativamente às gravações da DG Túlipa serem muito fechadas. Tenho a opinião que na sua maioria o ambiente não é tão exuberante como por exemplo a generalidade dos Living Presence e Living Stereo. Diria que por contrapartida à exuberância de outras edições serão talvez... teutónicas (literalmente). Mal comparado, talvez estilo a minha afirmação quando finalmente consegui comprar um Golf GTI e me sentei lá dentro, ― Porra, mas este carro por dentro é mais pobre que qualquer chaço onde eu já sentei o rabo. Depois, comecei a conduzi-lo e percebi que o que realmente interessa está fora do habitáculo. Curiosamente, até acho que em edições mais recentes ― 2530 ― o som, por exemplo, os quartetos de cordas, na generalidade soa mais aberto, mas não atinge a excelência de gravações anteriores. E depois há outro aspecto, eu sou confessadamente mais melómano do que audiófilo. Mas, embora não fazendo concessões ao mau som ― tenho muita dificuldade em assimilar as ditas gravações históricas ― deixo-me facilmente »levar« pela música e se não houver graves defeitos atribuíveis ao disco e ao sistema, sou gajo para atingir o orgasmo com uma certa facilidade. Leia-se que a música também ter que ser do meu agrado porque eu sou »fácil« mas também não exageremos. Gosto imenso dos Philips. Noto que a generalidade dos, por exemplo, SAL 6500 tem o vinil muito fininho. Comparados com os »Tulip« parecem petingas. Recordo o meu primeiro Philips adquirido novo e com massa do meu ordenado, Joaquin Rodrigo • Concerto Madrigal for two Guitars and Orchestra Pepe and Angel Romero • Neville Marriner • Academy of St. Martin-in-the-Fields • Philips 6500 918 Não conheço a edição Kogan/Kondrashin. Deve ser arrepiante. Tenho mesmo que procurar? Não mencionei nos meus favoritos o LSC/Heifetz/CSO/Reiner porque acho o som um pouco… estranho. O teu é o original? Gosto do Rach/Janis, especialmente pelo som geral. Embora aprecie Byron Janis, não é dos meus pianistas favoritos. Talvez tenha passado ao lado de uma carreira brilhante, mas na minha opinião estará abaixo do topo dos topos ― se é que um ignorante como eu pode ter pretensões de graduar estes artistas. Uma coisa quase que juraria, se a Wilma Cozart Fine me gravasse e produzisse a tocar maracas, tínhamos disco de sucesso. Na música como em quase tudo não tenho o preferido dos preferidos ou o melhor dos melhores. Gosto de tantos e de tantas que seria fastidiosos enumerá-los. E depois gosto mais de um numa peça, noutra já não gosto tanto, e por aí fora. Só existe um que é o melhor de todos e de todos os tempos: o meu filho. É o melhor filho do mundo. E não é por ser filho único. Abraço, MJ | |
| | | Jorge Ferreira Membro AAP
Mensagens : 3386 Data de inscrição : 05/11/2011 Idade : 56 Localização : Palmela
| Assunto: Re: Grandes álbuns/interpretes de musica clássica. Seg Nov 28 2011, 11:47 | |
| - MJC escreveu:
Não conheço a edição Kogan/Kondrashin. Deve ser arrepiante. Tenho mesmo que procurar?
Não mencionei nos meus favoritos o LSC/Heifetz/CSO/Reiner porque acho o som um pouco… estranho. O teu é o original?
MJ Essas duas edições a EMI ASD do Kogan/Kondrashin e a RCA LSC do Heifetz/CSO/Reiner que eu postei imagens são ambas reedições Audiófilas, a primeira da Testament e a segunda da Classic Records. Eu gosto de todas essas interpretações do Concerto para Violino de Brahms de que eu postei imagens. Como o meu concerto para violino preferido ao logo dos anos foi sempre esse, eu fui procurando e adquirindo muitas edições ao longo dos anos, não só essas mas muitas outras além dessas, mas acho que no fim as melhores para mim em vinil são essas que postei, umas por uns motivos outras por outros. Mas isso é sempre apenas o meu gosto pessoal. Também existem outras edições em vinil muito boas claro, tais como no caso da editora DG as interpretadas pela Anne-Sophie Mutter e a interpretada pelo Christian Ferras por exemplo. O que é bom é existirem muitas e algumas a preço acessível outras infelizmente não tão acessíveis | |
| | | MJC Membro AAP
Mensagens : 3625 Data de inscrição : 03/07/2010 Idade : 73 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: Grandes álbuns/interpretes de musica clássica. Seg Nov 28 2011, 15:05 | |
| - Jorge Ferreira escreveu:
Essas duas edições a EMI ASD do Kogan/Kondrashin e a RCA LSC do Heifetz/CSO/Reiner que eu postei imagens são ambas reedições Audiófilas, a primeira da Testament e a segunda da Classic Records.
Eu gosto de todas essas interpretações do Concerto para Violino de Brahms de que eu postei imagens. Como o meu concerto para violino preferido ao logo dos anos foi sempre esse...
O original RCA/LSC Heifetz/CSO/Reiner soa a sarapatel acabado de fazer. Já estou atrás de uma cópia Kogan/Kondrashin. O concerto para violino de Brahms é realmente uma peça do outro mundo. Do mundo das obras geniais. A forte ligação de Brahms com o seu amigo »Jaquim« terá contribuído sem dúvida para o resultado final. Cumprimentos, MJC PS: Para quem não se lembra do amigo »Jaquim«, Joseph Joachim • 1831−1907 • violinista, compositor, maestro húngaro. http://en.wikipedia.org/wiki/Joseph_Joachim Reparem na foto do Quim e digam-me se não parece o Chick Corea com gel no cabelo | |
| | | Jorge Ferreira Membro AAP
Mensagens : 3386 Data de inscrição : 05/11/2011 Idade : 56 Localização : Palmela
| Assunto: Re: Grandes álbuns/interpretes de musica clássica. Qui Dez 08 2011, 23:01 | |
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| | | António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Grandes álbuns/interpretes de musica clássica. Qui Dez 08 2011, 23:06 | |
| Maravilhosos álbuns. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | Vodoo Membro AAP
Mensagens : 7002 Data de inscrição : 05/07/2010 Localização : Usuário BANIDO
| Assunto: Re: Grandes álbuns/interpretes de musica clássica. Qui Dez 08 2011, 23:47 | |
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| | | Jorge Ferreira Membro AAP
Mensagens : 3386 Data de inscrição : 05/11/2011 Idade : 56 Localização : Palmela
| Assunto: Re: Grandes álbuns/interpretes de musica clássica. Sex Dez 09 2011, 12:23 | |
| Aproveito para divulgar como se destinguem as edições de clássica DECCA SXL Inglesas. As primeiras edições mais antigas (First Edition Wide Band Grooved), destinguem-se da seguinte forma: O vinil tem mesmo uma cova (grooved) circular cerca de 1cm dentro do label, como se pode ver na imagem os dois circulos amarelos envolvem essa cova. Depois na zona que vai das 10 às 11 horas do label tem a inscrição "Original Recording By" Na zona das 6 horas do label tem a inscrição "Made in England" Estes são os três aspectos mais importantes que destinguem uma primeira edição Inglesa antiga original. A tira prateada larga horizontal (wide band) com a inscrição "Full Frequency Stereophonic Sound", e o logo "ffss" na zona das 12 horas também estão presentes igualmente nas 2ª e 3ª edições. Como se Destingue uma 2ª edição Inglesa : Na zona das 10 às 11 horas em vez de "Original Recording By" aparece "Made In England By", e existe na mesma a cova (grooved) circular em volta de todo o label cerca de 1cm dentro (exactamente como na 1ª edição). 3ª edição Inglesa: Na zona das 10 às 11 horas aparece também "Made In England By" tal como na 2ª edição, mas já não existe a cova (grooved) circular em volta de todo o label cerca de 1cm dentro (como na 1ª e 2ª edição). Depois ainda existem outros DECCA's SXL Ingleses mais recentes chamados narrow-bands que em vez da tira larga prateada horizontal(wide band), têm uma tira fininha (narrow-band), estes não valem muito. Este label narrow-band foi usado em reedições ou nas edições mais recentes já na era dos transistores depois da referência SXL-6448. Abraço, Jorge Ferreira | |
| | | MJC Membro AAP
Mensagens : 3625 Data de inscrição : 03/07/2010 Idade : 73 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: Grandes álbuns/interpretes de musica clássica. Sex Dez 09 2011, 14:27 | |
| Na continuação do comentário acerca das edições Decca SXL, pediria ao autor que descrevesse a forma como os registos das matrizes podem ajudar os colecionadores a saber mais elementos acerca da gravação. Apesar de não haver muitos interessados em música clássica no fórum (o que é uma pena) creio que os foristas acharão interessante o modo como (est)as matrizes podem ser interpretadas.,
Cumprimentos, MJC | |
| | | António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Grandes álbuns/interpretes de musica clássica. Sex Dez 09 2011, 16:19 | |
| Obrigado Jorge por mais este tópico de grande valia para o AAP. Independentemente do gosto musical de cada um, a aprendizagem sobre estes assuntos dos discos são sempre fascinantes e enriquecem, e de que maneira, o nosso fórum. Ficamos a aguardar mais contribuições de todos os entendidos da matéria. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | Jorge Ferreira Membro AAP
Mensagens : 3386 Data de inscrição : 05/11/2011 Idade : 56 Localização : Palmela
| Assunto: Re: Grandes álbuns/interpretes de musica clássica. Sex Dez 09 2011, 16:27 | |
| - MJC escreveu:
- Na continuação do comentário acerca das edições Decca SXL, pediria ao autor que descrevesse a forma como os registos das matrizes podem ajudar os colecionadores a saber mais elementos acerca da gravação. Apesar de não haver muitos interessados em música clássica no fórum (o que é uma pena) creio que os foristas acharão interessante o modo como (est)as matrizes podem ser interpretadas.,
Cumprimentos, MJC Sim é verdade em qualquer edição independentemente de ser clássica ou não, isso pode ser muito importante para algumas edições mais caras e raras. O registo da Matriz é gravado entre o final do disco e o inicio do label, normalmente tem também ao lado a rubrica de quem fez o trabalho de Mastering, por vezes tem também um código que identifica a fábrica onde é prensado, e claro a identificação da Mother e do Stamper (cópias da mother para efectivamente prensar uns milhares de discos). Muito sinceramente, no caso das primeiras edições originais Inglesas DECCA SXL apenas ligo aos sinais do label que referi, e não costumo ligar muito ao registo da Matriz, além disso apenas me preocupo em saber se a capa e o disco estão realmente impecáveis e se o disco toca bem do principio ao fim e sem riscos, antes de os comprar. A não ser que sejam discos mesmo muito raros e caros em que nessa altura o vendedor peça mesmo muito dinheiro, OK nessa altura eu já me preocupo em saber se é das primeiras Mothers e primeiros Stampers, mas sinceramente não ligo muito a isso no caso dos DECCA SXL. Existem outros discos originais Ingleses em que a inspeção do registo da Matriz é bem mais importante e tem muito mais influência para descobrirmos qual é a verdadeira edição em causa e respectivo valor, tais como os originais Ingleses do Jimi Hendrix por exemplo e outros...em que ai sim tem muita influência o registo da Matriz no valor dos discos e para descobrirmos efectivamente qual é a edição em causa, se é a 1ª, 2ª, 3ª,... Se bem que também existem outros sinais nesses discos do Jimi Hendrix nomeadamente se tem laminado na parte de trás da capa ou não (are you experienced MONO da Track), se as letras são azul claro ou brancas no interior da capa gatefold e se duas fotos que também lá estão são maiores ou mais pequenas (electric ladyland Stereo da Track, aqui é importante o registo da matriz para diferenciar também algumas edições), se existe um insert laranja original (axis bold as love MONO da Track), enfim... Voltando à Clássica, já em relação aos discos Americanos tais como os MERCURY Living Presence (SR...) e RCA Living Stereo (LSC...), nesses sim normalmente já tenho mais em atenção os registos da Matriz, nos RCA até dá para saber a partir do registo da Matriz qual foi a fábrica onde foi prensado além da Mother e do stamper claro... Eu sei que quanto mais baixa for a letra/numero da mother e do stamper melhor, pois vale de certeza mais dinheiro e a probabilidade de tocar melhor é maior. Mas isso é válido para todos os discos para qualquer estilo de música. Seja como for também acontece uma coisa muito engraçada por vezes, que é a possibilidade de alguns discos cuja inscrição na Matriz da mother e do stamper são mais antigos e portanto deviam tocar melhor mas não tocam, a tal facto pode dever-se factos que não podemos controlar nem saber quando os compramos em segunda mão, como por exemplo : - O estado do diamante da célula com que foi tocado pelo antigo dono; - Forma como foi armazenado (por exemplo se foi deixado muitas vezes dias a fio no giradiscos a ganhar estática e pó); - Em que altura é que foi prensado ? (no início, meio, ou fim da vida útil do stamper) - O tempo que esteve na maquina de prensagem; - A qualidade do pedaço de vinil que por sorte lhe calhou; - Outros defeitos de fabrico aleatórios; Por isso é que só ligo a isso nas edições muito raras Abraço, Jorge Ferreira | |
| | | Jorge Ferreira Membro AAP
Mensagens : 3386 Data de inscrição : 05/11/2011 Idade : 56 Localização : Palmela
| Assunto: Re: Grandes álbuns/interpretes de musica clássica. Sex Dez 09 2011, 17:32 | |
| Ainda em relação aos DECCA's SXL mas em reedições audiófilas: A Speakers Corner tem como sabem algumas reedições audiófilas mais ou menos acessíveis a 33rpm sendo algumas muito boas, outras nem tanto, acho o som um bocado digital em algumas, mas é mesmo questão de investigarem o que dizem sobre o som do titulo que vos interessa. Uma coisa é certa a qualidade de prensagem é muito boa e aparecem muito poucos discos com defeitos. Temos recentemente apenas a editora "Original Recording Group" (ORG) que está neste momento a reeditar uma série audiófila de 10 Albums (duplos pois são a 45rpm), estes albums são remisturados pelo Bernie Grundman supostamente a partir das master tapes analógicas originais, e são prensados a 180g na R.T.I. nos U.S.A. É uma série limitada em que os primeiros 2500 são numerados, as capas são gatefold e laminadas. Esta série de 10 Albums contém alguns dos clássicos da LONDON (Blue Back) Americanos que eram os equivalentes aos DECCA SXL Ingleses. A "Decca Record Company, Ltd." prensou Decca's SXL-2xxx ou SXL-6xxx (SET-xxx para as caixas) essencialmente na Inglaterra (se bem que alguns sairam apenas na Alemanha), enquanto que disponibilizavam o mesmo disco nos U.S.A. usando o label LONDON CS-6xxx (CSA-xxxx e OSA-xxxx para as caixas). Pois a "Decca Record Company, Ltd." foi proibida de usar o mesmo nome nos U.S.A. pois já lá existia uma editora americana chamada "Decca Records Inc.", dai terem distribuido os clássicos DECCA SXL nos U.S.A. como LONDON CS-6xxx (os chamados London Blue Back). Relativamente à reedição dos 10 titulos de London Blue Backs pela ORG, estes discos duplos da ORG a 45rpm são caros pois custam $55 nos U.S.A. O som é excelente, eis aqui alguns exemplos de alguns que já foram lançados agora há pouco tempo : e outros 7 sairam/vão sair. | |
| | | António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Grandes álbuns/interpretes de musica clássica. Sex Dez 09 2011, 17:37 | |
| Um dia ainda tenho que ouvir uma edição deste calibre. Quem sabe se não me venho a apaixonar. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | Jorge Ferreira Membro AAP
Mensagens : 3386 Data de inscrição : 05/11/2011 Idade : 56 Localização : Palmela
| | | | António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Grandes álbuns/interpretes de musica clássica. Sex Dez 09 2011, 19:13 | |
| _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | Jorge Ferreira Membro AAP
Mensagens : 3386 Data de inscrição : 05/11/2011 Idade : 56 Localização : Palmela
| Assunto: Re: Grandes álbuns/interpretes de musica clássica. Sex Dez 09 2011, 19:46 | |
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| | | António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Grandes álbuns/interpretes de musica clássica. Sex Dez 09 2011, 20:09 | |
| - Jorge Ferreira escreveu:
Empréstimo nada, discos novos não se emprestam, ouves lá se quiseres O que também é muito bom e da direito a café.... _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | Jorge Ferreira Membro AAP
Mensagens : 3386 Data de inscrição : 05/11/2011 Idade : 56 Localização : Palmela
| Assunto: Re: Grandes álbuns/interpretes de musica clássica. Sáb Dez 10 2011, 12:32 | |
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