Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
|
| Amplificador Classe AA | |
|
+9Studio 51 relstorm mango reirato António José da Silva Rui Pinho ricardo onga-ku Vodoo enxuto 13 participantes | Autor | Mensagem |
---|
enxuto Membro AAP
| Assunto: Amplificador Classe AA Sex Jan 06 2012, 12:37 | |
| Rapaziada, o que significa um amplificador ser da classe AA?
Estou a considerar um antigo, do início dos anos 90, mas o consumo de quase 700 Watt desmobiliza um bocado também, e o não ter comando à distância.
O facto de ter uma saída "Power amp. direct" significará que se pode ligar aí um amplificador de potência mas também um sub-woofer activo?
Cumprimentos, Enxuto | |
| | | Vodoo Membro AAP
Mensagens : 7002 Data de inscrição : 05/07/2010 Localização : Usuário BANIDO
| Assunto: Re: Amplificador Classe AA Sex Jan 06 2012, 13:41 | |
| Se eventualmente puder disponibilizar o modelo sria mais fácil de opinar acerca do mesmo. Mas de qualquer forma como tenho alguns desses maquinões que quando estão quentinhos tocam nas horas e são bastante fiáveis vou tentar ajudar e entã cá vai: Os 700W de consumo infelizmente são necessários quando se quêr potência e como tal ......... !!! E a saída de que fala não é uma saída mas sim uma entrada para podêr utilizar apenas o amplificador como power ligando normalmente a saida variável dos antigos leitores de CD´s ou um pré amplificador externo coisa que não faz muito sentido mas dá para tirar algumas conclusões, comparações etc. Por outro lado o botão frontal de amp. direct ou algo que o valha serve para fazer o bypass aos reguladores existentes utilizar apenas o controlo de volume. Quanto ao classAA crtamente que existem neste espaço pessoas com mais conhecimento do que eu para lhe responderem a essa questão. Espero têr ajudado a clarificar as suas dúvidas. Cumps | |
| | | enxuto Membro AAP
| Assunto: Re: Amplificador Classe AA Sex Jan 06 2012, 13:54 | |
| Obrigado, Voodoo.
Trata-se de um Technics SU-V670.
| |
| | | ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
| Assunto: Re: Amplificador Classe AA Sex Jan 06 2012, 14:29 | |
| O consumo elevado deve-se à tipologia utilizada (Classe A):
http://en.wikipedia.org/wiki/Electronic_amplifier#Power_amplifier_classes
Ricardo | |
| | | Rui Pinho Membro AAP
Mensagens : 467 Data de inscrição : 27/05/2011 Idade : 70 Localização : S.Domingos de Rana
| Assunto: Re: Amplificador Classe AA Sex Jan 06 2012, 14:55 | |
| - ricardo onga-ku escreveu:
- O consumo elevado deve-se à tipologia utilizada (Classe A):
http://en.wikipedia.org/wiki/Electronic_amplifier#Power_amplifier_classes
Ricardo boas ,Ricardo A classe A ou AA da technics tinha a caractristica de ser mais poupadinha.O bias era incrementado em função do sinal ,dessa forma não havia tanta energia dissipada como tipicamente num classe A Tenho um dos primeiros chamados de sincrobias,que trabalha muito bem Depois apareceram os NEw A e AA mas já não conheço tão bem A krell tambem fez um que tinha um sistema identico ,chamado de bias deslizante ou coisa parecida... A vantagem é que era um krell ,apesar dos resultados não terem sido muito bons.... | |
| | | António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Amplificador Classe AA Sex Jan 06 2012, 15:00 | |
| - Rui Pinho escreveu:
A classe A ou AA da technics tinha a caractristica de ser mais poupadinha.O bias era incrementado em função do sinal ,dessa forma não havia tanta energia dissipada como tipicamente num classe A Tenho um dos primeiros chamados de sincrobias,que trabalha muito bem Depois apareceram os NEw A e AA mas já não conheço tão bem A krell tambem fez um que tinha um sistema identico ,chamado de bias deslizante ou coisa parecida... A vantagem é que era um krell ,apesar dos resultados não terem sido muito bons....
Uma pergunta Rui. Essa caraterística de regular o bias consonante o sinal é um característica do AA ou também do A da Technics? _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
| Assunto: Re: Amplificador Classe AA Sex Jan 06 2012, 15:02 | |
| Olá Rui, E obrigado pela informação! Ainda assim 690 W é muita fruta. Ricardo | |
| | | enxuto Membro AAP
| Assunto: Re: Amplificador Classe AA Sex Jan 06 2012, 15:06 | |
|
Em principio, pelo que tenho lido, deve tocar bem. Se é melhor do que o que tenho agora é que não sei. Não vou poder experimentar.
Agora ou compro ou não compro.
É como o outro que diz ao cão, com ar zangado: Vens ou ficas? E ele vem ou fica.
| |
| | | Rui Pinho Membro AAP
Mensagens : 467 Data de inscrição : 27/05/2011 Idade : 70 Localização : S.Domingos de Rana
| Assunto: Re: Amplificador Classe AA Sex Jan 06 2012, 18:05 | |
| - ricardo onga-ku escreveu:
- Olá Rui,
E obrigado pela informação! Ainda assim 690 W é muita fruta.
Ricardo Mas os 690 w é á max potência em regime continuo .è uma especificação,quer dizer no tempo em que isso valia alguma coisa... Mas concordo ,é muita fruta,no entanto se ele fizer os 180 w em classe A o valor parece-me razoavel (curto) Tendo o sinal musical um valor médio muito mais baixo até se deve aguentar .SE fosse classe A ,"normal" os dissipadores fritavam... Não sei se é comum a todos os technics que têm a designação A ou AA ou ainda new A.Os primeiros eram | |
| | | enxuto Membro AAP
| Assunto: Re: Amplificador Classe AA Sáb Jan 07 2012, 16:51 | |
| Olá,
algum de vocês sabe o preço de uma coisa destas nova (ou seja, lá para os anos de 1990)?
Mais do que um salário mínimo, quase de certeza, não? | |
| | | reirato Membro AAP
Mensagens : 3642 Data de inscrição : 08/11/2010 Idade : 80 Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa
| Assunto: Re: Amplificador Classe AA Sáb Jan 07 2012, 20:35 | |
| - enxuto escreveu:
- Olá,
algum de vocês sabe o preço de uma coisa destas nova (ou seja, lá para os anos de 1990)?
Mais do que um salário mínimo, quase de certeza, não? Está um no OLX por 100€, e estes no eBay.de vão desde os 80€ aos 165€: http://www.ebay.de/sch/i.html?_nkw=technics+su+v670 | |
| | | mango Membro AAP
| Assunto: Re: Amplificador Classe AA Sáb Jan 07 2012, 20:38 | |
| se a memoria não me falha a classe AA foi uma tentativa de fazer um andar push-pull não comutado. Na classe AB normalmente os transístores conduzem um de cada vez durante 180 graus da onda, mas na verdade normalmente andam sempre na casa do 182 ou 183 graus para evitar a distorção de crossover de cada vez que o sinal passa o zero. Mas na AB só um transístor conduz de cada vez e o segundo entra ao corte. Até determinada amplitude de sinal ambos estão a conduzir (classe A), a partir de determinada amplitude só um conduz de cada vez (classe B). Com a classe AA o segundo transístor do andar push-pull nunca entra completamente ao corte e tem sempre uma corrente residual... | |
| | | reirato Membro AAP
Mensagens : 3642 Data de inscrição : 08/11/2010 Idade : 80 Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa
| Assunto: Re: Amplificador Classe AA Sáb Jan 07 2012, 20:47 | |
| - enxuto escreveu:
- Olá,
Mais do que um salário mínimo, quase de certeza, não? Este, um SU-V660, dos anos 89 a 95, teve um PVP na altura de 380,00Usd. http://vintagetechnics.co.uk/integrated/suv660.htm | |
| | | enxuto Membro AAP
| Assunto: Re: Amplificador Classe AA Sáb Jan 07 2012, 22:24 | |
| vi há pouco 2000 francos em 1990.
o que bate certo.
Pode-se dizer que seria um aparelho de uma gama já bem jeitosa. | |
| | | enxuto Membro AAP
| Assunto: Re: Amplificador Classe AA Ter Jan 10 2012, 09:57 | |
| Pronto, chegou.
Era para tirar umas fotos, mas olha, já o meti no móvel, o que dá uma trabalheira do caraças e preonto.
Agora, ou eu sou um bocado môco, ou este toca melhor que o AVR Denon que eu cá tenho.
Aliás já achava isso do Sony.
A vantagem deste relativamente ao Sony é que faz tocar colunas mais difíceis. Só que este não tem controlo remoto.
Tanto o Sony (TA-FE 700r) como este (Technics SU-V670) me parecem melhores em Stéreo que o Denon (AVR-1804) especialmente se as colunas tiverem um som que não puxa lá muito pelos agudos.
A construção de todos parece muito boa, mas por dentro o Sony e o Tecnhics impressionam mais (pelo menos a min, que não percebo nada disto).
O Tecnhics é igual a este:
http://www.nesovski.com/page_SU-V670.htm
Veio para fazer par com as Magnepan, às tantas quando vender umas vendo o outro.
Já agora, acham que este aparelho se bate com aparelhos modernos de que gama? e a que preços? E o Sony?
Antes deste ainda pensei num Nad 370 mas tinha de vir do estrangeiro e não sei se seria melhor para além de ter controlo remoto.
{}
Enxuto | |
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Amplificador Classe AA Ter Jan 10 2012, 10:11 | |
| - enxuto escreveu:
Antes deste ainda pensei num Nad 370.... Felizmente que não. Foi de longe o pior amplificador que tive e o pior que já ouvi o que é comum a outros modelos desta marca. É mesmo muito mau (opinião pessoal mas partilhada por muitos) Quanto ao Technics, que grande e bonito tijolo. É mesmo uma besta. Parabéns. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | enxuto Membro AAP
| Assunto: Re: Amplificador Classe AA Ter Jan 10 2012, 10:23 | |
| Ah sim?
Pensei num 370 ou 372 custavam o mesmo mas os portes encareciam e podia correr mal.
Da nad só tive um 310 e já achei bonzito. para as Kyte chegava.
As review dizem todas que o denon é uma maravilha e desprezam Sony e afins, ou nes as há, a não ser de utilizadores.
Este modelo o TA-FE700r parace ter adeptos, vou tentar arranjar umas fotos do interior e depois coloco num tópico próprio.
O tecnhics, bem esse já tem muitos fãs.
E parece-me que deve haver muitas maneiras de medir Watts, não?
É que os 2x60 do Sony parecem mais do que os 2x90 do Denon. Os 2x90 do Technics parecem mais que os outros todos, mas se calhar efectivamente são, uma vez que já li que a potência real é superior ao anunciado, embora eu ache isso alo estranho.
Quanto à temperatura, ainda não aqueceu muito, li que estes aparelhos aquecem como tudo. | |
| | | enxuto Membro AAP
| Assunto: Re: Amplificador Classe AA Ter Jan 10 2012, 20:17 | |
| E eu sou rápido a fazer contas.
Se um Nad 310 pequeno e velho dava conta de umas colunas pequenas e velhas, um 370 grande deve ser um espectáculo com quaisquer colunas.
Ora a lógica nem sempre dá certo.
hehehehe. | |
| Assunto: Re: Amplificador Classe AA Ter Jan 10 2012, 20:20 | |
| - enxuto escreveu:
- E eu sou rápido a fazer contas.
Se um Nad 310 pequeno e velho dava conta de umas colunas pequenas e velhas, um 370 grande deve ser um espectáculo com quaisquer colunas.
Ora a lógica nem sempre dá certo.
hehehehe. Podes crer. Não é por falta de "força", é mesmo por falta de qualidade. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | relstorm
| Assunto: Re: Amplificador Classe AA Dom Jan 22 2012, 22:39 | |
| muito boms estes class a...krell,..etc mas o valor e que... | |
| | | Studio 51 Membro AAP
| Assunto: Re: Amplificador Classe AA Sáb Out 27 2018, 20:20 | |
| Estes New Class A, Class AA, Optical Class A, Dynamic Bias, Adaptative Bias, etc, na prática comportam-se como amplificadores de classe AB, apesar de terem o bias dinamicamente variável durante o funcionamento.
Os que tive oportunidade de experimentar não soavam como classe A pura como tinham um consumo energético de um classe AB normal. Ou seja, o consumo real era muito inferior ao consumo máximo anúnciado e variava fortemente com o sinal enquanto um classe A pura tem logo o consumo brutal em idle.
Conclusão: Quer na factura da electricidade quer ao ouvido parecem ser classe AB, o que é bom porque é a mais virtuosa das classes. | |
| | | galvaorod Membro AAP
| Assunto: Re: Amplificador Classe AA Sáb Out 27 2018, 20:47 | |
| - Studio 51 escreveu:
- Estes New Class A, Class AA, Optical Class A, Dynamic Bias, Adaptative Bias, etc, na prática comportam-se como amplificadores de classe AB, apesar de terem o bias dinamicamente variável durante o funcionamento.
Os que tive oportunidade de experimentar não soavam como classe A pura como tinham um consumo energético de um classe AB normal. Ou seja, o consumo real era muito inferior ao consumo máximo anúnciado e variava fortemente com o sinal enquanto um classe A pura tem logo o consumo brutal em idle.
Conclusão: Quer na factura da electricidade quer ao ouvido parecem ser classe AB, o que é bom porque é a mais virtuosa das classes. Olá, Concordo com tudo o que disse, mas já ouvi muitos classe a com um desempenho muito bom, sem serem muito pesados na conta da luz. O que eu tenho agora só consome 170 wats o que não é muito exagerado. | |
| Assunto: Re: Amplificador Classe AA Sáb Out 27 2018, 21:15 | |
| - galvaorod escreveu:
- O que eu tenho agora só consome 170 wats o que não é muito exagerado.
Isso é muito bom. O amplificador mais fraquinho que tive em classe A pura gastava 250W a partir do momento que o ligava e só tinha uma potência de saída de 30W/canal (em 8ohm). Vantagens: Dava para fritar ovos e podia pôr o volume no máximo porque gastava o mesmo do que se estivesse sem carga. Desvantagens: Só tocava bem quente e levava uma hora a ficar no ponto. Logo, para uma hora de audição, o custo energético era 500Wh. | |
| Assunto: Re: Amplificador Classe AA Sáb Out 27 2018, 23:06 | |
| - Studio 51 escreveu:
- galvaorod escreveu:
- O que eu tenho agora só consome 170 wats o que não é muito exagerado.
Isso é muito bom. O amplificador mais fraquinho que tive em classe A pura gastava 250W a partir do momento que o ligava e só tinha uma potência de saída de 30W/canal (em 8ohm). Vantagens: Dava para fritar ovos e podia pôr o volume no máximo porque gastava o mesmo do que se estivesse sem carga. Desvantagens: Só tocava bem quente e levava uma hora a ficar no ponto. Logo, para uma hora de audição, o custo energético era 500Wh. Pois, de facto um exagero, agora as pessoas tem mais consciência com os consumos, e já não estamos na época em que valia tudo no áudio. Mesmo assim o meu integrado agora consome 330 watts mas isso deve ser o consumo máximo e eu não ando sempre a chatear os vizinhos. | |
| Assunto: Re: Amplificador Classe AA Dom Out 28 2018, 09:50 | |
| - galvaorod escreveu:
- Mesmo assim o meu integrado agora consome 330 watts mas isso deve ser o consumo máximo e eu não ando sempre a chatear os vizinhos.
O consumo indicado na parte de trás de um amplificador de classe AB é apenas um valor máximo de acordo com regras de homologação e não tem qualquer relação com o consumo real até porque na classe AB o consumo depende do sinal. O consumo em idle/audição a baixo volume chega a ser menos de 1/10 do valor máximo. Exemplo: Estou neste momento a ouvir um classe AB do tipo "Optical class A" que tem inscrito atrás: 500W. Está a consumir apenas cerca de 60W. Se fosse um classe A pura estaria a consumir 500W desde o momento que era ligado e essa energia era toda transformada em calor. Logo teria que ter dissipadores muito grandes e externos; e se a sala fosse pequena ia aquecê-la ao fim de algum tempo (outro dos problemas dos classe A - a audição no Verão). Cada caso é um caso. Já tive um AB que gastava bastante logo em idle (um Sony TA-N77ES), o que está relacionado com o desenho e filosofia de bias (que neste aparelho não é dinâmico e o valor recomendado era elevado). Não era por isso que tocava bem. Bastante potência mas pouco requinte. Não se podia baixar o bias porque perdia a dinâmica. Até deveria ser mais alto, mas é um amplificador mal desenhado que coloca todos os transístores dos dois canais num único dissipador que para agravar tem pouca área de dissipação. É pena porque é um amplificador lindíssimo. | |
| Assunto: Re: Amplificador Classe AA Dom Out 28 2018, 11:01 | |
| - Studio 51 escreveu:
- galvaorod escreveu:
- Mesmo assim o meu integrado agora consome 330 watts mas isso deve ser o consumo máximo e eu não ando sempre a chatear os vizinhos.
O consumo indicado na parte de trás de um amplificador de classe AB é apenas um valor máximo de acordo com regras de homologação e não tem qualquer relação com o consumo real até porque na classe AB o consumo depende do sinal. O consumo em idle/audição a baixo volume chega a ser menos de 1/10 do valor máximo.
Exemplo: Estou neste momento a ouvir um classe AB do tipo "Optical class A" que tem inscrito atrás: 500W. Está a consumir apenas cerca de 60W. Se fosse um classe A pura estaria a consumir 500W desde o momento que era ligado e essa energia era toda transformada em calor. Logo teria que ter dissipadores muito grandes e externos; e se a sala fosse pequena ia aquecê-la ao fim de algum tempo (outro dos problemas dos classe A - a audição no Verão).
Cada caso é um caso. Já tive um AB que gastava bastante logo em idle (um Sony TA-N77ES), o que está relacionado com o desenho e filosofia de bias (que neste aparelho não é dinâmico e o valor recomendado era elevado). Não era por isso que tocava bem. Bastante potência mas pouco requinte. Não se podia baixar o bias porque perdia a dinâmica. Até deveria ser mais alto, mas é um amplificador mal desenhado que coloca todos os transístores dos dois canais num único dissipador que para agravar tem pouca área de dissipação. É pena porque é um amplificador lindíssimo. Esse "0ptical class A" é um Denon? Já tive uns 4400 que eram assim. O ta n77 é um amp muito bonito, eu gostaria de ter um, mas os preços em segunda mão são cada vez mais altos, devido ao facto de ser muito colecionável, também. Mas já tive o ta f770es que tinha mais ou menos o mesmo aspeto por dentro, e tocava muito bem, mas o meu suicidou-se devido a uma reparação mal feita, e depois o arranjo era demasiado caro. A seguir tive o 730, que sempre achei um pouco inferior aos outros (550es, 650esd e o ta fa3es, com menos potencia, mas mais agradáveis). Neste momento tenho o ta fa777es (e o scd777es) e não tenho exigência (nem dinheiro) para querer melhor, embora seja complicado arranjar colunas que ele goste, devido a um circuito de proteção com excesso de zelo, que só gosta de colunas fáceis. | |
| Assunto: Re: Amplificador Classe AA Dom Out 28 2018, 13:32 | |
| - galvaorod escreveu:
- Esse "0ptical class A" é um Denon? Já tive uns 4400 que eram assim. O ta n77 é um amp muito bonito, eu gostaria de ter um, mas os preços em segunda mão são cada vez mais altos, devido ao facto de ser muito colecionável, também. Mas já tive o ta f770es que tinha mais ou menos o mesmo aspeto por dentro, e tocava muito bem, mas o meu suicidou-se devido a uma reparação mal feita, e depois o arranjo era demasiado caro. A seguir tive o 730, que sempre achei um pouco inferior aos outros (550es, 650esd e o ta fa3es, com menos potencia, mas mais agradáveis). Neste momento tenho o ta fa777es (e o scd777es) e não tenho exigência (nem dinheiro) para querer melhor, embora seja complicado arranjar colunas que ele goste, devido a um circuito de proteção com excesso de zelo, que só gosta de colunas fáceis.
Sim, é um POA-2800 (estéreo). Estranhamente tanto o POA-2400 como o POA-2800 são mais transparentes e têm uma gama média natural quando comparados com os monoblocos POA-6600A (muito músculo dos 350W, mas falta refinamento, aliás como no TA-N77ES). Não ouvi os POA-4400. Tratando-se de um power, a escolha do pré-amplificador é importante e pode haver um julgamento precipitado com um pré e colunas erradas. No caso dos TA-N77ES fiz combinações com 4 pré-amplificadores diferentes e 3 pares de colunas diferentes e não há dúvida que não são refinados. É claro, que a beleza pode toldar a visão do homem (ou audição a neste caso). Esses Sony mais modernos não conheço. Para o meu ouvido a grande mestria da Sony estava mais nos leitores de CD do que nos amplificadores. O "fácil acasalamento" com colunas é para mim uma virtude importante (e rara) num amplificador. Regra geral, os amplificadores com menos potência têm mais dificuldades (havendo excepções) e, regra geral, muitos amplificadores potentes não são refinados. | |
| Assunto: Re: Amplificador Classe AA Dom Out 28 2018, 16:25 | |
| - Studio 51 escreveu:
- galvaorod escreveu:
- Esse "0ptical class A" é um Denon? Já tive uns 4400 que eram assim. O ta n77 é um amp muito bonito, eu gostaria de ter um, mas os preços em segunda mão são cada vez mais altos, devido ao facto de ser muito colecionável, também. Mas já tive o ta f770es que tinha mais ou menos o mesmo aspeto por dentro, e tocava muito bem, mas o meu suicidou-se devido a uma reparação mal feita, e depois o arranjo era demasiado caro. A seguir tive o 730, que sempre achei um pouco inferior aos outros (550es, 650esd e o ta fa3es, com menos potencia, mas mais agradáveis). Neste momento tenho o ta fa777es (e o scd777es) e não tenho exigência (nem dinheiro) para querer melhor, embora seja complicado arranjar colunas que ele goste, devido a um circuito de proteção com excesso de zelo, que só gosta de colunas fáceis.
Sim, é um POA-2800 (estéreo). Estranhamente tanto o POA-2400 como o POA-2800 são mais transparentes e têm uma gama média natural quando comparados com os monoblocos POA-6600A (muito músculo dos 350W, mas falta refinamento, aliás como no TA-N77ES). Não ouvi os POA-4400. Tratando-se de um power, a escolha do pré-amplificador é importante e pode haver um julgamento precipitado com um pré e colunas erradas. No caso dos TA-N77ES fiz combinações com 4 pré-amplificadores diferentes e 3 pares de colunas diferentes e não há dúvida que não são refinados. É claro, que a beleza pode toldar a visão do homem (ou audição a neste caso). Esses Sony mais modernos não conheço. Para o meu ouvido a grande mestria da Sony estava mais nos leitores de CD do que nos amplificadores.
O "fácil acasalamento" com colunas é para mim uma virtude importante (e rara) num amplificador. Regra geral, os amplificadores com menos potência têm mais dificuldades (havendo excepções) e, regra geral, muitos amplificadores potentes não são refinados. O 2800 deve ser muito bom, nunca tive nenhum. Estranhamente com a Denon tenho a sensação de que quanto mais antigos, tocam melhor. Já tive um poa-1500 que tinha um som fabuloso. Também já tive os monos poa s-10 que não achei muito impressionantes, embora não tivesse um pré ou colunas à altura deles. Mas eram muito bonitos, com aquele minimalismo dourado dos aparelhos japoneses. Quem é que consegue ficar indiferente a uma cara linda? | |
| | | Rufas Membro AAP
| Assunto: Re: Amplificador Classe AA Dom Out 28 2018, 17:33 | |
| Ola! Pessoal desculpem meter-me na conversa, tenho um Pioneer M73 também tem classe A, alguém conhece e poderá transmitir informações. Neste momento está com um problema, quando passo para a classe A as colunas começam a dar estoiros com intervalos regulares. O que acham que se passa? | |
| Assunto: Re: Amplificador Classe AA Dom Out 28 2018, 18:01 | |
| - galvaorod escreveu:
- O 2800 deve ser muito bom, nunca tive nenhum. Estranhamente com a Denon tenho a sensação de que quanto mais antigos, tocam melhor. Já tive um poa-1500 que tinha um som fabuloso. Também já tive os monos poa s-10 que não achei muito impressionantes, embora não tivesse um pré ou colunas à altura deles. Mas eram muito bonitos, com aquele minimalismo dourado dos aparelhos japoneses. Quem é que consegue ficar indiferente a uma cara linda?
«Quanto mais antigos tocam melhor» - Concordo que é em geral verdade, tirando algumas excepções que confirmam a regra. O POA-2800 foi o último bom Denon (para os meus ouvidos). Depois lançaram os POA-S10 (150W) e alguns integrados dourados, mas não tinham a mesma vivacidade que os anteriores. O som é macio e tinham dinâmica mas eram de certa forma amorfos e não passavam a energia da música, sendo só bons com alguns tipos de música. Também tive um POA-3200 (120W) que sofria do mesmo problema. | |
| Assunto: Re: Amplificador Classe AA Dom Out 28 2018, 18:19 | |
| - Rufas escreveu:
- Ola! Pessoal desculpem meter-me na conversa, tenho um Pioneer M73 também tem classe A, alguém conhece e poderá transmitir informações.
Neste momento está com um problema, quando passo para a classe A as colunas começam a dar estoiros com intervalos regulares. O que acham que se passa? Pelo que sei o Pioneer M73 não tem bias dinâmico, apenas tem dois modos de funcionamento - classe A e B, com selecção manual. O bias é fixo e deve ser ajustado como num amplificador normal. A única diferança é que é necessário ajustar dois bias dado ter dois modos de funcionamento. A primeira coisa que eu faria seria mesmo ajustar os bias. Só é necessário um voltímetro. O SM está disponível na net (site electronica-pt.com) e o procedimento está bem descrito na página 22. Coloca-se em classe B, espera-se 10 minutos depois de ligado e ajusta.se um pot. em cada canal assegurando as tensões nos pontos indicados. De seguida passa-se para classe A, mais 10 minutos, etc. | |
| Assunto: Re: Amplificador Classe AA Dom Out 28 2018, 18:34 | |
| Já agora, três exemplos de amplificadores com bias dinâmico: - Denon POA-2400 - 200W/8ohm (Optical Class A) A afinação do bias promove mais a eficiência do que a operação em classe A mas o resultado final é ainda assim bom: Som natural, musical e boa capacidade de atacar colunas difíceis, com a vantagem do baixo consumo energético. O termo "optical" vem da utilização de um optocoupler por canal (isolador optico) no circuito do bias, um componente fácil de arranjar na mercearia mais próxima, e que custa menos de 1€. - Technics SE-A3 mkII - 300W/8ohm (New Class A) Possivelmente o último grande amplificador da Technics. Transparência e dinâmica! Com uma boa fonte e colunas, ninguém vai querer abandonar a festa. Nota: A partir do final dos 80's o hifi japonês perdeu a alma. Quem quiser um Technics a sério tem que ir buscá-lo ao passado distante. - Mark Levinson 33 - 300W/8ohm (Adaptative Bias) Este é um caso extremo onde o circuito que gere o bias tem o "pé pesado no pedal", logo tem consumos (e dissipação de calor) elevados, afastando-se do AB típico e aproximando-se mais da classe A. O som é transparente, quente e dinâmico, mas a relação qualidade/preço é medíocre (mais a desvantagem do consumo). | |
| | | analog_sa Membro AAP
Mensagens : 269 Data de inscrição : 04/05/2017 Localização : Cascais
| Assunto: Re: Amplificador Classe AA Dom Out 28 2018, 19:44 | |
| - Rufas escreveu:
- Ola! Pessoal desculpem meter-me na conversa, tenho um Pioneer M73 também tem classe A, alguém conhece e poderá transmitir informações.
Neste momento está com um problema, quando passo para a classe A as colunas começam a dar estoiros com intervalos regulares. O que acham que se passa? If the power supply caps are drying out and losing capacitance, the effect will be more pronounced in class A mode because of the high steady current draw. It is unacceptable to use 20+ year old amps with the original capacitors. It is even more important to recap if the devices operate at an elevated temperature. | |
| Assunto: Re: Amplificador Classe AA Dom Out 28 2018, 21:38 | |
| - analog_sa escreveu:
- It is unacceptable to use 20+ year old amps with the original capacitors.
Não faltam por aí amplificadores com mais de 30 anos em grande forma com os condensadores originais. Inaceitável é substituir bons condensadores escolhidos pelo designer por maus condensadores. A reparação de equipamentos audio é como quando uma pessoa está doente: Primeiro o diagnóstico e só depois é que decidem os medicamentos (ou se começa a substituir peças no caso do audio). Sse (se e só) os condensadores perderam capacidade é que devem ser substituídos! (ou estão a babar, no caso dos electrolíticos) Substituir quaisquer componentes de um amplificador só porque têm 20 anos quando os componentes estão bons é 'nonsense'. Esta ideia da substituição preventiva dos componentes bons foi uma invenção de reparadores audio que querem enganar os clientes! | |
| | | analog_sa Membro AAP
Mensagens : 269 Data de inscrição : 04/05/2017 Localização : Cascais
| Assunto: Re: Amplificador Classe AA Seg Out 29 2018, 07:51 | |
| Here we will have to agree to disagree 30 years ago there were simply no electrolytic caps i would call "good" in the audio sense, All those classic big amps with the old Mallory and Sprague caps do improve immensely after some nice recent vintage caps get in as replacements. And those were only used in top equipment - the average Japanese amp shares the same part bins with the TVs from that era. And it is not just the caps; replacement, or even cleaning of the old relays and switches can completely transform the sound. As far as this thread goes, the various marketing designations of AA, AAA, Super class A, are just that: marketing. These amps are much closer to class AB, which is not necessarily a bad thing. For my taste a class AB amp can cope with a wider range of musical styles than a real class A amp. I wish i knew why, but i don't. | |
| Assunto: Re: Amplificador Classe AA Seg Out 29 2018, 09:50 | |
| - analog_sa escreveu:
- Here we will have to agree to disagree
30 years ago there were simply no electrolytic caps i would call "good" in the audio sense, All those classic big amps with the old Mallory and Sprague caps do improve immensely after some nice recent vintage caps get in as replacements. And those were only used in top equipment - the average Japanese amp shares the same part bins with the TVs from that era. And it is not just the caps; replacement, or even cleaning of the old relays and switches can completely transform the sound.
As far as this thread goes, the various marketing designations of AA, AAA, Super class A, are just that: marketing. These amps are much closer to class AB, which is not necessarily a bad thing. For my taste a class AB amp can cope with a wider range of musical styles than a real class A amp. I wish i knew why, but i don't. Este é um problema que considero importante. De facto os aparelhos com alguns anos e uso, já não estão com as especificações de fábrica e muitas vezes são uma desilusão para a pessoa que o acabou de comprar em segunda mão. Já apanhei muitos galos desses com clássicos absolutos. E cheguei à conclusão que: Um aparelho base de gama antigo, se a 100%, vai tocar melhor e ter uma melhor qualidade de construção do que os modernos. Basta ver os Pioneer da série SA que andam por ai pelo mercado ainda a tocar. Mas a pessoa tem que lhe fazer uma revisão por um técnico honesto. Já tive um Dual que tinha um som medíocre, e andava de mão em mão. Quando veio ter comigo, reparei logo que aquecia demasiado, e levei-o à QLD para eles mudarem o óleo e verem os travões. Quando voltou para casa eu tinha menos 60 paus na carteira mas o som do aparelho estava fabuloso. O pessoal não queria acreditar que era o mesmo coxo de alguns dias atrás, nem sequer pensavam que a dual fizesse amps tão bons. | |
| | | takeooff Membro AAP
Mensagens : 1012 Data de inscrição : 09/11/2016 Idade : 53 Localização : Cascais
| Assunto: Re: Amplificador Classe AA Seg Out 29 2018, 18:38 | |
| - Studio 51 escreveu:
Exemplo: Estou neste momento a ouvir um classe AB do tipo "Optical class A" que tem inscrito atrás: 500W. Está a consumir apenas cerca de 60W.
Caro Studio 51, o que usa para monitorizar o consumo dos aparelhos? | |
| Assunto: Re: Amplificador Classe AA Seg Out 29 2018, 20:22 | |
| - analog_sa escreveu:
- All those classic big amps with the old Mallory and Sprague caps do improve immensely after some nice recent vintage caps get in as replacements. And those were only used in top equipment - the average Japanese amp shares the same part bins with the TVs from that era. And it is not just the caps; replacement, or even cleaning of the old relays and switches can completely transform the sound.
Os bons amplificadores Japoneses vintage não usavam Mallory, etc, nem condensadores genéricos de TV, mas sim condensadores específicos para Audio. Até a Sony usava Elna for Audio, Nippon Chemicon for Audio, etc, nos aparelhos de topo em todos os condensadores do circuito de audio! Os condensadores actuais não são melhores que os antigos. Nem nas medições nem no som. Isso é uma invenção dos vendedores. Marketing. Mesmo nos grandes electrolíticos de filtragem, nos amps de topo a Technics não só usava condensadores para Audio como chegavam a ser custom-made! O Technics SE-A3 Mk2 tinha condensadores de filtragem de 105V! O meu POA-2800 (muito mais modesto) tem 4 grandes Nippon-Chemicon AUDIO: Agora é verdade que muitos amplificadores highend americanos usavam esses condensadores low-grade na fonte e nos circuitos!!! (Pass, Mark Levinson, etc). Estes aparelhos high-end com componentes baratos e mal desenhados só vêm dar mais valor ao vintage japonês! - analog_sa escreveu:
- As far as this thread goes, the various marketing designations of AA, AAA, Super class A, are just that: marketing. These amps are much closer to class AB, which is not necessarily a bad thing. For my taste a class AB amp can cope with a wider range of musical styles than a real class A amp. I wish i knew why, but i don't.
Concordo que há um certo marketing envolvido, mas os circuitos existem e alteram o som (para melhor). Agora, ainda bem que são mais classe AB do que A porque caso contrário gastavam muito e tinham pouca potência. | |
| Assunto: Re: Amplificador Classe AA Seg Out 29 2018, 20:41 | |
| - takeooff escreveu:
- Caro Studio 51, o que usa para monitorizar o consumo dos aparelhose momento a ouvir um classe AB do tipo "Optical class A" que tem inscrito atrás: 500W. Está a consumir apenas cerca de 60W.
Tenho um multímetro com funções Voltímetro (AC) e Amperímetro (AC). Deve-se medir sempre a tensão porque varia consoante a zona. A tensão é medida directamente na tomada; depois liga-se em modo amperímetro em série (o ideal é ter um cabo próprio para o efeito com bornes para apertar as ligações do multímetro e o contacto ser bem feito) e mede-se a corrente com o equipamento em funcionamento. Num AB até é engraçado ir mexendo no volume e ver a variação. A conta é simples P = VI. (V em volts e I em Amperes). Nem todos os multímetros são iguais. Por exemplo alguns são True-RMS. Para despistar o melhor é testar o método em duas lâmpadas, por exemplo, uma de 20W e outra de 100W e verificar se o cálculo está a dar esse valor. Sugiro duas porque as lâmpadas também podem ter ligeiras variações. | |
| | | takeooff Membro AAP
Mensagens : 1012 Data de inscrição : 09/11/2016 Idade : 53 Localização : Cascais
| Assunto: Re: Amplificador Classe AA Seg Out 29 2018, 20:52 | |
| - Studio 51 escreveu:
- takeooff escreveu:
- Caro Studio 51, o que usa para monitorizar o consumo dos aparelhose momento a ouvir um classe AB do tipo "Optical class A" que tem inscrito atrás: 500W. Está a consumir apenas cerca de 60W.
Tenho um multímetro com funções Voltímetro (AC) e Amperímetro (AC). Deve-se medir sempre a tensão porque varia consoante a zona. A tensão é medida directamente na tomada; depois liga-se em modo amperímetro em série (o ideal é ter um cabo próprio para o efeito com bornes para apertar as ligações do multímetro e o contacto ser bem feito) e mede-se a corrente com o equipamento em funcionamento. Num AB até é engraçado ir mexendo no volume e ver a variação. A conta é simples P = VI. (V em volts e I em Amperes). Nem todos os multímetros são iguais. Por exemplo alguns são True-RMS. Para despistar o melhor é testar o método em duas lâmpadas, por exemplo, uma de 20W e outra de 100W e verificar se o cálculo está a dar esse valor. Sugiro duas porque as lâmpadas também podem ter ligeiras variações. Eximia explicação, obrigado. Por aqui é mais simples tenho uma ficha macho/fêmea com display que faz esse efeito. Agora procuro uma com wi-fi mas ainda não encontrei. | |
| Assunto: Re: Amplificador Classe AA Seg Out 29 2018, 21:57 | |
| - takeooff escreveu:
- Eximia explicação, obrigado.
Por aqui é mais simples tenho uma ficha macho/fêmea com display que faz esse efeito. Agora procuro uma com wi-fi mas ainda não encontrei. Muito mais prático! | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Amplificador Classe AA | |
| |
| | | | Amplificador Classe AA | |
|