THE SUPER ANALOGUE DISC
King Records Japan
Alguns dos últimos LP's de Música Clássica que foram feitos pela King Super Analogue JAPAN ainda se conseguem arranjar, mas não por muito tempo pois estão OUT OF PRINT.
A King Super Analogue ao que parece usava Masters Analógicas de segunda geração (cópias da Master original) e utilizava um sistema Dolby para reduzir o sopro da fita.
É claro que eu preferia que tivessem usado as masters originais de primeira geração sem recurso a Dolby tal como as edições LONDON/DECCA que a ORG está a fazer neste momento e que são também excelentes.
Mas atenção que a King Super Analogue usava no seu processo de Mastering (Half-Speed Mastering para ser mais preciso) um sistema optimizado de alta qualidade e o mais directo possível.
O reprodutor das bobines era ligado a um pré-amp a válvulas e depois directamente ligado ao sistema Dolby, sem equalização, sem pass filter e sem limitação de altas frequências.
De seguida apenas ajustavam o nível de saida antes do Power Amp também a válvulas ligado à cabeça de corte.
Tudo em Half-Speed para uma maior perfeição e controlo.
O Engenheiro de Mastering era Akira Makino e os seus Engenheiros Assistentes Teruhiko Aoki e Hisao Nishida.
E o que é facto é que os King Super Analogue também têm um excelente som que nos surpreende a todos pela positiva.
Por isso é que os discos de Clássica da King Super Analogue são bastante apreciados quer pelas obras (LONDON/DECCA) quer pela excelente qualidade de som que na prática têm.
Estas edições são de LP's simples a 33rpm e 180g.
Hoje abri um que já tenho à algum tempo mas ainda não tinha ouvido:
Kertesz conducts Kodály
Háry János - suite
Dances of Galánta
Arias from Háry János
Istvan Kertesz conducting the London Symphony Orchestra
Olga Szonyi (soprano), John Leach (cymbalum)
Recorded March 1964 at Kingsway Hall, London
Original Producer Ray Minchull
Recording Engineer Kenneth Wilkinson
Um LONDON/DECCA dos bons, numa sala conhecida pela sua acústica fabulosa e uma gravação também fabulosa do mestre Kenneth Wilkinson.
A dinâmica deste disco é enorme e a qualidade dos timbres e das altas frequências surpreende pela positiva,
o equilibrio tonal dos melhores DECCA's em mais uma reedição com excelente som de um clássico da clássica!
Abraços,
Jorge Ferreira