joel2lisboa Membro AAP
Mensagens : 40 Data de inscrição : 22/02/2012 Idade : 56 Localização : Sines
| Assunto: DAC ????? Qui Mar 29 2012, 01:42 | |
| Peço desculpa pela minha ignorançia, mas agradecia que me esplicassem para que serve os DAC. Se eu tiver um amplificador com entrada analogica e um leitor cd com ambas as saidas justifica-se utilizar a saida digital comprar um dac para ligar ao amplificador ou utilizo a saida analogica e ligo directamente? Os DAC utilizao-se mais em que tipo de ligação? Obrigado. | |
|
fredy Membro AAP
Mensagens : 5130 Data de inscrição : 08/02/2011 Idade : 62 Localização : Casal do Marco - Seixal
| Assunto: Re: DAC ????? Qui Mar 29 2012, 09:28 | |
| Olá O DAC serve para transformar os sinais digitais em analógico, todos os leitores de CD têm um DAC, só os transportes é que não têm, existem diversas marcas que disponibilizam DAC´s em separado. Existem muitos leitores que têm uma saída Digital Coaxial ou Optica, ou então ambas, que servem para fazer um Upgrade. Existem diversos tipos de DAC, mas no fim todos estão a fazer a mesma coisa, claro que uns melhores e outros piores, no ínicio eram de 16 bits, e depois passaram para 1 bit, que foi uma opção dos construtores para reduzir custos. Os Receivers ou Prés de Cinema em Casa também têm entradas digitais para ligação ao DAC neles incorporados. Fredie | |
|
ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
| Assunto: Re: DAC ????? Qui Mar 29 2012, 10:27 | |
| À descrição do fredy apenas tenho a acrescentar o seguinte:
Os primeiros equipamentos domésticos de Conversão Digital/Analógica ou D/ACs apareceram em finais dos anos 80 e estiveram em voga na década seguinte. Actualmente voltaram a estar na "moda" graças à disponibilização de ficheiros de música de maior resolução e ao bom desempenho dos computadores pessoais como armazenadores e leitores ou transportes desses ficheiros bem como a comodidade de uso e redução do espaço de armazenamento de música em relação ao CD. Como tal, hoje em dia a maior parte dos D/ACs permite a ligação ao PC por USB e é adquirida com o objectivo de ser ligada a estes.
Ricardo | |
|
joel2lisboa Membro AAP
Mensagens : 40 Data de inscrição : 22/02/2012 Idade : 56 Localização : Sines
| Assunto: Re: DAC ????? Sex Mar 30 2012, 09:46 | |
| Obrigado pela explicação. Mais uma que não sabia. Obrigado. | |
|