Mensagens : 4 Data de inscrição : 07/04/2012 Localização : All - Garve
Assunto: Apresentação Zé Eduardo Dom Abr 08 2012, 01:38
Olá a todos, sou o Zé Eduardo, músico de Jazz já há uns aninhos. A razão da minha adesão a este forum foi a compra de um Revox A77, máquina que cobiçava desde os anos 70 e que nunca tive dinheiro para comprar. Quis o destino que um deles (em perfeito estado) me viesse parar às mãos em fevereiro passado. Depois de uma revisão geral feita por um amigo alemão, engenheiro electrónico, actualmente reformado, esta doçura está a reproduzir as minhas "masters" de estúdio de há 30 e tal anos e alguns concertos ou vivo gravados (pelos vistos) em dual track. Todos os que tenho em "quarter track" o Revox lê os 4 canais. Não se pode ter tudo... :-( E aqui estou eu, fascinado de novo por este som cálido (que já me tinha esquecido), disposto a aprender um pouco mais sobre estas maravilhas analógicas.
até jazzzz!
Zé Eduardo
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
Assunto: Re: Apresentação Zé Eduardo Dom Abr 08 2012, 02:32
Muito bem vindo ao AAP. Essa apresentação faz-me suspeitar que tenhamos muito que falar.
_________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince
If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...
The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
Assunto: Re: Apresentação Zé Eduardo Dom Abr 08 2012, 03:33
António José da Silva escreveu:
Muito bem vindo ao AAP. Essa apresentação faz-me suspeitar que tenhamos muito que falar.
Não te estejas já a "afiambrar" às masters porque nem tens nada para tocá-las.....
Bem vindo ao fórum, Zé Eduardo !! Tenho aqui um Tascam para essas masters!!
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
Assunto: Re: Apresentação Zé Eduardo Dom Abr 08 2012, 03:36
Milton escreveu:
Bem vindo ao fórum, Zé Eduardo !! Tenho aqui um Tascam para essas masters!!
E tu já eras para estar na cama em vez de te estares a meter na conversa das pessoas mais velhas.
elso Membro AAP
Mensagens : 395 Data de inscrição : 04/07/2010 Idade : 55 Localização : Barreiro
Assunto: Re: Apresentação Zé Eduardo Dom Abr 08 2012, 10:37
Bem vindo Zé Eduardo,
será um prazer voltar a partilhar um mesmo espaço consigo desde a escola de jazz do Barreiro.
Grande abraço
Goansipife Membro AAP
Mensagens : 3791 Data de inscrição : 04/12/2011 Idade : 65 Localização : Freiria - Torres Vedras
Assunto: Re: Apresentação Zé Eduardo Dom Abr 08 2012, 11:22
Muito Bem Vindo grande Zé.
Já agora, e se não for muito abuso, não existe por aí a master do "A Jazzar no Zeca", que possa ser remasterizado em vinil, agora que se comemoram 25 anos da sua morte?
Jorge Ferreira Membro AAP
Mensagens : 3386 Data de inscrição : 05/11/2011 Idade : 56 Localização : Palmela
Assunto: Re: Apresentação Zé Eduardo Dom Abr 08 2012, 11:32
Cumprimentos Jazzistico analógicos.
Ulrich Membro AAP
Mensagens : 4947 Data de inscrição : 06/10/2011 Idade : 46 Localização : Aveiro
Assunto: Re: Apresentação Zé Eduardo Dom Abr 08 2012, 11:48
Zé Eduardo
Fran Membro AAP
Mensagens : 8496 Data de inscrição : 08/12/2011 Localização : Usuário BANIDO
Assunto: Re: Apresentação Zé Eduardo Dom Abr 08 2012, 11:49
Bem vindo Zé Eduardo,
Espero que "aprendas/ensines" algo, pois sendo tu musico, terás certamente uma percepção sonora, distinta da generalidade do pessoal que por aqui anda.
Saudações desde as ilhas e de novo.
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
Assunto: Re: Apresentação Zé Eduardo Dom Abr 08 2012, 13:08
Ze Eduardo escreveu:
... esta doçura está a reproduzir as minhas "masters" de estúdio de há 30 e tal anos e alguns concertos ou vivo gravados (pelos vistos) em dual track. Todos os que tenho em "quarter track" o Revox lê os 4 canais. Não se pode ter tudo... :-(
Pelos vistos o teu Revox é de 4 pistas, e tens por aí umas bobines gravadas em 2 pistas, não é assim ? E talvez se possa remediar com um deck de 2 pistas a reproduzir e um de 4 a gravar para uma fita nova. Há por aqui pessoal com decks de 2 pistas....
zaratustra Membro AAP
Mensagens : 4762 Data de inscrição : 09/07/2010 Localização : Frossos, Albergaria-a-Velha
Assunto: Re: Apresentação Zé Eduardo Dom Abr 08 2012, 13:09
Bem-vindo Zé Eduardo.
Saudações.
Assunto: Re: Apresentação Zé Eduardo Dom Abr 08 2012, 13:13
E daqui vai já o primeiro desafio que talvez seja possível de concretizar. E que tal passar uma Master dessas de Jazz para vinil?
elso Membro AAP
Mensagens : 395 Data de inscrição : 04/07/2010 Idade : 55 Localização : Barreiro
Assunto: Re: Apresentação Zé Eduardo Dom Abr 08 2012, 13:25
Milton escreveu:
Ze Eduardo escreveu:
... esta doçura está a reproduzir as minhas "masters" de estúdio de há 30 e tal anos e alguns concertos ou vivo gravados (pelos vistos) em dual track. Todos os que tenho em "quarter track" o Revox lê os 4 canais. Não se pode ter tudo... :-(
Pelos vistos o teu Revox é de 4 pistas, e tens por aí umas bobines gravadas em 2 pistas, não é assim ? E talvez se possa remediar com um deck de 2 pistas a reproduzir e um de 4 a gravar para uma fita nova. Há por aqui pessoal com decks de 2 pistas....
O meu TASCAM 32 estará sempre disponível.
Assunto: Re: Apresentação Zé Eduardo Dom Abr 08 2012, 13:36
elso escreveu:
Também já pertences a essa seita?
Luis Filipe Goios Membro AAP
Mensagens : 10506 Data de inscrição : 27/10/2010 Idade : 66 Localização : Lanhelas - Minho
Assunto: Re: Apresentação Zé Eduardo Dom Abr 08 2012, 15:56
Bem-vindo ao AAP. E como dizemos por cá " mi casa es tu casa ".
Milton Membro AAP
Assunto: Re: Apresentação Zé Eduardo Dom Abr 08 2012, 21:20
elso escreveu:
Só tu não jogas nesta liga....
Assunto: Re: Apresentação Zé Eduardo Dom Abr 08 2012, 21:28
Milton escreveu:
elso escreveu:
Eu quando for para os RrR, ou é logo para a primeira divisão ou não jogo.
Milton Membro AAP
Assunto: Re: Apresentação Zé Eduardo Dom Abr 08 2012, 21:36
Milton escreveu:
elso escreveu:
Eu quando for para os RrR, ou é logo para a primeira divisão ou não jogo.
Então não jogues.... )__((:
Ze Eduardo
Assunto: Re: Apresentação Zé Eduardo Seg Abr 09 2012, 01:32
Goansipife escreveu:
Já agora, e se não for muito abuso, não existe por aí a master do "A Jazzar no Zeca", que possa ser remasterizado em vinil, agora que se comemoram 25 anos da sua morte?
Olá, Infelizmente a master do "A Jazzar no Zeca" pertence à editora lisboeta Trem Azul /Clean Feed. Não tenho acesso a ela. ab ZeEd
Assunto: Re: Apresentação Zé Eduardo Seg Abr 09 2012, 01:37
Ze Eduardo escreveu:
Goansipife escreveu:
Olá, Infelizmente a master do "A Jazzar no Zeca" pertence à editora lisboeta Trem Azul /Clean Feed. Não tenho acesso a ela. ab ZeEd
Mas decerto que há por ai outras coisas porreiras que se poderia cortar em vinil. Talvez exista a hipótese de se fazer isso. Seria um experiência bem bonita.
Ze Eduardo
Assunto: Obrigado pela recepção! Seg Abr 09 2012, 01:55
Obrigado a todos pela calorosa recepção!
Em relação às "masters" de estúdio que mencionei, tanto quanto pude apurar até agora (pois ainda não ouvi tudo o que tenho) existem as seguintes masters em 7 1/2 (stereo) - em todas eu toco, ou faço arranjos, ou componho: - 1 Single do "Very Nice" (Fernando Girão) gravado em 1976 pela "Toma lá Disco" - "Brothers of the Sun" - 1 LP do "Very Nice" - "Discretamente", também em 1976 para a "Toma lá Disco" - 1 Single da "Orquestra Girassol" (a 1ª Big Band portuguesa) - edição de autor em 1978 - 1 LP do grupo Onix "Stress" gravado em Barcelona em 1985 (todo este material foi editado a seu tempo em vinil)
Outras gravações (feitas por mim a 7 1/2 stereo): Vários concertos do grupo Araripa, no Hot Clube, Primeiro Acto (Algés), Viseu, Figueira da Foz, etc, etc, desde 1974. Nestas gravações tocam, além de mim, o Emílio Robalo (pno), o João Heitor (bat), o Rão Kyao (sax) e o Rui Cardoso (sax). Verdadeiras preciosidades para os entendidos... Algumas destas gravações não são lidas correctamente pelo A77 porque são feitas nos dois lados da fita e o Revox, pelos vistos só lê "dual" para um lado.
Á medida que for desbravando as fitas vou dando notícias!
abraços
Zé Eduardo
Assunto: Re: Apresentação Zé Eduardo Seg Abr 09 2012, 01:59
Ze Eduardo escreveu:
Em relação às "masters" de estúdio que mencionei, tanto quanto pude apurar até agora (pois ainda não ouvi tudo o que tenho) existem as seguintes masters em 7 1/2 (stereo) - em todas eu toco, ou faço arranjos, ou componho: - 1 Single do "Very Nice" (Fernando Girão) gravado em 1976 pela "Toma lá Disco" - "Brothers of the Sun" - 1 LP do "Very Nice" - "Discretamente", também em 1976 para a "Toma lá Disco" - 1 Single da "Orquestra Girassol" (a 1ª Big Band portuguesa) - edição de autor em 1978 - 1 LP do grupo Onix "Stress" gravado em Barcelona em 1985 (todo este material foi editado a seu tempo em vinil)
Outras gravações (feitas por mim a 7 1/2 stereo): Vários concertos do grupo Araripa, no Hot Clube, Primeiro Acto (Algés), Viseu, Figueira da Foz, etc, etc, desde 1974. Nestas gravações tocam, além de mim, o Emílio Robalo (pno), o João Heitor (bat), o Rão Kyao (sax) e o Rui Cardoso (sax). Verdadeiras preciosidades para os entendidos... Algumas destas gravações não são lidas correctamente pelo A77 porque são feitas nos dois lados da fita e o Revox, pelos vistos só lê "dual" para um lado.
abraços
Zé Eduardo
Fran Membro AAP
Assunto: Re: Apresentação Zé Eduardo Seg Abr 09 2012, 11:23
Ze Eduardo escreveu:
abraços
Zé Eduardo
Ah então és tu o José Eduardo deste excelente tema Zappiano
O LP, Discretamente, tenho-o ... e dos Araripa, já tinha ouvido falar. Muito me apraz saber isto tudo
Abraços
Milton Membro AAP
Assunto: Re: Apresentação Zé Eduardo Seg Abr 09 2012, 11:44
Ze Eduardo escreveu:
abraços
Zé Eduardo
Boas, Zé Eduardo Essas fitas já têm uns bons anos, e correm o risco de se deteriorarem através do efeito "sticky shed syndrom". Acho que esses maravilhosos registros deviam ser preservados em fita nova, sob pena de se perderem um dia... Fita nova e boa ainda se vai comprando, e basta teres quem te leve um RtR de 2 pistas para passares isso a 4 pistas. Mas isto que eu disse acima é apenas um shortcut... Porque o ideal seria passar tudo para fita nova 2 pistas a 15ips. Penso que se arranja por aqui dois decks de 2 pistas....
Essa big band tem um som fantástico !!!
Goansipife Membro AAP
Mensagens : 3791 Data de inscrição : 04/12/2011 Idade : 65 Localização : Freiria - Torres Vedras
Assunto: Re: Apresentação Zé Eduardo Seg Abr 09 2012, 13:59
Ze Eduardo escreveu:
abraços
Zé Eduardo
Sou muito desse tempo, dos Araripa, quer no Hot, quer em alguns outros locais onde V/ tocaram, como por exemplo no então Liceu Nacionalde S João do Estoril,concerto esse que tive o prazer de organizar com o meu amigo e colega João (Gobern) Sotto Maior, que para nós, colegas dessa altura,foi como que uma lança em África face a direcção que administrava a escola.
Já então nos gostaríamos que houvesse, comercialmente, uma gravação dos temas apresentados. Razão pela qual alguns fizeram umas gavações(zitas), muito manhosas e oviamente à sorrelfa. Seriam pois muito bem vindas
Assunto: Re: Apresentação Zé Eduardo Seg Abr 09 2012, 14:13
Ze Eduardo escreveu:
- 1 LP do "Very Nice" - "Discretamente", também em 1976 para a "Toma lá Disco"
Já tive esse álbum emprestado em casa, e é realmente muito bom.
Luis Filipe Goios Membro AAP
Mensagens : 10506 Data de inscrição : 27/10/2010 Idade : 66 Localização : Lanhelas - Minho
Assunto: Re: Apresentação Zé Eduardo Seg Abr 09 2012, 15:08
Ze Eduardo escreveu:
- 1 LP do "Very Nice" - "Discretamente", também em 1976 para a "Toma lá Disco"
Já tive esse álbum emprestado em casa, e é realmente muito bom.
Será que dá para saber a alcunha de "botas" ? ( José (Botas) Eduardo) E, sim acho o «Discretamente», quiçá, o melhor do Very Nice (Fernando Girão).
Ghost4u Membro AAP
Mensagens : 14323 Data de inscrição : 13/07/2010 Localização : Ilhéu Chão
Assunto: Re: Apresentação Zé Eduardo Seg Abr 09 2012, 16:26
Bem-vindo Zé Eduardo!
Por diversas vezes, conversámos sobre música. Em tais episódios, apreciei a ambiência que gera em torno do diálogo, porquanto, apesar do seu estatuto de reconhecido contrabaixista e compositor, mantém a informalidade nas conversas.
Com melhores cumprimentos, G4u
Cordovox Membro AAP
Mensagens : 817 Data de inscrição : 27/12/2011 Idade : 62 Localização : Alfarim/Sesimbra
Assunto: Re: Apresentação Zé Eduardo Seg Abr 09 2012, 16:49
Grande Zé Eduardo
Não sei se estás recordado de mim mas conversámos bastante ( via MSN) aqundo do meu trabalho "caseiro" The Cordovox Project.
Creio que inclusivamente mandei uma demo para a Sónia...
Sê muito bem Vindo
Grande abraço
David ( The Cordovox Project)
Milton Membro AAP
Assunto: Re: Apresentação Zé Eduardo Seg Abr 09 2012, 18:24
Epah, com a quantidade de musicos que temos aqui, já podiamos ir pensando numa AAP Jam session... Isso é que era porreiro !
luis lopes Membro AAP
Mensagens : 4993 Data de inscrição : 25/02/2011 Idade : 57 Localização : Covilhã
Assunto: Re: Apresentação Zé Eduardo Seg Abr 09 2012, 20:17
bem vindo a esta humilde casa
Djlitss Membro AAP
Mensagens : 896 Data de inscrição : 29/10/2011 Idade : 58 Localização : Chaves
Assunto: Re: Apresentação Zé Eduardo Ter Abr 10 2012, 01:44
Boas
Na minha coleção de vinil já consta o LP e o single do Very Nice e também o Single da Orquestra Girassol. O LP do grupo Onix - Stress não consigui ainda arranjar e não sei se existe em vinil.
Existe um lp (em vinil) que me tem escapado e não descanso enquanto não estiver na minha coleção, que acho excelente e onde participa o José Eduardo que é o Malpertuis de Rão Kyao que é um dos primeiros, senão o primeiro disco de jazz de musicos portugueses.
Em relação ao grupo Araripa, infelizmente não conheço mas estou a tempo de conhecer, estou de acordo com o Milton e o António José da Silva essas gravações não se deviam perder e se algum dia forem passadas para vinil avisem, eu estou interessado em adquirir um exemplar.
Plaça Catalunya é uma das minhas musicas favoritas entre outras da discografia deste grande musico de jazz. Acho admirável as versões da Balada da Rita, Abelha Maia.
Parabéns pelo trabalho desenvolvido.
Abraço
Ze Eduardo
Assunto: Re: Apresentação Zé Eduardo Qua Abr 11 2012, 13:23
Boas de novo! Vou tentar responder a toda a gente:
- Infelizmente o grupo Araripa não gravou nada em vinil. Eu tenho alguns concertos da banda gravados em fita. Alguns com qualidade suficiente para editar - tendo em conta que é "ao vivo" e directo para 2 pistas. Por mim podia-se avançar com isso, se houvesse interesse. Há que pedir autorização ao Emílio Robalo (pno). O Rui Cardoso infelizmente já não a pode dar e o João Heitor (bat) é um "homeless" irredutível em Cascais. Já se tentou tudo para o tirar da rua mas ele não quer.
- O single do Very Nice "Brothers of the Sun" é realmente um disco fantástico. O tema com o mesmo nome está muito à frente para o que se fazia aqui em Portugal nessa época. Obviamente muito Zappiano (sempre foi um dos meus heróis). Todos os músicos tocam muito bem. Acho que não tínhamos consciência do nosso vanguardismo, nem este país o reconheceu na altura...Chamavam-me o "botas" porque andava sempre de botas...
- Os 2 LPs gravados em Barcelona pelo grupo Onix estão editados em vinil e CD (o primeiro, de 1985, chamado Onix) pode-se encontrar na Net o CD (Taller de Musics). O segundo creio que não está reeditado, chama-se "Stress", é de 1986, e é da "Fresh Sound", editora barcelonesa muito conceituada no mundo internacional do Jazz. Procurar na Net, não sei se virá alguma coisa de jeito...
O tema Plaça Catalunya está editado no primeiro vinil do "Zé Eduardo Unit", "Unities", reeditado há 10 anos pelo Taller de Musics num pack de 2 CDs junto com o 2º disco da banda, "Begur". Encontra-se na editora do Taller de Musics.
Por agora é tudo! Volto à carga quando tiver mais info
ZeEd
Djlitss escreveu:
Boas
Na minha coleção de vinil já consta o LP e o single do Very Nice e também o Single da Orquestra Girassol. O LP do grupo Onix - Stress não consigui ainda arranjar e não sei se existe em vinil.
Existe um lp (em vinil) que me tem escapado e não descanso enquanto não estiver na minha coleção, que acho excelente e onde participa o José Eduardo que é o Malpertuis de Rão Kyao que é um dos primeiros, senão o primeiro disco de jazz de musicos portugueses.
Em relação ao grupo Araripa, infelizmente não conheço mas estou a tempo de conhecer, estou de acordo com o Milton e o António José da Silva essas gravações não se deviam perder e se algum dia forem passadas para vinil avisem, eu estou interessado em adquirir um exemplar.
Plaça Catalunya é uma das minhas musicas favoritas entre outras da discografia deste grande musico de jazz. Acho admirável as versões da Balada da Rita, Abelha Maia.
Parabéns pelo trabalho desenvolvido.
Abraço
Fran Membro AAP
Assunto: Re: Apresentação Zé Eduardo Qua Abr 11 2012, 14:59
Djlitss escreveu:
... O LP do grupo Onix - Stress não consigui ainda arranjar e não sei se existe em vinil.
Este já está "fuçado"...Ups...Comprado. Obrigadinho
E linguagem de rua, já o agranfastes.
Fran Membro AAP
Assunto: Re: Apresentação Zé Eduardo Qua Abr 11 2012, 21:35
... E linguagem de rua, já o agranfastes.
Destroce, destroce
You're welcome Goansipife
EDITO : porra , foi o Djlitss que estava à procura desse disco, e afinal o Goansipife é que o levou ... espero não ter "armado confusão", mas só quis ajudar
scalawag Membro AAP
Mensagens : 240 Data de inscrição : 04/04/2012 Idade : 50 Localização : Olhão
Assunto: Re: Apresentação Zé Eduardo Qui Abr 12 2012, 00:18
À boa maneira portuguesa...
Djlitss Membro AAP
Assunto: Re: Apresentação Zé Eduardo Qui Abr 12 2012, 00:43
Boas
Obrigado Zé Eduardo pelas respostas.
Obrigado Fran pela ajuda.
Obrigado Goansipife
Não há problema já o comprei por 9,99€ o que não consigo arranjar em vinil é o Onix - Onix, esse só em digital, se alguém souber onde existe em vinil uma PM agradece-se, para que o Goansipife não o "amarfanhe" para ele
Abraço
Assunto: Re: Apresentação Zé Eduardo Qui Abr 12 2012, 00:47
Djlitss escreveu:
Boas
Obrigado Zé Eduardo pelas respostas.
Obrigado Fran pela ajuda.
Obrigado Goansipife
Não há problema já o comprei por 9,99€ o que não consigo arranjar em vinil é o Onix - Onix, esse só em digital, se alguém souber onde existe em vinil uma PM agradece-se, para que o Goansipife não o "amarfanhe" para ele
Abraço
)__((:
scalawag Membro AAP
Mensagens : 240 Data de inscrição : 04/04/2012 Idade : 50 Localização : Olhão
Assunto: Re: Apresentação Zé Eduardo Qui Abr 12 2012, 00:48
PM enviado
Djlitss Membro AAP
Assunto: Re: Apresentação Zé Eduardo Qui Abr 12 2012, 18:42
Boas
Obrigado scalawag
Abraço
seven Membro AAP