Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

A paixão pelo Áudio
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

A paixão pelo Áudio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistrarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

base para turntable

Ir para baixo 
+5
Pierre
Fran
João Henrique
António José da Silva
cello
9 participantes
AutorMensagem
cello
Membro AAP
cello

base para turntable Empty
MensagemAssunto: base para turntable   base para turntable EmptyQui Abr 12 2012, 21:30

Caro Foristas

Tendo uma unidade de RIAA quase terminada...

...estou a projectar um turntable para uso pessoal em que alguns elementos já os tenho em minha posse, tais como o braço, prato e chumaceira. Todo este material é da micro seiki.

Entretando a questão é a seguinte. A base que pretendo é em madeira. Gostaria de ouvir opiniões sobre experiencias próprias que já tenham realizado. Tenho em mente 3 tipos de madeira,,,, contraplacado maritimo, jatobá ou hard-maple. Mais informo que a espessura é cerca de 50mm. Onde poderei caso escolha por um dos dois ultimos encontrar no mercado.

desde já um obrigado a todos.

cumps
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva

MensagemAssunto: Re: base para turntable   base para turntable EmptyQui Abr 12 2012, 21:41

O que esta muito na berra e que dizem ter excelentes resultados, é o uso da ardósia.
Depois queremos obviamente ver fotos desse projeto para saciar a nossa curiosidade. base para turntable 491368

If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...

The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
cello
Membro AAP
cello

MensagemAssunto: Re: base para turntable   base para turntable EmptyQui Abr 12 2012, 21:54

António José da Silva escreveu:

Depois queremos obviamente ver fotos desse projeto para saciar a nossa curiosidade. base para turntable 491368

Amigo António
Cada coisa a seu lugar, visto que implica tambem o desenvolvimento de uma fonte própria para o motor, daí ainda demorar um tempo indeterminado.

cumps
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva

MensagemAssunto: Re: base para turntable   base para turntable EmptyQui Abr 12 2012, 22:16

cello escreveu:

Amigo António
Cada coisa a seu lugar, visto que implica tambem o desenvolvimento de uma fonte própria para o motor, daí ainda demorar um tempo indeterminado.

cumps

bounce bounce

Joseph Le Conte
João Henrique
Membro AAP
João Henrique

MensagemAssunto: Re: base para turntable   base para turntable EmptyQui Abr 12 2012, 23:50

Estás a falar de uma base para o giradiscos ou da estrutura do giradiscos?

É que para estrutura 5 cm em madeira maciça ou pedra tudo bem, agora para base em madeira de 5 cm? Existe alguma vantagem? O António penso que está a falar de uma base, e penso que com cerca de 1 cm já desempenha o papel para que é destinada.

ps. Vou abrir outro tópico sobre plinth em pedra para giradiscos para não desvirutar este, dado aqui a madeira é a matéria prima nobre e não a pedra.
cello
Membro AAP
cello

MensagemAssunto: Re: base para turntable   base para turntable EmptySex Abr 13 2012, 00:05

estrutura do gira-discos mesmo

António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva

MensagemAssunto: Re: base para turntable   base para turntable EmptySex Abr 13 2012, 00:07

João Henrique escreveu:
O António penso que está a falar de uma base...

Por acaso falava da estrutura. Está a ser cada vez mais usado e diz-se ser do melhor que há.

Joseph Le Conte
João Henrique
Membro AAP
João Henrique

MensagemAssunto: Re: base para turntable   base para turntable EmptySex Abr 13 2012, 00:32

João Henrique escreveu:

Por acaso falava da estrutura. Está a ser cada vez mais usado e diz-se ser do melhor que há.

Mas ele quer em madeira António.
A pergunta é que qualidade de madeira.

Também estou curioso no porquê da qualidade da madeira.
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva

MensagemAssunto: Re: base para turntable   base para turntable EmptySex Abr 13 2012, 00:34

João Henrique escreveu:
João Henrique escreveu:

Mas ele quer em madeira António.
A pergunta é que qualidade de madeira.

Também estou curioso no porquê da qualidade da madeira.

Mas ás vezes uma ideia nova pode mudar o rumo dos acontecimentos. lol!

Joseph Le Conte
cello
Membro AAP
cello

MensagemAssunto: Re: base para turntable   base para turntable EmptySex Abr 13 2012, 01:13

A minha escolha para a madeira em relação á pedra é que transmite uma assinatura mais natural, pelo que já ouvi em estruturas em pedra sempre achei o som analitico, situação esta que piora ainda mais se for utilizado cablagem em prata, que por vezes pode ser compensada com amplificaçãoa valvulas.

Como estou a desenvolver tambem uma unidade RIAA a discretos é de modo a evitar este tipo de estrutura. Isto na minha modesta opinião, embora possa haver quem ache ao contrário.

Sobre este tipo de madeira, a frequência de ressonancia está abaixo dos 20Hz no caso do contraplacado maritimo á quem diga que é 7Hz, o que é excelente. As outras são madeiras exóticas, no caso do hard-maple (tipo pinho canadiano) lá por fora fala-se em muitos bons resultados, já o jatobá á quem diga que é um pouco escuro!!!! Daí a minha pergunta se alguem já experimentou este tipo de material e onde adquerir
Fran
Membro AAP
Fran

MensagemAssunto: Re: base para turntable   base para turntable EmptySex Abr 13 2012, 10:24

cello escreveu:
A minha escolha para a madeira em relação á pedra é que transmite uma assinatura mais natural, pelo que já ouvi em estruturas em pedra sempre achei o som analitico, situação esta que piora ainda mais se for utilizado cablagem em prata, que por vezes pode ser compensada com amplificaçãoa valvulas.

Como estou a desenvolver tambem uma unidade RIAA a discretos é de modo a evitar este tipo de estrutura. Isto na minha modesta opinião, embora possa haver quem ache ao contrário.

Sobre este tipo de madeira, a frequência de ressonancia está abaixo dos 20Hz no caso do contraplacado maritimo á quem diga que é 7Hz, o que é excelente. As outras são madeiras exóticas, no caso do hard-maple (tipo pinho canadiano) lá por fora fala-se em muitos bons resultados, já o jatobá á quem diga que é um pouco escuro!!!! Daí a minha pergunta se alguem já experimentou este tipo de material e onde adquerir
Eu tenho contraplacado maritimo, mas é nas estantes/móveis dos meus discos, e posso dizer-te que é uma madeira muito boa e resistente ... agora se serve ou não para o GD, isso já "são outros quinhentos" (penso eu de que, pois não percebo puto do assunto).

Cpts
Pierre
Membro AAP
Pierre

MensagemAssunto: Re: base para turntable   base para turntable EmptySex Abr 13 2012, 10:49

É... parece que terei de melhorar a coisa !... What a Face

base para turntable Img3963mx

Fran
Membro AAP
Fran

MensagemAssunto: Re: base para turntable   base para turntable EmptySex Abr 13 2012, 11:13

Pierre escreveu:
É... parece que terei de melhorar a coisa !... What a Face

base para turntable Img3963mx

O meu está parecido lol!
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku

MensagemAssunto: Re: base para turntable   base para turntable EmptySex Abr 13 2012, 11:22

cello escreveu:
Caro Foristas

Tendo uma unidade de RIAA quase terminada...

...estou a projectar um turntable para uso pessoal em que alguns elementos já os tenho em minha posse, tais como o braço, prato e chumaceira. Todo este material é da micro seiki.

Entretando a questão é a seguinte. A base que pretendo é em madeira. Gostaria de ouvir opiniões sobre experiencias próprias que já tenham realizado. Tenho em mente 3 tipos de madeira,,,, contraplacado maritimo, jatobá ou hard-maple. Mais informo que a espessura é cerca de 50mm. Onde poderei caso escolha por um dos dois ultimos encontrar no mercado.

desde já um obrigado a todos.

cumps

Experimente a http://www.jular.pt/

Ricardo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u

MensagemAssunto: Re: base para turntable   base para turntable EmptyDom Abr 15 2012, 20:43

Prezado Cello,

Tendo entendido que pretende seleccionar madeira para terminar a caixa do gira-bolachas, ainda assim, arrisco a sugerir uma plataforma Audiophile Base Vibration.

Com melhores cumprimentos,
What a Face4u
MicroGruas
Membro AAP
MicroGruas

MensagemAssunto: Re: base para turntable   base para turntable EmptyDom Abr 15 2012, 22:08

cello escreveu:
Caro Foristas

.......destruiste um Micro Seiki!
base para turntable 249412 base para turntable 249412

Qual?
A serio, usas um prato e chumaceira de que Micro?

Tenho um MR322 no sotão que ja tinha pensado em usar para uma brincadeira dessas. Mas ainda não ganhei coragem. e tenho que ter tempo.
Manda fotos dessa bincadeira.
tou curioso, ja que a base é de um Micro
cello
Membro AAP
cello

MensagemAssunto: Re: base para turntable   base para turntable EmptyDom Abr 15 2012, 22:56

microseiki escreveu:
cello escreveu:
Caro Foristas

.......destruiste um Micro Seiki!
base para turntable 249412 base para turntable 249412

Gostei dessa rsrsrs

Sobre esta questão, já tinha referido anteriormente do que se tratava, tendo já o material necessário (prato e chumacheira penso ser ou BL91 ou BL71 agora não tenho a certeza) o braço é um MA-505 tendo colocado uma cablagem totalmente nova, a headshell é uma ADC de magnésio, mas sem a ligação dos 4 pinos da ficha, esta mesmo foi retirada ficando uma ligação directa entre os pinos da cabeça e a ficha din.
O material adqueri a um japonês (mr.Ken) que tambem vende no ebay aqui fica o link:

http://myworld.ebay.com/uesugi-ken/?_trksid=p4340.l2559

Posso adiantar que a pessoa em si é nota máxima, até á data zero reclamações.

este é o link da marca da cablagem que coloquei, que estou bastante surpreendido

http://www.1877phono.com/tonearm_wire.html

antes desta cablagem ainda testei uma da gold note (italiano).... um horror, nunca ouvi um som tão flat..... pelo menos no meu sistema, o que não quer dizer que possa soar mal noutro sistema.

Ainda não tenho fotos, mas logo que possivel coloco aqui. Sobre o andar RIAA (RONDO)está em desenvolvimento, caso as coisas andem como o previsto mais um mês tenho o terminado, ficando este como o elemento em conjunto com o prévio, que já o tinha divulgado aqui no forum.
Fica aqui a minha página, ainda em construção e á espera..... que tudo fique legalizado. Cada coisa a seu tempo.

http://www.stanzaaudiodesign.com/

Ricardo, obrigado pela dica, vou me informar se têm o que pretendo, e como sempre obrigado a todos, pois é assim que aprendemos.

cumps

Última edição por cello em Dom Abr 15 2012, 23:17, editado 1 vez(es)
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku

MensagemAssunto: Re: base para turntable   base para turntable EmptyDom Abr 15 2012, 23:08

cello escreveu:
Sobre o andar RIAA (RONDO)está em desenvolvimento, caso as coisas andem como o previsto mais um mês tenho o terminado, ficando este como o elemento em conjunto com o prévio, que já o tinha divulgado aqui no forum.
Fica aqui a minha página, ainda em construção e á espera..... que tudo fique legalizado. Cada coisa a seu tempo.

Parabéns.
Tinha gostado da estética do equipamento (e do cuidado na concepção e fabrico) e o site está muito bonito.

Boa sorte,
Ricardo
Ulrich
Membro AAP
Ulrich

MensagemAssunto: Re: base para turntable   base para turntable EmptyDom Abr 15 2012, 23:20

cello escreveu:

Parabéns base para turntable 754215
o aspecto visual está muito bem cuidado,
para quando mais fotos? base para turntable 491368
cello
Membro AAP
cello

MensagemAssunto: Re: base para turntable   base para turntable EmptySáb Abr 21 2012, 22:28

já encontrei uma soluçºao para este dilema, isto é irá ser em sucupira, mas pelo barulho que a madeira emite ao toque do bater com o tacto vou ter algum cuidado em especial á suspenção, isto porque esta madeira é muito dura.

PS: ainda é cedo para abrir um tópico aqui sobre um projecto que estou a desenvolver (phono stage), logo que esteja mais avançado, poderei abrir aqui um tópico sobre esta matéria. A questão é que não sei se coloco aqui no (phono geral) ou se seria no DIY.

Deixo aqui três fotos. Uma da mother board com os barramentos da alimentação em cobre (mono cristal 6N) e um dos modulos de amplificação. Os Condensadores na malha optei pelos dynamicap os substitutos dos famosos wondercap, a escolha destes foi o facto da sua sonoridade que me agradou bastante, e por fim a fonte de alimentação que é a mesma do previo de linha .

Falta ainda alguns componentes que estou a aguardar e tambem é notório observar ainda a resina da solda, já que esta é sempre a ultima a retirar depois de todos os componetes estarem montados.

cumprimentos e bom fim de semana.

base para turntable Th_motherboardrailpowersupllywitchneotech20awcooper6N

base para turntable Th_moduleRIAAII

base para turntable Th_powersuplly

base para turntable Th_DSCF3047
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva

MensagemAssunto: Re: base para turntable   base para turntable EmptySáb Abr 21 2012, 22:33

Estamos a assistir à nascença de mais uma bela criação. A ver se um dia se pode ouvir isso. base para turntable 754215

Joseph Le Conte
cello
Membro AAP
cello

MensagemAssunto: Re: base para turntable   base para turntable EmptySex Jul 20 2012, 00:23

Estamos a assistir à nascença de mais uma bela criação. A ver se um dia se pode ouvir isso. base para turntable 754215

Está em testes.....

junto algumas fotos

base para turntable 7449328464_738e5b2fe0_b

base para turntable 7516846398_3244fefde7_b

base para turntable 7516843634_595fd9d6bd_b

base para turntable 7606370352_db0454e915_b

base para turntable 7543387168_abe173060f_b

base para turntable 7543384878_8c0bd28fc1_b

cumps
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva

MensagemAssunto: Re: base para turntable   base para turntable EmptySex Jul 20 2012, 06:15

Isso está com um aspecto soberbo. Espero que acusticamente esteja à par da categoria e cuidado na execução da caixa e que corresponda ás tuas expectativas. base para turntable 754215

Joseph Le Conte
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: base para turntable   base para turntable Empty

base para turntable
Ir para o topo 
Página 1 de 1