| prototype power amplifier | |
|
+7Milton Ulrich António José da Silva carlomar MCA. HiFi Stereo cello 11 participantes |
Autor | Mensagem |
---|
cello Membro AAP
| Assunto: prototype power amplifier Dom maio 06 2012, 21:52 | |
| Caros foristas
Enquanto aguardo a caixa para o andar de phono, já aqui colocado um tópico sobre esse assunto na secção phono. Decidi avançar com um (power amplifier) que neste momento estou apenas a selecionar a "matéria prima".
Aqui a questão é a cablagem interna (12AWG ou 13AWG) entre a fonte (banco de condensadores e os transistores de saída).
Alguem me dá uma sugestão? algo que tenha a mesma sonoridade como os "extintos" hovland generation 3.
Dispenso CARDAS, são excelentes cabos e muitos fabricantes optam por este fabricante, mas não para o meu gosto pessoal.
thank´s | |
|
| |
Stereo Membro AAP
Mensagens : 3493 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 64 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: prototype power amplifier Seg maio 07 2012, 22:14 | |
| Eu esses não conheço, mas para mim os Van den Hul são óptimos! | |
|
| |
MCA. HiFi Membro AAP
Mensagens : 96 Data de inscrição : 21/10/2011 Idade : 68 Localização : Amadora
| |
| |
cello Membro AAP
| Assunto: Re: prototype power amplifier Qui maio 24 2012, 21:16 | |
| - MCA. HiFi escreveu:
- É bastante importante que mensione qual o tipo de amplificador de potencia que vai fazer
tipo de amplificador.... boa questão MCA. Gosto de ouvir um bom amplificador a valvulas, mas sempre estive virado pelo estado sólido, aqui neste caso e como sempre optei pelos trasistores mos~fet da série Lateral, não pela minha teimosia, mas sim porque gosto da sua assinatura. Depois de vários testes com a cablagem, acabei por optar em 3 fabricantes cada um no seu lugar. Neotech, vh audio e discovery-cable. Testei o Van den Hul e confesso que não é da minha assinatura, achei bastante brilhante e cansativo, provavelmente devido á sua composição cobre revestido a prata. cumps | |
|
| |
MCA. HiFi Membro AAP
Mensagens : 96 Data de inscrição : 21/10/2011 Idade : 68 Localização : Amadora
| Assunto: Re: prototype power amplifier Sex maio 25 2012, 00:07 | |
| Boa Noite Cello
Fico satisfeito pelo facto de termos pontos de vista comuns em relação a cabelagens.
Tenho a mesma opinião sobre os Van den Hull, já usei disso mas por pouco tempo. Vendi por meia duzia de euros um saco cheio de cabos dessa marca e que me tinham custado uma pequena fortuna. Reconheço que existe uma excepção da Van den Hull, que se trata do cabo para gira discos hibrido ou de prata, são na realidade bem adaptados para esse fim.
Pessoalmente sou apologista de metais puros nos condutores: Se é cobre é cobre, se é prata é prata ...!
Das marcas que mencionou a minha opinião favorável recai sobre o Neotec, com um cobre tecnicamente superior oferece uma condução impar e uma resistencia baixissima. A pureza tecnica reflete-se na qualidade do som que é capaz de reproduzir. É sem dúvida o meu favorito e a um preço muito acessivel. Este condutor da Neotec é oferecido em várias secções e com dois isolamentos: PVC e teflon. Existe ainda uma versão de condutor retangular que se designa por LEXENBURG ???(salvo o erro), è o topo de gama da marca Neotec e é altamente recomendável, outro mundo no respeitante a cabos hock-up wire.
A questão do tipo de amplificador (valvulas ou solidos) tem a ver com a secção do condutor, certamente tem conhecimento disso, pois os solidos trabalham com tensões baixas e correntes altas, logo neste caso as secções que referenciou são adquadas, sendo que usando os Neotec poderá reduzir para 16 AWG com toda a segurança. Optando por valvulas as tensões de trabalho são altas e a corrente baixa, logo pode e deve utilizar para estas montagens secções na ordem dos 19/20 AWG.
Cumprimentos MCA | |
|
| |
carlomar Membro AAP
Mensagens : 117 Data de inscrição : 14/08/2011 Idade : 54 Localização : V.F.Xira
| Assunto: Re: prototype power amplifier Ter maio 29 2012, 21:56 | |
| - MCA. HiFi escreveu:
...Das marcas que mencionou a minha opinião favorável recai sobre o Neotec, com um cobre tecnicamente superior oferece uma condução impar e uma resistencia baixissima. A pureza tecnica reflete-se na qualidade do som que é capaz de reproduzir. É sem dúvida o meu favorito e a um preço muito acessivel. Este condutor da Neotec é oferecido em várias secções e com dois isolamentos: PVC e teflon. Existe ainda uma versão de condutor retangular que se designa por LEXENBURG ???(salvo o erro), è o topo de gama da marca Neotec e é altamente recomendável, outro mundo no respeitante a cabos hock-up wire. ... MCA Viva MCA, 100% de acordo experimentei o Neotech e fiquei fã. Foi-me recomendado pelo MCA. Cello, Força com esse projeto | |
|
| |
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: prototype power amplifier Ter maio 29 2012, 22:20 | |
| - carlomar escreveu:
Viva MCA,
100% de acordo
experimentei o Neotech e fiquei fã.
Foi-me recomendado pelo MCA.
Cello,
Força com esse projeto Um bem haja a este grande homem do DIY aqui no AAP. Abraço carlomar. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
carlomar Membro AAP
Mensagens : 117 Data de inscrição : 14/08/2011 Idade : 54 Localização : V.F.Xira
| Assunto: Re: prototype power amplifier Qua maio 30 2012, 00:00 | |
| Viva António,
Por breves momentos fizeste-me sentir alguém importante.
Quando vi este tópico com a participação de trés amigos que conheço pessoalmente não resisti a intervir.
Um abraço
| |
|
| |
Stereo Membro AAP
| Assunto: Re: prototype power amplifier Qua maio 30 2012, 21:55 | |
| Eu falei dos Van den Hul mas apenas cablagem interna, seja a nível de amplificação ou braços de GD... Claro que existem outros, alguns que até desconheço, mas também seja o metal ou isolamento pode variar... E também eu a conselho o Neotech, mas este é muito limitado em termos de secção... e não se encontra propriamente na loja ao lado! | |
|
| |
cello Membro AAP
| Assunto: Re: prototype power amplifier Qui Jun 14 2012, 14:26 | |
| Depois de várias simulações é possivel ver o resultado dos circuitos impressos ainda em ficheiro (software altium designer). As fotografias não estão grande coisa, já que é tirada directamente sobre o monitor. Mais tarde depois de estarem realizados poderei colocar já com mehor resolução. Esta é a primeira parte, ficando a segunda para mais tarde, que é a fonte auxiliar para o ampificador de tensão e um circuito de protecção com diversas funçoes, tais como verificação de off-set acima de 1.5V simétricos, temperatura, over-load, HF oscilação (caso seja uma carga bastante indutiva ou capacitiva), monição dos 230V ac e tensões internas, em especial a diferença entre a fonte do amplificador de corrente -+56V e o amplificador de tensão -68.5V / +72V. Aqui existe duas opções, a verificação se o problema que reside é de causa externa (neste caso antes de disparar opta pelo muting ou se a causa é interna, aqui simplesmente activa um circuito breaker que desliga-se da corrente do sector. A monição dos 230V ac está associada directamente a este circuito. Outra situação é o circuito impresso ter o verniz de isolamento apenas sobre o cobre e não de forma uniforme. Esta razão é devida de ter uma mehor resposta em todos os cenários, assim como tambem não existe contacto fisico de comunicação ficando a transmição de dados pelos fotoacopladores. Fotos Amplificador de corrente + amplificador de tensão (um canal dos canais, ainda na fase de estudo). Board do amplificador de tensão (um canal) A escolha dos componentes é vital para um resultado positivo. (aqui alguns deles a serem aplicados) mais tarde darei a continuação.... cumps | |
|
| |
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: prototype power amplifier Qui Jun 14 2012, 14:55 | |
| Isso tem um aspecto promissor. Um projecto desses é quase como um filho. Espero que os resultados finais estejam de acordo com as tuas expectativas e que a malta do AAP possa ir vendo a criança durante os 9 meses de gestação. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
cello Membro AAP
| Assunto: Re: prototype power amplifier Qui Jun 21 2012, 13:07 | |
| Caro Antonio Segue então aqui alguns dos circuitos impressos.... pcb´s power supply (para o amplificador de corrente) cumps | |
|
| |
| Assunto: Re: prototype power amplifier Qui Jun 21 2012, 13:10 | |
| Estás a prever correntes bem fortes. Tudo com dimensões generosas se é que estou a conseguir visualizar com a relatividade correcta. Também sou da opinião de que vale mais pecar por excesso nesse aspecto. Muito bom aspecto sem duvida. Belo trabalho, parabéns. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
cello Membro AAP
| Assunto: Re: prototype power amplifier Sex Jul 20 2012, 00:31 | |
| Amigo António Boa noite, faço questão que esteja tudo bem consigo. - António José da Silva escreveu:
- Estás a prever correntes bem fortes.
Tudo com dimensões generosas se é que estou a conseguir visualizar com a relatividade correcta. Também sou da opinião de que vale mais pecar por excesso nesse aspecto.
sim gosto de jogar pelo seguro.... segue algumas imagens... Esta ainda é cedo, é só para dar uma ideia ao chassi, pois o painel da frente ainda nao decidi como fazer. Ideias á muitas mas.... | |
|
| |
| Assunto: Re: prototype power amplifier Sex Jul 20 2012, 06:19 | |
| Em todos os pormenores se nota a tua dedicação ao projecto. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
cello Membro AAP
| Assunto: Re: prototype power amplifier Qui Jul 26 2012, 21:34 | |
| esta foto não ficou grande coisa, mas... | |
|
| |
| Assunto: Re: prototype power amplifier Qui Jul 26 2012, 21:43 | |
| Com ou sem grande foto, um trabalho soberbo. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Ulrich Membro AAP
Mensagens : 4947 Data de inscrição : 06/10/2011 Idade : 46 Localização : Aveiro
| Assunto: Re: prototype power amplifier Sáb Jul 28 2012, 12:48 | |
| - cello escreveu:
- esta foto não ficou grande coisa, mas...
Fantástico , que material é esse, parece moldado. Pela foto o trabalho é de uma qualidade Top | |
|
| |
cello Membro AAP
| Assunto: Re: prototype power amplifier Qui Ago 16 2012, 21:45 | |
| | |
|
| |
carlomar Membro AAP
| Assunto: Re: prototype power amplifier Qui Ago 16 2012, 23:01 | |
| Brutal! A construção é um espetáculo. Mas eu tenho razões para acreditar que o resultado sónico vai estar ao nível da construção. Este projetista é de outro "mundo". È sempre uma emoção forte ver trabalhos deste altíssimo calibre. E vou mas é calar-me que estes trabalhos fazem-me sentir muito pequenino. Espero que este país tenha lugar para ti Obrigado por partilhares. | |
|
| |
cello Membro AAP
| Assunto: Re: prototype power amplifier Sáb Ago 25 2012, 22:13 | |
| Boa noite pessoal
Houve um problema onde tenho as imagens guardadas (flickr yahoo) em algumas fotografias do arquivo senao quase todas foram apagadas. Já fiz a reclamaçao estou neste momento a aguardar uma resposta.
Acontece que algumas delas estavam associadas a este forum como outros, enfim...
As minhas desculpas a todos os foristas
cumps
| |
|
| |
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: prototype power amplifier Dom Ago 26 2012, 00:57 | |
| - cello escreveu:
- Boa noite pessoal
Houve um problema onde tenho as imagens guardadas (flickr yahoo) em algumas fotografias do arquivo senao quase todas foram apagadas. Já fiz a reclamaçao estou neste momento a aguardar uma resposta.
Acontece que algumas delas estavam associadas a este forum como outros, enfim...
cumps
Quando algo assim acontece , sentimo-nos roubados ! Esperamos que a tua reclamação surta efeitos. Boa sorte e que continues a mostrar-nos os teu explendidos projectos. | |
|
| |
carlosjgribeiro Membro AAP
Mensagens : 294 Data de inscrição : 26/07/2012 Idade : 71 Localização : rio tinto gondomar
| Assunto: Re: prototype power amplifier Sex Set 07 2012, 18:19 | |
| - cello escreveu:
- Boa noite pessoal
cumps
pois é eu bem tentei ver alguma coisa,mas fiquei do lado da sombra | |
|
| |
cello Membro AAP
| Assunto: Re: prototype power amplifier Qui Nov 08 2012, 21:32 | |
| | |
|
| |
| Assunto: Re: prototype power amplifier Qui Nov 08 2012, 21:35 | |
| As fotos estão de volta, obrigado pela partilha. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Ferpina Membro AAP
Mensagens : 10767 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 69 Localização : Assado - Perú
| Assunto: Re: prototype power amplifier Qui Nov 08 2012, 23:07 | |
| | |
|
| |
Ulrich Membro AAP
Mensagens : 4947 Data de inscrição : 06/10/2011 Idade : 46 Localização : Aveiro
| Assunto: Re: prototype power amplifier Qui Nov 08 2012, 23:11 | |
| Realmente , em termos estéticos está irrepreensível , Nec Plus Ultra | |
|
| |
reirato Membro AAP
Mensagens : 3642 Data de inscrição : 08/11/2010 Idade : 80 Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa
| Assunto: oxidar parafusos em inox Qui Nov 08 2012, 23:55 | |
| "oxidar parafusos em inox " Isso pode fazer-se em casa, digo eu!?... Mas, de inox??... Se o inox for bom, isto é, tudo inox de lei, duma ponta à outra, do exterior até ao âmago do material, então não vai oxidar, quanto muito ganhar uma capa que irá eventualmente saltar... Mas se forem em aço ( não inox ... ), é pô-los a ferver numa frigideira em óleo mineral, de motor (usado)... demoradamente, a alta temperatura, sem deixar inflamar o óleo. E... Aguentar o pivete que os gases do óleo queimado deixam! Já fiz isso para oxidar os canos dumas pistolas ferrugentas; ao remover-se a ferrugem perderam o acabamento e apareceram zonas de aço desprotegido e com aspecto metálico.
Última edição por reirato em Sex Nov 09 2012, 20:24, editado 1 vez(es) | |
|
| |
Stereo Membro AAP
| Assunto: Re: prototype power amplifier Sex Nov 09 2012, 20:03 | |
| Parabéns pela obra! Agora só falta reportar a experiência sonora! | |
|
| |
Rui Gil
Mensagens : 27 Data de inscrição : 05/10/2012 Idade : 57 Localização : Oeiras
| Assunto: Re: prototype power amplifier Sex Nov 09 2012, 21:53 | |
| Já tive a oportunidade de dar os parabéns ao Cello por mais esta bela obra!
É com alguma impaciência que aguardo a oportunidade de puder avaliar as capacidades deste "THASSOS"
Um abraço
Nota: quero ver-te em Santarém!! | |
|
| |
cello Membro AAP
| Assunto: Re: prototype power amplifier Sáb Nov 10 2012, 12:27 | |
| - Rui Gil escreveu:
Nota: quero ver-te em Santarém!! ó xouriço.... | |
|
| |
carlomar Membro AAP
| Assunto: Re: prototype power amplifier Sáb Nov 17 2012, 16:44 | |
| - Rui Gil escreveu:
Nota: quero ver-te em Santarém!! Sim é verdade. Se a Stanza Audio não estiver representada em Santarém, nem que seja de forma estática, vai ser uma pena. Parabens | |
|
| |
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: prototype power amplifier Sáb Nov 17 2012, 16:48 | |
| - carlomar escreveu:
- Rui Gil escreveu:
Nota: quero ver-te em Santarém!! Sim é verdade.
Se a Stanza Audio não estiver representada em Santarém, nem que seja de forma estática, vai ser uma pena.
Parabens Os astros estão-se a alinhar para que tal seja possivel... | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: prototype power amplifier | |
| |
|
| |
| prototype power amplifier | |
|